Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Arthur Lessa 22/08/2017 - 14:36

É voz corrente entre os frequentadores mais antigos (mais velhos mesmo...) de shows, principalmente de rock, que "hoje essa molecada não sabe assistir um show, não presta atenção, fica só no celular".

Pois é... Pelo bem, pelo mal, isso é fato! Cada dia mais estamos vendo o mundo através das telas dos celulares. E isso não é em relação a eu ver de Criciúma, pela internet, um vulcão em erupção na Europa. É eu ver pelo celular a minha filha dançando na minha frente, na sala de casa, pra filmar e mandar pra minha mãe e pra minha sogra, as duas avós babonas.

Esse tipo de conversa é de pouco anos pra cá, coisa de 10 anos ou menos. Mas 17 anos atrás, em 2000, o Skank já experimentava essa tendência, além da produção colaborativa, também na moda atualmente.

Muito antes do lançamento do iPhone e smartphones de alta resolução como conhecemos hoje, a banda distribuiu filmadoras para fãs em um show no Olympia, em São Paulo, e juntou as imagens para produzir um clipe ao vivo, e de vários ângulos, da música Balada do Amor Inabalável, que estava estourada e fazia parte da trilha da novela Laços de Família (falei que era coisa antiga...).

O Skank se apresenta em Criciúma no dia 11 de outubro, véspera de feriado. Os ingressos já estão à venda, partindo de R$ 35, no site Minha Entrada.

Para comprar, acesse www.minhaentrada.com.br 

Por Arthur Lessa 19/08/2017 - 10:19 Atualizado em 19/08/2017 - 10:46

Fazer é algo que mantém vivo, mas vencer desafios é o que nos mantém motivados e focados. Além de imprevistos e dificuldades causadas por problemas, que são os desafios que vem de forma negativa, buscar um jeito de fazer algo de maneira  diferente é o jeito de criar um desafio bom.

E sobre fazer diferente, lembro dessa peça publicitária que vi há anos e me marcou, tanto pela ideia proposta quando pela "virada" do enredo. Não sei em que foi produzida nem por quem. Se entendi bem, é uma peça alemã.

Veja o video antes de seguir no texto, pra não perder o efeito final da história. 

E essa propaganda tem duas mensagens importantes. Além de o arquiteto adotar um tática diferente para o controle de qualidade dos corredores e acessos do aeroporto, o jeito que ele encontrou de fazer essa avaliação foi tomar o lugar do cadeirante, enxergando como ele enxerga, sentindo o que eles sentem, conhecendo na prática os problemas que estes clientes enfrentam. Esse é o jeito atual de pensar, principalmente em serviços, vendendo a experiência acima do produto.

Os exemplos estão ao nosso redor. É o estilo Disney, é o estilo Uber.

Por Arthur Lessa 18/08/2017 - 18:49 Atualizado em 18/08/2017 - 18:53

Daqui a pouco, às 19h, começa a transmissão de mais uma partida do Criciúma na busca pelo acesso à Série A 2018. Mas não é só mais uma partida do Tigre. Hoje tem um retorno importante aos microfones da Som Maior FM.

João Nassif tem o nome gravado em lugar privilegiado na história da Som Maior FM. Em 2004, quando foi implantada a rede Antena 1 em Criciúma, dando origem à SM Antena 1, lá estava o Nassif ajudando a criar o Última Edição, programa jornalístico de fim de tarde que seguiu na rádio até 2012.

Foi no Última Edição, e com o Nassif, que aprendi os "truques" necessários para o radiojornalismo diário. Era ele que dizia "agora vai", "agora espera", "encurta a pergunta", "não precisa carimbar cada informação". Aprendi na prática, ensaiando ao vivo, mas sabendo que, no caso de "um branco", ele estava ali de apoio.

Lá na frente os caminhos se desencontraram, reencontraram, desencontraram de novo, e agora voltamos a dividir o mesmo dial, além do mesmo Portal 4oito, onde ele tem blog falando sobre o que mais entende: futebol e, principalmente, Copas do Mundo.

Muito bom voltar a passar o dia com o bigode mais rabugento de Brodósqui.

E presta atenção!

Mano Dal Ponte ou João Nassif, qual o mais rabugento?

 

Por Arthur Lessa 17/08/2017 - 23:23 Atualizado em 17/08/2017 - 23:30

Eu sei que está bem tarde, mas só agora que parei pra poder escrever sobre o que foi o dia de hoje.

Foi o fim de uma semana tensa, cheia de expectativa, de avaliações, de revisões do 4oito. Nada podia estar errada na grande estreia!

No fim, muito trabalho, poucas horas de sono e muito trabalho. Todo mundo estava envolvido. Toda equipe foi convocada, seja no Varandas, seja na sede do portal.

E aí está ele! Lançado e bem recebido.

Aproveito para agradecer a todos que opinaram, criticaram, elogiaram e divulgaram nosso novo veículo.

Como falei de manhã, segue a evolução! E queremos a participação de todos nessa caminhada!

Por Arthur Lessa 17/08/2017 - 23:20 Atualizado em 17/08/2017 - 23:23

Vai aqui minha homenagem ao grande e inigualável Paulo Silvino.

Por Arthur Lessa 17/08/2017 - 08:48

O novo veículo que estamos lançando hoje, o 4oito, é um portal novo, com um conceito novo, um conceito diferente, de fazer diferente.

Mais que um portal de notícias, mais que um portal de informação, é um portal de conteúdo.

Ele nasce oficialmente hoje, mas é fruto de muitos meses de trabalho, de muitos debates de ideias, de muita análise de como fazer, de o que oferecer, de como apresentar as informações que são relevantes para a região.

A região, inclusive, é a inspiração para o nome: 4oito, que é o nosso DDD, é o número que nos une, desde a Capital, ao norte, até o limite com o Rio Grande do Sul, ao Sul, e a região Serrana, ao oeste. O nome regionaliza o Portal, valoriza a nossa raíz, que é o Sul Catarinense.

Mas voltando a falar do processo de criação dele, que teve início ainda em 2016, assim como qualquer nova ferramenta, qualquer novo invento, qualquer novo produto, ele surge para responder a uma questão.

A questão que motivou as primeiras tratativas a respeito do 4oito, ainda sem esse nome, foi a limitação que tínhamos com o conteúdo de qualidade produzido pela rádio Som Maior FM, que apenas comunica por áudio. Ele seria um amplificador da rádio. Seria a Som Maior multimídia, a Som Maior na web.

Mas logo de início, a ideia já se mostrou limitada. Nos primeiros esboços já surgiram outras possibilidades, outras necessidades, outros caminhos. Já não era mais o novo site da Som Maior, mas sim um novo veículo, independente, com vida própria, com espaço aberto, sem limite de espaço, de formato, de tempo.

O que ficou da ideia inicial, e é o núcleo do projeto, é a mesma vontade de fazer diferente e explorar novas formas de apresentar as informações. Isso é a marca da Som Maior, com inovações como implantar jornalismo de qualidade com música quando ninguém acreditava que fosse dar certo. Essa será também a marca do 4oito.

Outro diferencial que temos, e agrega muito ao conteúdo, é a reunião de blogs que compõe o 4oito. Hoje lançamos sete. Adelor Lessa, Arthur Lessa, Mano Dal Ponte, Pity Búrigo, Marco Búrigo, João Nassif e Max Everson.

Esses são os que entram no ar hoje. Outros virão. Sobre os mais diversos assuntos, de carreira a relacionamentos, de viagens a cozinha. Todos diferentes, todos juntos, no mesmo lugar.

Com o conceito e os objetivos alinhados, fomos para produção do portal, desenvolvido pelo BurnWeb. Lá também várias reuniões com o Lucas e a equipe para definições de layout, mudanças de elementos, soluções novas para problemas.

Nesse processo foram várias semanas, até que hoje, 17 de agosto de 2017, está no ar, o novo Portal de Conteúdo do Sul Catarinense. O Portal 4oito.

Por Arthur Lessa 11/08/2017 - 20:13 Atualizado em 12/08/2017 - 22:42

Toda sexta-feira, pra trilha sonora do Ponto Final, eu vasculho a história de alguma música marcante, seja ela nacional ou internacional. Tanto o são que vários cantores às regravam, às redesenham, às reproduzem. Mas a trilha de sonora dessa sexta-feira, dia 11 de agosto, foi especial.

Codinome Beija-Flor, composta por Cazuza, Reinaldo Arias e Ezequiel Neves, além de um grande sucesso da carreira solo do Cazuza e parte do primeiro disco dele depois de sair do Barão Vermelho, ela esconde segredos. Tem frases impositivamente interpretativas. Qualquer um que pare para analisar a letra se pega buscando um sentido para as "frases de liquidificador" ou imaginando quem seria o "beija-flor".

Pois bem... Diante a dúvida, pesquisei e encontrei dois sites com explicações sobre essas duas partes.

Segredos de Liquidificador
O site Significados, conta que, em 1989, um pouco antes de cantar essa canção em dueto com Simone, durante um especial da TV Globo, o próprio Cazuza teria dito que a expressão se refere a "um movimento de língua no ouvido".

Codinome Beija-Flor
Não faltam informações de que o tal beija-flor de Cazuza seria não menos que o cantor e amigo Ney Matogrosso. Não encontrei nenhuma confirmação do próprio sobre essa ligação, mas o romance entre os dois não é segredo, como mostra essa entrevista para o Fantástico, em 2003, a partir dos 5:40. 

Essas são versões, que provavelmente foram para o outro plano com o próprio Cazuza. A interpretação segue a cargo do ouvinte...

Como diria o meu amigo e jornalista João Pedro Alves, "essa é a beleza da arte... Não pertence ao autor".

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 »

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito