Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 11/09/2017 - 15:02 Atualizado em 11/09/2017 - 15:22

Incêndio pode acontecer em qualquer edificio.

Mas, o que aconteceu no centro cultural Jorge Zanatta foi muito mais que um incêndio.

Foi mais um fato, inserido num processo de longo abandono e desleixo em relação a um prédio historico.

Tratando por aí, o abandono é muito mais grave do que o incêndio.

Por sinal, Inexplicável o abandono!

Iara Gaidzinski foi a ultima autoridade pública a tentar recuperar o prédio.

Ela se empenhou para isso. Mas, foi tragada pela burocracia e a falta de vontade de quem tinha poder de decisão na gestão pública.

Henrique Packter, primeiro presidente da Fundação Cutural de Criciúma, que transformou o prédio em Centro Cultural, estaria esperando sentado até agora se dependesse de "ordem oficial" para fazer o que pretendia.

A quem perguntar, ele vai dizer que primeiro "invadiu" o prédio, passando a ocupar o seu lado "direito". Só depois foi a Brasíia e, aproveitando das suas relações pessoais, conseguiu liberar o prédio para uso do municipio.

Os gestores que comandaram Criciúma nos útlimos anos não tiveram interesse em recuperar, restaurar e  usar aquele prédio com o centro de cultura da cidade.

Não deram ao assunto a importância que ele merece.

E nem se preocuparam quando o prédio começou a cair aos pedaços. Nem quando começou a ser "hostel" de drogados e moradores de rua.

O incêndio foi apenas conseqüência de tudo isso!!  

 

Por Adelor Lessa 27/08/2017 - 11:46 Atualizado em 27/08/2017 - 12:07

Parece que foi ontem quando Altanir Gava e seus irmãos apresentaram o projeto de uma vinicola em Nova Veneza, a Vinicola Savóia.

Era um alto execuivo da Coca Cola, que aposentou, e resolveu voltar às raizes, terra onde nasceu, para realizar o projeto dos sonhos.

Muitas entrevistas, conversas e degustações orientadas foram feitas com ele.

Ele morava em Niterói, tinha casa em Petrópolis, mas depois que aposentou passava parte do ano em Nova Veneza. 

Em junho, na festa de Nova Veneza, fiz o programa ao vivo da praça da cidade, 7h, e ele estava lá. Empolgado pelo evento da noite anterior com a cantora de jazz e amiga de infância Semiramis Gorini. Comemorava aniversario de casamento.

Neste fim de semana, a trágica noticia. Altanir morreu, aos 76 anos, no estado do Rio de Janeiro , em decorrência de um acidente automobilistico. Amigos contam que ele ainda saiu do carro caminhando, mas teve uma convulsão, parada cardíaca, foi hospitalizado, mas não resisitu.  

Foi sepultado no sábado em Petropolis.

Uma perda para a cultura de Nova Veneza e região. 

 

 

Por Adelor Lessa 25/08/2017 - 16:43 Atualizado em 25/08/2017 - 16:43

O deputado João Paulo Kleinubing (PSD), coordenador do Forum Parlamentar Catarinense, anunciou agora a pouco, durante visita a radio Som Maior FM e portal 4oito (foto), que a bancada federal catarinense pediu hoje audiência com o ministro da agricultura, Blairo Maggi, e direção do BNDES, para tratar do fechamento da unidade da JBS em Morro Grande, no sul catarinense.

A expectativa é que as audiências sejam na proxima semana.

Kleinubing diz que há duas preocupações com o assunto.

A primeira é com a situação de Morro Grande, que vive em torno da unidade da JBS. A idéia é tentar que o governo federal atue para que outra empresa passe a operar na "planta" da JBS em Morro Grande.

A segunda preocupação é pelo fato de a JBS ter no total 8 unidades de frango no estado. Se fechou uma, não vai fechar outra ou outras?

Todos os deputados federais e senadores deverão participar das audiências. Os prefeitos da região também serão chamados. 

(foto: Gabriel Bosa / A Tribuna)
Por Adelor Lessa 23/08/2017 - 16:24 Atualizado em 23/08/2017 - 16:29

Segue amanhã a série de entrevistas exclusivas com presidenciáveis no Programa Adelor Lessa, da rádio Som Maior.

A entrevista já foi gravada e vai ao ar, na íntegra, às 7h30.

Eu anuncio o (a) quinto(a) entrevistado(a) hoje, no Ponto Final, às 18h.

 

Por Adelor Lessa 26/10/2025 - 12:17 Atualizado em 26/10/2025 - 12:59

O MDB catarinense mostrou força, ontem, ao reunir mais de 5 mil pessoas em um encontro estadual, em Balneário Camboriú.

A direção do partido diz que foram 6 mil pessoas.

O governador Jorginho Mello (PL) participou do evento e disse que o partido “deverá estar na majoritária”. O que é diferente do que ele disse em Tubarão, na semana pasada.

Estar na majoritaria pode ser com candidato a vice, como admitiu em Tubarão, mas também pode ser com candidato a senador ou suplente. 

Mas, o governador fez questão de deixar registrado que "o MDB é um partido importante para estar comigo na eleição do ano que vem".

Disse também que tem “muito prazer em ter o MDB no governo”.

Duas ausências foram anotadas.

A secretária de educação, professora Luciane Ceretta, reitora licenciada da Unesc, e o ex-presidente Michel Temer.

Temer está sendo "assediado" pelo PSDB para se filiar e disputar a eleição em 2026, como "terceira via" na disputa presidencial.

Ceretta foi convidada para filiar no MDB e ser candidata a deputada federal, mas garante que não tem projeto eleitoral.

O presidente nacional do partido, deputado paulista Baleia Rossi, participou do encontro, e disse que o MDB catarinense é do mais fortes do país.

O presidente estadual do MDB, deputado Carlos Chiodini, secretário de estado da agricultura, saiu fortalecido do evento. Hoje, seria o nome natural do partido para compor na chapa majoritária.

 

   

Por Adelor Lessa 25/10/2025 - 06:38 Atualizado em 25/10/2025 - 08:16

O prefeito de Laguna, Preto Cripa, oficializou ontem à noite a mudança do PL para o Republicanos, com aval do govenador Jorginho Mello (PL).

A filiação do prefeito ao Republicanos foi feita durante encontro estadual do partido, em Florianópolis, com a presença do presidente nacional do partido, deputado federal Marcos Pereira, do governador Jorginho Mello e do presidente estadual do partido, deputado federal Jorge Ghoeten.

A troca de partido do prefeito foi motivada principalmente por um desentendimento grave com a deputada federal Julia Zanatta (PL).

O prefeito diz que a deputada não participou da sua campanha, chegando a praticar gestos ao candidato adversário, e a deputada reagiu com veemência, acusando-o de ter politicos de esquerda no seu governo, e passando a fazer ataques pesados ao prefeito nas redes sociais.

O próprio Governador aconselhou o prefeito a seguir para o Republicanos, partido que ele operou para reestruturar e encorpar no estado.

com a sua participação direta.

Governador e prefeito tem relação muito próxima.

No ato de ontem à noite, o Republicanos fez várias filiações, incluindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e ex-prefeitos do estado, boa parte por influência do Governador. Destaque para o prefeito de Biguaçú, Salmir da Silva, e a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar.

A prefeita Carmen Zanotto, de Lages, também faria filiação, mas ela não foi ao encontro por causa da morte de um dos seus secretários na prefeitura. 

O prefeito de Laguna foi a única filiação do sul do estado.

A deputada federal Geovania de Sá participou do encontro, já integrada ao Republicanos, mas não assinou filiação porque precisa esperar a abertura da "janela de transferência", que a lei prevê para deputados, que será em março. 

O encontro estadual do partido foi realizado na Assembléia Legislativa, auditorio Antonieta de Barros.

O governador Jorginho Mello destacou a importância da união política pelo desenvolvimento de Santa Catarina e parabenizou o Republicanos pelo crescimento e pela coerência.

O presidente estadual do Republicanos, Jorge Goetten, disse que o encontro representou um marco no projeto de expansão do partido.
O presidente nacional, Marcos Pereira, encerrou o evento destacando a consolidação do Republicanos como uma das maiores forças políticas do país, com governadores, senadores e deputados.

O governador Tarcisio de Freitas, de São Paulo, é filiado ao Republicanos, e poderá ser o principal adversário de Lula na eleição de 2026.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

  

Por Adelor Lessa 24/10/2025 - 05:41 Atualizado em 24/10/2025 - 16:33

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) bagunçou a composição que o governador Jorginho Mello (PL), seu aliado de primeira hora, havia montado para eleição de 2026.

Primeiro, Bolsonaro colocou o filho, Carlos Bolsonaro, vereador no Rio de Janeiro, como candidato ao senado por Santa Catarina, numa das vagas na chapa de Jorginho.

Depois, disse que vai apoiar a deputada Caroline de Toni (PL) na segunda vaga ao senado. Teria dito para a própria Carol e para o Governador.

Ou seja, se colocou no direito de definir os dois candidatos ao senado na chapa.

Acontece que Jorginho estava operando para fazer uma ampla aliança, com vários partidos. Pelos seus movimentos, só deixaria de fora PT e aliados.

Para isso, havia encaminhado uma das vagas ao senado para Esperidião Amin (PP), candidato a reeleição.

A outra, seria para Carol de Toni.

Aí, veio Carlos Bolsonaro, que agora está alugando apartamento em São José, para começar a viver no estado e se preparar para a eleição. Deve renunciar o mandato de vereador no Rio no início de novembro.

Na seqüência, Carlos Bolsonaro fez reunião com De Toni no oeste e disse que ela tem que ser candidata ao senado com ele.

Ontem, Carol "chutou o balde", estimulada pelo apoio dos Bolsonaro. Disse que nao é "palhaça", e bateu o pé. Será candidata ao senado, nem que tenha que trocar de partido.

O deputado Fabio Schiocheti (União Brasil) reagiu em nome na União Progressista, federação que une PP e União Brasil:

"se tiver candidatura avulsa do PL ou da direita ao senado, nós vamos sair fora da articulação do Governador Jorginho e vamos com o João Rodrigues, que já nos garantiu espaço para o Esperidião como candidato ao senado".

A candidatura de João Rodrigues (PSD) ao governo perdeu força nos últimos meses, a ponto de o seu partido estar em conversas avançadas para compor com Jorginho. Mas, pode ressurgir, sendo encorpada por ação direta de Bolsonaro. 

Resumo da ópera: Bolsonaro bagunçou a chapa de Jorginho e está colocando em risco o seu projeto para 2026.

Isso que Jorginho é aliado de primeira hora!

 

 

Por Adelor Lessa 22/10/2025 - 18:00 Atualizado em 22/10/2025 - 18:07

A audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasilia, sobre a passagem da Br 101 pelo Morro dos Cavalos teve uma parte boa, e outra muito ruim. 

O Ibama disse que a licença ambiental não é problema, a CCR garantiu que está a disposição para negociar a execução da obra, e o Tribunal de Contas deixou claro que está inclinado a dar o "de acordo" para agilizar o processo. Foi a parte boa.

Mas, quando a representante do Ministério dos Transportes, Viviane Esse, se manifestou, foi uma ducha de água gelada.

"Não sei, não tem, pode ser, tem que esperar", foi mais ou menos o que ela disse, todo o tempo. 

Viviane Esse, que é secretária nacional de transporte rodoviário do Ministério, deu a entender que está tudo como estava no início do ano. Nada andou, nada mudou. Pelo menos no Ministério.

Foi solicitado levantamento de custos, e mais estudos, avaliações, mas sem prazo para entrega, e sem previsão.

Depois de muita pressão, Viviane Esse prometeu um cronograma em até sete dias.

Tudo bem diferente do que disse o ministro Renan Filho, quando esteve em Santa Catarina, logo depois da tragédia do dia 6 de anril deste ano, no Morro dos Cavalos, quando três carretas e 21 carros de passeio foram queimados.

O ministro prometeu "prioridade"para resolver a passagem pelo Morro dos Cavalos.

Faltava definir o que fazer, e quem fazer.

E hoje, seis meses depois, falta o mesmo - o que fazer (túneis, tunel ou contorno) e quem vai fazer (qual concessionária, ou se o próprio Governo Federal).

Neste tempo, fizeram briga politica em torno do assunto, tiroteio pelas redes sociais (entre Ministro e Governador), e uma infinidade de reuniões.

O ministro Renan criou expectativas, mas saiu do assunto. Não participou das últimas reuniões.

Pelo que se viu, e ouviu, na audiência pública, só tem uma saída - ir direto no Presidente da República.

Se ele não for convencido da importância do assunto, que Morro dos Cavalos é prioridade para toda Santa Catarina, e colocar a mão, não vai sair.

O "andar de baixo" está sentado em cima do assunto!

O sentimento no final da audiência pública era de indignação.

Falei sobre isso no comentário abaixo, feito na rádio Som Maior, programa Ponto Final

 

 

 

 

Por Adelor Lessa 18/10/2025 - 06:42 Atualizado em 18/10/2025 - 10:11

O governador Jorginho Mello (PL) fez dois anúncios importantes ontem à noite, em Tubarão, sobre a composição da sua chapa para eleição de 2026.

Primeira: Carlos Bolsonaro será candidato a senador, é fato consumado.

Segunda: vice será do MDB.

Textualmente, o que disse o Governador (ver vídeo abaixo):

Sobre Bolsonaro:  

"Carlos Bolsonaro é candidato a pedido do presidente Bolsonaro e será candidato a Senador por Santa Catarina. Todas as pesqusias que eu faço ele ponteia todas elas". 

Sobre a vaga de vice na sua chapa, ela foi perguntado sobre a deputada Caroline de Toni, que ele teria convidado para ser vice e afirmou:

"Nunca falei pra ela (De Toni) ser vice, isso é uma bobagem. Ela (De Toni) é uma querida amiga, uma mulher preparada, que tem condiçoes de ser o que ela quiser, mas nunca falei pra ninguém pra ela ser vice. A vice será do MDB, está tudo encaminhado".

Como adicional, a alimentar especulações, tem o detalhe que o Governador falou que "a vice" será do MDB.

Pode ser entendido que "a vaga de vice será do MDB", mas deixa espaço para considerar que será uma mulher de vice. 

Sendo assim, vem à tona o nome de Luciane Ceretta, de Criciuma, secretária de estado da educação e reitora licenciada da Unesc. Ela foi convidada no dia anterior pelo MDB para se filiar no partido.

Voltando ao Senado, as declarações do Governador Jorginho representam que a candidatura de Carlos Bolsonaro não tem volta, é fato consumado, martelo batido.

Assim, resta uma vaga de candidatura ao senado na sua chapa.

Dois nomes estão no páreo: deputada Carol de Toni (PL) e senador Esperidião Amin (PP), candidato a reeleição.

Em principio, está encaminhado para Amin.

Carol pode disputar mais uma reeleição a federal ou mudar de partido para disputar o Senado.

Mas, o Governador também confirmou na entrevista que está conversando com o PSD para entrar na sua aliança. Só que aí, faltou lugar na chapa.

E mais difícil do que convencer Caroline de Toni a desistir do Senado, será atrair o PSD sem oferecer uma vaga na chapa majoritária.       

O governador Jorginho Mello foi a Tubarão ontem para receber a Comenda Willy Zumblick.

Também recebeu a Comenda o deputado Julio Garcia (PSD), presidente da Assembléia.

Os dois, Jorginho e Julio, residiram em Tubarão quando trabalharam no Besc (antigo banco do estado).

O terceiro homenageado com a Comenda foi o empresário Dionísio Bressan Lemos. 


Veja o que disse o Governador de SC, Jorginho Mello, no vídeo abaixo:

 

 

Por Adelor Lessa 17/10/2025 - 17:23 Atualizado em 17/10/2025 - 17:57

Protegido por um guarda chuva, por causa do mau tempo, o secretário de infraestrutura do estado, deputado Jerry Comper (MDB), visitou hoje à tarde o canteiro de obras da ponte de Ilhas em Araranguá.

Estava acompanhado do prefeito Cesar Cesa (MDB) e do deputado estadual Thiago Zilli (MDB).

O Secretário disse que a retomada da obra da ponte sobre o rio Araranguá, em Ilhas, distrito de Hercilio Luz, depende apenas do cumprimento de questões burocráticas, que estão sendo tratadas por técnicos da Secretaria e da Prefeitura.

A sua previsão é que até o final de outubro o processo avance, com assinatura do convênio e lançamento do edital de licitação.

A obra será executada pela prefeitura com recursos do Estado.

Ontem, o prefeito Cesa teve reunião sobre o assunto com técnicos da Secretaria, em Florianópolis.

O secretário, o prefeito e o deputado também visitaram o trecho em obras no acesso sul de Araranguá, onde Zilli anunciou liberação de emenda de r$ 700 mil para completar o que falta de pavimentação.

 

NOVA VENEZA

O secretário Jerry Comper também esteve em Nova Veneza, onde foi recebido pela prefeita Ângela Ghislandi (PP).

Trataram de obras e melhorias nas rodovias SC 446, bairro Mae Luzia, que vão iniciar no inicio de 2026, e SC 443, distrito de São Bento Baixo, algumas já em andamento e outras que começam na proxima semana.

Comper também anunciou liberação de recursos para pavimentação de uma estrada em Rio Cedro Médio.

 

 

 

Por Adelor Lessa 17/10/2025 - 11:42 Atualizado em 17/10/2025 - 13:14

O governador Jorginho Mello (PL) garantiu agora pela manhã ao Blog que não está tratando de acordo político para entrada do PL no governo do prefeito Vaguinho (PSD), de Criciúma, nem a direção estadual do PL.

Disse que nunca falou a respeito com o prefeito Vaguinho, nem com o deputado Julio Garcia (PSD), com quem trata de assuntos de Criciúma, e acrescentou: "não falei, e não autorizei ninguém a falar".

O governador fez questão de registrar que mantêm ótima relação com o prefeito e confirmou que estará na cidade no dia 4 de novembro, nos atos pelo aniversario do municipio.

"O apoio dos vereadores do governo do Vaguinho é com os vereadores, eles podem fazer, mas isso não nada a ver com acordo para entrar no governo", acrescentou.

A informação de acordo circula nos bastidores com maior intensidade desde a semana passada, quando foi fechado acodo semelhante em São José. O PL foi adversário do PSD na eleição municipal de 2024, o PSD venceu a eleição e agora o PL passou a apoiar o prefeito Orvino na Câmara e assumiu uma secretaria.

O acordo representaria também, além do efeito local, mais um passo na aproximação do PSD com o Governador Jorginho, visando eleição de 2026. 

 

 

  

 

 

Por Adelor Lessa 17/10/2025 - 11:58 Atualizado em 17/10/2025 - 12:18

Depois de 43 anos no PP, o vice-prefeito de Nova Veneza, Edezio Spillere, migrou para o PSD.

O ato de filiação aconteceu hoje pela manhã, em ato com a participação do deputado Julio Garcia (PSD), presidente da  Assembléia Legislativa.

Edezio disse que tomou a decisão de migrar para o PSD porque é amigo do deputado Julio faz muitos anos e pelas circunstâncias politicas do município.

"Eu estou pensando no município. Foi uma decisão pragmática. Vamos ter mais facilidade na captação de recursos, eadministrar a prefeitura com dois partidos vai ser melhor para a cidade", acrescentou.

Edezio é irmão do ex-prefeito Genesio Spillere, liderança tradicional do PP na região.

  

 

 

 

 

 

Por Adelor Lessa 16/10/2025 - 14:41 Atualizado em 16/10/2025 - 18:22

O MDB do sul do estado convidou a secretária de educação do estado e reitora licenciada da Unesc, Luciane Ceretta, para almoçar, hoje, em Florianópolis, e formalizou convite para que ela seja candidata a deputada federal pelo partido.

Ela respondeu que neste momento tem compromisso com a educação pública de Santa Catarina e com o projeto de reeleição do governador Jorginho Mello.

Sobre o convite, disse que vai avaliar e decidir a respeito no momento adequado, em conjunto com o Governador.

Enfim, não disse não, nem sim.

A mostrar que é uma possibilidade.

Desde o ano passado, Ceretta vem sendo citada como candidata a federal na eleição de 2026. Mas, ela não está filiada em nenhum partido e nunca confirmou a intenção.

No passado, ela teve relações com o MDB.

Participou do almoço de hoje o presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini.

Além dele, os deputados estaduais Volnei Weber e Tiago Zilli, o ex-prefeito e candidato a deputado estadual Jorge Koch, o coordenador regional do partido, Gentil da Luz, o vereador Marcos Machado, de Criciúma, e dirigentes do partido na região.
O MDB está decidido a ter candidato a federal na região. Luciane Ceretta é "alternativa número um". Mas, se ela não aceitar, já foi feito convite a pelo menos a um outro possivel candifdato.

Se Ceretta confirmar candidatura, pode embaralhar o quadro em Criciúma e região, que já tem como deputados federais e candidatos a reeleição, Julia Zanatta (PL), Daniel Freitas (PL), Ricardo Guidi (PL) e Geovania de Sá (PSDB).

O deputado estadual Julio Garcia (PSD), presidente da Assembléia, também anunciou candidatura a federal, mas pode virar vice do governador Jorginho Mello (PL).  

 

 

 

Por Adelor Lessa 15/10/2025 - 16:37 Atualizado em 15/10/2025 - 18:31

Quatro deputados federais do sul do estado participaram da reunião de agora à tarde no Tribunal de Contas da União, em Brasilia, sobre a passagem da Br 101 pelo Morro dos Cavalos - Luiz Fernando Vampiro (MDB), Ricardo Guidi (PL), Julia Zanatta (PL) e Geovania de Sá (PSDB).

O deputado federal Daniel Freitas (PL), o quinto do sul, não participou. Ele está em missão oficial em Portugal.

O coordenador do Forum Parlamentar Catarinense, deputado Pedro Uczai (PT), e o deputado fedreal Rafael Pezenti (MDB), também participaram.

Eles entregaram documetno ao TCU ratificando pedido para que seja autorizada a tranferência do Morro dos Cavalos para o trecho sul da Br 101, sob concessão da CCR Motiva.

Sairam com o sentimento que o Tribunal está propenso a autorizar.

Na próxima terça-feira, audiência publica será realizada em Brasilia para tratar do Morro dos Cavalos, por iniciativa do deputado Vampiro.

Ontem, o assunto foi tratado em reunião no Senado Federal, iniciativa do senador Esperidião Amin (PP).

A mostrar que a bancada federal efetivamente está matriculada no assunto, fazendo seguidos movimentos em busca da solução. E cada vez mais se fortalece a tendência de que será aprovada a construção de dois túneis pela CCR, concessionária do trecho sul na Br 101.
 

Na saída da reunião, ainda no TCU, os deputados de Criciúma gravaram vídeo (abaixo):

 

Por Adelor Lessa 13/10/2025 - 14:55 Atualizado em 13/10/2025 - 17:00

Os vereadores de Urussanga aprovaram agora a pouco, em sessão extraordinária, e votação aberta, a cassação do mandato do vereador Luan Varnier (MDB) por 6 votos a 3.

O primeiro suplente do MDB será convocado para assumir a sua cadeira na Câmara.

Os três vereadores do MDB votaram contra, e os demais vereadores (do PP, PL, PSD e União Brasil) votaram a favor.

A sessão começou às 09h sem a presença do parlamentar, que deveria participar como denunciado, sem direito a voto, e sem a sua defesa.

O processo seguiu normalmente. 

Os trabalhos foram abertos pelo presidente do Legislativo, Adenir Bonome, com a leitura das principais peças do processo administrativo, entre elas, a representação protocolada em junho deste ano, o parecer opinativo da comissão processante e demais documentos que dão ciência aos vereadores que não integraram a comissão.

Por Adelor Lessa 08/10/2025 - 18:14 Atualizado em 09/10/2025 - 06:56

 O dia começou com enxurrada de reclamações sobre coleta de lixo em Criciúma.

Na rádio Som Maior, as primeiras mensagens vieram de regiões do distrito de Rio Maina.

A partir daí, foi como mexer em um balaio de siri. Puxa um, vem outro junto, e mais outro ...

Pipocaram mensagens de problemas na coleta na Grande Próspera, região do Pinheirinho, e área central.

Em resumo, era por "toda Criciúma", como dia Luiz Henrique da Slveira.

O prefeito Vaguinho ouviu e pediu na hora que fosse marcada reunião com a direção da empresa contratada para fazer a coleta.

Na reunião, o prefeito fez cobrança dura. Exigiu regularização imediata da situação.

Ele assinou na oportunidade mais uma notificação à empresa (a terceira) e disse que foi a última, não terá próxima.

Se não resolver, vai encaminhar o rompimento do contrato.

Em paralelo, determinou estudo sobre a possibilidade de a prefeitura assumir a coleta, ou pelo menos parte dela.

Por Adelor Lessa 07/10/2025 - 21:30 Atualizado em 07/10/2025 - 22:24

A jornalista criciumense Franciela Lima assumiu de forma efetiva a Diretoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa.

Jornalista por formação,  atua há 15 anos na assessoria política, e desde 2018 responde pela assessoria de comunicação do presidente da Alesc, deputado Julio Garcia. 

A diretoria-ajunta é a jornalista Patrícia Schneider de Amorim, servidora efetiva. 

A atual gestão  tem sido voltada para fortalecer a comunicação institucional do Parlamento. O presidente tem afirmado que depois da atuação dos deputados a comunicação é a principal atividade da instituição, pois aproxima o Poder Legislativo do catarinense. 

O setor já tem apresentado diversas mudanças como a nova programação da TV AL, o fortalecimento da mídia digital, a reestruturação da equipe, a estruturação de um novo site e a comunicação interna do Parlamento.

Por Adelor Lessa 07/10/2025 - 21:13 Atualizado em 07/10/2025 - 21:35

O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, recebeu nesta terça-feira, em Brasília, o empresário José Roberto (Zé da Fabsul) e o advogado Jefferson Monteiro, candidatos de Criciuma a deputado federal e estadual que representam o segmento da proteção veicular para a eleição de 2026.

O encontro contou também com a presença do presidente estadual do Republicanos, deputado Jorge Goetten, e do empresário Otávio Belmiro Neto, de Tubarão.

A intenção era permitir que Zé da Fabsul e Jeferson apresentassem as diretrizes do projeto para representar movimento associativo da proteção veicular em Santa Catarina, que hoje reúne mais de 110 entidades, 700 mil usuários, 6 mil empregos diretos e centenas de prestadores de serviços em todo o Estado.

A expectativa é que Zé Roberto dispute as eleições pela região da Amurel (ele é natural de Jaguaruna e possui negócios em Tubarão), enquanto Monteiro deverá concorrer pela região da Amrec, onde já construiu uma sólida base política

Por Adelor Lessa 06/10/2025 - 17:16 Atualizado em 06/10/2025 - 17:55

O advogado Mauri Nascimento, do sul do estado, foi o quarto mais votado em todo o estado, está na lista sextupla que será encaminhada pela OAB ao Tribunal de Justiça e se mantêm na disputa por vaga de desembargador.

Mauri, que tem escritório de advocacia em Criciúma, fez 2.181 votos.

O mais votado, Márcio Vicari, teve 3.498.

Em segundo ficou Willian de Quadros, com 2.452.

O deputado e advogado Ivan Naatz ficou em terceiro, com 2.246, pouco mais de 60 votos acima de Mauri.

A votação de Naatz surpreende, porque é candidato apoiado aberta e publicamente pelo governador Jorginho Mello e está em campanha por todo o estado desde o ano passado.

No total, 12 candidatos disputaram a eleição de hoje, que teve participação de advogados de todo o estado. 

Os seis mais votados farão a lista sextupla que será encaminhada ao Tribunal de Justiça.

No Tribunal, os dessembargadores elegem três, que serão encaminhados ao Governador para que um deles seja escolhido e nomeado como novo desembargador.

O processo deve ser concluído durante novembro. 

 

Por Adelor Lessa 02/10/2025 - 17:07 Atualizado em 02/10/2025 - 17:48

Tive o privilegio de ser sócio do Milton Carvalho, no Jornal da Manhã. Na época, éramos três socios diretores - ele, eu e Walter Dieter. Todos os dias, final de tarde, batíamos ponto no Bezerrão, que ficava na esquina. Era a melhor hora.

Uma conversa de balanço do dia na empresa, os negocios, os projetos, as idéias. E depois, a resenha. Que se arrastava por horas.

Normalmente, o Bezerra, dono da casa, sentava à mesa. E se não sentava, ficava ao lado, em pé, dando pitaco.

Três grandes amigos que ja se foram.

Nesta quinta-feira, fui me despedir do Miltinho.

Pela manhã, cedo, informado pelo Renato, seu irmão, tive que cumprir o deve de passar a notícia na Som Maior. Com o coração partido. É o tipo de informação que passo adiante por obrigação!

Homem bom, sério até a medula, organizado, tudo arrumadinho, amigo, fraterno, leal.

Era estilo "seu Heitor", o pai dele, com quem trabalhamos no Jornal da Manhã. Foi o nosso financeiro. Uma figura. O mais animado dos quatro, mesmo nos momentos de maior aperto. Sempre otimista.

Miltinho foi gerente de vendas da Crivel (primeira concessionária Volks de Criciúma), foi corretor de imoveis, teve a sua corretora, foi vendedor, gerente da Forauto, da rádio Hulha Negra. Mas o sonho realizado foi ser presidente do Criciúma.

Naquelas conversas depois do expediente no Bezerrão ele estava no auge. Começou alí falar nisso. A projetar chegar lá.

E chegou.

E foi um grande presidente. Foi campeão, teve participação direta na construção do centro de treinamento, e moderniozuo clube.

 Mas, tudo isso é biografia, é registro histórico.

O melhor do Miltinho era a interação, a conversa. Sempre agradável, inteligente, gentleman.

Não tinhamos as mesmas idéias sempre, divergíamos em muitas coisas, mas sempre respeito mútuo, e admiração.

Deixa saudades e boas lembranças.

Vai com Deus, Obrigado.

 

 

 

    

  

 

  

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito