Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 27/08/2017 - 11:46 Atualizado em 27/08/2017 - 12:07

Parece que foi ontem quando Altanir Gava e seus irmãos apresentaram o projeto de uma vinicola em Nova Veneza, a Vinicola Savóia.

Era um alto execuivo da Coca Cola, que aposentou, e resolveu voltar às raizes, terra onde nasceu, para realizar o projeto dos sonhos.

Muitas entrevistas, conversas e degustações orientadas foram feitas com ele.

Ele morava em Niterói, tinha casa em Petrópolis, mas depois que aposentou passava parte do ano em Nova Veneza. 

Em junho, na festa de Nova Veneza, fiz o programa ao vivo da praça da cidade, 7h, e ele estava lá. Empolgado pelo evento da noite anterior com a cantora de jazz e amiga de infância Semiramis Gorini. Comemorava aniversario de casamento.

Neste fim de semana, a trágica noticia. Altanir morreu, aos 76 anos, no estado do Rio de Janeiro , em decorrência de um acidente automobilistico. Amigos contam que ele ainda saiu do carro caminhando, mas teve uma convulsão, parada cardíaca, foi hospitalizado, mas não resisitu.  

Foi sepultado no sábado em Petropolis.

Uma perda para a cultura de Nova Veneza e região. 

 

 

Por Adelor Lessa 25/08/2017 - 16:43 Atualizado em 25/08/2017 - 16:43

O deputado João Paulo Kleinubing (PSD), coordenador do Forum Parlamentar Catarinense, anunciou agora a pouco, durante visita a radio Som Maior FM e portal 4oito (foto), que a bancada federal catarinense pediu hoje audiência com o ministro da agricultura, Blairo Maggi, e direção do BNDES, para tratar do fechamento da unidade da JBS em Morro Grande, no sul catarinense.

A expectativa é que as audiências sejam na proxima semana.

Kleinubing diz que há duas preocupações com o assunto.

A primeira é com a situação de Morro Grande, que vive em torno da unidade da JBS. A idéia é tentar que o governo federal atue para que outra empresa passe a operar na "planta" da JBS em Morro Grande.

A segunda preocupação é pelo fato de a JBS ter no total 8 unidades de frango no estado. Se fechou uma, não vai fechar outra ou outras?

Todos os deputados federais e senadores deverão participar das audiências. Os prefeitos da região também serão chamados. 

(foto: Gabriel Bosa / A Tribuna)
Por Adelor Lessa 23/08/2017 - 16:24 Atualizado em 23/08/2017 - 16:29

Segue amanhã a série de entrevistas exclusivas com presidenciáveis no Programa Adelor Lessa, da rádio Som Maior.

A entrevista já foi gravada e vai ao ar, na íntegra, às 7h30.

Eu anuncio o (a) quinto(a) entrevistado(a) hoje, no Ponto Final, às 18h.

 

Por Adelor Lessa 08/09/2025 - 15:36 Atualizado em 09/09/2025 - 09:15

O que estava restrito aos bastidores, veio a público hoje. A reação da deputada federal Julia Zanatta (PL) à anunciada candidatura do delegado Ulisses Gabriel (PL) a deputado estadual. "No PL não tem espaço", assegurou.

Durante entrevista para o jornalista Saulo Machado, na rádio Araranguá, hoje pela manhã, a deputada disse que no PL os espaços já estão ocupados, citando a candidatura a reeleição do deputado estadual Jessé Lopes e do seu marido (Guilherme Colombo), que será candidato a estadual.

Na sequência, acrescentou:

"Quando ele me pediu apoio para ser nomeado delegado-geral da Polícia, ele fez um compromisso de que não tinha mais intenção política. Ele deu essa palavra para mim e acredito que é homem suficiente para cumpri-la, apesar de estar fazendo alguns movimentos paralelos com o deputado Ricardo Guidi”.

Por fim, ainda sobre o assunto, a deputada arrematou: 

 "Estou no PL desde 2020. Como candidata, fui a mais votada e ajudei muitas eleições. Precisamos ser respeitados. Hoje somos uma referência nacional”.

Procurado, o delegado Ulisses disse que não vai se manifestar a respeito e que está focado no seu trabalho.

Mas, ele está na lista de candidatos a deputado estadual pela região, com grupos de apoio já consolidados na Amrec e Amesc. 

Abaixo, dois trechos da entrevista da deputada federal Julia Zanatta sobre a anunciada candidatura do delegado Ulisses, e a declaração do delegado Ulisses Gabriel a respeito:

 

 

Por Adelor Lessa 07/09/2025 - 09:39 Atualizado em 07/09/2025 - 11:09

O curso de engenharia de agrimensura, que foi o "laboratório" dos movimentos que levaram à autonomia da Fucri e criação da Unesc, comemorou 50 anos.

Evento comemorativo foi realizado na sexta-feira à noite, com homenagens.

Entre os homenageados, os ex-diretores José Marcondes Osório e Edson Luiz da Silva (foto).

Marcondes (o "Barbudinho", como era chamado por algumas autoridades) foi "protagonista" do processo de mudança.

O curso de engenharia de agrimensura teve as aulas iniciais em 11 de agosto de 1975.

No final da década de 70, o movimento estudantil na Fucri era intenso, a ponto de conseguir eleger o vice-presidente e o tesoureiro da União Catarinense de Estudantes, em mandatos distintos.

O movimento estudantil da Agrimensura começou tratando de pautas especificas do curso, e depois, pela capacidade de mobilização, passou a se envolver com questões estruturais.

O primeiro fato marcante, que virou um divisor de águas, foi quando foi nomeado um diretor do curso, que os alunos não concordaram, porque queriam Marcondes, e iniciaram uma greve, a primeira da Fucri.

O diretor acabou renunciando 10 dias depois de empossado, e Marcondes acabou nomeado.

Na prática, foi o primeiro diretor da agrimensura "definido" pelo alunos. Na seqüência, os alunos dos outros cursos passaram a exigir participação na definição do diretror.   

Na época, o diretor geral da Fucri anda era nomeado pelo prefeito.

Por muitos anos, o diretor foi o chefe de gabinete do prefeito.

Os estudantes concluiram que a dependência política atrasava processos e freava o desenvolvimento.

Por isso, passaram a lutar pela autonomia da Fucri, com sua desvinculação orgânica, administrativa e política da prefeitura, e eleição direta do diretor geral pelos alunos, professores e funcionários.

Um grupo de professores se juntou aos estudantes e "capítulos" importantes foram escritos.

Em um deles, um ex-prefeito que havia se nomeado diretor da Fucri dias antes de encerrar o mandato, foi retirado da sala da direção, com os alunos levantando e levando a cadeira no ar, com ele sentado.

Logo depois, um diretor foi eleito pela primeira vez pelo voto direto.

José Marcondes Osorio foi o primeiro diretor geral da Fucri eleito pelo voto direto. Fez 4.800 votos contra 150 da outra chapa.

Alí começou a se consolidar a autonomia da Fucri, e foi aberto o caminho para transformação em universidade, nascendo a Unesc.

Não fosse isso, talvez a Fucri tivesse o mesmo destino que a Unisul, que manteve a viculação direta e dependência do poder público e dos políticos, e teve que ser vendida para uma empresa privada para não quebrar.

E isso ninguém me contou. Eu fui testemunha.

Por Adelor Lessa 03/09/2025 - 14:57 Atualizado em 03/09/2025 - 23:35

O governador Jorginho Mello (PL) entregou agora à tarde, em Brasília, aos deputados federais e senadores de Santa Catarina, o estudo de concepção para o contorno ao Morro dos Cavalos.

A entrega seria feita diretamente ao ministro Renan Filho (MDB), dos Transportes, em audiência com o Fórum Parlamentar, mas a audiência não foi confirmada, e o Ministro não está em Brasília. Cumpre agenda no Paraná.

O Governador apresentou o estudo, que foi detalhado pelo secrtetário adjunto de infraestrutura, Ricardo Grando, e o coordenador do Forum Parlamentar, deputado Pedro Uczai (PT), ficou incumbido de entregar ao Ministro, em data a ser marcada.

O encontro do Governador Jorginho com os deputados federais e senadores do estado foi na Secretaria Executiva de Articulação Nacional do Governo catarinense em Brasília.

O estudo, elaborado pela equipe tecnica do Governo catarinense, projeta tempo de obra em 24 meses e custo de r$ 291 milhões.

O Governador enfatizou que não se deve considerar túnel ou contorno, mas sim a possibilidade de ter os dois.

"O esforço executado até o momento é o limite do que pode ser executado pelo Governo de Santa Catarina em um trecho de rodovia federal e sob concessão para uma empresa privada. Para os próximos passos, o Estado precisaria que o Governo federal se junte à elaboração do projeto executivo, em especial pela reserva indigena no local", acrescentou.

Os técnicos do Governo catarinense não conseguiram acessar ao local onde será construido o contorno para realização do estudo, porque não tiveram autorização da comunidade indigena. 

Participaram da reunião com o Governador o senador Jorge Seif (PL) e os deputados federais Pedro Uczai (PT), coordenador do Forum, Vampiro (MDB), Geovania de Sá (PSDB), Caroline de Toni (PL), Zé Trovão (PL), Ricardo Guidi (PL), Daniela Reinert (PL), Valdir Cobalchini (MDB) e Ismael dos Santos (PSD).

 

   

Por Adelor Lessa 03/09/2025 - 06:33 Atualizado em 03/09/2025 - 07:00

O estudo de concepção para o contorno ao Morro dos Cavalos tem quase 100 páginas.

Para ser preciso, são 98 páginas.

Material robusto, detalhado.

Estudo seria entregue hoje pelo Governador Jorginho ao Ministro Renan Filho, dos Transportes, em reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense. Mas, a reunião não foi confirmada e o Governador vai protocolar o documento no Ministério. 

É uma proposta completa para concepção do contorno ao Morro dos Cavalos via br 101

O Governo do Estado foi até onde era possível com o estudo.
Porque Ir adiante, só pelo pelo Ibama, Dnit, Funai, e outros órgãos ligados ao Governo Federal, que tem acesso à reserva indígena do local. Os tecnicos do estado não conseguiram porque não tiveram autorização de acesso à area pelos índios.  

Mas, está ai o estudo. É uma alternativa a ser avaliada.

Fundamental a registrar é que não estamos diante de uma escolha - este ou aquele projeto.

A discussão não é tunel ou contorno. 
Pode ser os dois. 

Pode fazer um tunel e o contorno.
Dois caminhos, duas possibilidades.
Depois de prontos, se der problema em um, tem o outro. 

Na normalidade, a obra do túnel vai demorar mais, o contorno ficaria pronto antes, e seria primeira solução.

Também pode ser dois túneis e o contorno. 
Seria resolver por muitas décadas.

Pelo orçamento feito pelos técnicos do estado, o contorno está avaliado em menos de r$ 300 milhões.
Em principio, menos de 1/3 de um túnel.

E, pela proposta do Governador, a obra seria feita com créditos que o Governo de Santa Catarina tem com o Governo Federal pelos recursos que repassou para tocar obras federais, que estavam paradas no mandato passado no estado. 

A decisão é de Brasilia.
Para o sul catarinense, e para Santa Catarina, o que interessa e ter solução no Morro dos Cavalos.
Tem que resolver!
Tem que ter decisão já, não dá mais para esperar!

E o importante é que tem possibilidades.
Tem alternativas.
Com recurso público, sem recurso publico, com investimento da concessionaria.
Com envolvimento do estado, ou sem envolvimento do estado.

É preciso sentar para conversar, estudar, avaliar, e decidir, bater martelo.

 

Por Adelor Lessa 28/08/2025 - 19:32 Atualizado em 28/08/2025 - 21:39

Os candidatos ao senado na chapa do governador Jorginho Mello (PL) em 2026 serão Esperidião Amin (PP) e Carlos Bolsonaro (PL).

A composição teria sido definida em um acordo firmado entre o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, governador Jorginho Mello e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A revelação foi feita hoje pelo site Metrópoles, destacando que a ex-primera dama Michele Bolsonaro teria sido contrariada, porque defende a deputada Caroline de Toni (PL) como candidata ao senado.

De acordo com o site, o acordo foi revelado pelo próprio Valdemar. "O Amin nós queremos: eu, o Bolsonaro e governador Jorginho", disse ele.

O reporter perguntou - "e como fica a De Toni?".

Valdemar respondeu: "A Carol é muito querida. Ela volta para deputada federal".

Hoje, na região, pelo menos um parlamentar do sul do estado disse ter ouvido em Brasília a mesma informação do comando nacional do PL.

Carlos Bolsonaro é filho do ex-presidente Bolsonaro e vereador no Rio de Janeiro, mas já está procurando imóvel para fixar residência em São José, na Grande Florianópolis.

A sua candidatura ao senado por Santa Catarina é "da cota" do ex-presidente (e pai).

 


 

 

Por Adelor Lessa 26/08/2025 - 07:05 Atualizado em 26/08/2025 - 17:49

Equipe da secretaria de infraestrutura do Governo do Estado concluiu o projeto do contorno da BR-101 pelo Morro dos Cavalos.

Orçamento ficou em R$ 291 milhões, que é menos de 1/3 do custo projetado para implantação de um túnel.

O governador Jorginho Mello (PL) pediu ao coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Pedro Uczai (PT), que marque audiência com o Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), para entregar o projeto.

De acordo com o Governador, se o Governo Federal devolver os recursos aportados pelo estado em obras em rodovias federais no mandato passado, o Governo do Estado faz a obra.

Com o projeto do contorno, o Governo Federal passará a ter mais uma alternativa para resolver a passagem da BR-101 pelo Morro dos Cavalos. As outras são dois tuneis ou um tunel.

A previsão é que até o final da semana o Governo Federal decida o que será feito.

Se não aceitar a proprosta do Governador Jorginho, o Governo Federal vai negociar com uma das concessionárias da BR-101 para fazer a obra, com ampliação do contrato e garantia de retorno do investimento pelo ajuste nas tarifas de pedágio.

Há negociações em curso com a concessionária do trecho norte, a Arteris, e também com a concessionária do trecho sul, a CCR.

Mas, para a CCR assumir a obra, é preciso aprovar a passagem do Morro dos Cavalos para o trecho sul da BR-101.   

 

Por Adelor Lessa 25/08/2025 - 18:04 Atualizado em 26/08/2025 - 17:48

Os cinco vereadores do PL de Criciúma foram chamados pelo governador Jorginho Mello para uma reunião de ajuste de sintonia.

Eles vão tomar café da manhã com o Governador nesta terça-feira, 9h30.

Na sexta-feira, à tarde, os vereadores se reuniram com a prefeita Dalvânia Cardoso, que assumiu a coordenação regional do PL na Amrec (foto).

A prefeita disse depois do encontro que ficou bem impressionada com o entendimento entre eles. "Estão muito unidos", disse.

Ontem, o Governador chamou para um café.

O objetivo é ajuste de sintonia.

O Governador estabeleceu uma boa relação com o prefeito Vaguinho, a partir de janeiro. Estão, inclusive, definindo um pacote de obras para Criciúma, com recursos do Estado.

Os vereadores do PL, no entanto, tem uma relação "bicuda" com o prefeito, fazendo oposição e, em alguns momentos, de forma mais dura.

De outro lado, os vereadores tem relação próxima com o ex-prefeito Clesio Salvaro, com quem tiveram recentes reuniões.

Salvaro está afastado de Vaguinho e se fez inimigo político de Jorginho.

Em síntese, Governador e vereadores do PL estão em "campos" diferentes em Criciúma.

O café desta terça deve tratar disso.  

Por Adelor Lessa 21/08/2025 - 06:07 Atualizado em 21/08/2025 - 10:59

O empresário José Roberto Ramos, o Zé Roberto, foi eleito ontem à noite e será empossado no dia 22 como novo presidente do Republicano. 

O processo teve a condução do Coordenador Regional do partido, advogado Jeferson Monteiro.

Zé Roberto está na lista de candidatos a deputado federal e representa o setor da proteção veicular em Santa Catarina.

Ele foi para o Republicanos através de articulação de Jefferson Monteiro.

Na foto, o ato de filiação, em Florianópolis, com as presenças do presidente naconal do paartido, deputado Marcos Pereira (primeiro à esquerda), e do presidente estadual, deputado Jorge Ghoeten (primeiro a direita).

Posse de José Roberto na presidência será  amanhã, com a presença do presidente estadual, deputado federal Jorge Ghoeten. 

Por Adelor Lessa 20/08/2025 - 19:15 Atualizado em 20/08/2025 - 19:52

Guilherme Sampaio, novo diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), se reuniu hoje, fim da tarde, com o deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) e o senador Esperidião Amin (PP) e sinalizou positivamente sobre a possibilidade de transferência do Morro dos Cavalos para o trecho sul da Br 101, sob concessão na CCR.

A ANTT deve encaminhar ao Tribunal de Contas o indicativo pela mudança. 

Depois do "de acordo" do TCU, a ANTT e o Governo Federal vão iniciar negociações com a CCR para obra de passagem da Br 101 no Morro dos Cavalos.

O deputado Vampiro e o senador Amin vão a paartir de agora buscar manifestações de apoio à mudança, por oficios, de todos os deputados federais e senadores do estado, Governo, Assembléia Legislativa, Federação das Industrias, Prefeitos, e entidades representantes do processo produtivo e das organizações sociais.

Se o Morro dos Cavalos passar para o trecho sul, será a grande obra da CCR. Se ficar no trecho norte, estará numa "fila" com outras obras maiores e mais importantes que a Arteris terá que executar.

Guilherme Santiago foi sabatinado hoje à tarde no Senado Federal e teve seu nome aprovao para assumir como diretor geral da ANTT.

 

 

 

Por Adelor Lessa 18/08/2025 - 07:05 Atualizado em 18/08/2025 - 17:11

O governador Jorginho Mello (PL) e o prefeito Vagner Espíndola (PSD) estão tratando da implantação de dois viadutos em Criciúma, para resolver problemas de mobilidade. 

Um deles no bairro Pinheirinho, na região da Unesc, e outro na rótula do anel viário, próximo ao 28 GAC.

As discussões estão na fase de avaliações, possibilidades e levatamento de custos, mas governador e prefeito estão efetivamente tratando do assunto.

É possivel que algum anúncio seja feito nos próximos dias.

Além disso, tratam de outras obras estruturantes para a cidade, detalhadas na entrevista do prefeito Vaguinho à rádio Som Maior, hoje cedo (audio anexo, abaixo).

A secretária de educação, professora Luciane Ceretta, está participando das discussões, pelas relações com a cidade.  

O deputado Julio Garcia (PSD), presidente da Assembléia Legislativa, tem feito a intermediação e participa das discussões. 

Ontem, na visita à Agroponte, o Governador elogiou o prefeito, disse que ele é competente, que será dos melhores prefeitos da história da cidade, e anunciou que está tratando com ele de novos projetos, que incluem grandes obras.

Ouça a entrevista com o prefeito prefeito Vaguinho à rádio Som Maior: 

 



 

 

Por Adelor Lessa 15/08/2025 - 13:41 Atualizado em 15/08/2025 - 15:28

 A Unesc teve decisão favorável na Justiça para correção da nota do curso de medicina dada pelo INEP em abril.

Na sentença, foi determinada a correção de uma distorção no cálculo do Conceito Preliminar de Curso.

A Justiça Federal determinou que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) refaça, no prazo de 60 dias, a avaliação do curso, considerando os dados corretos sobre o regime de trabalho e a titulação dos docentes.
 
A decisão reconhece que a nota 2, divulgada em abril, foi resultado de erro material no cadastro de informações, o que gerou uma avaliação “sabidamente distorcida”, como consta na sentença.

"Manter a nota incorreta ofende os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade e a correção não acarreta prejuízos a terceiros, ao contrário, reforça a fidedignidade do processo avaliativo nacional", acrescenta.

A decisão representa vitória importante a Unesc, porque sempre teve boa avaliação do curso.
  
Na mais recente avaliação de reconhecimento do Ministério da Educação, a graduação recebeu conceito máximo (nota 5) após análise de mais de 50 critérios. Além disso, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a nota foi 3, acima da média nacional.

Mesmo assim, teve "abalo de imagem" com a divulgação da nota 2, amplamente divulgada e "explorada" por concorrentes.
 
“Essa decisão restabelece a verdade. Nosso curso de Medicina é referência no país e reconhecido pelo MEC com a nota máxima. Temos uma formação que alia ciência, inovação e compromisso social, com estrutura moderna, corpo docente altamente qualificado e milhares de atendimentos gratuitos à comunidade todos os anos. A nota distorcida não traduz essa realidade”, afirma a reitora licenciada da Unesc, Luciane Ceretta, atualmente secretária de educação do estado.
A decisão judicial ressalta que a correção é medida técnica e urgente, evitando prejuízos a estudantes, à instituição e ao próprio sistema de avaliação da educação superior.

“Essa vitória não é apenas da Unesc, mas de toda a comunidade acadêmica e regional que confia na nossa Universidade. Seguimos firmes no compromisso de formar médicos competentes, éticos e comprometidos com a vida e com a transformação social”, comenta a reitora em exercício Gisele Coelho Lopes.

Por Adelor Lessa 12/08/2025 - 19:59 Atualizado em 13/08/2025 - 05:30

Dois fatos importantes nesta terça-feira pela obra no Morro dos Cavalos. Em Brasília, reunião com o presidente do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo. Em Capivarí de Baixo, audiência pública realizada pela ANTT.

A melhor informação veio de Brasília.

O presidente do TCU sinalizou que vai atender o pedido da bancada federal catarinense e autorizar transferência do Morro dos Cavalos para o trecho sul da rodovia. Por conseqüência, a obra para passagem da Br 101 (túneis ou contorno) seria feita pela CCR, concessionária do trecho sul.

A reunião teve a participação do senador Esperidião Amin (PP), que marcou a reunião, e mais os deputados federais Pedro Uczai (PT), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, Geovania de Sá (PSDB), coronel Armando (Republicanos) e Rafael Pezenti (MDB).   

O senador e os deputados assumiram compromisso de, no mais curto espaço de tempo possivel, encaminhar ao presidente do TCU o pedido formal e oficial para transferência do Morro dos Cavalos para o trecho, com assinaturas de todos os parlamentares, o maior número possivel de entidades, Governo do Estado e Assembléia Legislativa. 

Em Capivarí de Baixo, a audiência pública cumpriu obrigação contratual que prevê para cada 5 anos a discussão sobre novas obras a incluir no contrato, com possibilidade de reajuste de tarifa.

A ANTT apresentou proposta de novas obras a realizar no trecho, sem incluir o Morro dos Cavalos, que hoje não está sob jurisdição da CCR.

Mas, as manifestações dos presentes foram basicamente sobre o Morro dos Cavalos.

O raciocínio é simples. No trecho norte, a discussão está sendo feita em torno de 113 obras, algumas de grande porte.

No trecho sul, o Morro dos Cavalos seria a única grande obra.

A CCR sinalizou interesse em assumir a obra.

A ANTT assumiu compromisso de tratar do assunto nas instâncias legais.

Participaram da audiência pública o deputado federal Luiz Fernando Vampiro (MDB), o deputado estadual Mario Motta (PSD), o presidente da ACIC, Frank Hobold, diretor da ACIC, Nesio Francisconi, presidente do Setransc, Lorisvaldo Piucco, vereador Nicola Martins, e o secretário municipal de Criciúma, Thiago Fabris.

Por Adelor Lessa 08/08/2025 - 19:24 Atualizado em 08/08/2025 - 21:23

Minutos depois de ser autorizada pelo STF para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está em prisão domiciliar, a deputada federal criciumense Julia Zanatta (PL), foi comunicada que o presidente Câmara Federal, deputado Hugo Motta (Republicanos), indicou ao Conselho de Ética a suspensão do seu mandato por seis meses pelos tumultos do início da semana.

Alem de Julia, mais um catarinense foi indicado - deputado Zé Trovão (PL).

Juntos com eles, outros três deputados federais do Rio Grande do Sul (um) e Mato Grosso do Sul (dois).

O Conselho de Ética terá que votar, nos próximos dias, se confirma a suspensão dos mandatos.

No tumulto do início da semana, bolsonaristas impediram o início da sessão da Câmara, ocupando a Mesa Diretora do plenário.

Julia Zanatta levou a sua filha de colo para amamentar na cadeira do Presidente dfa Câmara.

A visita de Julia ao ex-presidente Bolsonaro, na sua casa, onde está em prisão domiciliar, foi autorizada e agenda pelo STF para o dia 21 deste mês.

O pedido para que o STF autorizasse a visita de Julia foi feito pela defesa do ex-Presidente, o que serve para confirmar mais uma vez a relação pessoal e familiar entre eles.

 

Por Adelor Lessa 08/08/2025 - 10:33 Atualizado em 08/08/2025 - 10:53

O prefeito de Arroio do Silva, Evandro Scaine (PP), anunciou oficialmente agora pela manhã que será candidato a deputado estadual, e para isso vai renunciar a prefeitura em abril de 2026.

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva com o deputado José Milton Scheffer (PP), cumprindo o que foi antecipado aqui na semana passada.

José Milton cumpre o quarto mandato como deputado estadual e será candidato a federal.

Evandro afirmou que José Milton será candidato com reais possibilidades de vitória e que será muito importante para a região da Amesc ter um deputado em Brasília.

José Milton destacou o a trajetória de Scaine e disse estar seguro que ele vai sucedê-lo na representação da Amesc na Assembléia.

Os prefeitos do PP na região e o presidente estadual do partido, Leodegar Tiscoski, participaram da coletiva, reaizada no auditório da Aciva.

 

          

Por Adelor Lessa 05/08/2025 - 21:04 Atualizado em 06/08/2025 - 11:48

Foi aprovado por unanimidade na noite desta terça-feira, na sessão da Câmara de Vereadores, o projeto de lei encaminhado pelo prefeito Vaguinho (PSD) que institui o programa de internação involuntária.

O projeto foi votado sem passar pela análise das comissões técnicas, como havia solicitado o prefeito aos vereadores, que alegou urgência para tomada de medidas.

Na segunda-feira, quatro vereadores do PL impediram que o projeto fosse votado naquela sessão, pedindo mais tempo de discussão e possibilidade de apresentar emendas. Mas, no debate, e depois da sessão, foram acusados por vereadores da base do governo municipal de "facilitar" a vida de traficantes e usuários.

Durante toda a terça feira, foram feitas muitas conversas de bastidores para garantir a aprovação do projeto.

Na sessão, os vereadores do PL, Obadias Benones, Luiz Fontana e Joares de Jesus, foram à tribuna para se defender, rechaçar acusação de "apoiar viciados e estupradores" e anunciar que são favoráveis ao projeto.

O vereador Daniel Formentin (PSD) admitiu na tribuna que se excedeu nas acusações e pediu desculpas.

O ambiente ficou tenso quando o vereador Marcos Machado (MDB) fez discurso com críticas duras aos vereadores da oposição e desafiou que votassem contra o projeto.

O vereador Obadias disse em aparte que ele estava distorcendo fatos e "jogando para a torcida".  

O vereador Nicola Martins foi o último a falar, com criticas a condução do processo pelo governo e disse que o prefeito Vaguinho, na segunda-feira, na Câmara, chamou um servidor público de "vagabundo".

Depois disso, o projeto foi votado e aprovado por unanimidade.

A sessão de ontem foi a primeira "itinerante" do ano, realizada no distrito de Rio Maina.

 

 

Por Adelor Lessa 04/08/2025 - 19:01 Atualizado em 05/08/2025 - 06:37

O prefeito Vaguinho (PSD) foi na Câmara Municipal, se reuniu com os vereadores, mas não conseguiu convencê-los para que votassem na sessão de hoje, com dispensa de anáise das comissões técnicas, o projeto de sua iniciativa que prevê a implantação do Programa Municipal de Internação Involuntária de Dependentes Químicos e de Pessoas com Transtornos Mentais. 

Os vereadores chegaram a aprovar por maioria de votos que o projeto fosse votado com dispensa dos pareceres das comissões técnicas, mas precisava ter aprovação por unanimidade para que fosse incluido na ordem do dia, e teve quatro votos contrários, de veredores dos PL - Nicola Martins, Obadias Benones, Joares de Jesus e Luiz Fontana.

Nos bastidores, aconteceram discussões acaloradas, inclusive entre o Prefeito e alguns Vereadores.

O encaminhamento de hoje rompe uma espécie de "armistício" que havia sido firmado entre o Prefeito e sua bancada de apoio na Câmara com a bancada do PL, que faz oposição.

Os vereadores do PL se pronunciaram favoraveis ao projeto, mas queriam mais tempo para discutir e apresentar emendas.

O projeto será aprovado logo que for incluído na ordem do dia, com pelo menos 12 votos a 4. Provavelmente na sessão de amanhã, terça-feira, que será itinerante, realizada no distrito de Rio Maina.

O programa que será instituido (depois de o projeto aprovado), vai permitir a internação involuntária (ou compulsórias), realizada sem o consentimento da pessoa, desde que a pedido de familiar, representante legal ou servidor público da área da saúde ou assistência social, mediante laudo médico e quando esgotadas outras alternativas terapêuticas extra-hospitalares disponíveis na rede pública.

A internação involuntária, de acordo com o projeto, terá duração apenas pelo tempo necessário à desintoxicação ou estabilização clínica, com prazo máximo de 90 dias nos casos de dependência de drogas, e poderá ser encerrada a qualquer tempo por decisão médica ou por solicitação da família ou responsável legal.

O Ministério Público terá que ser comunicado de toda internação feita.

Por Adelor Lessa 03/08/2025 - 11:25 Atualizado em 03/08/2025 - 14:23

Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, indicado pelo pai para ser candidato ao Senado por Santa Catarina, participou agora pela manhã de manifestação "Reaja Brasil", em Criciúma, a favor da anistia, do impeachment do ministro Alexandre de Morais e contra o PT.

Ele me disse que veio a Criciúma para agradecer à consideração e apoio dos aliados e apoiadores.

"É um momento dificil que o país está passando. Eu vim dar um abraço e dizer que a gente precisa estar unido porque o que sobra do pais é a liberdade e sem a liberdade não tem a economia e não tem como prosperar. Vim aqui porque sei que todos estão compreendendo não só a dor do meu pai, mas de todos os presos políticos no país", afirmou.

Sobre a possível candidatura ao Senado, ele disse que sempre freqüentou o estado, que o Adélio Bispo (que deu a facada no seu pai) veio em Santa catarina atrás dele, que conhece várias cidades, e tem muitos amigos. Entrevista completa, amanhã, 7h, na Som Maior.

Não disse nem que será, nem que não será candidato. Mas, a sua presença pode ser compreendida como um gesto de "aproximação" e "aquecimento" para uma possivel campanha.  

O vereador Renan Bolsonaro (PL), de Balneário Camboriú, também filho do ex-Presidente, estava presente.

Os dois, Renan e Carlos, preferiram não fazer discurso.

Milhares de pessoas participaram do ato, ao lado do Shopping Criciúma.

O deputado Luiz Fernando Vampiro, que é do MDB, mas alinhado com as pautas bolsonaristas no Congresso, participou do ato.

Além dele, os deputados federais Daniel Freitas, Julia Zanatta e Ricardo Guidi, o deputado estadual Jesse Lopes, e a prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso, todos do PL.  

O vereador Charles Cargnin (PL) liderou uma carreata que partiu de Içara, pela Via Rápida, e se juntou à manifestação de Criciúma.


 

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito