Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Comprova: Veículos esquecem concorrência em prol do combate às fake news

Conversei com o editor do projeto, que reúne 24 dos principais veículos de comunicação do Brasil, como Folha, Estadão e Band
Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 13/09/2018 - 19:07Atualizado em 13/09/2018 - 19:08

Em uma eleição marcada pelo conflito de informações e disseminação de fake news, surgem iniciativas de fact-checking (checagem de fatos, em inglês), que trabalham de maneira colaborativa em busca de dados que consolidem pela veracidade ou falsidade de uma notícia viralizada. 

Um exemplo desse trabalho foi publicado no 4oito nesta quinta-feira (13), com a confirmação de que a foto do abdomen suturado é do candidato Jair Bolsonaro (PSL)

Tive a oportunidade de conversar com Sérgio Lündtke, editor do Comprova, sobre o projeto, que tem como objetivo conferir a veracidade das informações que circulam nas redes sociais e sites em todo o país, diferenciando o que é fake news, o que está mal contextualizado ou o que é real. 

Ouça a entrevista na íntegra:

Capitaneado pela Abraji, o Comprova conta com 24 veículos parceiros como Folha, Uol, Estadão, Band News, Correio do Povo, AFP e SBT.

4oito

Deixe seu comentário