Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 01/10/2025 - 21:10 Atualizado em 02/10/2025 - 06:47

A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB), com o senador Esperidião Amin (PP) e prefeitos de Laguna e Jaguaruna, Preto Cripa (PL) e Laerte Silva (PODEMOS), conseguiram avanços importantes hoje na polêmica da linha vermelha da Apa da Baleia Franca durante reuniões realizadas hoje, em Brasilia, na Advocacia-Geral da União (AGU) e no Instituto Chico Mendes (ICMBio).

Objetivamente, as reuniões trataram da situação fundiária da APA da Baleia Franca, que atinge mais de 50 mil famílias nos municípios.

A advogada Natalia Foster, diretora de Regularização Fundiária de Santa Catarina, também participou das reuniões.

Durante as reuniões, foram relatados os impactos da falta de regularização, como cortes diários de energia elétrica(com mais de mil desligamentos previstos até dezembro), risco de perda de moradia e vulnerabilidade de famílias que vivem há décadas nos locais, muitas delas já em terceira geração.

Entre os encaminhamentos definidos, destacam-se:
    •    Garantia da manutenção de serviços essenciais (água e energia) até a conclusão dos processos de regularização;
    •    Reconhecimento da Reurb como instrumento legal para conciliar preservação ambiental e direito à moradia;
    •    Fortalecimento do protagonismo das prefeituras na condução da política de regularização;
    •    Criação de um Grupo Técnico para análise de projetos-piloto, com participação de prefeituras, ICMBio, AGU, Ministério Público e apoio do gabinete da deputada Geovania de Sá;
    •    Agendamento de nova reunião entre ICMBio, AGU e Ministério Público (Federal e Estadual) para alinhar os próximos passos.

O parecer da AGU foi considerado um avanço importante para dar segurança jurídica ao processo, e a abertura ao diálogo institucional foi destacada como essencial para equilibrar a preservação ambiental com o direito fundamental à moradia.


 

Por Adelor Lessa 27/09/2025 - 10:19 Atualizado em 27/09/2025 - 10:54

Com a presença do presidente estadual do Republicanos, deputado federal Jorge Goetten, foi realizado ontem à noite, em Tubarão, ato político das candidaturas do empresário José Roberto a deputado federal e do advogado Jefferson Monteiro a estadual.  

Participaram empresários do setor de proteção veicular com atuação no sul catarinense, base da candidatura de José Roberto.

Hoje o setor da proteção veicular no Estado possui mais de 110 associações organizadas e números de associados e colaboradores que impressionam: são mais de 700 mil usuários, 6mil pessoas empregadas diretamente, aproximadamente 500 lojas sediadas e milhares de prestadores de serviços, como oficinas, funilarias, autopeças, guincheiros, entre outros.

A deputada federal Geovania de Sá, ainda no PSDB, vai se filiar no Republicanos no inicio de 2026 para disputar nova reeleição.

Por Adelor Lessa 26/09/2025 - 16:12 Atualizado em 26/09/2025 - 17:05

Em decisão monocrática assinada agora à tarde, a desembargadora Cinthia Bittencourt Schaeffer determinou a soltura do ex-prefeito de Pscaria Brava, Deyvisonn da Silva de Souza (MDB), que estava preso desde julho de 2024 por integrar organização criminosa e desvios praticados durante os seus mandatos.

Na decisão, a desembargadora revoga a prisão prevetiva e determina várias cautelares conficionantes, como uso de tornozeleira, manutenção de domicilio e proibição de se ausentar da comarca.

A desembargadora considerou na sua decisão o fato de Dayvisonn não ser mais o prefeito. O seu mandato encerrou em dezembro de 2024. "De certa forma, relativiza eventual risco à reiteração delitiva", escreveu.

No despacho, a desembargadora ressalta que ele foi preso preventivamente em julho de 2024, e acrescenta:

"Referido interstício de mais de um ano de prisão preventiva acautelou suficientemente a ordem pública e já permite que o réu recorra ao processo em liberdade, notadamente pela atual fase processual, já em grau recursal, nos termos do artigo 316 do Código de Processo Penal, comparecimetno periodico na prefeitura".   

Era o prefeito que estava preso pela Operação Mensageiro. Quase duas dezenas foram presos.

Por Adelor Lessa 24/09/2025 - 21:36 Atualizado em 25/09/2025 - 06:32

Criciúma recebeu dois prêmios nacionais no evento Cidade CSC (Connected Smart Cities): Selo Prata em Ecossistemas de Inovação e o Selo Bronze em Cidades Inteligentes.

O prefeito Vaguinho Espíncola recebeu a premiação durante cerimônia realizada na noite desta quarta-feira, em São Paulo.

O prefeito disse que as conquistas refletem o avanço de Criciúma em diferentes áreas.

“Criciúma mostra que está preparada para o futuro, aliando tecnologia, inovação e qualidade de vida. Esses selos reconhecem o trabalho de todos que acreditam no desenvolvimento da cidade e reforçam que estamos no caminho certo”, destacou.

O Selo de Ecossistemas de Inovação avalia políticas e estratégias voltadas ao desenvolvimento inovador, a transparência e o acesso à informação, além da capacidade de transformar ideias em resultados concretos. Já o Selo de Cidades Inteligentes reconhece práticas em planejamento urbano, infraestrutura tecnológica, governança e maturidade para parcerias.

O evento Cidade CSC é o maior da América Latina voltado a cidades inteligentes, reunindo prefeitos de todo o país em São Paulo.

Por Adelor Lessa 22/09/2025 - 18:24 Atualizado em 23/09/2025 - 07:06

O prefeito de Laguna, Preto Cripa (PL), registrou BO (boletim de ocorrência), ontem, contra a deputada federal Julia Zanatta (PL), por temer pela sua segurança, da sua familia e da equipe de governo na prefeitura.

O prefeito informa que a deputada fez postagem na sua rede social de imagens suas vestido em fantasia tradicional de carnaval, com a frase: "esse moço vai se arrepender até o último fio de cabelo de ter tocado no meu nome".

Na seqüência, ele acrescenta:

"A publicação se soma ao histórico da parlamentar de expor armas de fogo em público e adotar posturas agressivas, o que gera fundado temor pela minha segurança, de minha familia e da equipe de governo, diante do atual cenário de violência política no país".

Po fim, o prefeito Preto requer o registro formal da ameaça explícita feita pela deputada Julia, com análise de risco e eventual solicitação de medidas protetivas, e o reconhecimento do caráter continuado e orquestrado da perseguição, que transcende divergência política.

O início

As diferenças entre a deputada e o prefeito vem da eleição municipal de 2024. O prefeito diz que ela não participou da sua campanha e fez movimentos em favor do candidato adversário.

Isso veio à tona durante um debate numa rádio de Laguna, onde o prefeito disse que não é do PL da deputada Julia e do deputado Zé Trovão, alegando que eles não estiveram com ele na eleição.

A deputada reagiu no fim de semana, com videos e lives, onde defende sua expulsão do partido e faz criticas duras.

Disse que o governo de Preto está cheio de comissionados ligados ao PT e ao PC do B. 

Os deputados Zé Trovão e Jessé Lopes, os dois do PL, também publicaram vídeos com criticas ao prefeito e defendendo seu desligamento do partido.

Procurada ontem à noite, a deputada estava embarcando para Brasília e disse que sua reação ao BO registrado era uma "risada".   

Ela disse ainda que vai pedir na direção nacional do PL e na direção estadual a expulsão do prefeito.

Preto Cripa conversou com o governador Jorginho Mello, presidente estadual do PL, relatando o ocorrido.

O governador teria dito que iria conversar com a deputada.  

Em Laguna, já circula nos bastidores que o prefeito pode sair do PL e voltar ao Republicanos, partido onde já esteve filiado.

 

 

Por Adelor Lessa 22/09/2025 - 16:01 Atualizado em 22/09/2025 - 17:52

A ACIC está trazendo a Criciúma o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), uma das opiniões mais respeitadas autoridades da direita brasileira.

Caiado virá no dia 6 de outubro para uma palestra no auditório da ACIC, com mediação do empresário Ricardo Faria.

O governador estará no estado no dia anterior, e o presidente Frank Hobbold aproveitou das suas relações para trazê-lo a Criciúma para um encontro com os empresários da região.

Em Criciúma, vai falar sobre "O Brasil na visão de suass lideranças públicas e empresariais"

A intenção do presidente Frank durante o mandato é trazer palestrantes que tragam informações, sugestões e respostas para o setor produtivo.

O primeiro foi Cleverson Siewert, secretário da fazenda do estado.

 

    

 

 

Por Adelor Lessa 20/09/2025 - 08:13 Atualizado em 20/09/2025 - 08:55

O deputado Luiz Fernando Vampiro revelou na rádio Som Maior que tem convite para se filiar no Partido Novo.

O convite foi feito pelo presidente nacional do partido, Eduardo Fernandes Ribeiro, com a garantia de espaço para disputar a eleição de 2026.

Em Brasiília, Vampiro tem votado e se posicionado com o Novo em praticamente todas as pautas.

Mas, o deputado garante que só vai decidir sobre novo partido no início de 2026.

O que é certo é que não ficará no MDB. Um dos motivos, é que o partido está alinhado ao Governo Lula.

Vampiro tem conversas mais adiantadas com o PSD, para onde deve migrar.

Ele admitiu que no PSD pode ser candidato a deputado estadual ou federal, ou até não disputar eleição, dependendo do projeto do partido e dos espaços disponíveis.

A sua ida para o PSD está sendo encaminhada pelo deputado Julio Garcia, presidente da Assembléia Legislativa.

Julio está "mapeado" como candidato a federal em 2026, mas na reunião do comando estadual do partido em Balneário Camboriú, semana passada, disse que pode abrir mão para Vampiro se o espaço para ele ser candidato a estadual.

     

Por Adelor Lessa 19/09/2025 - 17:59 Atualizado em 19/09/2025 - 18:59

A vice-prefeita de Joinville, jornalista Rejane Gambin (NOVO), foi palestrante em um evento realizado em Criciúma sobre o protagonismo feminino na política. A mulher do prefeito Vaguinho (PSD), Giseli Bolan, estava presente (na foto, as duas de branco, na frente).

O evento foi organizado pela representante do “Mulheres pelo Novo” de Criciúma, a advogada Michele Marques, e reumiu mais de 30 mulheres.

A presidente da Associação das Mulheres Políticas do Sul (AMPS), Sabrina Minatto, foi uma das painelistas.

A vice-prefeita de Joinville veio a Criciúma para participar do Congresso Catarinense de Cidades Digitais, onde falou de programas implantados na sua cidade, e aproveitou para participar do evento com as mulheres. 

A grande maioria das participantes do evento são filiadas ou simpatizantes do Partido Novo.

Mas, também teve mulheres ligadas a outros partidos, com as vereadoras Maria Luiza Darolt (PP), de Cocal do Sul, e Gláucia Cesa Perico (MDB), de Siderópolis.

Por Adelor Lessa 19/09/2025 - 05:25 Atualizado em 19/09/2025 - 06:56

O advogado da região sul, Maurí Nascimento, foi o mais votado na sabatina feita pela OAB de Santa Catarina, na sua sede, em Florianópolis, ontem, com os 12 candidatos à vaga de desembargador destinada aos advogados no Tribunal de Justiça.

Maurí teve 108 votos. Marcio Vicari, segundo colocado, teve 106, e Giane Bello, 105 votos.

A sabatina foi a primeira etapa no processo para definição do novo desembargador.

Se ontem tivesse mais que 12 inscritos, a sabatina excluiria os menos votados.

Como tinha só 12, todos estão "classificados" para próxima etapa.

No dia 6 de outubro vai acontecer a eleição direta, com participação de todos os advogados do estado, para eleição de seis entre 12 candidatos.

A lista será posteriormente levada ao Tribunal de Justiça, que elegerá três.

A lista triplice vai à mesa do Governador Jorginho Mello para nomeação de um deles como novo desembargador.

A previsão é que o processo seja concluído ainda neste ano.

Primeiro colocado na sabatina de ontem, o advogado Mauri Nascimento continua entre os mais cotados para a vaga.

 

 

 

 

 

Por Adelor Lessa 13/09/2025 - 19:43 Atualizado em 13/09/2025 - 20:14

A Unimed Criciúma inaugurou em Araranguá o seu terceiro hospital, HCon-Hospital Conventos, com a presença do governador Jorginho Mello e do prefeito Cesar Cesa.

O presidente da Unimed, Leandro Avany Nunes, disse que era um sonho dos médicos cooperados de Araranguá e da região da Amesc. Era um objetivo desde o início da sua gestão.

"O que tem de melhor, em equipamentos de cirurgia, de imagem e tecnologia, stá instalado e funcionando neste hospital. Hoje, fazer uma cirurgia aqui, ou no hospital da Unimed Criciúma, ou no Sirio Libanes ou no Albert Einstein, é a mesma qualidade", acrescentou.    

O hospital tem 5 mil metros quadrados, 30 leitos, três salas de cirurgia, investimento próximo de r$ 50 milhões.

Foi inaugurado nesta sexta-feira à noite, já com o setor de imagem aberto.

A Unimed tem na região da Amesc 11 mil clientes e a expectativa, de acordo com Leandro Nunes, é atrair mais pessoas para a saúde suplementar na região. A estimativa é chegar a 25 mil.

De outro lado, anunciou que a partir de agora a Unimed vai focar na ampliação do hospital São João e do Hospital Unimed, os dois em Criciúma.

No hospital Unimed será construido um novo prédio onde hoje tem o estacionamento, provavelmente em 2026. Os projetos ja estão prontos. Serão 7 andares, mais de 20 mil metros quadrados. Praticamente vai duplicar a area construída do hospital.

 

 

 

 

 

 

Por Adelor Lessa 13/09/2025 - 08:09 Atualizado em 13/09/2025 - 08:52

O governador Jorginho Mello (PL) repetiu ontem à noite que o seu candidato a Presidente é Jair Bolsonaro, e se ele não puder, será quem ele indicar. Mas, a partir de agora, depois da condenação do ex-Presidnete, ele entende que a direita precisa repensar, reavaliar, e que o governador Tarcisio de Freitas (Republicanos), com o apoio de Bolsonaro seria a melhor candidatura.

"Eu lamento a condenação do Bolsonaro, foi um absurdo, mas agora a direita tem que começar a repensar candidaturas, e ver a melhor alternativa. Eu acho que, com o apoio do Presidente Bolsonaro, mesmo preso, a melhor candidatura seria do Tarcisio", disse Jorginho.

O governador comentou ainda que Bolsonaro gosta de Tarcisio e que eles tem se reunido (comando nacional do PL e governadores de direita), e que Tarcisio já está numa condição especial por ser govenador de São Paulo.

Jorginho estava em Araranguá ontem à noite para participar da inauguração do hospital da Unimed, o HCon - Hospital Conventos, que é terceiro hospital da Unimed Criciúma, construido com recursos próprios, investimento de R$ 50 milhões..

Por Adelor Lessa 12/09/2025 - 05:48 Atualizado em 12/09/2025 - 09:21

Em encontro em BC, João recebe apoio de Kassab e critica condenação de Bolsonaro

O PSD fez um grande evento, ontem à noite, lotando o Expocentro de Balneário Camboriú, com para fomentar a candidatura do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, ao Governo do Estado.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, estava no evento, junto com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimental, e o o líder do PSD na Câmara Federal, Antônio Brito.

Do estado, estava o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Júlio Garcia (PSD), e destaque para os deputados de outros partidos - Nilson Berlanda e Carlos Humberto, do PL (partido do govenador Jorginho Mello), Vampiro (MDB) e Fabio Schiocheti (União Brasil).

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), foi anfitriã do encontro.

 Os discursos foram marcados por críticas à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O presidente do PSD em Santa Catarina, Eron Giordani, afirmou: “Precisamos parar de atacar pessoas e começar a discutir o que realmente importa. Por causa dessa polarização, Bolsonaro foi condenado injustamente hoje. Esse não é o projeto de uma pessoa, é o projeto de um partido pelo bem do Estado.”

João Rodrigues lamentou a condenação de Bolsonaro, apontando os efeitos do extremismo no país: “Culpa do extremismo que tomou conta do Brasil. Ninguém aguenta mais isso. Ninguém discute o que realmente importa para o Brasil.” Ele reforçou seu compromisso com a pré-candidatura ao governo de Santa Catarina em 2026: “Eu disputei 10 eleições e ganhei as 10. Nossa aliança é com o povo, e vamos vencer. O Estado precisa ser governado por quatro anos, e não apenas em época de eleição. Santa Catarina não pode ser apenas uma propaganda bonita. Precisamos de um projeto sério.”

Por Adelor Lessa 10/09/2025 - 11:02 Atualizado em 10/09/2025 - 19:58

Uma casa antiga, vai ficando velha se não for preservada, revitalizada, reformada de vez em quando, modernizada sempre que possível. 

E uma casa velha quando não tem atenção, quase abandonada, vai ficar mais difícil de recuperar.

É mais ou menos assim com o centro tradicional de Criciuma.

Ele é antigo, mas não precisa ficar velho.

Se for preservado, reformado, revitalizado, modernizado, não vai ficar velho. 

Mas, hoje ele está envelhecido e envelhecendo!

E se continuar assim, vai deixando de ficar atraente, deixa de ser ponto de referência e convergência, e caminhará para o abandono. 
E ai, perderá valor, deixará de ser seguro, perderá fluxo, terá mudança dos seus frequentadores, e aos poucos será mal ocupado. 

Isso acontece em muitas cidades. Mas, não em todas. 

Acontece quando novos núcleos vão surgindo e as cidades mudam seus olhares e atenções, o comércio se muda, o centro tradicional deixa de ser referencia, e fica esquecido.

Mas não acontece em cidades que respeitam e preservam a sua historia, e o centro é tradicional modernizado, revitalizado, tem projetos para novas utilidades, e novas funções.

E assim, o centro tradicional vira o jogo, ganha valor, e volta a cumprir o papel de ponto de convergência, de atração, e de referência.

A mostrar que é possível.
Basta querer, pensar, pensar novo, ir fora da caixa, e olhar pelo mundo os bons exemplos.

 

Por Adelor Lessa 10/09/2025 - 10:17 Atualizado em 10/09/2025 - 13:36

Em 48h, dois deputados do PL de Criciúma atacaram a especulada candidatura do delegado Ulisses Gabriel, chefe da policia civil de Santa Catarina, a deputado estadual.

Hoje, foi o deputado estadual Jessé Lopes (PL).

Na segunda-feira, foi a deputada federal Julia Zanatta (PL).

Jessé é candidato à reeleição, e o marido de Julia Zanatta, Guilherme Colombo, será candidato a deputado estadual pela primeira vez.

Na rádio Som Maior, hoje, o deputado Jessé disse que Ulisses está fazendo um excelente trabalho como delegado geral, mas acrescentou:

"Uma vez que ele se coloca com disposição de uma pré-candidatura a deputado pelo meu partido aqui na nossa região, ele se torna um adversário eleitoral meu diretamente, e ele tem visitado nossas lideranças pedindo apoio e eu já levei minha reclamação para o Governador".

Mais adiante, afirmou que assumiu compromisso de não ser candidato quando procurou apoio de politicos para ser nomeado delegado geral, que está usando o cargo para fazer campanha, e arrematou:

"Eu estou me sentindo desrespeitado, desprestigiado, e que mais me chateia é como é que o PL, partido que eu defendo, e o Governador que eu defendo, permitem que um cara que é delegado geral, está usando a maquina do governo para fazer campanha nas minhas costas, e que é forasteiro do partido, porque era PSD, e não apoiou Jorginho na campanha".

Abaixo, a entrevisa do deputado Jessé Lopes hoje cedo para a rádio Som Maior:

 

Por Adelor Lessa 08/09/2025 - 15:36 Atualizado em 09/09/2025 - 09:15

O que estava restrito aos bastidores, veio a público hoje. A reação da deputada federal Julia Zanatta (PL) à anunciada candidatura do delegado Ulisses Gabriel (PL) a deputado estadual. "No PL não tem espaço", assegurou.

Durante entrevista para o jornalista Saulo Machado, na rádio Araranguá, hoje pela manhã, a deputada disse que no PL os espaços já estão ocupados, citando a candidatura a reeleição do deputado estadual Jessé Lopes e do seu marido (Guilherme Colombo), que será candidato a estadual.

Na sequência, acrescentou:

"Quando ele me pediu apoio para ser nomeado delegado-geral da Polícia, ele fez um compromisso de que não tinha mais intenção política. Ele deu essa palavra para mim e acredito que é homem suficiente para cumpri-la, apesar de estar fazendo alguns movimentos paralelos com o deputado Ricardo Guidi”.

Por fim, ainda sobre o assunto, a deputada arrematou: 

 "Estou no PL desde 2020. Como candidata, fui a mais votada e ajudei muitas eleições. Precisamos ser respeitados. Hoje somos uma referência nacional”.

Procurado, o delegado Ulisses disse que não vai se manifestar a respeito e que está focado no seu trabalho.

Mas, ele está na lista de candidatos a deputado estadual pela região, com grupos de apoio já consolidados na Amrec e Amesc. 

Abaixo, dois trechos da entrevista da deputada federal Julia Zanatta sobre a anunciada candidatura do delegado Ulisses, e a declaração do delegado Ulisses Gabriel a respeito:

 

 

Por Adelor Lessa 07/09/2025 - 09:39 Atualizado em 07/09/2025 - 11:09

O curso de engenharia de agrimensura, que foi o "laboratório" dos movimentos que levaram à autonomia da Fucri e criação da Unesc, comemorou 50 anos.

Evento comemorativo foi realizado na sexta-feira à noite, com homenagens.

Entre os homenageados, os ex-diretores José Marcondes Osório e Edson Luiz da Silva (foto).

Marcondes (o "Barbudinho", como era chamado por algumas autoridades) foi "protagonista" do processo de mudança.

O curso de engenharia de agrimensura teve as aulas iniciais em 11 de agosto de 1975.

No final da década de 70, o movimento estudantil na Fucri era intenso, a ponto de conseguir eleger o vice-presidente e o tesoureiro da União Catarinense de Estudantes, em mandatos distintos.

O movimento estudantil da Agrimensura começou tratando de pautas especificas do curso, e depois, pela capacidade de mobilização, passou a se envolver com questões estruturais.

O primeiro fato marcante, que virou um divisor de águas, foi quando foi nomeado um diretor do curso, que os alunos não concordaram, porque queriam Marcondes, e iniciaram uma greve, a primeira da Fucri.

O diretor acabou renunciando 10 dias depois de empossado, e Marcondes acabou nomeado.

Na prática, foi o primeiro diretor da agrimensura "definido" pelo alunos. Na seqüência, os alunos dos outros cursos passaram a exigir participação na definição do diretror.   

Na época, o diretor geral da Fucri anda era nomeado pelo prefeito.

Por muitos anos, o diretor foi o chefe de gabinete do prefeito.

Os estudantes concluiram que a dependência política atrasava processos e freava o desenvolvimento.

Por isso, passaram a lutar pela autonomia da Fucri, com sua desvinculação orgânica, administrativa e política da prefeitura, e eleição direta do diretor geral pelos alunos, professores e funcionários.

Um grupo de professores se juntou aos estudantes e "capítulos" importantes foram escritos.

Em um deles, um ex-prefeito que havia se nomeado diretor da Fucri dias antes de encerrar o mandato, foi retirado da sala da direção, com os alunos levantando e levando a cadeira no ar, com ele sentado.

Logo depois, um diretor foi eleito pela primeira vez pelo voto direto.

José Marcondes Osorio foi o primeiro diretor geral da Fucri eleito pelo voto direto. Fez 4.800 votos contra 150 da outra chapa.

Alí começou a se consolidar a autonomia da Fucri, e foi aberto o caminho para transformação em universidade, nascendo a Unesc.

Não fosse isso, talvez a Fucri tivesse o mesmo destino que a Unisul, que manteve a viculação direta e dependência do poder público e dos políticos, e teve que ser vendida para uma empresa privada para não quebrar.

E isso ninguém me contou. Eu fui testemunha.

Por Adelor Lessa 03/09/2025 - 14:57 Atualizado em 03/09/2025 - 23:35

O governador Jorginho Mello (PL) entregou agora à tarde, em Brasília, aos deputados federais e senadores de Santa Catarina, o estudo de concepção para o contorno ao Morro dos Cavalos.

A entrega seria feita diretamente ao ministro Renan Filho (MDB), dos Transportes, em audiência com o Fórum Parlamentar, mas a audiência não foi confirmada, e o Ministro não está em Brasília. Cumpre agenda no Paraná.

O Governador apresentou o estudo, que foi detalhado pelo secrtetário adjunto de infraestrutura, Ricardo Grando, e o coordenador do Forum Parlamentar, deputado Pedro Uczai (PT), ficou incumbido de entregar ao Ministro, em data a ser marcada.

O encontro do Governador Jorginho com os deputados federais e senadores do estado foi na Secretaria Executiva de Articulação Nacional do Governo catarinense em Brasília.

O estudo, elaborado pela equipe tecnica do Governo catarinense, projeta tempo de obra em 24 meses e custo de r$ 291 milhões.

O Governador enfatizou que não se deve considerar túnel ou contorno, mas sim a possibilidade de ter os dois.

"O esforço executado até o momento é o limite do que pode ser executado pelo Governo de Santa Catarina em um trecho de rodovia federal e sob concessão para uma empresa privada. Para os próximos passos, o Estado precisaria que o Governo federal se junte à elaboração do projeto executivo, em especial pela reserva indigena no local", acrescentou.

Os técnicos do Governo catarinense não conseguiram acessar ao local onde será construido o contorno para realização do estudo, porque não tiveram autorização da comunidade indigena. 

Participaram da reunião com o Governador o senador Jorge Seif (PL) e os deputados federais Pedro Uczai (PT), coordenador do Forum, Vampiro (MDB), Geovania de Sá (PSDB), Caroline de Toni (PL), Zé Trovão (PL), Ricardo Guidi (PL), Daniela Reinert (PL), Valdir Cobalchini (MDB) e Ismael dos Santos (PSD).

 

   

Por Adelor Lessa 03/09/2025 - 06:33 Atualizado em 03/09/2025 - 07:00

O estudo de concepção para o contorno ao Morro dos Cavalos tem quase 100 páginas.

Para ser preciso, são 98 páginas.

Material robusto, detalhado.

Estudo seria entregue hoje pelo Governador Jorginho ao Ministro Renan Filho, dos Transportes, em reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense. Mas, a reunião não foi confirmada e o Governador vai protocolar o documento no Ministério. 

É uma proposta completa para concepção do contorno ao Morro dos Cavalos via br 101

O Governo do Estado foi até onde era possível com o estudo.
Porque Ir adiante, só pelo pelo Ibama, Dnit, Funai, e outros órgãos ligados ao Governo Federal, que tem acesso à reserva indígena do local. Os tecnicos do estado não conseguiram porque não tiveram autorização de acesso à area pelos índios.  

Mas, está ai o estudo. É uma alternativa a ser avaliada.

Fundamental a registrar é que não estamos diante de uma escolha - este ou aquele projeto.

A discussão não é tunel ou contorno. 
Pode ser os dois. 

Pode fazer um tunel e o contorno.
Dois caminhos, duas possibilidades.
Depois de prontos, se der problema em um, tem o outro. 

Na normalidade, a obra do túnel vai demorar mais, o contorno ficaria pronto antes, e seria primeira solução.

Também pode ser dois túneis e o contorno. 
Seria resolver por muitas décadas.

Pelo orçamento feito pelos técnicos do estado, o contorno está avaliado em menos de r$ 300 milhões.
Em principio, menos de 1/3 de um túnel.

E, pela proposta do Governador, a obra seria feita com créditos que o Governo de Santa Catarina tem com o Governo Federal pelos recursos que repassou para tocar obras federais, que estavam paradas no mandato passado no estado. 

A decisão é de Brasilia.
Para o sul catarinense, e para Santa Catarina, o que interessa e ter solução no Morro dos Cavalos.
Tem que resolver!
Tem que ter decisão já, não dá mais para esperar!

E o importante é que tem possibilidades.
Tem alternativas.
Com recurso público, sem recurso publico, com investimento da concessionaria.
Com envolvimento do estado, ou sem envolvimento do estado.

É preciso sentar para conversar, estudar, avaliar, e decidir, bater martelo.

 

Por Adelor Lessa 28/08/2025 - 19:32 Atualizado em 28/08/2025 - 21:39

Os candidatos ao senado na chapa do governador Jorginho Mello (PL) em 2026 serão Esperidião Amin (PP) e Carlos Bolsonaro (PL).

A composição teria sido definida em um acordo firmado entre o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, governador Jorginho Mello e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A revelação foi feita hoje pelo site Metrópoles, destacando que a ex-primera dama Michele Bolsonaro teria sido contrariada, porque defende a deputada Caroline de Toni (PL) como candidata ao senado.

De acordo com o site, o acordo foi revelado pelo próprio Valdemar. "O Amin nós queremos: eu, o Bolsonaro e governador Jorginho", disse ele.

O reporter perguntou - "e como fica a De Toni?".

Valdemar respondeu: "A Carol é muito querida. Ela volta para deputada federal".

Hoje, na região, pelo menos um parlamentar do sul do estado disse ter ouvido em Brasília a mesma informação do comando nacional do PL.

Carlos Bolsonaro é filho do ex-presidente Bolsonaro e vereador no Rio de Janeiro, mas já está procurando imóvel para fixar residência em São José, na Grande Florianópolis.

A sua candidatura ao senado por Santa Catarina é "da cota" do ex-presidente (e pai).

 


 

 

Por Adelor Lessa 26/08/2025 - 07:05 Atualizado em 26/08/2025 - 17:49

Equipe da secretaria de infraestrutura do Governo do Estado concluiu o projeto do contorno da BR-101 pelo Morro dos Cavalos.

Orçamento ficou em R$ 291 milhões, que é menos de 1/3 do custo projetado para implantação de um túnel.

O governador Jorginho Mello (PL) pediu ao coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Pedro Uczai (PT), que marque audiência com o Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), para entregar o projeto.

De acordo com o Governador, se o Governo Federal devolver os recursos aportados pelo estado em obras em rodovias federais no mandato passado, o Governo do Estado faz a obra.

Com o projeto do contorno, o Governo Federal passará a ter mais uma alternativa para resolver a passagem da BR-101 pelo Morro dos Cavalos. As outras são dois tuneis ou um tunel.

A previsão é que até o final da semana o Governo Federal decida o que será feito.

Se não aceitar a proprosta do Governador Jorginho, o Governo Federal vai negociar com uma das concessionárias da BR-101 para fazer a obra, com ampliação do contrato e garantia de retorno do investimento pelo ajuste nas tarifas de pedágio.

Há negociações em curso com a concessionária do trecho norte, a Arteris, e também com a concessionária do trecho sul, a CCR.

Mas, para a CCR assumir a obra, é preciso aprovar a passagem do Morro dos Cavalos para o trecho sul da BR-101.   

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito