Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 04/04/2024 - 15:29 Atualizado em 05/04/2024 - 07:46

O vice-prefeito Ricardo Fabris assinou filiação hoje à tarde do MDB.

Ele será candidato a vereador.

Fabris estava filiado no PSD e se desligou do partido faz 10 dias.

A sua filiação foi encaminhada pelo deputado Tiago Zilli e o vereador Paulo Ferrarezi, presidente do MDB de Criciúma. 

Tags: eleicoes2024

Por Adelor Lessa 04/04/2024 - 12:58 Atualizado em 04/04/2024 - 13:15

Como havia sido antecipado, um dia depois de a lei que isenta o Criciúma Esporte Clube do pagamento de IPTU ter sido promulgada, o prefeito Clesio Salvaro protocolou na justiça ação para "derrubar" a lei.

A ação é sustentada na tese da inconstitucionalidade da lei e foi montada pela procuradora geral do município, Ana Cristina Youssef. 

Antes de julgamento de mérito, é feito pedido de medida cautelar para sustar de imediato os efeitos da lei.

Abaixo, a ação protocolada: 

 

Por Adelor Lessa 03/04/2024 - 18:41 Atualizado em 04/04/2024 - 06:37

O deputado federal Ricardo Guidi postergou sua decisão sobre permanência no PSD ou migração para o PL para ser candidato a prefeito de Criciúma. Deve fazer anúncio hoje, quinta-feira, durante entrevista coletiva.

O deputado voltou a conversar com o governador Jorginho Mello, por iniciativa do governador, que aposta todas as fichas na sua candidatura para prefeito de Criciúma.

Jorginho promete apoio e garante envolvimento do ex-presidente Bolsonaro na campanha.

Nas conversas que faz desde o início a semana, o governador se refere à Guidi como futuro filiado no PL e candidato a prefeito.

Guidi tem apresentado para aliados com quem tem conversado nos últimos dias, pesquisas recentes que o colocam em posição folgada na intenção de voto para prefeitura de Criciúma.

Ontem à noite, ele fez telefonemas comunicando que vai anunciar hoje sua ida para o PL.

No fim de semana, o deputado Julio Garcia (PSD) apresentou proposta formal (por escrito), que depois foi aprovada pela direção estadual, que estabelece compromisso de definição do candidato a prefeito do partido por pesquisa, a ser realizada em julho, entre ele e Arleu da Silveira. 

Mas, a proposta não teria sido suficiente para segurar Guidi no partido.

O anúncio seria feito ontem, mas foi postergado, para hoje à tarde.

Será o principal fato politico da semana no estado.

 

Por Adelor Lessa 03/04/2024 - 18:17 Atualizado em 03/04/2024 - 18:34

O PSDB decidiu que o vice de Arleu da Silveira na eleição para prefeito de Criciúma será definido por pesquisa, entre o secretário Acelio Casagrande e a vereadora Roseli de Luca.

A decisão foi anunciada depois de reunião do presidente estadual do partido, deputado Marcos Vieira, com a presidente municipal, deputada Geovânia de Sá, e o prefeito Clesio Salvaro.

Marcos Vieira havia anunciado pela manhã, na rádio Som Maior, quando estava em viagem para Criciúma, que anunciaria apoio para candidatura de Arleu da Silveira (PSD) a prefeito, e a indicação de Acelio Casagrande (PSDB) para vice.

Ele comentou: "o PSDB vai privilegiar o Acelio por ele ser bom de voto e porque vai agregar bastante na chapa do Arleu para prefeito".

Durante as conversas em Criciúma, a situação mudou.

No fim da tarde foi anunciado que o PSDB vai fazer uma pesquisa para definir entre Acelio ou Roseli de Luca quem será vice na chapa de Arleu.

No fim da tarde, Marcos Vieira fez anúncio oficial durante reunião com o prefeito Salvaro, Arleu da Silveira, deputada Geovânia e politicos do PSDB da região.

 

 

 

Por Adelor Lessa 03/04/2024 - 08:17 Atualizado em 03/04/2024 - 17:02

O deputado estadual Marcos Vieira, presidente estadual do PSDB, acaba de anunciar na Som Maior que o secretário muncipal de saúde, Acélio Casagrande, é o indicado para ser candidato a vice de Arlei da Silveira (PSD) na disputa pela prefeitura de Criciuma.

Ele estará hoje em Criciúma para fazer os anúncios.

Acelio vai assumir como deputado estadual nos próximos dias, já que ficou primeiro suplente na eleição de 2022.

 

 

Tags: eleicoes2024

Por Adelor Lessa 03/04/2024 - 06:28 Atualizado em 03/04/2024 - 17:02

Deve sair nesta quarta feira a tão esperada decisão do deputado federal Ricardo Guidi.
Informação de hoje, começo da manhã, é que ele deve anunciar durante o dia o deputado Júlio Garcia que vai sair do PSD e se filiar no PL para ser candidato a prefeito de Criciúma.

A proposta de acordo feita por Julio Garcia, e aprovada pela direção estadual do PSD, não teria sido suficiente para segurar Guidi no partido.
Ele ja comunicou ao Governador Jorginho que vai anunciar hoje sua decisão ao PSD e ao deputado Júlio Garcia.
Será o principal fato politico da semana no estado.

Mas, a entrevista coletiva que estava projetada para hoje, fim da tarde, em Criciúma, com Guidi e o Governador, ainda não foi confirmada.

 

Tags: eleicoes2024

Por Adelor Lessa 02/04/2024 - 15:34 Atualizado em 02/04/2024 - 15:51

Foi promulgada agora à tarde pelo presidente da Câmara de Vereadores, vereador pastor Jair Alexandre, a lei que isenta o Criciúma Esporte Clube do pagamento de IPTU.

Mas, de acordo com informação da Prefeitura, o prefeito Clésio Salvaro deve entrar com ação na justiça para derrubar a lei. 

O projeto de lei, iniciativa de 12 vereadores, foi aprovado por unanimidade em duas sessões, mas o prefeito vetou.

Vereadores derrubaram o veto e por isso a lei foi promulgada pelo presidente da Câmara.

Vereador Nicola Martins acompanhou a promulgação.

O vereador Zairo Casagrande, com problema de saúde, foi representado por um assessor.

Por Adelor Lessa 02/04/2024 - 14:40 Atualizado em 02/04/2024 - 17:22

O presidente estadual do PSD, Eron Giordani, votou a favor da proposta de acordo feita para o deputado Ricardo Guidi sobre candidatura a prefeito, que evitaria sua migração para o PL.

No seu voto, Giordani escreveu:

"Bom dia! Como fui consultado no domingo à noite, por telefone, durante o encontro dos nossos líderes, (deputado Júlio Garcia, deputado Ricardo Guidi, prefeito Clesio Salvaro e vereador Arleu da Silveira), onde tive ciência prévia do encaminhamento uniformizado entre os presentes na reunião, sinto-me confortável em acompanhar integralmente a proposta apresentada, sem qualquer reparo. Esse é meu voto."

Dos 25 membros da executiva estadual do PSD, 19 votaram e teve 6 ausências. Proposta foi aprovada por unanimidade.

A proposta foi feita pelo deputado Júlio Garcia, durante reunião com Guidi, o prefeito Clesio Salvaro e o secetário Arleu da Silveira, no domingo, fim da tarde. 
Júlio, Salvaro e Arleu assinaram a nota, aprovando o seu teor. Guidi pediu prazo para decidir.

Pela proposta, todos concordam que uma pesquisa vai definir o candidato a prefeito do PSD, e que o instituto será contratado pela executiva estadual, em comum acordo com os signatários do documento. 
Na reunião em que a proposta foi apresentada chegou a ser citado o Instituto DataFolha para fazer a pesquisa. 
 

Tags: eleicoes2024

Por Adelor Lessa 01/04/2024 - 18:54 Atualizado em 02/04/2024 - 16:49

O PSD acaba de distribuir nota oficial dando detalhes de uma reunião ocorrida no domingo entre o deputado Ricardo Guidi, deputado Julio Garcia, prefeito Clesio Salvaro e o secretário Arleu da Silveira quando foi apresentada uma proposta de acordo para definição do candidato a prefeito.

Guidi pediu para decidir nesta segunda-feira, mas acabou pedindo mais prazo.

É um fato novo que altera o roteiro que estava encaminhado.

Agora, a esperar a manifestação do deputado Guidi sobre a proposta apresentada.

O resumo da ópera é que o PSD tinha um candidato definido. Mas, agora o próprio candidato, Arleu, e os seus principais "padrinhos", apresentam uma proposta de acordo para, de certa forma, zerar o jogo.

Abaixo, a nota na integra:

NOTA OFICIAL

Estiveram reunidos neste domingo 31/03, em Criciúma, o deputado federal Ricardo Guidi, o deputado estadual, Julio Garcia, o prefeito municipal Clésio Salvaro e o secretário municipal, Arleu da Silveira, onde foi discutida a seguinte proposta visando a eleição 2024:

1. Submeter à Executiva Estadual os critérios para escolha do candidato a Prefeito de Criciúma pelo PSD.

2. PROPOSTA:

2.1. O candidato será escolhido por pesquisa de opinião pública, a ser contratada pela Executiva Estadual, com campo na primeira semana de Julho de 2024.

2.2. Os detalhes da pesquisa, bem como o Instituto, serão decididos de comum acordo entre os pré-candidatos, com mediação da Executiva Estadual, caso não haja acordo entre os dois.

3. No período compreendido entre a decisão da Executiva Estadual e a pesquisa, os pré-candidatos darão curso à pré-campanha e buscarão o apoio de outros partidos, mantendo respeito mútuo e valorizando o partido.

4. A Executiva Estadual deliberará sobre a presente proposta até o dia 03/04/2024.

Todos os participantes aprovaram os termos do acordo, mas o deputado federal Ricardo Guidi pediu prazo até esta segunda-feira para consultar a família e decidir se assinaria a Nota. No entanto, nesta data, o deputado solicitou mais prazo para manifestar sua posição.

Subscrevem a nota:

Deputado Estadual: Julio Garcia
Prefeito Municipal : Clésio Salvaro
Secretário Municipal : Arleu da Silveira

Tags: eleicoes2024

Por Adelor Lessa 01/04/2024 - 06:52 Atualizado em 02/04/2024 - 16:51

Começa uma semana gorda. De pauta cheia, e muitas decisões importantes.

O deputado e secretário de estado Ricardo Guidi será o centro das atenções. Pelo menos em Criciúma.

Guidi terá que decidir nesta semana (até sábado) se vai mesmo migrar para o PL para ser candidato a prefeito, ou ficará no PSD.

Se decidir ficar no PSD, arquivará seu projeto de candidatura a prefeito porque o partido já tem candidato. É Arleu da Silveira, indicado pelo Prefeito Salvaro, apoiado pelo deputado Julio Garcia.

A "bolsa de apostas" está movimentada, e animada.   

Em principio, a decisão deve ser anunciada em coletiva com o Governador Jorginho na quarta feira, em Criciúma.
Mas, pessoas que tem conversado com Guidi nos últimos dias dizem que pode ficar para a última hora, no fim do prazo, aos 45 do segundo tempo.

A semana terá o encerramento do prazo para para últimas trocas de partido e filiações daqueles que pretendem disputar eleição de outubro. Será dia 6 de abril, sábado.

Na abertura da semana, duas filiações anunciadas.

O médico Anibal Dário, que foi candidato a prefeito em 2020, volta ao MDB.

E o prefeito de Arroio do Silva, Evandro Scaini, vai se filiar no PP.

Ele deixou o Republicanos na semana passada.

SEIF SOB AMEAÇA

Destaque da semana na política do estado é o julgamento no TSE do senador Jorge Seif (PL).

Ele será julgado por suposto abuso do poder econômico na campanha de 2022 e poderá ter seu mandato cassado.

Em Brasília, a cassação é tratada como tendência.

 

Tags: eleicoes2024

Por Adelor Lessa 31/03/2024 - 19:22 Atualizado em 02/04/2024 - 16:51

O médico Anibal Dário, que foi candidato a prefeito de Criciúma em 2020, vai voltar ao MDB.

Decisão foi tomada no fim de semana, depois de uma série de conversas com vários partidos.

Ele poderá ser candidato em uma chapa majoritária (prefeito ou vice).

Anibal migrou do MDB para o União Brasil em 2023. Acabou saindo do partido no início de março, depois que o partido anunciou apoio para a candidatura à prefeito de Arleu da Silveira (PSD).

Ele vem conversando seguidamente com Ricardo Guidi, que está encaminhando candidatura a prefeito em oposição à Arleu.

Filiação no MDB será feita na quarta-feira.

 

 

 

 

Tags: eleicoes2024

Por Adelor Lessa 30/03/2024 - 10:40 Atualizado em 30/03/2024 - 11:52

Maior fabricante privado de automóveis da China, a GWM, vai montar um fábrica em Santa Catarina.

A direção da montadora no Brasil esteve com o Governador Jorginho Mello e informou para vai instalar uma unidade no estado.

Não se trata de pensar em buscar uma grande marca mundial para se instalar no estado. Ela veio comunicar que está decidida a vir para o estado.

Perguntar é preciso:
para onde ela vai? onde vai se instalar?

Essa é uma briga que vale!

Por que não pode vir para o sul?

Uma industria assim faz uma revolução na região na geração de emprego, renda e receita.
Faz subir de patamar a região.

Uma industria assim é uma conquista que vale mais que muitas grandes obras juntas.
Faz aumentar renda per capita, idh e todos os outros índices.

Uma unidade industrial da GWM atrai uma serie de outras pequenas e médias industrias ao seu redor, e uma infinidade de negócios.

Enfim, é uma briga que vale a pena e é uma briga possível!

A região pode oferecer a retaguarda necessária.

Tem porto, aeroporto, BR duplicada.
Tem universidades, tem escola técnica que é destaque no sul do pais.

Tem tudo o que outras regiões podem oferecer.

Só precisa acreditar no seu potencial e brigar por isso.
Mas, brigar junto.
A região tem quatro deputados federais, três ligados ao Governo e ao Governador.

A região tem oito deputados estaduais e quase todos ligados ao Governo e ao Governador.

A região tem secretário de estado que é próximo do Governador.

E tem políticos que estão entre os principais do estado, como o Prefeito Salvaro e o deputado Júlio Garcia, que tem influência e vóz de comando na Assembléia Legislativa.

A região tem força no setor produtivo capaz de mobilizar Fiesc e outras entidades.

Só precisa entender e se convencer que é possível.

 

Por Adelor Lessa 30/03/2024 - 10:27 Atualizado em 30/03/2024 - 10:55

O prefeiro de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, decidiu filiar no PP para disputar a reeleição, em outubro.

Scaini deixou o Republicanos na semana passada.

Ele ajustou detalhes da filiação com o deputado José Milton Scheffer.

Vai assinar a ficha de filiação durante a semana, mas um ato político será realizado somente no final de abril.

Como Scheffer pode ser candidato a deputado federal em 2026, Scaini passará a ser alternativa no PP para ocupar o espaço como candidato a deputado estadual.

 

Por Adelor Lessa 28/03/2024 - 19:12 Atualizado em 02/04/2024 - 16:52

Fato que deve impactar na montagem do quadro para eleição de prefeito em Criciúma está encaminhado para a próxima semana.

O governador Jorginho Mello, presidente estadual do PL, deverá estar na cidade na quarta-feira, dia 3, para anunciar a filiação do deputado federal Ricardo Guidi, secretário de Estado do Meio Ambiente. 

No mesmo ato, Guidi será lançado candidato a prefeito de Criciúma.

Governador estará acompanhado na coletiva dos deputados do PL na cidade, os federais Júlia Zanatta e Daniel Freitas, e o estadual Jessé Lopes. 

Guidi vai migrar para o PL porque no PSD, seu atual partido, já definiu que o candidato será Arleu da Silveira, vereador e secretário municipal, apoiado pelo prefeito Clesio Salvaro e pelo deputado Júlio Garcia. 

Abaixo, comentário com mais detalhes e informações feito na rádio Som Maior.


 

Tags: eleicoes2024

Por Adelor Lessa 28/03/2024 - 06:32 Atualizado em 02/04/2024 - 16:53

O PL, liderado pelo govenador Jorginho Mello, fez um grande encontro regional, ontem à noite, em Florianópolis.

Reuniu milhares de filiados e aliados.

O prefeito Topazio Neto, de Florianópolis, filiado ao PSD, prestigiou o encontro.

O governador Jorginho Mello já anunciou que o PL vai apoiar Topazio e deve indicae o candidato a vice-prefeito.

No encontro de ontem, chamou a atenção discurso do advogado Felipe Mello, filho do Governador, fazendo saudação à Topazio. Alimentou especulações de que ele pode ser o vice.

 

Roseli na chapa

Enquanto isso, em Criciúma, um fato novo é que a vereadora Roseli de Lucca, professora, ex-secretária muncipal de educação, passou a ser opção do PSDB para compor de vice na chapa com Arleu da Silveira (PSD), candidato a prefeito apoiado pelo prefeito Salvaro.

O nome de Roseli foi levado pelo PSDB de Criciúma à direção estadual do partido.

O outro nome considerado para vice no partido é Acelio Casagrande, secretário municipal de saúde, suplente de deputado estadual.

Tags: eleicoes2024

Por Adelor Lessa 27/03/2024 - 19:41 Atualizado em 02/04/2024 - 16:53

Dois vereadores do Balneário Rincão assinaram filiação agora à noite no PL. Juninho Venturini e Carlão da CP.

Juninho era do MDB e Carlão saiu do PSD.

Os dois assinaram filiação no PL com a intermediação da deputada federal Julia Zanatta (PL).

Filiações foram feitas agora à noite, em Florianópolis, na sede do diretório estadual, com o vice-presidente do PL, Bruno Mello, filho do governador Jorginho Mello.

Filiações foram feitas no mesmo dia em que foi anunciada a destituição da executiva do PL no Rincão, que era presidida por Giorgio Bertan.

O vereador Juninho Venturini deve ser o novo presidente. A executiva será montada na próxima semana.

Giorgio Bertan é candidato a prefeito, mas com a mudança de comando do partido, deve deixar de ser o candidato do PL.

A tendência é que Juninho passe a ser o candidato.

É especulada, inclusive, a possibilidade de uma chapa pura com Juninho e Carlão da CP.

A mudança no PL é desdobramento do conflito de Bertan com a deputada Julia e o seu marido, advogado Guilherme Colombo.

A destituição da executiva do Rincão foi feita por ato do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.

 

 

Tags: eleicoes2024

Por Adelor Lessa 27/03/2024 - 18:49 Atualizado em 28/03/2024 - 10:19

Decisão está tomada no Paço e ação está pronta. Assim que for promulgada a lei de isenção de IPTU para o Criciuma Esporte Clube, será protocolada no Judiciário uma ADIN (ação direta de inconstitucionalidade), em nome do prefeito Clesio Salvaro, para derrubar a lei.

Com a derrubada do veto pela Câmara de Vereadores, na sessão de terça-feira, a lei deverá ser promulgada na terça-feira.

O rito prevê que o prefeito tem 48h para fazer a promulgação, e se não o fizer, caberá ao presidente da Câmara, que está pronto para tornar lei.

A ADIN será protocolada direto no Tribunal de Justiça. 

A ação está pronta e poderia já ter sido protocolada, mas é preciso que a lei esteja promulgada.

A assessoria jurídica do prefeito Salvaro tem convicção que o Tribunal vai sustar os efeitos da lei.  

 

Por Adelor Lessa 27/03/2024 - 11:36 Atualizado em 02/04/2024 - 16:53

Decisão da direção nacional do PL dissolveu a executiva do partido no Balneário Rincão.

Giorgio Bertan, que é candidato a prefeito, não é mais presidente.

Uma nova executiva deve ser anunciada durante o dia.

Informação veio à tona agora pela manhã.

A informação de bastidores é que a decisão teve a "digital" da deputado federal Julia Zanatta.

A tendência é que o vereador Juninho Venturine seja o novo presidente do partido no Rincão.

Sem o comando do partido, a candidatura de Bertan a prefeito fica enfraquecida.

Juninho, que está assumindo o partido, pode passar a ser o candidato a prefeito

 

Tags: eleicoes2024

Por Adelor Lessa 26/03/2024 - 19:22 Atualizado em 27/03/2024 - 06:35

Por 9 votos a 7, a Câmara de vereadores derrubou veto do prefeito Clesio Salvaro ao projeto que isenta o Criciúma Esporte Clube do pagamento de IPTU. 

Eram necessários 9 votos para derrubada do veto, e o último foi assegurado pelo vereador Neto Uggioni, que é da base do governo, mas  votou diferente da orientação do Paço e da liderança do governo na Câmara.

Pela manhã, tinha 7 votos contra e 7 votos a favor do veto, com 3 indefinidos.

Durante a tarde, o vereador Miri Dagostin anunciou voto contra o veto e pouco antes da sessão o vereador Neto, garantindo o quórum mínimo necessário.
Foi um fato positivo para a Câmara. 
Uma demonstração de autonomia e coerência.
Votaram contra o veto:  Zairo Casagrande, Neto Uggioni, Nicola Martins, Júlio Kaminski, Giovana Mondardo, Juares de Jesus, Pastor Jair, Paulo Ferrarezi e Miri Dagostim.

Votaram a favor do veto: Toninho da Imbralit, Salesio Lima, Manoel Rozeng, Obadias Benones, Geovana Benedet, Márcio Darós e Roseli de Luca. 
Vereador Daniel Antunes não participou da sessão. 

Por Adelor Lessa 25/03/2024 - 18:46 Atualizado em 25/03/2024 - 18:59

O episódio "alicate" vai continuar rendendo degsaste e prejuízo à Criciúma, podendo culminar com a não realização do STU em 2025.

Depois que foi escrito aqui que o STU deste ano pode ser o útimo na cidade, como desdobramento e reflexo do que foi feito com o festival de música que é organizado pela mesma empesa, junto com a competição, o prefeito Clesio Salvaro tentou reverter a situação.

Buscou reunião com o organizador do STU e do festival garantir, Diogo Castelão, mas não conseguiu. Foram várias investidas, sem resultado.

Diogo nem foi na entrega de medalhas aos campeões do STU etapa de Criciúma.

Enfim, o STU foi um sucesso. O deste ano foi o melhor de todos. Mas, os prejuízos causados pelo episódio do "alicate" podem ter feito deste o último de todos na cidade.

Falei sobre isso, com mais detalhes e infromações, no comentário abaixo, que foi para o ar na Som Maior, programa Ponto Final.

 

 

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito