Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 08/02/2022 - 05:38 Atualizado em 08/02/2022 - 07:56

O tiroteio no PL de Criciúma vai continuar.

Apesar das reações da advogada Júlia Zanatta, o deputado federal Daniel Freitas anuncia que está praticamente definida a sua filiação no PL.

Ele vai se reunir hoje em Brasília com o senador Jorginho Mello, presidente estadual do partido, para definir os ultimos detalhes.

No PL, Daniel será candidato à reeleição.

Nos últimos dias, a advogada Julia Zanatta, que está no PL desde 2020 e tem sua candidatura a federal encaminhada desde aquele ano, tem se posicionado contra a entrada de Daniel. Diz que a vaga de federal é sua e que não abre mão.

Em postagens nas redes sociais, mesmo não citando diretamente o deputado, tem feito críticas à sua postura.

Ontem à noite, Daniel falou com o blog a respeito. Abaixo, trechos da entrevista:    

. Ja tem definição sobre filiação no PL? 

Deputado Daniel - Sentei com o senador Jorginho Mello e estou praticamente definido no PL. Agora temos que ajustar pequenas pendências.

. Tem previsão de data para bater o martelo ?

Deputado - Vou retornar hoje a Brasília, fazer mais uma conversa com o Senador e acertar os últimos detalhes.

. Como está avaliando as manifestações da Julia Zanatta em relação à sua filiação no PL?
Deputado - Ela vai ficar brigando sozinha. Não tenho nada contra ela e nem contra a candidatura ou sonho que ela tenha para entrar para a política. Acho que ela poderia tentar buscar uma parceria como foi o que ela fez quando foi candidata a prefeita (em 2020). Mas respeito a sua posição, só não vou entrar na briga que ela quer. Quando eu poderia ser parceiro eu fui.
 

No final, o deputado repassou, e pediu que fosse publicado, o vídeo que ele gravou para a campanha de Julia a prefeita, e que está abaixo:

 

Contraponto

A advogada Julia Zanatta acaba de encaminhar manifestação a respeito da entrevista do deputado Daniel Freitas. 

Transcrevo abaixo:

“Não existe briga nenhuma. É uma questão de lógica e espaço. Não existe nenhum partido com dois candidatos a federal da mesma cidade e região. Ele - Daniel - ou qualquer outro (já teve outros se lançando a federal pelo PL), mas como o deputado Daniel vestiu o chapéu então vou falar pra ele: ele pode procurar outro partido que irá compor com o PL e lançar sua reeleição. Eu já estou no PL construindo há muito tempo e, certa de que ele é um homem gentil e zeloso com as pessoas e, em especial as mulheres, sei que ele entenderá isso e buscará o seu caminho. 

Falar que me ajudou na campanha de prefeita aí já é demais. Chega a ser uma falta de respeito comigo, meu marido e todos aqueles que me apoiaram de verdade. Ou será que ele acredita que tudo se resumo a vídeo e foto? Penso que não.”

 

Por Adelor Lessa 07/02/2022 - 15:22 Atualizado em 07/02/2022 - 17:31

O "caldeirão ferve" no PL do senador Jorginho Mello no sul catarinense.

Tudo por causa das filiações "encaminhadas" do deputado federal Daniel Freitas e do estadual Jessé Lopes.

A advogada Julia Zanatta, candidata a federal, não cita o nome de Daniel diretamente, mas voltou ao "ataque", deixando evidente que não concorda com a filiação dele, que não tem espaço para os dois e que tem preferência porque chegou primeiro.

Depois de postagens feitas no fim de semana, hoje à tarde fez nova publicação no twitter. Abaixo, dois trechos:

"A gente tem que se posicionar para o negócio não virar baderna. Tinha gente que até ontem falava que tava garantido em outros partidos e agora quer ciscar no meu terreno. Vamos nos respeitar, pessoal. Que cada um crie o seu caminho e não pise no meu".

"Entendo que muitos querem entrar no partido (PL) e concorrer, mas aqui no Sul do estado a pré-candidata a deputada federal pelo PL sou eu. Em outros partidos a vaga tá livre AQUI NÃO".  

Deputado Daniel Freitas está tratando de sua adesão ao PL diretamente com o senador Jorginho Mello, presidente estadual do partido e candidato a governador. Ele também tem convite para filiar no PP, que foi seu primeiro partido, por onde foi eleito vereador duas vezes em Criciúma.

Julia foi candidata a prefeita de Criciúma em 2020 e tem relação pessoal com a familia Bolsonaro. No domingo, fez uma live com o deputado federal Eduardo Bolsonaro.

A situação é semelhante com o ex-prefeito Márcio Búrigo. Ele não externa suas posições, mas em privado tem dito que não ficará no PL se o deputado Jessé Lopes se filiar.

No grupo de Jessé, a filiação ao PL está acertada, falta só definir a data.

Márcio tem convite do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, para se filiar por União Brasil, onde tem garantia de candidatura a deputado estadual e comando do partido no sul.

Ainda na região, o PL está perdendo o vice-prefeito Caio Tocarski, candidato a deputado federal. Ele já decidiu sair e vai consumar filiação no União Brasil nos próximos dias.

Confira, abaixo, a sequência dos posts de Julia Zanatta nas redes sociais:

 

Por Adelor Lessa 02/02/2022 - 10:18 Atualizado em 02/02/2022 - 10:18

O dia começa agitado em Nova Veneza.

O prefeito Rogerio Frigo, PSDB, foi às redes sociais para se posicionar sobre o fato de não ter sido convidado para retomada dos trabalhos na Câmara de Vereadores.

O presidente da Câmara é o ex-prefeito Evandro Gava, PP, adversário político de Frigo.

Abaixo, o video publicado a pouco pelo prefeito Frigo:

Por Adelor Lessa 22/12/2021 - 19:15 Atualizado em 22/12/2021 - 19:19

A boa do dia é que o Criciúma E.C. superou a meta de sócios: o clube ultrapassou a marca de 6 mil sócios. Parabéns à diretoria e aos torcedores que entendem o novo momento.

Abaixo-assinado na Balneário Rincão contra a TIM. O Procon já notificou a empresa para que melhore o sinal de telefonia.

Hoje a agência reguladora anunciou aumento de 41% no preço do gás já para janeiro na área industrial.

O edital de licitação para a pavimentação da SC-290, na Serra do Faxinal foi remarcado para a próxima quarta-feira, dia 29 de dezembro.

Ouça o comentário de Adelor Lessa:

Por Adelor Lessa 22/12/2021 - 06:50 Atualizado em 22/12/2021 - 06:54

A provável saída do senador Dário Berger do MDB vai dando força ao movimento dentro do partido que defende alinhametno ao governador Carlos Moisés e apoio à sua candidatura a reeleição.

Isso ficou evidente na reuniãio de ontem dos deputados estaduais do MDB com os ex-governador Paulo Afonso e Eduardo Moreira.

Entre os deputados, inclusive, circula proposta de chapa com o presidente da Assembléia Legislativa, Mauro de Nadal, como vice de Moisés.

Em princípio, os deputados querem Moisés no MDB, mas já admitem até a sua filiação no Avante, como vem sendo especulado.

Sem Dário, o MDB fica apenas com a candidatura a governador de Antidio Luneli, prefeito de Jaraguá do Sul, que tem dificuldades para se consolidar, por várias circunstâncias e fatos.

 

Urussanga

Como previsto, o vereador Beto Cabeludo (no centro), MDB, foi eleito ontem à noite presidente da Câmara de Vereadores de Urussanga.

Com ele, foram eleitos para a mesa diretora os vereadores Daniel Pereira, o Nei, PSD, como vice-presidente, Luan Varnier, MDB, primeiro secretário, e José Carlos José,o Zé Biz, PP, segundo secretário.

A eleição de Beto Cabeludo reflete a nova correlação de forças na Câmara de Urussanga depois do afastamento pela Justiça de três vereadores ligados ao prefeito afastado Gustavo Cancelier, PP.

Agora, deve ser encaminhado processo para cassação de mandato de Cancelier.

 

Com Henrique

O ex-prefeito Márcio Burigo encerrou sua agenda política antes do natal, ontem à noite, com o empresário Henrique Salvaro.

Políticos de Siderópolis participaram do encontro realizado na Associação Salvaro (fotos).

O ex-deputado Cleiton Salvaro, sobrinho de Henrique, e o ex-vereador Wilian Bonassa, genro, estavam presentes.

Henrique, filiado ao PSDB, anunciou apoio a candidatura de Márcio, PL, a deputado estadual.

 

  

 

Por Adelor Lessa 21/12/2021 - 19:09 Atualizado em 22/12/2021 - 06:50

O que se viu com as manifestações dos deputados estaduais, percebe-se que é uma encrenca. O pacotão do governador Moisés gera uma encrenca. Esse negócio de encaminhar pacote de projetos em cima do laço, no apagar das luzes... Isso é coisa velha, para aprovar a toque de caixa. Ainda mais em um governo que tem praticamente toda a Assembleia em torno dele. Tem uma base imensa ligada ao governo. Não comprometido, mas ligado. Então manda um pacote e os deputados não leem. Então vão aprovar e depois vão apanhar. 

Tivemos manifestações de diversas entidades importantes do estado contra o pacotaço. Que vai aumentar custo, despesas e folha para frente. Dizem que o governo está com dinheiro em caixa. O governo está com dinheiro em caixa que não é dele, pois são contas que não foram pagas e sobrou dinheiro. Por exemplo: cirugia eletivas. O governo não repassou aos hospitais pois não teve durante a pandemia. O governo deixou de pagar dívidas com a União e então sobrou. Mas é um dinheiro que não vai ter no ano que vem. 

Então o governo não tem sobra de caixa. O que ocorre é que nesses dois anos de pandemia a realidade do estado foi totalmente diferente. Mas isso é atípico, o governo Moisés está criando, como diz o termo usado pelo deputado João Amin, um jabuti. Isso é a mesma coisa que foi feita com o plano 1000, que é um plano de R$ 7 bilhões que ano que vem, no útimo ano de seu mandato, ele vai pagar 15% e o restante, pelo menos 80%, vai ficar para o próximo governador. 

Futuro político de João Rodrigues

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), vai fazer uma live hoje à noite. Ouviu empresários, políticos e cabos eleitorais e vai se posicionar se vai ser candidato ou não nas eleições de 2022. Provavelmente ele vai permanecer na prefeitura, como fez o prefeito Clésio Salvaro (PSDB). Ou, ele pode anunciar quem ele vai apoiar no ano que vem. Ele deve apoiar alguém do partido (PSD), mas pode ocorrer mudanças. 

Câmara de Urussanga e o processo de Impeachment

Ainda hoje, a Câmara de Vereadores de Urussanga elege o novo presidente. Atualmente o presidente interino é o vereador Beto Cabeludo (MDB), que está no cargo pois outros dois vereadores foram afastados por processos judiciais. E ele deve ser eleito para o próximo mandanto. Com o Beto na presidência, a porteira fica aberta para inciar um processo de impeachment do prefeito afastado Gustavo Cancellier (PP). 

Emedebistas querem Moisés

A bancada do MDB teve reunião com os ex-governadores Eduardo Pinho Moreira e Paulo Afonso para falar do futuro do partido. Com a saída do senador Dário Berger, que já é praticamente fato consumado e que deve se concretizar no começo do ano que vem, o MDB perde um candidato. O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, tem problemas pessoais que podem inclusive comprometer a sustentação da campanha. Com isso, os deputados estão preocupados inclusive com as suas candidaturas. 

Por isso, os deputados apoiam o governador Calois Moisés no partido. Moisés que ri para o Avante, partido pequeno. Mas os emedebistas apoiam Moisés. Incljsive se posicionaram por oferecer um vice à Moisés, como o atual presidente da Câmara, deputado Mauro de Nadal.

Por Adelor Lessa 20/12/2021 - 19:23 Atualizado em 21/12/2021 - 06:16

A Famcri foi extinta. O projeto foi aprovado por 16x1 na sessão extraordinária desta segunda-feira.

O meio ambiente vira departamento da Secretaria de Obras. O modelo de pacotes em sessão extraordinária nas vésperas do Natal não deveria acontecer. Este caso da Famcri deveria ter uma discussão mais ampla, mas provavelmente é feito assim para evitar protestos, teve servidores na Câmara, mas para evitar manifestações mais ruidosas.

No mundo em que vivemos, cuidar do meio ambiente é prioridade e não extinguir os órgãos que atuam nisso, mas a Famcri foi extinta. No mínimo estranho. Só tivemos uma voz na Câmara a se manifestar, foi a vereadora que votou contra.
Ninguém defendeu o projeto e ninguém mais falou contra. Não se ouviu ninguém falar do assunto a não ser os defensores e servidores. Parece que os cidadãos não estão ligados, ou porque estão em clima de fim de ano, ou porque não foi tão divulgado. Não teve nenhuma manifestação e parece que o projeto não está tão fora de sintonia da população, do consciente coletivo.

O IMAS está a caminho de assumir o SAMU de Santa Catarina.  O Governo tem pouco tempo para mudar. Está correndo uma licitação para definir a empresa. O IMAS e uma fundação de Florianópolis foram classificadas para uma segunda fase de escolha.

Porém, esta fundação tem problemas. Há um registro na última ata da licitação que esta fundação não entregou todos os documentos.

O senador Dário Berger deu uma entrevista na Som Maior que chutou o balde. O senador deu uma entrevista dura sacramentando praticamente a sua saída do MDB. Disse que até o dia 20 se o MDB não indicar o candidato, ele sairia do partido. Hoje é dia 20. A informação que obtive é que nenhum movimento foi feito nesta direção até o momento.

 

Por Adelor Lessa 15/12/2021 - 20:55 Atualizado em 15/12/2021 - 21:20

Os Salvaros, primos, Clesio e Franqui, prefeitos de Criciúma e Siderópolis, foram recebidos na Agronômica no início da noite pelo governador Carlos Moisés.

O encontro acontece no momento em que circula nos bastidores que o prefeito Clesio estaria operando para filiar Moisés no PSDB.

O governador está sem partido desde que saiu do PSL. 

O chefe da Casa Civil do Governo, Eron Giordani, estava presente.

De acordo com a assessoria do prefeito de Criciúma, eles não chegaram a conversar sobre política.

Clésio apresentou o projeto turístico que pretende implantar em Criciúma.

Exibiu um vídeo com o detalhamento do projeto e entregou material impresso.

O governador gostou do que viu.

Além disso, eles trocaram experiências sobre gestão pública. 

Clésio também cumpriumentou o Governador pelo lançamento do Plano 1000, feito ontem à noite, que vai repassar para Criciúma quase R$ 220 milhões.

O prefeito Franqui estava em Florianópolis e Clésio o convidou para participar da conversa com Moisés.

Zalmir Casagrande, presidente da Fundação Cultural de Criciúma, também participou do encontro.

Abaixo, registro que Clesio Salvaro fez agora à noite sobre o encontro nas redes sociais:

"Boa conversa com o @governadormoises e com o chefe da Casa Civil, Eron Giordani. Mostrei a eles o projeto que queremos implantar no Morro Cechinel, ligando o Mirante Realdo Santos Guglielmi à Mina de Visitação Octávio Fontana. Uma atração que só Criciúma vai ter e que vai potencializar o turismo na região carbonífera. Vamos em frente!"

 

Por Adelor Lessa 14/12/2021 - 19:07 Atualizado em 14/12/2021 - 19:23

O ex-deputado Jorge Boeira deu hoje na Som Maior a sua primeira entrevista após sair do PP e sobre a sua intenção de ser candidato a governador.

Eu e o Upiara conversamos com ele sobre o seu futuro, o seu posicionamento político. Ele estava há muito tempo sem dar entrevista, e hoje deu a entrevista de maior peso na Som Maior, pois é um dia após sair do PP.

Quer fazer campanha colado ao Lula. Na opinião de Boeira, o ex-presidente Lula é o mais preparado para governar o país.

O Lula poderá ter um palanque amplo com a  Frente de Esquerda que se reunirá em Criciúma na quinta-feira que deve fazer palanque também para o Ciro Gomes. Boeira ainda se posicionou claramente contra o governo Bolsonaro. 

Amanhã ele se reúne com Claudio Vignatti, presidente estadual do PSB, e na quinta-feira, com Décio Lima, presidente estadual do PT.

Boeira também falou sobre a possibilidade de Dário Berger ir para o PSB, disse que não cabe os dois no partido e que está dialogando com Vignati. 

As declarações não agradaram 100% os petistas, mas foi suficiente para colocar fogo na militância bolsonarista. A posição do Boeira não foi exatamente como queria  o PT, mas também não desagradou os petistas. Ele transita melhor na esquerda, inclusive no PT, do que o próprio Dário Berger, e deve ser o candidato preferencial da Frente de Esquerda. 

É o candidato do Sul de Santa Catarina ao Governo do Estado. Não se sabe exatamente o que vai acontecer, mas o Boeira está no jogo.

Mudando de assunto, a Famcri foi notificada com relação à ação do Parque Morro do Céu. Este fato vai levar para uma demanda jurídica, pode levar a uma demanda milionária.

Notícia boa que vem de Florianópolis: a aprovação da política de transição energética é uma posição importante da bancada da Região Sul. O setor carbonífero termina o ano com tranquilidade, bem diferente do ano passado.

Por Adelor Lessa 13/12/2021 - 20:01 Atualizado em 13/12/2021 - 20:13

Jorge Boeira está fora do PP. Não é mais especulação. É fato. Oficializou hoje. Fora do PP, encaminha  filiação no PSB e deve se lançar candidato a governador. É possível que participe da reunião da frente e esquerda em Criciúma na quinta-feira.

Está se apresentando como candidato a governador para fazer palanque para o Lula em Santa Catarina. 

Com a saída de Boeira, Esperidião Amin é oficializado pré-candidato a governador. Joares Ponticelli foi consultado hoje, mas jogou a toalha, dizendo que tem compromissos com Tubarão, onde é prefeito.

Provável que teremos os três senadores disputando eleição: Amin, Jorginho Mello e Dário Berger. 

No PSDB foi ratificado o apoio a Gelson Merisio candidato a governador. Ele não estava na reunião e não confirmou a candidatura. Ele já disse que se Dória fosse oficializado candidato a presidente, ele não concorreria a governador, mas como não estava na reunião, foi confirmado o apoio a ele. 

A chapa continua quente em Urussanga. O prefeito Gustavo Cancellier está afastado com suspeita de ilicitudes e a investigação se estendeu para o time dele. Vereadores afastados, um preso, ação na secretaria de agricultura, na fundação do meio ambiente. O governo de Urussanga está contaminado.

Por Adelor Lessa 10/12/2021 - 19:16 Atualizado em 10/12/2021 - 19:22

O PSD não fará amanhã um evento de apresentação de candidatos, será de fechamento de ano, confraternização, mas deverá ter na proporcional, nomes como o deputado Júlio garcia. Ele deve tomar a decisão na virada do ano, mas deve ser candidato à reeleição. Para federal, somente o Ricardo Guidi.

O partido define também a majoritária tem três pré-candidatos: Raimundo Colombo, Napoleão Bernardes e João Rodrigues. O PSD conversa ainda com Gean Loureiro e abre conversas com outros partidos como o MDB. Fez reunião com a bancada e conversou ontem com a executiva do PP. Tanto para o MDB quanto para o PP, o PSD abriu conversa sobre a majoritária. Com o MDB, a conversa parece dar mais liga. Há operadores importantes trabalhando a possibilidade de fazer uma composição.

O MDB que está perdendo Dário Berger. A permanência dele ficou inviabilizada, principalmente depois da entrevista que deu na Som Maior. Antídio Lunelli tem dificuldades para consolidar a candidatura. Por isso, há esta operação de alguns integrantes para fechar com o PSD e com Gean Loureiro, podendo ter o Gean como candidato a governador, Carlos Chiodini de vice e o Raimundo Colombo ao Senado. Para isso, a conversa do PSD precisam avançar com o MDB. Com o PP, a conversa existe, mas é mais difícil. É cada vez mais provável o Esperidião Amin como candidato a governador. 

Na quinta-feira tem a reunião da Frente de Esquerda e a possibilidade de Boeira participar e oficializar a entrada no PSB. Se ele oficializar a saída do PP na segunda-feira, pode participar da reunião de quinta já como pré-candidato a governador.

O processo seletivo para contratar médico-professor para a UFSC de Araranguá é de R$ 5,8 mil, é um terço do que paga Nova Veneza, Forquilhinha, menos de um terço que Criciúma vai pagar a partir de janeiro. Por isso que os processos seletivos dá licitação deserta. qual é médico que vai deixar de trabalhar neste municípios para dar aula em Araranguá para ganhar um terço disso. Está fora da realidade, assim vai continuar faltando professor. Já tem turmas sem aula e se a faculdade não se atualizar, o curso vai correr risco. 

Por Adelor Lessa 06/12/2021 - 17:08 Atualizado em 06/12/2021 - 17:24

Oficialmente, o MDB decidiu na reunião da sua executiva estadual com a bancada de deputados estaduais, agora à tarde, manter as prévias que estão marcadas para o dia  19 de fevereiro.

Em principio, a única possibilidade de não realização de prévias é no caso de  os três candidatos do partido ao governo do estado  (Celso Maldaner, Dário Berger e Antídio Lunelli) cheguem a um entendimento. Os três estavam na reunião.

Dos deputados estaduais, estavam Mauro de Nadal (presidente da Assembléia), Ada de Luca, Valdir Cobalchini e Volnei Weber. 

Durante a reunião foi apresentado o mapa das candidaturas da sigla a deputado estadual e federal, bem como o projeto de mobilização partidária com eventos previstos a partir de 22 de janeiro.

 

Por Adelor Lessa 02/12/2021 - 19:05 Atualizado em 02/12/2021 - 19:17

O deputado federal Daniel Freitas tem a  intenção de seguir o caminho de Jair Bolsonaro e ir para o PL. Tem a  intenção de conversar com o presidente e com Jorginho Mello. É por aí que ele deve solidificar a sua decisão.

Sempre ligado ao Bolsonarismo, vem de uma eleição consagradora em 2018. Um campeão de votos.

Há reações que estão se consolidando. Pelo que ouço e recebo, estas reações na região Sul do estado de sua filiação no PL não estão sendo superadas, a não ser que o Jorginho Mello diga que tem que ser. Mas será que ele vai fazer isso? Daqui a pouco ganha um candidato  e perde outro, não é uma situação fácil de resolver. Talvez se torne mais fácil de se resolver com ele indo para o PP, mas será que o Jorginho vai estar com o PP? É cada vez mais difícil. Isso deve se revolver em dez dias.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, me afirmou que nos próximos dez dias, se o governador Carlos Moisés não vir à região, ele virá para lançar as obras da duplicação da rodovia Criciúma/Cocal do Sul/Urussanga e a última etapa do Anel Viário de Criciúma. Antes do dia 15 de dezembro o assunto estará resolvido. 

Por Adelor Lessa 01/12/2021 - 19:07 Atualizado em 01/12/2021 - 19:19

O deputado federal Daniel Freitas reúne família e políticos mais próximos para definir para onde vai.

Em princípio vai para o PL, como o presidente Jair Bolsonaro, mas tem convite do PP e do Republicanos. No Republicanos, ele vai ter que fazer quase toda a legenda do partido para se eleger deputado federal.

Deve ir para o PL ou PP. O senador Jorginho Mello diz que as portas estão abertas no PL, ele foi convidado para ir para o PP também, onde iniciou na política.

Pela informação que recebi, ele só iria para o PP se fosse um pedido e tivesse a digital do senador Jorginho, caso contrário, iria para o PL. Ele deve tomar a decisão na sexta-feira, quando se reúne com a família. 

Homologada a licitação das obras do Aeroporto Diomício Freitas de Forquilhinha. A empresa vencedora da licitação recebe a ordem de serviço e começa os trabalhos de revitalização em seguida.

Será inevitável que se busque voos nacionais, operação regional, empresas que voltem a  operar no local. Nunca deveria ter deixado de ser o aeroporto regional, trazer voos para cá e corrigir um equívoco.

É degradante a pichação da Casa do Papai Noel e outros locais públicos. Um rapaz de 20 anos que confessou e é condicionado às penas. A grande leitura que fica é que este tipo de caso, a partir de agora, vai gerar consequências. 

Por Adelor Lessa 30/11/2021 - 19:07 Atualizado em 30/11/2021 - 19:25

Depois da filiação do presidente Jair Bolsonaro no PL, o deputado federal Daniel Freitas tem três possibilidades. São três portas abertas. Teve conversa com o senador Jorginho Mello que lhe deu a garantia que é bem-vindo ao PL. Se quiser filiar, tudo ok.

Depois mais duas possibilidades: no fim de semana foi convidado para se filiar no Republicanos com a garantia de ser candidato a deputado federal. Também já foi convidado para entrar no PP, e tem boa relação com os Amin. São três possibilidades : PL, PP e Republicanos. Agora, o Daniel vai falar com o Bolsonaro para perguntar qual orientação e a partir disso deve se definir.

Ele não esconde que a maior afinidade é com o PP, onde começou a sua carreira política.

Jorge Boeira ficou um pouco em off na definição do seu futuro político, porque tinha questões empresariais que agora estão encaminhadas. Também tinha definições políticas, agora falta a parte operacional do partido. Está decidido a se filiar no PSB e ser candidato a governador, preferencialmente pela frente de esquerda que reúne sete partidos e pode chegar a dez.

Esta frente de esquerda terá reunião no dia 15 em Criciúma. Neste dia, o Boeira já deve estar filiado no PSB e fazer a sua estreia na frente de esquerda e anunciar a sua pré-candidatura a governador.

Esta é a tendência. ainda não está definido, mas ele trata de detalhes com o PSB.

A frente de esquerda deu prazo para a decisão até dia 15. Este prazo está sendo cumprido, por isso é provável que até lá já esteja filiado já sendo pré-candidato, ou faça tudo isso no dia 15, nesta reunião.
 

Por Adelor Lessa 29/11/2021 - 20:01 Atualizado em 29/11/2021 - 20:09

João Dória venceu as prévias e é o candidato a presidente pelo PSDB. Já tem o Moro, o Lula, o Bolsonaro e o Ciro Gomes.

O quadro dificilmente muda entre os mais citados.
 
Dória candidato, Gelson Merisio não deve concorrer a governador. Conversamos na Som com a deputada federal Geovania de Sá, que é presidente do partido no estado e que ainda não foi comunicada por Merisio. Recebendo a informação de Merisio, dificilmente não haverá manifestação por Clésio Salvaro.

Ele diz que não quer ser candidato. Ele pode mudar de posição? Não é impossível. Ele é muito forte. Destes nomes colocados, ele está na mesma condição de todos. Tendo uma boa aliança, ele disputa em igualdade com todos. É provável que vai ouvir.

Se for oferecida uma alternativa, viável, ele pode aceitar. Ele vem sendo tentado para ser vice ou governador com um bom vice. Pode ter a reedição da tríplice aliança ou uma nova tríplice aliança. É possível, pois o Clésio é muito forte e ele entrando no jogo, pode mudar a conversa.

O empresário e ex-deputado Jorge Boeira deve se posicionar nesta semana. O prazo para que ele faça o movimento de filiação no PSB e o anúncio de sua candidatura a governador. 

Bolsonaro assina ficha no PL amanhã, com a entrada formal, vai ser encaminhado de forma efetiva, os movimentos, como Daniel Freitas que entrará no PL e outros tantos líderes políticos ligados ao Bolsonarismo que seguem o mesmo caminho. 

Hoje o fato novo de Urussanga é que o Ministério Público manifestou contra o habeas corpus dos advogados do prefeito afastado Gustavo Cancelier que tentava o retorno dele ao cargo.

O parecer será tratado no STJ. A manifestação do MP não é decisão, é parecer, quem dá a decisão é o STJ. 

Por Adelor Lessa 25/11/2021 - 19:02 Atualizado em 25/11/2021 - 19:05

A frente de esquerda montada em Santa Catarina simpatiza com o nome de Jorge Boeira para o Governo do Estado. Algumas resistências, mas a frente simpatiza com o Boeira. Esta frente pretende montar palanque para Lula e Ciro Gomes. 

Se não der com o Boeira, deve encaminhar uma  tentativa de acordo com o Dário Berger.

Pessoas próximas de Boeira disseram que ele se decide na semana que vem: sai do PP e entra no PSB. Deve formalizar este movimento para pelo PSB postular a candidatura ao Governo do Estado. 

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está avaliando a legalidade do decreto do Estado que derrubou a obrigatoriedade do uso de máscara.

O secretário do Estado de Infraestrutura,  Thiago Vieira deu uma notícia muito boa na Som Maior. Disse que o edital do Anel de Contorno Viário de Criciúma sai na semana que vem ou nos primeiros dias de dezembro. As obras começam no primeiro trimestre de 2022.

Outra boa notícia é a duplicação da rodovia Criciúma/Cocal do Sul/Urussanga. O edital sai em dezembro. a obra deve começar até abril. É uma obra revolucionária para a região.

Boas notícias para a região na infraestrutura.
 

Por Adelor Lessa 24/11/2021 - 19:22 Atualizado em 24/11/2021 - 19:23

Vamos para o fim do ano e em Urussanga, não é que não tenha prefeito, tem prefeito interino que está fazendo o que pode. O Gustavo Cancellier vai para quase 200 dias afastado do cargo, recebendo o salário em casa, não está cassado, mas não pode assumir e está sendo processado por suspeitas em seu mandato.

Hoje o Ministério Público de Santa Catarina MPSC denunciou 11 pessoas na Operação Benedetta. O MP também pediu que seja ampliado o afastamento do prefeito e o STF adiou esta decisão. Pelo menos até o dia 9 de dezembro o prefeito continua afastado do cargo. 

Conversei com a defesa do prefeito Gustavo que disse que não teve acesso à decisão ainda e que vai se manifestar só depois.

Na Câmara de Vereadores há movimentação, inclusive dos vereadores do lado do prefeito, sobre o afastamento definitivo do prefeito devido à instabilidade no município.

Outro assunto. Esta obra da Serra do Faxinal é fundamental para o desenvolvimento do turismo do Extremo Sul. A região dos cânions vive um momento mágico e a pavimentação é fundamental para dar sequência neste processo. A primeira licitação, em agosto, foi deserta, e agora o Estado lança um novo edital.

Por Adelor Lessa 23/11/2021 - 19:02 Atualizado em 23/11/2021 - 19:17

O assunto do dia em Criciúma foi a extinção da Famcri e criação de uma secretaria. É fato, está encaminhado e será consumado nos próximos dias.

A discussão ocorre desde o início do ano. O vereador Nicola Martins, líder do Governo na Câmara, disse que quando o projeto ir para o Legislativo, será avaliado para auxiliar o Executivo. A vereadora Giovana Mondardo criticou a iniciativa.

A rigor, as fundações foram criadas porque teriam mais espaço para agir que secretárias, isso justificou a criação. Mas hoje, pouco acontece, ou não acontece.

A nota da prefeitura diz que já se planejava a transformação em Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com possibilidade de agregar os setores de agricultura e sustentabilidade.

Além das questões ambientais, vai cuidar da agricultura e outros fatores.

Os funcionários de carreira continuarão sendo funcionários do município. 

O ex-prefeito, José Augusto Hülse foi ousado em seu mandato em nomear um secretário de meio ambiente. A fundação só foi instituída no governo de Anderlei Antonelli. 

Hoje vamos voltar Criciúma ao estágio do passado.

É sobretudo uma decisão polêmica tomada em um momento que o mundo inteiro fala das questões ambientais, Criciúma toma um caminho diferente. Parece não se preocupar tanto com as questões do meio ambiente. 
 

Por Adelor Lessa 23/11/2021 - 09:57 Atualizado em 23/11/2021 - 10:34

O professor Alex Bristot, PSB, de Santa Rosa do Sul, antes candidato a deputado estadual, será candidato a deputado federal pala Amesc.

Ele é professor da Unesc e foi candidato a vice-prefeito na eleição de 2020.

Decisão depois de reunião que teve hoje com o coordenador regional do PSB no sul, Fábio Brezola (foto).
O PSB encaminha, com Alex, três candidatos a deputado federal no sul.

Já estavam definidos Bia Vargas, que foi candidata a vice-prefeita de Içara, pela Amrec, e o professor Tom Tom, ex-reitor da Unibave, pela Amurel.

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito