Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 05/10/2022 - 17:24 Atualizado em 05/10/2022 - 17:40

O senador Jorginho Mello (PL), candidato a governador mais votado no primeiro turno no estado, reuniu hoje os deputados eleitos pelo partido no domingo, para definir estratégias para o segundo turno.

Mas, fez questão de ter uma conversa reservada com as três candidatas do PL que, juntas, fizeram 585.791 votos. Caroline De Toni, Ana Campagnolo e Júlia Zanatta.

A deputada federal Caroline De Toni se reelegeu com a maior votação entre todos os candidatos a deputado. Fez 277.632 votos. Foi a segunda maior votação para deputado da história de Santa Catarina.

A deputada estadual Ana Campagnolo se reelegeu com a maior votação entre todos os candidatos a deputado estadual. Fez 196.791 votos. Entre todos os candidatos a deputado estadual e federal de todos os partidos, ela só fez menos que De Toni.

A criciumense Júlia Zanatta foi candidata pela primeira vez à Câmara Federal e se elegeu com 111.588 votos. Foi a terceitra maior votação entre os eleitos do PL (só atrás de De Toni e Jorge Goetten) e a sexta maior entre os 16 deputados federais eleitos. 

Foto: Divulgação

 

Por Adelor Lessa 05/10/2022 - 13:11 Atualizado em 05/10/2022 - 13:27

O PSD de Santa Catarina decidiu hoje manter neutralidade no segundo turno entre o senador Jorginho Mello (PL) e o ex-prefeito de Blumenau, Décio Lima (PT).

Para eleição presidencial, o partido decidiu "manter a coerência" e continuar apoiando o presidente Jair Bolsonaro (PL).

No primeiro turno das Eleições, o PSD apoiou o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (União), que terminou a disputa em 4º lugar com 555 mil votos. 

De acordo com o presidente do PSD-SC, Milton Hobus, o partido vai continuar apoiando o presidente Jair Bolsonaro na esfera federal, mas deixará o partido livre em SC, "até por ter apoiado outro candidato no primeiro turno."

Hobbus acrescentou: "Seria oportunismo nosso apoiar uma eleição que está praticamente ganha".

O PSD elegeu três deputados estaduais (Mário Mota, Júlio Garcia e Napoleão Bernardes) e dois federais (Ismael dos Santos e Ricardo Guidi).

Participaram da reunião os deputados estaduais Júlio Garcia, Ismael e Marlene Fengler, o deputado federal Darci de Matos, o prefeito de São José, Orvino Coelho, o candidato e ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, o candidato a vice-governador, Eron Giordani, além de outras lideranças.

Por Adelor Lessa 04/10/2022 - 05:54 Atualizado em 04/10/2022 - 09:25

Acélio Casagrande deve voltar à secretaria de saúde de Criciúma nos próximos dias.

O próprio secretário Arleu da Silveira confirmou que é o que ficou previsto em acordo quando Acélio deixou o cargo para disputar a eleição. "E eu sou de cumprir todos os acordos que faço", acrescentou.

Outros integrantes do governo do prefeito Salvaro confirmam que Acélio deixou a Secretaria para disputar a eleição com a garantia que voltaria ao cargo se não fosse eleito para deputado.

Acélio foi candidato a deputado estadual pelo PSDB, fez mais de 39 mil votos, mas não se elegeu porque o partido não fez votos para mais uma vaga.

Acélio fez mais votos que 15 deputados eleitos por outros partidos.

Arleu deve conversar hoje com o prefeito Clésio Salvaro a respeito do assunto.

Mantido o acordo, Arleu reassumirá como vereador.

Família Zanatta Guidi

Ainda no domingo à noite, logo depois de concluída a apuração, Júlia Zanatta e Ricardo Guidi, primos, se encontraram para comemorar as suas eleições.

Júlia, do PL, e Guidi, do PSD, se elegeram deputados federais.

Júlia fez questão de postar nas redes foto com os dois na comemoração e registrar: "dois Zanattas na Câmara dos Deputados".

Ricardo é Zanatta Guidi, filho de Sandra Zanatta e Altair Guidi.

A mãe de Ricardo e o pai de Júlia são primos. 

Júlia trabalhou na Assembleia nos gabinetes do pai de Ricardo, Altair Guidi, e do próprio Ricardo.

Os dois são amigos muito próximos.

Com os dois mandatos, a família "Zanatta Guidi" volta a ter protagonismo político em Criciúma, com poder de influência na eleição municipal de 2024.

Como Júlia já disputou eleição para prefeitura em 2020 e está eleita para o primeiro mandato de deputada federal, Ricardo pode ser candidato a prefeito.

Se os dois fizerem a partir de agora um trabalho em sintonia, mesmo que nenhum deles seja candidato na eleição municipal de 2024, as definições para a eleição devem passar por eles.

Geovania deve assumir

A deputada Geovania de Sá (PSDB) não conseguiu se reeleger mais uma vez. Ficou primeira suplente.

Mas, ela poderá assumir já em janeiro na Câmara Federal.

A deputada federal reeleita Carmen Zanotto (Cidadania) é a mais cotada para assumir a Secretaria de Saúde se Jorginho Mello (PL) for eleito governador.

Carmen é autoridade reconhecida na área de saúde e tem ótima relação com Jorginho.

PSDB e Cidadania de Santa Catarina fecharam "federação" para eleição deste ano, mas só conseguiram fazer votos para uma vaga na Câmara Federal e Carmen foi mais votada que Geovania.

Ontem à tarde, Geovania estava na reunião com prefeitos do PSDB da Amrec e Amesc que decidiram anunciar apoio à candidatura de Jorginho Mello no segundo turno.

Por Adelor Lessa 30/09/2022 - 10:14 Atualizado em 30/09/2022 - 10:26

Confirmado informação antecipada ontem na Som Maior, o senador Jorginho Mello (PL), candidato a governador, fez ontem à noite a filiação no PL do prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio de Oliveira.

Ele estava no PODEMOS, tentou ser candidato a governador, chegou a correr o estado em "campanha", mas o partido se encaminhou para aliança com o governador Carlos Moisés (Republicanos), candidato à reeleição.

Fabricio já estava na campanha de Jorginho e Jorge Seif (PL), candidato ao Senado.

Na terça-feira, ele esteve em Criciúma com Seif e Luciano Hang, em campanha pelo candidato ao Senado.

A filiação foi feita num ato ontem à noite em Balneário Camboriú. No seu discurso, o prefeito disse:

"Eu quero caminhar junto com este time para defendermos a nossa cidade, nosso estado é nosso país”.
 O ato político contou com a presença de Jorginho Mello, sua vice, a delegada Marilisa Boehm, e Jorge Seif, candidato ao Senado.

Jorginho destacou no seu discurso:

“Fabrício é um prefeito jovem, realizador e que chega para tornar o PL ainda mais forte no Estado”.

Por Adelor Lessa 28/09/2022 - 20:20 Atualizado em 28/09/2022 - 21:07

O senador Jorginho Mello (PL) garantiu hoje em Criciúma que não fez nenhuma conversa com o governador Carlos Moisés (Republicanos) sobre qualquer contrato.

"Ele fala em contrato no sistema prisional. Ele devia era colocar no sistema prisional os caras que roubaram no governo dele. Ele está doido, está biruta, está mentindo. Eu estou processando ele por causa disso. Ele tem que ser responsabilizado por uma calúnia como essa. Ele está desesperado porque o barco dele fez água. Eu sou um cara ficha limpa, não devo nada para ninguém. Devo para o meu eleitor. Ele tem que lavar a boca para falar de mim. Não conheço o assunto. Primeiro ele disse que era na Casan, agora que é o sistema prisional. Me admiro o Moisés fazer uma bobagem como essa. Vai ser responsabilizado", disse.

Jorginho veio a Criciúma para um ato no pátio da Icon, empresa da família do deputado federal Daniel Freitas (PL).

Além de Daniel, estava com ele o deputado estadual Jessé Lopes (PL).

Depois de Criciúma, Jorginho seguiu para reunião em Tubarão.

Por Adelor Lessa 28/09/2022 - 16:13 Atualizado em 28/09/2022 - 16:30

O governador licenciado, Carlos Moisés (Republicanos), revelou agora há pouco em Criciúma que o contrato que o senador Jorginho Mello (PL) pediu para não alterar era do sistema prisional.

Durante caminhada no Centro da cidade, ao lado da esposa, Késia, ele disse:

“Eu o recebi, achando que era outra pauta e ele questionou uma mudança de contrato que faríamos em relação ao sistema prisional. Se não me falha a memória era o contrato de Lages. Eu disse para ele que iria fazer o melhor para o povo catarinense. A resposta não agradou, a gente trocou e a economia veio”.

Moisés estava acompanhado do candidato ao Senado, Celso Maldaner (MDB), candidatos a deputado, prefeitos da região e aliados.

Antes, ele participou de almoço com empresários e autoridades da cidade.

Abaixo, fotos da caminhada.

Por Adelor Lessa 27/09/2022 - 13:16 Atualizado em 27/09/2022 - 19:08

O empresário Luciano Hang (PL) e o candidato a senador Jorge Seif (PL) foram no começo da tarde se reunir com o prefeito Clésio Salvaro (PSDB).

O encontro foi na prefeitura de Criciúma.

Hang está empenhado na campanha de Seif e organizou agenda com o candidato na região.

Hang e Salvaro estiveram envolvidos numa articulação feita em março que considerou a possibilidade de uma chapa com eles e mais o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD). 

Em Criciúma, antes de se reunir com o prefeito, os dois tiveram reunião com empresários e aliados na CDL.

Seif e Hang também caminharam no calçadão da Praça Nereu Ramos e em ruas do centro de Criciúma, acompanhados do deputado Daniel Freitas (PL) e da candidata a deputada Julia Zanatta (PL).  

Por Adelor Lessa 26/09/2022 - 06:44 Atualizado em 26/09/2022 - 11:29

Na semana de campanha para a eleição, últimos movimentos, pelo menos quatro candidatos a Governador estarão em Criciúma.

Esperidião Amin (PP) estará hoje em Içara e Criciúma. 

Na quarta-feira, Gean Loureiro (União Brasil) e Carlos Moisés (Republicanos) estarão em Criciúma.

Jorge Boeira (PDT) estará hoje e sexta-feira em Criciúma e Araranguá.

Jorginho Mello (PL) não tem previsão de vir à Criciúma na última semana de campanha, mas sua assessoria avalia possível ida à região de Araranguá.

Décio Lima (PT) e Odair Tramontin (Novo) vão focar nesta semana em Blumenau, suas bases eleitorais.

Hoje tem pesquisa

É possível afirmar que a eleição para Governador vai ter segundo turno. Mas, impossível apontar os dois que chegarão lá.

Definição da segunda vaga será decidida nos detalhes.

Se fosse no futebol, a definição seria pelo VAR.

Amanhã, teremos o último debate dos candidatos a governador, na NSC TV, em horário nobre - depois da novela Pantanal.

Hoje vai ter divulgação dos números de pesquisa feita em Criciúma pelo Instituto IPC, exclusiva para a Rádio Som Maior e Portal 4oito.

A pesquisa foi feita no final de semana e os dados serão divulgados na live Parlatório, às 19h.

Bolsonaro no estado

O útimo grande fato da campanha em Santa Catarina será com o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

Ele estará no sábado, véspera da eleição, em Joinville.

Vem fortalecer as campanhas de Jorge Seif ao senado e Jorginho Mello ao Governo do Estado.

Na quinta-feira à noite teremos o último debate dos candidatos a presidente, na Globo. Lula, Bolsonaro e os outros candidatos confirmados.

Ciro Gomes (PDT) convocou a imprensa para divulgação de um "Manifesto à Nação", hoje, às 10h.

Por Adelor Lessa 23/09/2022 - 15:32 Atualizado em 23/09/2022 - 16:44

O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou ao candidato ao Senado, Jorge Seif (PL), que virá para Santa Catarina no último dia de campanha para prestigiar o ato de sua campanha que será realizado em Joinville. 

Bolsonaro foi convidado por Seif e confirmou presença agora à tarde.

Comício de Joinville terá Jorginho Mello (PL), candidato ao governo, Jorge Seif e o empresário Luciano Hang. 

Seif comemorou: "É um grande marco que consolida a nossa caminhada em Santa Catarina. Vamos reafirmar o compromisso de seguir reconstruindo o Estado e o Brasil ao lado do Capitão”.

Por Adelor Lessa 20/09/2022 - 08:35 Atualizado em 20/09/2022 - 08:47

Fato novo sobre a obra na Serra da Rocinha, BR-285.
A partir de Timbé do Sul, até São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul.

A obra já teve cinco prazos de conclusão, e inauguração, só neste governo, que não foram cumpridos.
O sexto prazo anunciado vai virar fake daqui alguns dias.
Foi anunciado pelo atual ministro de Infraestrutura que a obra estaria concluída até novembro.
Sem chance.
Nem perto disso.

Eu fui lá e vi.
Falei com quem acompanha a obra.

Toda a Serra tem seis obras de contenção, obras delicadas, demoradas, feitas na beira do precipício.
Até agora foram feitas três.
Desde o início da obra, em 2021.
Faltam três obras de contenção.

Tem que trabalhar muito, e não pode faltar dinheiro, para a obra ser concluída em 2023.

E o fato novo é sobre não faltar dinheiro.

Fui atrás disso.
Fui saber quanto está previsto no orçamento do Governo Federal para a obra em 2023?
E, pelo que está programado, encaminhado, vai faltar dinheiro.

No orçamento da União, Governo Federal, para 2023 tem apenas R$ 312 mil para as obras na BR-285, Serra da Rocinha.

Para um obra daquela dimensão, daquele tamanho, R$ 312 mil não é quase nada.
Não é suficiente para fazer um quilômetro de pavimento.

Não faz 10% de uma das contenções que faltam. E faltam três.
Projeção no início da obra é que seriam necessários R$ 25 milhões para as seis contenções.

O orçamento para 2023 foi enviado em agosto pelo Governo Federal ao Congresso Nacional. 
No Congresso poderá ser alterado, por emendas.

Mas, até agora, nenhuma movimentação dos deputados do Sul Catarinense a respeito do montante de recursos para obra na Serra da Rocinha.
Nenhuma movimentação do Fórum Parlamentar Catarinense.
Nenhuma emenda, nada. 
Todos falaram aqui, falaram sobre a obra, ninguém tocou nisso. 

É preciso ajustar a sintonia.
O momento é de campanha, mas o mundo não parou.

A obra na BR-285, Serra da Rocinha, precisa ser concluída.
Chega de enrolação.
Chega de anúncio fake.

É preciso que os deputados e senadores sejam cobrados para garantir os recursos necessários em 2023.

Por falta de recursos, a obra já parou neste ano, e só foi retomada porque o Governo do Estado alocou recursos.

É preciso agir agora para evitar que a obra pare de novo em 2023.

Ouça o editorial completo:

 

Por Adelor Lessa 18/09/2022 - 22:00 Atualizado em 19/09/2022 - 07:11

O comício de Lula neste domingo (18) na Capital reuniu em torno de 20 mil pessoas e deixou petistas animados com a possibilidade de impulsionar a campanha de Décio Lima ao Governo do Estado.

O comício tomou a praça Tancredo Neves com aliados de Lula de todo o estado.

O candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), além da ex-presidente Dilma Rousseff e políticos da coordenação nacional da campanha, como o senador Randolfe Rodrigues (Rede) e a ex-deputado Manuela D'ávila (PCdoB).

A mulher de Lula, Janja, cantou a música da campanha.

Os discursos de todos os oradores foram centrados de críticas ao Governo Bolsonaro.

Lula, Alckmin e Manuela falaram em intensificar a campanha nos próximos dias para tentar ganhar no primeiro turno.

No discurso, o candidato a governador pelo PT homenageou o reitor Luiz Carlos Cancellier, que morreu há cinco anos.

A candidata a vice na chapa de Décio Lima, Bia Vargas (PSB), de Içara, disse que Santa Catarina é, hoje, recordista de injúria racial e violência contra a mulher e contra a população LGBTQIA+.

A expectativa dos petistas catarinenses é que Décio Lima seja impulsionado pelo comício de Lula, a ponto de buscar vaga no segundo turno no estado, considerando que a eleição está "embolada" e ninguém "disparou" nas intenções de votos.

Por Adelor Lessa 17/09/2022 - 20:01 Atualizado em 18/09/2022 - 06:58

O ex-presidente Lula (PT) veio direto de Curitiba para Santa Catarina, ontem.

Décio Lima, candidato do PT a governador, estava em São Miguel do Oeste, quando recebeu a ligação de Lula informando da sua chegada antecipada, e veio para Florianópolis.

Lula chegou por volta das 16h na base área de Florianópolis, onde foi recebido por Décio, Dário Berger (PSB), candidato à reeleição ao Senado, e Bia Vargas (PSB), candidata a vice-governadora (foto). 

Foto: Ricardo Stuckert

Lula está acompanhado de Janja, sua esposa, e da ex-presidente Dilma Rousseff. 

Hoje, 10h, Lula fará comício em Florianópolis, na Praça Tancredo Neves. O PT espera em torno de 25 mil pessoas.

 

Por Adelor Lessa 16/09/2022 - 14:16 Atualizado em 16/09/2022 - 15:21

O senador Jorginho Mello (PL) foi à Justiça para tentar impedir a veiculação no programa de Carlos Moisés (Republicanos), trechos de uma entrevista em que defende a colocação de pedágios em rodovias.

Moisés usa a declaração de Jorginho para enfatizar que é contra a instalação de praças de pedágio nas rodovias estaduais.

A Justiça Eleitoral negou as pretensões de Jorginho e autorizou a divulgação da entrevista.

O senador chegou a argumentar que a declaração tenha sido tirada de um contexto, mas o juiz Sebastião Ogê Muniz analisou toda a entrevista e concluiu que não. "Não vejo como inferir que a propaganda eleitoral questionada haja distorcido o sentido da manifestação em assunto. Ora, o debate acerca do sentido dessa manifestação, assim como das posições de cada um dos candidatos envolvidos, acerca do tema, deve ser travado na esfera política, e não na judicial", registrou.

Abaixo, a decisão do juiz:

Representação - Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral by 4oito on Scribd

No início da campanha, Jorginho entrou na Justiça para impedir a publicação de uma foto com Dilma Rousseff (PT), quando era da sua base de apoio. A Justiça também negou.

 

Por Adelor Lessa 16/09/2022 - 13:51 Atualizado em 16/09/2022 - 15:11

Um ato de apoio à reeleição do deputado estadual Júlio Garcia (PSD), em São José, reuniu mais de 3 mil pessoas.

Emocionado, cercado dos filhos, o deputado Júlio Garcia disse que resumia com uma palavra o sentimento. “Gratidão”.

Prefeitos de São José, Orvino Coelho de Àvila, de Florianópolis, Topázio Neto, e de Itapema, Nilza Simas, falaram pelos prefeitos que estavam presentes, destacando a sua atuação política, capacidade de articulação e o empenho para liberação de recursos para os municipios. 

Cintia Loureiro, mulher do candidato a governador, Gean Loreiro, representou o marido:  “O Júlio é um amigo da nossa família e merece fazer uma grande eleição, porque é serio e trabalhador”.

Quase todos destacaram o que ele já fez pelas pessoas com deficiência. Seja com a "lei das Apaes”, ou a defesa das causa do autismo.

O deputado federal Ricardo Guidi, candidato a reeleição, e os candidatos a deputado federal Marlene Fengler e Ed Pereira participaram do evento.

 

Por Adelor Lessa 14/09/2022 - 16:43 Atualizado em 15/09/2022 - 07:45

Terminou agora, em Florianópolis, na sede da Secretaria de Infraestrutura do Estado, a reunião com a direção da empresa Confer, contratada para fazer a obra de macrodrenagem no bairro Pio Corrêa, em Criciúma.

Foram discutidos ajustes no projeto e superados problemas técnicos para retomada dos repasses financeiros. 

A Confer confirmou que as máquinas estarão no trecho amanhã pela manhã e a obra voltará ao ritmo normal.

Previsão é que esteja concluída até fim do ano.

A obra foi paralisada ontem à tarde, com as máquinas retiradas do local, porque o Governo suspendeu pagamentos desde julho.

Hoje pela manhã, o prefeito Clésio Salvaro anunciou que, se o Governo não fizesse os pagamentos, a prefeitura pagaria e a obra seria retomada.

Abaixo, a nota que acaba de ser distribuída pela Secretaria de Infraestrutura:

"O ritmo das obras de macrodrenagem da bacia do Rio Criciúma, no bairro Pio Corrêa, região central da cidade, será retomado nesta quinta-feira (15). A garantia foi dada pelo diretor da empresa Confer, responsável pelo serviço, engenheiro Fábio Fernandes, em reunião com o secretário de Estado da Infraestrura e Mobilidade (SIE) em exercício, engenheiro Alexandre Martins e com o superintendente de Infraestrutura da pasta, engenheiro Dagoberto Arns.

“De pronto a empresa verificou a credibilidade e a boa vontade da SIE, que está investida em resolver este problema e se comprometeu em retomar o ritmo da obra imediatamente. Importante ressaltar que esta é uma questão técnica e não está relacionada com nenhum fator político, nosso objetivo é executar mais essa demanda histórica do município de Criciúma”, ressalta o secretário.

“Temos todos o mesmo objetivo que é o de concluir este importante serviço o mais brevemente possível. É nisso que estamos focando. Não vamos entrar em outras discussões”, destaca Martins.

Entenda o caso - A Prefeitura de Criciúma foi contemplada com recursos do Plano 1000, por meio de processo via Secretaria de Estado da Fazenda. O Executivo Municipal, nesse caso, é quem fica responsável por licitar, executar e gerir a obra. Cabe à SIE identificar se o que está sendo medido é exatamente o que foi determinado no plano de trabalho.

Mediante prestação de contas foram pagas duas das quatro parcelas totais destinadas à obra e está em análise a documentação para o pagamento da terceira parcela".

Nota da prefeitura

A Prefeitura de Criciúma acaba de distribuir nota oficial para contraditar com informações passadas hoje pela manhã pelo secretário licenciado de Infraestrutura do Estado, Thiago Vieira.

Abaixo, a nota na íntegra:

"NOTA DE ESCLARECIMENTO | Prefeitura Municipal de Criciúma

O Governo de Criciúma esclarece que não são verídicas as informações apresentadas pela Secretaria de Infraestrutura do Estado de Santa Catarina, sobre o atraso na prestação de contas das obras de macrodrenagem da bacia do Rio Criciúma, no bairro Pio Corrêa. A obra, executada com recursos do Plano 1000, na região central da cidade, foi paralisada na manhã desta quarta-feira (14), em decorrência da falta de pagamento à empresa responsável, consequência do não repasse de valores devidos ao Município de Criciúma, pelo Governo do Estado.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana esclarece que todas as documentações solicitadas pelo Governo do Estado foram entregues conforme determinado no acordo firmado entre as partes. Referida documentação está disponível na Gerência de Convênios da Secretaria Municipal da Fazenda, e é de domínio público, podendo ser acessada por meio dos sistemas "SC transferências" e "Sistema de Gestão de Protocolo".

O Governo Municipal informa, no entanto, que a população não será prejudicada, já que será autorizado que a empresa responsável pelas obras dê continuidade aos serviços, ainda que seja necessário investimento com recursos próprios, ressaltando, ainda, que obras complementares, no local, seguem sendo executadas pelo Município".

  

Por Adelor Lessa 14/09/2022 - 10:13 Atualizado em 14/09/2022 - 10:46

O cruzamento de dados da pesquisa do Instituto IPC nos municipios da região da Amrec mostra que não há vinculação em votos dos candidatos a presidente, governador e senador.

Governador Moisés é o segundo candidato a governador que mais recebe votos de eleitores de Bolsonaro, apesra de ser chamado de "traíra" pelos bolsonaristas.

Senador Raimundo Colombo recebe quase metade dos votos dos eleitores de Lula.

Ainda dos votos de eleitores de Lula, Moisés e Décio Lima, que é do PT, tem que a mesma fatia.

Dos eleitores de Bolsonaro, Jorginho e Moisés recebem quase o mesmo percentual de votos, e Esperidião Amin fica em terceiro.

Abaixo a análise da situação com o jornalista Upiara Boschi, comentarista da Som Maior. Além de outros dados da pesquisa do Instituto IPC. Ouça:

 

 

Por Adelor Lessa 13/09/2022 - 22:10 Atualizado em 14/09/2022 - 07:06

O governador Carlos Moisés (Republicanos) foi informado sobre a gravidade da situação das obras de macrodrenagem no bairro Pio Corrêa, em Criciúma, na noite de segunda-feira, depois da reunião política em Cocal do Sul.

Ontem, ele convocou reunião com secretários de Infraestrutura e Fazenda, mais direção da Casan, e cobrou solução imediata.  

De acordo com uma fonte inteirada do assunto, o Governador exigiu que a secretaria de infraestrutura resolva imediatamente todas as pendências burocráticas, inclusive com a prefeitura.

Além disso, orientou que técnicos sejam enviados a Criciúma para agilizar o processo e garantir a retomada da obra.

Também determinou que a empresa responsável, a Confer, seja chamada para retomada das obras, e que a Casan acompanhe a operação.

Ontem à noite, os moradores do Pio Corrêa já foram chamados para uma reunião amanhã, 8h, em frente ao Maristinha, com representantes da secretaria de infraestrutura, Casan e Confer.

O indicativo é de que até a reunão o assunto esteja resolvido.

 

A obra paralisada

Ontem à tarde, a Confer retirou as máquinas do local e a obra foi paralisada no bairro Pio Corrêa.

Praticamente todos os trabalhadores foram retirados. Ficaram apenas três para fazer alguns serviços de manutenção.

Desde o final da primeira quinzena de agosto, o assunto vem sendo tratado com a possibilidade real que a obra fosse paralisada.

O fato motivador é que o Governo do Estado está com com dois repasses atrasados (que deveriam ter sido feitos em início de agosto e de setembro).

A empresa fez os serviços em junho e julho e não recebeu.

Ontem pela manhã, na Rádio Som Maior, o superintendente da Secretaria de Infraestrutura do Estado, engenheiro Dagoberto Arns, admitiu que houve um desencontro com a Secretaria da Fazenda e, por isso, não foram feitos os repasses.

A obra está orçada em R$ 12,5 milhões e faz parte do Plano 1000.

A empresa que faz a obra, a Confer Engenharia, já havia notificado a prefeitura que não conseguiria dar sequência na obra sem atualização dos pagamentos.

Por Adelor Lessa 13/09/2022 - 17:17 Atualizado em 14/09/2022 - 09:27

Como previsto, as obras de macrodrenagem no bairro Pio Corrêa, área central de Criciúma, foram paralisadas.

As máquinas foram retiradas do local hoje à tarde.

Praticamente todos os trabalhadores foram também retirados. Ficaram apenas três para fazer alguns serviços de manutenção.

Desde o final da primeira quinzena de agosto estamos tratando do assunto e citando que a obra poderia ser paralisada.

O Governo do Estado está com com dois repasses atrasados (que deveriam ser feito em início de agosto e de setembro).

A empresa fez os serviços em junho e julho e não recebeu.

Hoje pela manhã, na Rádio Som Maior, o superintendente da Secretaria de Infraestrutura do Estado, engenheiro Dagoberto Arns, confirmou que houve um desencontro com a Secretaria da Fazenda e, por isso, não foram feitos os repasses.

Mas, acrescentou que a situação deverá ser resolvida nos próximos dias.

A obra está orçada em R$ 12,5 milhões e faz parte do Plano 1000. Por isso, pagamento 100% do Governo do Estado.

Por ser obra do Plano 1000, o convênio com a prefeitura de Criciúma foi feito pela Secretaria da Fazenda.

Projeto e orçamento aprovados, foi entregue a ordem de serviço e a obra iniciada em junho.

As duas primeiras parcelas foram pagas.

Mas, para o pagamento da terceira parcela, seria necessário aprovação da prestação de contas da execução da obra até aquele momento pela equipe de fiscalização da Secretaria de Infraestrutura.

A equipe designada para fiscalização teria registrado que não pode fiscalizar porque o projeto não é de análise e aprovação pela Secretaria de Infraestrutura, e que numa primeira análise teriam sido identificadas falhas no projeto e no orçamento da obra.

Diante disso, o impasse e o risco.

Sem fiscalização, não tem pagamento. Sem pagamento, a obra para.

A empresa que faz a obra, a Confer Engenharia, havia notificado a prefeitura que não consegue seguir a obra sem atualização dos pagamentos.

A parcela de agosto não foi feita, e a de setembro também.

Hoje, começo da tarde, as máquinas foram retiradas do local, trabalhadores desmobilizados, e a obra parou.

As fotos abaixo são do meio da tarde no bairro Pio CorrÊa, sem máquinas no local das obras, e para onde foram levadas.

Por Adelor Lessa 13/09/2022 - 10:35 Atualizado em 13/09/2022 - 11:11

Os números da Amrec são muito próximos da situação do Estado. A "ameaçada" liderança de Moisés, o empate de bolsonaristas e a subida do candidato do Lula. 

Comentei hoje, na Rádio Som Maior, com o jornalista Upiara Boschi, a pesquisa do Instituto IPC nos 12 municípios da Região Carbonífera.

Abaixo, o áudio dos nossos comentários:

 

Por Adelor Lessa 09/09/2022 - 05:37 Atualizado em 09/09/2022 - 09:35

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira (Podemos), anunciou ontem à noite que passa a apoiar a candidatura de Jorginho Mello (PL) ao Governo do Estado.

O partido de Fabricio está na aliança que apoia a candidatura à reeleição do governador Carlos Moisés (Republicanos).

Em julho, depois de uma visita de Moisés a Balneário Camboriú, a assessoria do governador chegou a anunciar o apoio de Fabrício, o que foi desmentido de imediato pelo prefeito.

O prefeito participou ontem à noite do lançamento da candidatura do vice-prefeito, Carlos Humberto (PL), à Assembleia Legislativa.

Durante o seu discurso, ao lado de Jorginho, ele anunciou apoio à candidatura do vice à deputado, e emendou:

“A partir daqui eu vou contigo, Jorginho. Eu sei do teu compromisso com Santa Catarina, com Balneário Camboriú e com toda a nossa população”.

Jorginho agradeceu e retribuiu: “Você tem um futuro político brilhante”. 

Em Nova Veneza

Algumas horas antes do anúncio de Fabrício, o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo (PSDB), anunciou apoio à candidatura à reeleição do governador Carlos Moisés.

O PSDB está na coligação que apóia Esperidião Amin.

O vice de Amin é Dalírio Bebber, do PSDB.

Mas, Rogério Frigo gravou um vídeo ontem no distrito de Caravágio, na frente de uma creche que está sendo construída com recursos repassados pelo governo do estado, e anunciou que apoia Moisés.

Com ele estavam secretários municipais. Ao lado, o vice-prefeito, Elzio Milanez, filiado ao PSD, que apóia Gean Loureiro.

Frigo tem relação muito próxima com o prefeito Clesio Salvaro, de Criciúma, comandante do PSDB no sul do estado e um dos principais articuladores do apoio à Amin.

É a primeira vez que Frigo e Salvaro fazem caminhos diferentes num processo eleitoral.

Juninho também 

Ontem também veio à público o apoio do vereador Juninho Veturine (MDB) à candidatura a deputado estadual de Márcio Búrigo (União Brasil).

Juninho é vereador em Balneário Rincão e chegou a ter encaminha a sua candidatura a deputado estadual. Mas, na reta final para definição de candidatos foi retirado do processo.

O MDB da Amrec está apoiando as candidaturas a deoputado estadual de Tiago Zilli, ex-prefeito de Turvo, e Volnei Weber, deputado que busca a reeleição.   

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito