Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Ney Lopes 20/01/2021 - 07:52 Atualizado em 20/01/2021 - 07:52

O vergonhoso número de vacinas distribuídas desde segunda-feira pelo Governo Federal aos municípios, com grande estardalhaço em toda imprensa, foi dos mais decepcionantes e  serviu apenas para os governadores e prefeitos fazerem fotos emocionados para a imprensa. Criciúma com 212 mil habitantes recebeu apenas 2.294 vacinas.

Grazi Aguiar sempre em plena forma

LUCIANO Hang, todo poderoso dono da Havan, a esposa e a mãe, estão internados num hospital em São Paulo com Covid-19. Ele não autorizou o hospital a divulgar boletins médicos.

DE acordo com um advogado dos mais renomados da área: O deputado Júlio Garcia foi preso por decisão de juiz da primeira instância federal. Ele tem foro privilegiado e só poderia ter tido a prisão decretada pelo STJ. Vão anular a prisão e os depoimentos dele. A conferir.

CIRCULANDO desde ontem nas redes sociais um vídeo de um araranguaense nas ruas de Paris com um enorme cartaz anunciando a banda Matusa no Caverá. Confira:

Por Ney Lopes 19/01/2021 - 07:37 Atualizado em 19/01/2021 - 07:37

É gravíssimo o estado de saúde de um grande empresário da cidade, dono de um grupo de empresas. Amigos e familiares entraram numa corrente de orações. Ele vêm enfrentando há meses uma luta contra um câncer que, nos últimos dias, se agravou, e seu estado é dos mais delicados.

Gisela Feliciano brindando esta terça feira de verão

14 irmãs enclausuradas no Mosteiro de Campo Maior testam positivo à covid. Um surto de covid-19 surgiu sábado no Mosteiro da Imaculada Conceição de Campo Maior, no distrito de Portalegre. Depois de alguns sintomas nas irmãs, "14 das 16 Monjas Concepcionistas testaram positivo", de acordo com a Madre Maria dos Anjos.

PETROBRAS eleva em quase 8% o preço da gasolina nas refinarias. É o primeiro aumento do ano. O último aconteceu em 29 de dezembro. Gasosa em Criciúma já passa de R$ 4,40

Cena de verão no Rincão da Rafa, leticia, Camy e Franci

MUITA gente sofrendo com tanta ansiedade. A lista de participantes do 'BBB21' será anunciada a qualquer momento. Não basta a pandemia do Faustão e o Caldeirão do Huck. Vem aí o BBB.

ALEX Periscinoto, ícone da publicidade brasileira, morreu ontem aos 95 anos vítima de complicações da Covid-19.

DO Aderbal Machado: Além do trombico das próximas cepas da Covid, já anunciadas e nem se sabe quantas poderão ser daqui pra frente, agora já dizem que vacinar não elimina os protocolos atuais: distância, sem aglomeros, máscara, álcool. Talvez por anos. Tô curtido de dúvida: a vacina resolve ou não?

SE a coisa ta feia aqui imagine no outro lado do mundo. Áustria, Portugal, Reino Unido, prorrogam seu 3º lockdown por Covid até o começo de fevereiro. Comércio, serviços e museus não serão reabertos no dia 25, como inicialmente previsto.

Por Ney Lopes 18/01/2021 - 07:36 Atualizado em 18/01/2021 - 07:36

Mesmo passando por um momento familiar dos mais delicados, com o pai entubado em uma UTI e outros familiares com problemas sérios de saúde, Clésio Salvaro realiza nesta segunda feira, a partir das 8 horas, uma live pelas suas redes sociais e da Prefeitura, onde vai explicar o Plano de Vacinação Contra a Covid-19 a partir desta semana.

O urussanguense Yves Goulart e a repórter Patricia Vasconcelos já estão em Washigton, onde vão cobrir a posse do novo presidente dos EUA. Veja o video com exclusividade para o Blog

 

QUEM esteve no Rincão neste fim de semana, onde deu uma canja ao lado do seu amigo o cantor Leandro Borges num culto da Assembléia de Deus do Rincão, foi a cantora gospel Cristina Mel.

HOJE, 2ª-feira, é celebrado o Dia Nacional da Universidade. E para celebrar, a Unesc lança nos próximos dias, a Unesc Digital. Serão 10 cursos de pós-graduação, de seis meses, em parceria com UolEdtech. Será uma pós voltada para a formação alinhada às tendências internacionais.

Por Ney Lopes 17/01/2021 - 08:46 Atualizado em 17/01/2021 - 08:48

UM carro funerário usado para transportar corpos para velórios foi furtado ontem à noite em Laguna.

O crime ocorreu em frente a uma floricultura, em Cabeçuda, quando o agente funerário desceu do veículo para buscar uma coroa de flores. Um corpo estava dentro do automóvel. O veículo é uma Saveiro, adaptada para fins fúnebres, de cor preta.

O Ladrão um jovem de 21 anos foi capturado no município de Pedrinhas, em Pedras Grandes, na SC-390, após sofrer um acidente de trânsito, caindo em um barranco. Após o fato o corpo foi recuperado pela funerária.

Não é só a granfinagem endinheirada de Criciúma que vai passear de Iate no Caixadaço. A Angélica também super embarcada tem dado o ar da graça no point preferido das selfies.

 

Por Ney Lopes 16/01/2021 - 09:54 Atualizado em 16/01/2021 - 10:05

O Beach tênis virou, desde a última temporada e nesta com força total, o novo esporte dos bacanas e dos metidos à bacanas da orla do Rincão Beach. Mulheres se uniformizam e com suas raquetes grifadas passam tardes jogando. O milionário Tata Farias construiu quatro quadras em frente a sua residência. Alguns Edifícios a beira mar do Rincão montam as suas redes desde as primeiras horas da manhã. Na Villa Suíça, as duas quadras disponíveis são disputadíssimas.

Rafa Pirola pra dar as boas vindas ao fim de semana na orla.

INFELIZMENTE, ontem sepultamos mais um amigo vítima desta terrível pandemia. O adeus ao Giovani Elias foi rápido e apenas para a família. Jovem e um dos grandes empresários de Araranguá, meu grande amigo das antigas.

DUPLA Ivan Boteon e Élida Feltrin ontem voltaram a ferver toda a vizinhança do Rincão com seus vídeos divertidos.

ESTILISTA Leda Zim dando mais um dos seus shows domiciliar nesta pandemia nas suas redes sociais. Confira:

Por Ney Lopes 15/01/2021 - 07:47 Atualizado em 15/01/2021 - 07:49

A Covid-19 continua a deixar marcas profundas no empresariado do Sul. Neste início de semana foi alegria ver um jovem amigo, o empresário Ricardo Spillere, sócio proprietário do Nosso Posto, deixar a UTI depois de 40 dias lutando pela vida. Porém nem deu tempo de festejar a vitória do Ricardo, veio a triste notícia que outro amigo, o empresário de Araranguá Giovani Elias, dono da Contempla, foi para  a UTI.

Locomotiva Élida Feltrin e Ivan Boteou, o Carlinhos Maia do sul, brincando de pobre circulando pelas ruas do Rincão

ROLANDO na internet um vídeo onde a atriz Tata Werneck confessa que um de seus namorados morou em Criciúma. Fordinho Cechinel foi rápido e declarou que não era ele.

EUFORIA no país com a confirmação do início da vacinação no Brasil a partir da próxima quarta-feira. Clésio Salvaro, ontem, em encontro virtual com prefeitos de várias cidades do país, acertou a compra das primeiras 10 mil doses para Criciúma.

Advogado Pedro Queiroz, figura das mais festejadas da Ilha, fechou o Acqua Plague em Jurerê para celebrar em alto estilo, ao lado de um time de casais amigos, o aniversário da mulher, a criciumense Dany Alexandre.

SOL volta a reinar absoluto a partir deste sábado na orla catarinense com a temperatura chegando a 35 graus.

JORNALISTA Denis Luciano lembrou: A Via Rápida, conhecida também como " TransVampiro", completou 3 anos em dezembro. Uma grande vitória da região. Mas falta iluminar. O print vem da memória, a rodovia tinha seis meses e já havia o impasse, até hoje não resolvido.

PIADINHA infame rolando na net: "É notada uma nova classe social em Criciúma. O pobre de classe rica. Igualzinho ao rico, só que não tem dinheiro".

Ex-prefeito de Criciuma e ex-governador, Eduardo Moreira, rodeado pelos netos

E RECLAMAM do Brasil. Imagine o desespero da brasileirada em alguns países da Europa. Desde o início da semana, na Alemanha e Portugal, ninguém pode sair de carro a mais de 15 km de sua casa. E a partir das 22h é proibido sair de casa para nada.

STJ nega pedido de brasileiros que querem voltar ao país sem fazer teste de Covid. Viajantes estão em Punta Cana e dizem não haver laboratórios na região para a realização do exame.

CAIXA alta Valdir Moretto foi o patrocinador de um marreco ensopado com polenta na noite de ontem no santuário do Caravaggio, pilotado pelo Jucelino Marques Barbosa.

Por Ney Lopes 14/01/2021 - 07:58 Atualizado em 14/01/2021 - 08:05

Parece que o resultado das festas de final de ano, que já era esperado, começa a aparecer tanto em Criciúma como em toda região da Amrec. Só ontem foram registrados quatro óbitos em Criciúma e grande número de novos casos positivados. 

O mais assustador é que agora são pessoas jovens - como aquela moça de 28 anos na semana passada e, esta semana, um rapaz de 30 anos - que foram a óbito.

Novo brinquedinho dos irmãos Pereira: um Porsche verde de R$ 1,5 milhão, zerado, que acabou de chegar na garagem mais cara do país, na praça do Congresso.

Pedro Quintas, terceiro melhor brasileiro no ranking mundial de skate, treinando em Criciúma no Skate Salvaro Park.

 

Por Ney Lopes 13/01/2021 - 07:36 Atualizado em 13/01/2021 - 09:15

Ednilson Marcelo Perdoná, de 52 anos, foi ordenado o primeiro padre casado do Sul de Santa Catarina, pela Igreja Católica Apostólica Brasileira, no fim de 2020. A igreja é uma dissidência da Igreja Católica Apostólica Romana e tem uma história de 75 anos. Ednilson é casado há 30 anos com Anita e pai de Emanuel – o único filho deles. Porém, ele gostaria de ser padre desde criança.“Eu tenho convicção”, afirma.

Modelo Babi Vargas. filha da Clarice De Leon. num bom dia especial para esta quarta feira

ESTÃO politizando até o fechamento da Ford. Não vejo nesse fechamento uma tragédia. A participação da Ford no mercado brasileiro é de 7,1%. Ninguém vai deixar de comprar carro porque a Ford fechou. As outras montadoras vão absorver essa fatia do mercado - Derly Milanese.

Por Ney Lopes 12/01/2021 - 08:06 Atualizado em 12/01/2021 - 08:06

O empresário Ricardo Spillere, de 45 anos, sócio proprietário do Nosso Posto e genro do minerador Henrique Salvaro, positivado com a Covid-19, passou os últimos 40 dias entre a vida e a morte. Para alegria dos amigos e familiares, ele recebeu alta no início da tarde de ontem. Momento de grande emoção as cenas de sua saída do hospital sendo recebido pelos pais, irmão e esposa. Veja vídeo:

DUAS bombas tomaram conta dos noticiários em rede nacional desde a tarde de ontem. O anúncio do fechamento de 361 unidades do Banco do Brasil, sendo 112 são agências do Banco, e o encerramento da produção de toda linha Ford no Brasil, deixando um rastro inicial de 5 mil empregos.

Veterinária Deize Thomet ajundando a informar que o mar nesta terça está com bandeira vermelha.

ATÉ a pastelaria da feira livre onde se come o melhor pastel da cidade pegou férias. Volta na quinta feira. Menos mal que a Costela do Moreli no Santuário do Caravaggio está de volta a partir desta terça feira.

EMPRESÁRIOS como Edson Kabça Gaidzinski, Ricardo Brandão, César Smielevski, Marcelo Schilikmann, Ex-presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merisio, prefeito Clésio Salvaro, desembargador Ronei Danielli eram alguns nomes na cerimônia de despedida  do empresário Agenor Fretta, ontem, no Millenium.

Clésio Salvaro e Gelson Merisio ontem na cerimonia de cremação do empresário Agenor Fretta.

JANEIRO iniciou furioso: Homem é preso por importunação sexual no interior de um ônibus na BR 101. Bandidos levam malote com R$ 100 mil de gerente de posto em Maracajá.

A TÍTULO de esclarecimento: A taxa de letalidade atual é de 1,08%. Atualmente, há 1.514 leitos de UTI ativos pelo Sistema SUS em Santa Catarina, dos quais 1.207 estão ocupados, sendo 558 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação geral é de 79,7% e há 307 leitos livres atualmente.

Festa das boas rolou domingo à tarde no Balneário de Ilhas, encostadinho da Barra Velha. Veja vídeo:

Por Ney Lopes 11/01/2021 - 07:42 Atualizado em 11/01/2021 - 07:43

Com as festas de fim de ano emendando com o feriado municipal de Criciúma, a grande maioria dos pequenos e médios negócios entrou em férias coletivas. Hoje, dia 11 de janeiro, enfim, inicia-se o ano de 2021. Até sexta-feira, encontrar algo aberto na cidade ou funcionando era tarefa das mais difíceis, tudo meia boca. Então para você aí que como eu tem que voltar ao batente, feliz 2021.

Pamela Ramos, a Pancontatudo, no seu refúgio da Praia da Galheta de pernas pro ar
Famoso caixadaço reduto dos emergentes que visitam Porto Belo

SERÁ nesta segunda-feira, com cerimônia de cremação ás 11h, no Crematório Millenium, o sepultamento do empresário Agenor Fretta.

CLESO que se cuide. Nem começou ainda a nova legislatura e a Vereadora Giovana Mondardo (PCdoB) protocolou pedido de informação na última sexta-feira, dia 8, sobre um evento esportivo que tem previsão para acontecer entre os dias 21 e 24 deste mês no Parque Altair Guidi. O objetivo é ter mais conhecimento sobre as ações e impacto que o evento terá na cidade.

Ex-vereadora Camila do Nascimento, agora simplesmente Camila

 

Por Ney Lopes 10/01/2021 - 16:38 Atualizado em 10/01/2021 - 16:54

Acaba de falecer aos 86 anos, empresário Agenor Fretta, sócio fundador das lojas Fretta de Criciúma,  pai do presidente do Grupo Angeloni, Guto Fretta e sogro do empresário Oscar Balsini.

Ele deixa a esposa Ligia Tonon Fretta e os filhos José Augusto o Guto, Debora Balsini e Alexandre Fretta netos e netas. O empresário Beto Colombo amigo da família escreveu: "Que siga em paz sua jornada seu Agenor Fretta . A educação a  gentileza e ética forram seu legado nesse plano. Um ser atencioso e um Empresário à quem a cidade agradece. 
 Deixo aqui um afetuoso abraço de pesar ao Guto Fretta a quem vejo a imortalidade da alma de seu pai em suas atitudes".

O velório será das 9h às 11h desta segunda-feira, 11, no Crematório Millenium. A cerimônia está agendada para as 11h. 

Empresário Agenor Fretta que acaba de falecer, ao lado de um dos filhos, José Augusto Fretta

 

Por Ney Lopes 10/01/2021 - 08:14 Atualizado em 10/01/2021 - 08:16

Do colunista Claudio Humberto li, gostei e divido com os leitores do blog: 

O Brasil superou na última quinta a marca de 7 milhões de pessoas curadas da Covid, o que representa 97,24% do total de casos encerrados. 

Em relação a óbitos, jornais famosos, como o francês Le Monde, listam os países de acordo com a população e o Brasil aparece em 24º com 928 mortes a cada milhão de habitantes. 
Em situação pior, com 932 mortes por milhão, temos a Suíça, sem que ninguém fale em “caos na saúde” lá.

Proporcionalmente, Brasil tem menos óbitos que Argentina (964), México (994), França (1019), Espanha (1100), EUA (1109) e Reino Unido (1136). Há ainda Peru (1142), Itália (1272) e Bélgica, que tem taxa de 1.707 mortes por milhão de habitantes; quase o dobro da média brasileira.

O Brasil, com 212 milhões de habitantes, tem 705 mil casos ativos da Covid. O Reino Unido (68 milhões de habitantes) tem o dobro: 1,4 milhão.
 

A boa forma da nutricionista Sharon Freitas na nossa orla

 

Por Ney Lopes 09/01/2021 - 10:45 Atualizado em 09/01/2021 - 10:48

Ministro Dias Tofolli, do Supremo Tribunal Federal (STF) esteve quinta-feira em um almoço reservado na residência do empresário Antenor Angeloni no Rincão entre os seletos convidados que vieram de Florianópolis na companhia do genro e presidente do grupo, Guto Fretta, estava o governador Carlos Moisés. Almoço regado a bons vinhos varou a tarde de quinta-feira.
 

 

Por Ney Lopes 09/01/2021 - 08:54 Atualizado em 09/01/2021 - 08:56

Nos últimos nove meses consegui driblar e escapar várias vezes de ser premiado pelo vírus chinês. Mas aos 45 do segundo tempo do finalzinho de 2020 - tinha que ser 2020 - acabei pegando o bichinho. Foram apenas dois dias com sintomas leves: tosse, febre e um cansaço. Garanto que mesmo com os sintomas leves e recuperação muito rápida, por ser da turma do tempo da calça de tergal, me apavorei. Esta semana cumpri o protocolo e fiquei livre para voltar a voar. Aos inimigos que andaram espalhando que já estaria entubado, vão ter que esperar um pouco mais já que a vacina está chegando. Aos anjos do Centro de Triagem, em especial a enfermeira Vanessa, coordenadora local, obrigado pela atenção e carinho no momento que recebi a notícia de positivado. Ao médico e amigo, Renato Mattos, que me monitorou o tempo inteiro dando conselho e me inteirando sempre do perigo, meu obrigado. 
 

Cena e cenário para celebrar o melhor fim de semana de janeiro. Foto: Alex Ribeiro

 

Por Ney Lopes 08/01/2021 - 07:32 Atualizado em 08/01/2021 - 08:06

Para a turma mais jovem, que não está levando a sério essa tal da Covid, a notícia que correu na cidade, ontem, de dois óbitos chamou atenção e assustou muita gente. Primeiro, o falecimento de um homem de 47 anos, horas depois de uma jovem de 28 anos. Ambos por Covid-19. O bichinho chinês não ataca somente a turma da boate azul. Tem pego agora, com mais frequência, a juventude também. Conheço pelo menos quatro figuras da cidade, abaixo dos 50 anos, que continuam internadas lutando pela vida.

Frente e verso da famosa Angelica, desejando um 2021 de muito brilho

ONTEM publiquei um texto do meu Pai sobre a história de Criciúma e acabei trocando as bolas. Ai seu Avelino Dilney Lopes, na lucidez de seus 86 anos me corrige: Ney. Faça uma pequena correção no teu blog sobre o meu comentário. Eu fui vereador nas gestões dos prefeitos Nelson Alexandrino, Algemiro Manique Barreto e José Augusto Hulse. Na gestão Altair Guidi administrei a Estação Rodoviária de Criciúma. Foram 12 anos atuando como vereador. Muitos outros feitos não só como vereador mas como Diácono. Em 01-04-1960 tive o privilégio de fundar a Associação Beneficente da Assembléia de Deus ( ABADEUS ) de Criciúma, hoje Associação Beneficente ABADEUS. Informações para teu conhecimento. Saúde e abraço.

Por Ney Lopes 07/01/2021 - 07:56 Atualizado em 07/01/2021 - 07:57

Causou um certo alvoroço e surpresa para a grande maioria dos observadores políticos e curiosos a escolha, o anúncio e a posse do vereador e empresário da área de combustíveis, Miri Dagostin, como novo secretário de Educação do maior município do Sul catarinense.  Clésio Salvaro, com sua visão de águia, já tinha apostado no contabilista Acélio Casagrande, que acabou virando o melhor secretário municipal de Saúde. Salvaro espera repetir o mesmo com o empresário Miri Dagostin na Educação.

Tamires Goulart no cinematográfico fim de tarde de ontem na orla do Rincão

O Cristianismo na história dos 141 anos de Criciúma.

Complementando o excelente texto do publicitário Willy Backes na coluna de ontem, meu Pai, ex vereador nas gestões Algemiro Manique Barreto e Altair Guidi e pastor, Avelino Dilney Pedro Lopes, lenda viva da nossa Criciúma ressaltou:  A presença da Comunidade Cristã Evangélica representada por famílias alemãs na história de Criciúma através da Igreja de Confissão Luterana se deu a partir de 1898 para então Vila São José de Cresciuma, instalando-se em Linha Anta e Linha Três Ribeirões. São 123 anos que o Cristianismo Evangélico pode comemorar sua presença em nossa cidade, atualmente com milhares de crentes em todas as denominações de Criciúma e Região. A miscigenação de raças contribuiu para que a crença cristã evangélica esteja inserida no contexto do cristianismo não só em Criciúma como em todo estado e no Brasil. Que salve nossa cidade e nossa história. Somos todos filhos do mesmo Deus Criador dos Céus e da Terra, portanto irmãos em Cristo Jesus. Parabéns Criciúma. Que Deus Sare Nossa Terra e nossa gente.

Por Ney Lopes 06/01/2021 - 07:35 Atualizado em 06/01/2021 - 07:38

O Grupo Vip Car, leia-se irmãos Pereira e Didi, entregaram ontem oficialmente a valorizada área na Avenida Centenário, onde funcionava uma de suas revendas de veículos usados, para o grupo Madero. Até meados de julho, as unidades Jeronimos e Madero serão construídas. O imovél foi locado ao grupo Madero por 20 anos.

Duas cenas do que era e como ficou o imóvel, num dos locais mais privilegiados da Centenário, onde será construído dois restaurantes da rede Madero

VILA SÃO JOSÉ DE CRESCIUMA – CRICIÚMA.

Do publicitário Willi Backes li, gostei e divido com vocês um pouco dos 141 anos da nossa Criciúma.

A vila de São José de Cresciuma foi fundada em 06 de Janeiro de 1.880, por imigrantes que vieram do norte da Itália. Famílias com sobrenomes como Naspolini, Pizzetti, Scotti, Sonego, Benedet, Dagostin, Pavei, Benetton, Casagrande, De Luca, Dário, Pavan, Martinello, Margutti, Pierini, Zanette, Milanese, Darós, Bilesimo, Meller, Milioli, Netto, Ortolan, Possamai, Barbieri, Sommariva, Fabris, Tramontin, Piazza, Pasini e Venson.
No final do Século XIX e primeiras décadas do Século XX famílias das etnias alemã, polonesa, portuguesa/açoriana, espanhola, negra e árabe, em Cresciuma se instalaram.
Em 02 de Setembro de 1892, pela Lei Estadual n. 48, Vila São José de Cresciuma foi promovida a Distrito de Araranguá, sendo João Zanette seu primeiro Intendente indicado.
Em 04 de Novembro de 1925, Cresciuma se emancipou de Araranguá através da Lei Estadual n. 1516. Os territórios dos hoje municípios de Nova Veneza, Içara, Forquilhinha e Balneário Rincão passaram a ser parte integrante do município de Cresciuma.
Através de Lei Estadual, em 30 de Dezembro de 1.948, Cresciuma passou a ser denominada de Criciúma.

O PORTO SECO DE CRESCIUMA.

Registros históricos da Vila de São José de Cresciuma, identificam os 141 italianos das famílias pioneiras que aportaram nas terras estranhas, vindas do Norte da Itália de onde partiram através do Porto de Gênova, em 11 de Novembro de 1.879. No local da futura Vila de São José de Cresciuma chegaram em 06 de Janeiro de 1.880. Famílias inteiras, viúvos, viúvas, filhos e filhas, assim constituídas:
Giovanni Barbieri (+1) - Lorenzo Benedet (+7) - Paulo Benedet - Pietro Benedet (+7) - Domenico Casagrande (+1) - Demétrio Dario (+7) - Batista Daros (+6) - Paulo De Luca (+6) - Antônio Martinello (+3) - Antônio Meller (+3) - Santo Meller (+4) - Andrea Milanese (+1) - Giacomo Milanese (+8) - Giovanni Batta Milanese (+4) – Martin Milioli (5) – Angelo Netto (+6) – Domenico Ortolan (+3) – Antônio Pavan (+3) – Andrea Pizzetti (+3) – Carlo Piazza (+6) – Giovanni Pierini (+3) – Giuseppe Scotti (+2) – Martin Scotti (+3) – Teresa Sonego (+2) – Giovanni Tomé (+3) – Angelo Venzon – Antônio Zanette (+2) – Giuseppe Zanette (+2) e Batista Zanette (+4).

NOVAS LEVAS EMPREENDEDORAS.

Em 1.890 quando a Vila de São José de Cresciúma completava 10 anos de sua fundação, chegaram os primeiros imigrantes poloneses em número de 15 famílias. Este grupo chegou em 31 de Outubro de 1.890 e instalou-se nas localidades hoje conhecidas de Linha Batista, Linha Anta e Três Ribeirões. Imigrantes com nomes e sobrenomes como: Pedro Bykoski, Jacob Sklarski, Stefano Ptasinski, Francisco Kurosewski, Paulo Strazaukoski, Francisco Bialecki, Stanislau Kostrzeski, João Zenler, João Kuboski, Leon Piechatoski, Stanislau Kuroski, Edmundo Langer, Stefano Macieski, Felix Opocsinski e Jejorki. Os dois últimos, solteiros, seguiram para o Rio Grande do Sul.
Ainda em registros históricos, constam que em Maio de 1.891 veio para a Linha Batista na Vila São José de Cresciuma, mais um grupo de imigrantes com nomes como de: João Klima, Roque Machinski, Eduardo Stachoski, João Miezieski, José Choinaski, Gabriel Bartochak, Francisco Trzosek, Miguel Budny, Stanislau Machiski, Antônio Demboski, Wosniewski, João Rzatki, Miguel Pietrzak, Kazmiecrak, André Studzinski, Wadislau Ranachoski, Mateus Budny, Simão Tibinkoski, Pedro Krawcski, José Bartochak, Tomas Stachoski, Jacó Selinger, Vicente Gaidzinski, Mateus Galant, Wadislau Demboski, Ignácio Rzatki, João Milack, José Selinger e Martin Woicichoski.

ALEMÃES SOMAM PARA O DESENVOLVIMENTO.

Após 1.890, inúmeras Famílias Alemãs, na sua maioria com orientação religiosa Luterana, se instalaram na Vila São José de Cresciuma, nas localidades depois denominadas Linha Anta e Linha Três Ribeirões. Foram elas: Johann Hector Bernhardt, Otto Grützmacher, Robert Pietsch, Conrad Georg Nagel, Karl Meister, Reinold Nonnenmacher, Robert Maier, Wilhelm Lineburger, Julius Disner e Adolf Brillinger.
A partir de 1.898, Cresciuma passou a contar com primeiro Cartório de
Registro Civil e no Livro inicial constam enlaces matrimoniais com
sobrenomes de origem alemã, como: Azzenheimer, Neumann,
Bernhardt, Blumtritt, Balezzak, Daufenbach, Hartwig, Feldmann, Schulz,
Fischer, Schäffer, Meerlânder, Schippul, Grützmacher, Schwalb,
Hildebrandt, Brillinger, Janzat, Maier, Krüger, Steinbrenner, Langer,
Lansch, Lineburger, Luchtemberg, Klehm, Maier, Hakbart, Meister, Kurtz,
Moser, Strelau, Ruloff, Zucovski, Ruloff, Peplau, Piepke, Büch, Ries,
Baier, Schmitz, Schwitzer, Stekler, Küsser, Strege, Schwartz, Thiergarten,
Werner, Aentski, Zarski e Moser.

141 ANOS DE MISCIGENAÇÃO.

Os nomes e sobrenomes extraídos de registros oficiais e publicações como
as do jornalista Ney Manique, confirmam as fundamentais inserções de grupos étnicos no princípio, depois com entrelaçamentos familiares e novas recepções no torrão amistoso, fazem hoje de Criciúma comunidade com impressionante miscigenação, retrato do que há de melhor na constituição e formação da sociedade brasileira.
Criciúma – 141 Anos de Fundação – Comunidade Jovem, Empreendedora, Sempre na Busca da Prosperidade, Crescimento Econômico e Social.

Por Ney Lopes 05/01/2021 - 07:57 Atualizado em 05/01/2021 - 07:57

Uma tragédia na tarde de ontem entre o Balneário Esplanada e o Torneiro tirou a vida de dois jovens de 17 anos e feriu gravemente mais dois caroneiros. Entre as vítimas estavam os jovens Marco Antonio Lima, recém formado do terceirão do Colégio Marista e filho da empresária Jaque Lima, dona da Lokanda de Içara, e o amigo João Bortolon de Balneário Rincão. O velório do Marco Lima, será na capela pérola do Crematório Millenium, a partir das 10h desta terça feira, e a cerimônia de cremação está prevista para às 18h30.

Marco Lima e João Bortolon, os dois jovens de 17 anos de Içara e Balneário Rincão que perderam a vida ontem em acidente que chocou a região
Com um visual moreno, Tati Teixeira, que andava meia fora de circulação, voltou a cena política ao assumir ontem interinamente como deputada estadual. Júlio Garcia deu as boas vindas

 

Por Ney Lopes 04/01/2021 - 07:49 Atualizado em 04/01/2021 - 07:51

Clonar o celular e ligar para os amigos pedindo depósito em dinheiro já era. Estelionatários virtuais estão mais audaciosos. Um empresário criciumense do ramo de confecções teve seu telefone clonado semana passada. De posse dos dados pessoais e senhas das contas, estelionatários realizaram, em menos de quatro horas, 18 transações, perfazendo um total de R$ 980 mil reais. O empresário só foi sentir o golpe quando trocou o chip e foi transferir todos os seus dados para o novo número. O dinheiro foi sacado em Brasília, de acordo com o gerente da conta da vítima. Esse golpe é novo, haja visto que na pandemia e as operações são feitas cada vez mais pelo celular. O golpe é feito por etapas: primeiro o chip, depois as informações pessoais e, quando a vítima for pegar um chip novo, os dados já estão em posse dos bandidos.

Duas Ferraris avaliadas em R$ 7 milhões, com placas de Criciúma, foram atrações neste fim de semana, estacionadas no velho Verdão do Rincão

 

Por Ney Lopes 03/01/2021 - 12:58 Atualizado em 03/01/2021 - 12:59

Em menos de 48 horas depois de ter assumido a presidência do Criciúma, Anselmo Freitas teve o seu whatsapp clonado com os estelionatários fazendo a festa. Como estava com o whatsapp bloqueado ontem mesmo, Anselmo providenciou um outro número de celular com novo whatsapp.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito