Daqui um ano, estarão definidos oficialmente, homologados pelas convenções partidárias, os candidatos a deputado estadual para eleição de outubro de 2026.
Hoje, há mais de 20 nomes listados pela AMESC e AMREC, incluindo deputados candidatos à reeleição e nomes novos.
Os deputados Julio Garcia (PSD) e José Milton Scheffer (PP) não vão disputar reeleição.
José Milton será candidato a deputado federal.
Julio também está "mapeado" para federal, mas poderá ser candidato a vice-governador.
Os deputados Tiago Zilli (MDB), Rodrigo Minotto (PDT) e Jessé Lopes (PL) vão disputar a reeleição.
O deputado federal Luiz Fernando Vampiro (MDB) não tem projeto definido. A tendência é que seja candidato a estadual, e provavelmente em outro partido. Provalmente, o PSD.
A ex-deputada Ada de Luca (MDB) também está em duvida, mas avalia ser candidata a estadual.
O delegado Ulisses Gabriel (PL), chefe da polícia civil no estado, com candidatura bem encaminhada para estadual, mora em Criciúma, tem vínculos com Orleans (onde já morou) e nasceu em Turvo. Por isso, pode ser incluido na lista da candidatos da AMESC ou AMREC. Inlcusive, ele pode ser lançado candidato por Turvo. Por isso, nas listas abaixo ele é incluído pela AMESC.
O empresário Guilherme May (PSD) anunciou intenção de ser candidato, mas já disse que está em sintonia com Ulisses. Se ele for candidato, vai apoiá-lo e trabalhar na coordenação da campanha.
A prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha (MDB), que chegou a ter sua candidatura a estadual tratada como fato consumado, decidiu que não vai para a eleição.
A prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso (PL), diz que ainda não decidiu. Admite que pode disputar eleição para estadual. Mais facil se puder voltar ao PP. Vai tratar sobre isso com o Governador Jorginho Mello, que a levou para o PL.
Os nomes listados hoje como candidatos a deputado estadual pela AMESC são:
deputado Tiago Zilli (MDB), candidato a reeleição, Evandro Scaine (PP), prefeito de Arroio do Silva, Ulisses Gabriel (PL) e Motinha (Republicanos), filho do ex-deputado Manoel Motta.
Na AMREC a definição do quadro depende da definição do ex-prefeito Clesio Salvaro (PSD).
Se ele for candidato, deve fazer votação histórica em Criciúma, forçando os concorrentes a buscar mais votos em outras regiões. Deve afastar vários candidatos da eleição.
Mas, ele quer ser vice de João Rodrigues (PSD) na disputa pelo Governo, e tem dito a pessoas da sua relação que na hipotese de não ser vice, só vai disputar eleição em 2028, para prefeito. Não será candidato a nada em 2026.
O PSD deve fazer apelo pela sua candidatutra a deputado estadual porque será uma vaga certa.
Os nomes listados como hoje como candidatos a deputado estadual pela AMREC são:
deputados Jessé Lopes (PL) e Rodrigo Minotto (PDT), Clesio Salvaro (PSD), Marcelo Gollen (NOVO), Aldinei Poteleck (Republicanos), Marcos Machado (MDB), Guilherme Colombo (PL), Guilherme May (PSD), Arleu da Silveira (PSD), Jorge Koch (MDB), Irani Alberton (PP), Dalvania Cardoso (PL), Arlindo Rocha (PT), Laerte Silva, prefeito de Jaguruna (PODEMOS), Dr daniel (PDT), Tati Rodrigues (PDT), Jefferson Monteiro (Republicanos), Acelio Casagrande (Republicanos), Ada de Luca (MDB) e Vampiro (MDB).