Thiago Ávila *
Esse final de semana a Formula 1 está de volta com o GP da Bélgica, depois de um longo período de férias de um mês. E nada mais justo que relembrar os caras que mais se destacaram na primeira metade e ver se eles irão manter o ritmo no restante da temporada.
Esse ranking foi criado pelo autor que escreve este texto, analisando a todas as provas da temporada. O critério é: a cada fim de semana de corrida, é feito uma lista dos dez pilotos que melhor tiveram desempenho durante as sessões. E a pontuação segue como no campeonato oficial: 1º 25, 2º 18, 3º 15, 4º 12, 5º 10, 6º 8, 7º 6, 8º 4, 9º 2 e 10º 1 ponto. Segue os dez primeiros gerais.
1º MAX VERSTAPPEN – 219 PONTOS
Na primeira lista que publicamos, o holandês era o segundo, empatado com Hamilton, mas depois de desempenhos espetaculares em Mônaco, Áustria, Silverstone, Alemanha e Hungria, Max alcançou o primeiro lugar da lista. Além disso, no campeonato oficial, Verstappen chegou em Bottas e é só questão de tempo para assumir a vice-liderança do finlandês. Vale lembrar que o garoto tem uma Red Bull nas mãos, com o fraco motor Honda, ou seja, vem fazendo milagre.
2º LEWIS HAMILTON – 210 PONTOS
Juntamente com Max Verstappen, o britânico some na frente dos demais adversários, e o GP da Hungria é prova disso. Lewis é intensamente mais rápido que Bottas e não é à toa que é líder do campeonato, com o melhor carro. Foi excelente na Espanha, Canadá, França e magistral na Hungria. Porém pecou em Hockemheim, parecia uma praga jogada por Vettel. E isso lhe confere o segundo lugar na lista.
3º VALTTERI BOTTAS – 149 PONTOS
Bottas foi distante o que mais perdeu rendimento desde a primeira análise publicada. Fez ainda algumas poles, mas sempre perde para Hamilton nos domingos. Foi péssimo no Canadá e Hungria. Em compensação, mostrou bom desempenho na Espanha, em Mônaco e Silverstone. Isso põe o finlandês praticamente sem chance de disputar o título de melhor da temporada.
4º CHARLES LECLERC – 144 PONTOS
O monegasco encostou no finlandês, porém acreditava mais no potencial do garoto. Continua andando mais que Vettel, mas parou de fazer as excelentes provas como foi no Bahrein. Claro, a Ferrari perdeu um desempenho absurdo desde a pré-temporada, ficando para trás até da Red Bull. Leclerc foi bem na França, Áustria e Silverstone, e ainda criou uma rivalidade intensa com Max Verstappen. É bom ficar de olho no jovem até o final do ano.
5º SEBASTIAN VETTEL – 120 PONTOS
Para fechar a lista dos big-5 da F1 (não é mais big-6, porque o Gasly não conta), temos o querido alemão tetracampeão mundial. Vettel mostrou uma boa melhora desde então. Vinha tendo resultados ruins desde Hockenheim no ano passado e parece ter se recuperado com a quase vitória no Canadá - onde lhe foi tirada por punição. Além disso, conseguiu se redimir com os alemães saindo de último e terminando em segundo na prova mais maluca do ano. Em compensação, em Silverstone foi uma desgraça, cometendo um erro de principiante contra Verstappen.
6º CARLOS SAINZ – 64 PONTOS
O espanhol é de longe o melhor do resto nessa primeira metade da temporada. A McLaren vem correspondendo e ele vem aproveitando as chances. Ocupa o sétimo lugar no campeonato (mas pode ser sexto com a saída de Gasly da Red Bull) e com muitos méritos. Carlos é mais rápido que Norris, fez ótimas corridas em Mônaco, França e Hungria, além de ser um dos únicos no meio do pelotão que dificilmente toma uma volta do líder.
7º LANDO NORRIS – 52 PONTOS
O britânico manteve sua boa forma. Claro, nem sempre, já que teve alguns problemas de motor e confiabilidade. Mas geralmente vence Carlos na classificação. Foi muito bem no Áustria, ficando à frente de Gasly na classificação final. Está em 11º no campeonato, mas isso não representa muito o desempenho do jovem estreante da F1.
.gif)
8º KIMI RAIKKONEN – 48 PONTOS
Parou de impressionar tanto. Vem fazendo uma ótima temporada numa equipe pequena, vem se mantendo regular e dando uma surra em Giovinazzi. Meu destaque vai para a corrida da Alemanha, onde se situou entre os sete primeiros durante praticamente toda a corrida. Infelizmente recebeu uma punição ridícula por uso errado da embreagem na relargada e não marcou pontos.
9º DANIEL RICCIARDO – 47 PONTOS
O australiano não está em seus melhores anos. Depois de decidir sair da Red Bull e tentar uma nova missão na Renault, Ricciardo vem fazendo o que pode e mesmo assim não corresponde tanto. Apesar disso, vem batendo constantemente Nico Hulkenberg e marcando alguns pontos quando seu motor colabora. Meu destaque vai para o GP do Canadá, onde ele foi o sexto colocado, na frente da Red Bull de Pierre Gasly.
10º SERGIO PEREZ – 28 PONTOS
Não é a melhor temporada do mexicano, isso é certo, mas vem fazendo milagre com o péssimo carro da Racing Point. Enquanto seu companheiro Lance Stroll não sai do Q1, Perez luta constantemente para estar entre os 10 na classificação. Desde a primeira análise, Perez não avançou muito. Ainda mantém o GP do Azerbaijão como seu melhor desempenho.
Aqui o ranking completo:

* Estudante de Jornalismo da PUCRS
.png)
.gif)

.gif)
.jpg)
.png)
.gif)
.jpg)
.jpg)
.png)
.jpg)
.gif)
.jpg)

.png)


.png)

.png)
.jpg)
.png)

.png)
.jpg)

.jpg)
.png)

.png)
.jpg)
.jpg)
.png)
.jpg)