Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 30/05/2023 - 06:36 Atualizado em 30/05/2023 - 08:43

O prefeito de Ermo, Paulinho Delavechia, assinou filiação ontem à noite no PL, durante reunião com o governador Jorginho Mello (PL), na Casa da Agronômica, em Florianópolis.

Paulinho era do MDB.

A filiação foi acompanhada pelos deputados federais do sul Julia Zanatta e Daniel Freitas (ambos PL).

É a primeira mudança de partido de prefeito do sul, no movimento de crescimento do PL, o partido o Governador.

 

 

Por Adelor Lessa 30/05/2023 - 06:29 Atualizado em 30/05/2023 - 08:11

O juiz Evandro Wolmar Rizzo determinou, em despacho assinado ontem à noite, a liberação de entrada dos servidores no pátio de máquinas e em todos os espaços da prefeitura.

No despacho, o juiz atendeu pedido da Prefeitura de Criciúma, contra o Sindicato dos Servidores Municipais.

Os sindicalistas e quem apoia a greve terá que respeitar distância de 100 metros da entrada do pátio de máquinas.

O pátio de máquinas foi, até ontem, o principal núcleo da greve dos servidores municipais.

Ontem, inclusive, servidores do pátio em greve foram para sinaleiras no centro da cidade, portando faixas, e pedindo esmolas.

No despacho, o juiz escreve:

"Os documentos e arquivos de mídia juntados à inicial demonstram que a paralisação em frente ao pátio de máquinas vem afetando áreas sensíveis e que não comportam interrupção, tais como educação, saúde, defesa civil e trânsito, tudo sob o argumento de, assim, obrigar o requerente a conceder os reajustes salariais e outras vantagens funcionais que estão abrangidos pela pauta sindicalista.

No entanto, mesmo que se considere a boa intenção do sindicato e dos servidores públicos com a paralisação das atividades, o movimento sindicalista vem colocando em risco a prestação dos serviços públicos, especialmente os essenciais, o que consiste em ato potencialmente prejudicial os cidadãos criciumenses.

Não pode o interesse sindicalista se sobrepor ao interesse público, com condutas que impeçam o acesso de trabalhadores aos seus postos de trabalho ou o trancamento das vias que levam aos prédios públicos. O maior lesado é a população local, que contribui para o custeio dos serviços públicos essenciais que devem estar à sua disposição, principalmente relacionados à área da saúde e educação".

Abaixo, o despacho do Juiz Evandro Rizzo na íntegra:

Justiça manda liberar entrada de servidores no pátio de máquinas by 4oito on Scribd

Por Adelor Lessa 29/05/2023 - 18:47 Atualizado em 29/05/2023 - 20:14

A eleição municipal do ano que vem podem ter um fato novo em Urussanga. 

Há três candidatos a prefeito colocados: Bonettinho (PP), vereador; Jhonny Felipe (MDB), ex-prefeito; e Jair Nandi, atual vice-prefeito.

O fato novo pode ser Joelma Fornaza, presidente da Associação Empresarial de Urusanga e ligada ao PL.

Ela tem um trabalho interessante, revolucionário e ativo, como nunca foi feito antes.

Joelma não admite a condição de candidata, mas em conversas privadas, ela já teria mostrado disposição de, pelo menos, tratar o assunto.

Se ela entrar no jogo, é o fato novo em Urussanga.

Governo já está comprando leitos privados de UTI

O Governo de Santa Catarina anunciou 100 novos leitos no estado. Desses, 13 são para Araranguá e Sombrio. Nenhum para Criciúma. 

O Governo do Estado também comprou 30 leitos de UTI da rede privada. A situação é delicada. 

Ouça o comentário completo de Adelor Lessa:

 

Por Adelor Lessa 29/05/2023 - 08:30 Atualizado em 29/05/2023 - 10:56

Diante das movimentações das universidades particulares pela mudança nos percentuais de recursos para universidades privadas e comunitárias, no projeto Universidade Gratuita, o Governo Jorginho Mello está decidido a firmar posição. Não vai aceitar mudanças.

O projeto prevê que as universidades terão repasse de recursos na ordem de 20% do que for investido nas comunitárias na forma de bolsas de estudo.

Na semana passada, no entanto, representantes da universidades privadas intensificaram articulação para convencer deputados a alterar a proporção para 60% x 40% ou até 50% x 50%.

Interlocutores próximos ao governador garantem que ele nao vai aceitar mudança e firma posição na proporção 80% x 20%.

O principal argumento é que as privadas são empresas do ensino que distribuem lucro entre seus sócios e as comunitárias não distribuem lucro, reinvestem 100% do seu resultado nas suas atividades de ensino e têm inúmeras ações comunitárias como contrapartida.

Outra informação é que a partir desta semana, representantes do Governo (e do governador) vão intensficiar articulações na Assembleia Legislativa para que o projeto não tenha alterações em questões fundamentais, como a proporcionalidade no repasse de recursos entre comunitárias e privadas, e que seja aprovado o mais rápido possível, para valer a partir de agosto.

 

Por Adelor Lessa 29/05/2023 - 05:49 Atualizado em 29/05/2023 - 07:33

O médico criciumense Rogerio Carlessi recebeu honraria do Conselho Regional de Medicina, cerimonia realizada na sexta-feira à noite, em Florianópolis, na sede do Conselho.
Carlessi foi condecorado com o Diploma do Mérito Médico por sua carreira.
Natural de Turvo, o Dr Carlessi, cardiologista, sempre trabalhou em Criciúma.
Fez uma trajetória vencedora, limpa, ética e de conduta reconhecida e valorizada por seus pacientes (que não são poucos) e colegas de profissão.

Na foto, ele é o primeiro a partir da direita.

Por Adelor Lessa 28/05/2023 - 20:28 Atualizado em 28/05/2023 - 20:41

O governador Jorginho Mello (PL) recebeu, neste domingo, na Casa da Agronômica, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Bolsonaro e a deputada federal criciumense Júlia Zanatta (PL).

O deputado Eduardo passou o fim semana com a esposa na serra catarinense, hospedado no eco resort Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra.

Governador distribuiu nota a respeito. Confira abaixo:

"Domingo na companhia de família e amigos. Eu, a deputada Júlia Zanatta , a secretária Catiane Seif e nossas famílias tivemos o prazer de receber Eduardo Bolsonaro e sua esposa para o almoço. Falamos sobre Santa Catarina, nossa pátria e liberdade.

Fico feliz pela visita, Deputado! Juntos, com a graça de Deus, vamos trabalhar pelo Brasil que todos queremos!"

 

Por Adelor Lessa 26/05/2023 - 19:24 Atualizado em 26/05/2023 - 19:33

A Sessão Extraordinária, amanhã, sábado, vai votar o novo projeto de dissídio dos servidores de Criciúma.

Os trabalhadores não estão satisfeitos com o projeto apresentado. Mas não é a totalidade. Os servidores questionam alguns itens. 

A votação deve ser de pelo menos dez votos a favor, mas o projeto precisa de nove para ser aprovado. Nos bastidores, é possível projetar que pode ser 12 a 5. A tendência é 10 a 7, mas, dependendo das articulações, o placar a favor pode aumentar.

O projeto, então, pode ser aprovado amanhã. E o importante é que, segunda-feira, a página seja virada.

Ouça o comentário completo no Ponto Final desta sexta-feira:

 

Por Adelor Lessa 25/05/2023 - 20:32 Atualizado em 26/05/2023 - 06:28

Os servidores municipais de Criciúma vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira.

Decisão foi tomada na noite dessa quinta-feira (24).

O Sindicato dos Servidores distribuiu comunicado informando que a paralisação foi definida depois de inúmeras tentativas de negociação, sem sucesso. 

Abaixo o comunicado, na íntegra:

"Depois de inúmeras tentativas de negociar com o governo de Criciúma e sem retorno, servidores públicos municipais deliberaram pela paralisação geral a partir de amanhã.  Toda a categoria paralisa por tempo indeterminado, juntamente com os servidores do pátio de máquinas que iniciaram a greve nesta quinta-feira, dia 25 maio".

 

 

Por Adelor Lessa 25/05/2023 - 18:43 Atualizado em 25/05/2023 - 19:02

O projeto da Universidade Gratuita está maltratado na Assembleia Legislativa. O documento foi montado e arredondado pela ação das universidades comunitárias, especialmente, pela reitora da Unesc, Luciane Ceretta, e é a principal proposta de campanha de Jorginho Mello. 

Mas o governo não se mexe, não trabalha para isso. O governo montou, redigiu e entregou o projeto, que prevê várias ações, mas quem fala são as universidades comunitárias, que defendem o projeto; e as privadas, que fazem comentários e críticas.

As instituições privadas estariam pressionando para mudar a proporcionalidade, que seria o investimento de 80% para as comunitárias e 20% para as privadas. Ou 70% e 30%. Ou 60% e 40%. Ou 50% e 50%. 

O governo colocou o projeto na Assembleia e sumiu. Enquanto isso, o espaço fica aberto e vai se consolidando uma briga de universidades. O estado, que tem que bancar o projeto, não banca. Se o governo não se mexer, isso vai virar lambança. 

Ouça o comentário completo desta quinta-feira:

 

Por Adelor Lessa 25/05/2023 - 06:26 Atualizado em 25/05/2023 - 06:53

Bia vargas, de Içara, que foi candidata a vice-governadora em 2022, deve se filiar no PT e mudar domicilio eleitoral para Florianópolis para ser candidata em 2024.

Depois de ser duas vezes candidata a vice, a primeira em 2020 a vice-prefeita de Içara, e as duas bateram na trave, não se elegeu, agora ela quer ter um mandato. Por isso, deve disputar eleição para vereadora em 2024.

Bia saiu do PSB e deve se filiar no PT nos próximos dias.

Ela vai se reunir com o presidente estadual do PT e presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, no fim de semana, em Florianópolis.

Deve acertar os detalhes para filiação.

Mas, ela tem plano B e C.

Se não bater martelo na filiação no PT, ela tem convites do PDT e PSOL.

 

Por Adelor Lessa 24/05/2023 - 19:30 Atualizado em 25/05/2023 - 09:49

Assunto do dia em Criciúma continua sendo o reajuste dos servidores municipais. 

Hoje, pela manhã, o prefeito Salvaro chamou todos os vereadores para apresentar um novo projeto.

O novo projeto prevê um aumento de 4,36% para todos os servidores. E só. 

Vantagens adicionais foram cortadas para todos. Jucélia Vargas se reuniu com os vereadores. 

Então, conversaram. Quando saiu, ela me disse "Isso é piada. Horrível". 

Os vereadores seguiram em reuniões para encontraram um entendimento,

Das reuniões realizadas à tarde, surgiu uma proposta intermediária, que pode ser a fumaça branca para esse processo.

Seria mais ou menos assim: mantém os 4,36% de aumento para todos os servidores e, como plus, inclui um adicional aos professores, que teriam, além dos 4,36%, teriam 12,71% para professores de graduação, 10% para professores com pós-graduação e mais 10% para professores com mestrado.

A vereadora Roseli de Lucca trabalhou forte nisso, ela que é servidora da educação, professora, foi diretora de escola e secretária de Educação. 

Ouça o comentário completo desta quarta-feira no Ponto Final:

 

 

Por Adelor Lessa 24/05/2023 - 18:53 Atualizado em 24/05/2023 - 19:12

O governo do prefeito Clésio Salvaro já protolocou na Câmara de Vereadores um novo projeto para definir o reajuste nos salários dos servidores municipais.

O projeto protocolado é diferente daquele que foi rejeitado por unanimidade na sessão de segunda-feira da Câmara, e também do que foi apresentado pelo prefeito hoje pela manhã aos vereadores.

Na reunião da manhã, o prefeito anunciou 4,36% de reajuste para todos os servidores, e só.

Não teria mais nenhum ajuste para categorias em separado, como estava previsto no primeiro, que foi rejeitado.

O Sindicato do servidores e vereadores argumentavam que isso iria achatar os salários dos professores e pediram mudanças.

À tarde, os vereadores se reuniram com Jucélia Vargas, presidente do Sindicato dos dos Servidores.

Depois, montaram em acordo com o Paço uma nova proposta, contemplando os professores.

Em síntese, além dos 4,36%, ainda prevê 12,71% para professor de graduação, respeitando 10% para professor com pos-graduação e mais 10% para professor com mestrado.

Abaixo, confira o projeto na íntegra:

 

Projeto Reajuste dos Servidores by 4oito on Scribd

A sessão extraordinária solicitada pelo prefeito Salvaro para votação do projeto em tempo de rodar a folha de maio com novos valores, será realizada no sábado.

 

 

Por Adelor Lessa 24/05/2023 - 15:35 Atualizado em 24/05/2023 - 17:13

A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Jucélia Vargas, saiu agora de reunião com vereadores na Câmara de Criciúma sobre o novo projeto que o prefeito Clesio Salvaro vai enviar para tratar do reajuste dos servidores.

Ela disse que não conhece o projeto, e os vereadores não tinham ainda, porque não foi protocolado, mas pelo que ouviu, considera "horrível".

Jucelia afirmou ao sair da reunião:

"Piada né. Pelos rumores e as informações dos vereadores, a proposta é a mesma para os servidores em geral, e para o magistério piora. Então, é horrível a proposta".

Ela também questionou a postura de alguns vereadores, sem citar nomes:

"Tem vereador que tinha uma posição na segunda-feira e tem outra agora. Não tem convicção naquilo que vota, que atua e que defende".

 O novo projeto de reajuste para os servidores municipais prevê aumento para todos os servidores de 4,36% e foi apresentado hoje pela manhã pelo prefeito Clésio Salvaro aos vereadores.

Não há previsão para chegada do projeto na Câmara. Deve ser ainda hoje ou amanhã.

Mas, o prefeito Salvaro já pediu aos vereadores uma sessão extraordinária para sexta-feira, para aprovar o projeto em regime de urgência, em tempo de rodar a folha de maio dos servidores já com o novo reajuste.

Diferente do primeiro projeto, quando estavam previstos alguns específicos para algumas categorias, desta vez é proposto apenas um reajuste para todos de 4,36%.

Por Adelor Lessa 24/05/2023 - 09:10 Atualizado em 24/05/2023 - 09:36

Terminou agora, no Paço Municipal, a reunião do prefeito Clésio Salvaro com os vereadores para apresentação do novo projeto para reajuste nos salários dos servidores, o projeto do dissídio.

O novo projeto vai garantir 4,36% de aumento geral, para todos os servidores.

Reajustes diferenciados em algumas categorias que estavam previstos no projeto anterior não serão mantidos.

Prefeito vai pedir Sessão Extraordinária da Câmara de Vereadores para sexta-feira para votar o projeto em regime de urgência para dar tempo de rodar a folha de pagamento de maio com o reajuste, se aprovado.

Por Adelor Lessa 24/05/2023 - 06:05 Atualizado em 24/05/2023 - 09:18

Câmara dos Deputados aprovou na noite passada, o chamado "arcabouço fiscal", projeto que cria nova regra para o teto de gastos do Governo Federal. Foram 372 votos a favor e 108 votos contra.

Votação chegou a surpreender porque eram necessários 257 votos para aprovar o projeto e teve mais de 110 votos além do necessário. 

Os quatro deputados federais de Criciúma votaram contra o projeto - Daniel Freitas (PL), Júlia Zanatta (PL), Geovânia de Sá (PSDB) e Ricardo Guidi (PL).

Agora, o projeto vai para análise e voto no Senado.

Entre os 16 deputados federais de Santa Catarina, teve um ausente. Carlos Chiodini (MDB).

Entre os que votaram, teve nove votos vontra e seis a favor.

Votaram contra:

Daniel Freitas (PL), Caroline De Toni (PL), Daniela Reinhert (PL), Fábio Schiocheti (União), Geovânia de Sá (PSDB), Gilson Marques (Novo),

Julia Zanatta (PL), Ricardo Guidi (PSD) e Zé Trovão (PL).

Votaram a favor:

Ana Paula Lima (PT), Valdir Cobalchini (MDB), Ismael dos Santos (PSD), Jorge Ghoeten (PL), Pedro Uczai (PT) e Rafael Pezenti (MDB). 

 

Por Adelor Lessa 24/05/2023 - 05:44 Atualizado em 24/05/2023 - 07:21

Faleceu o professor Nivaldo Antônio Goulart, um dos primeiros professores da Fucri, hoje Unesc.

Faleceu aos 80 anos, completados no último dia 2 (na foto, na sua festa de aniversário com a familia).

Ele lutava contra um câncer.

Foi um professor diferenciado, não apenas pela competência e conhecimento, mas pelas relações com os alunos e posturas que assumiu.   

Foi um cidadão comprometido com as causas de interesse das maiorias, um professor que merece capítulo próprio na historia da Unesc, antes Fucri.

Nivaldo Goulart, professor, faleceu na noite passada, aos 80 anos, deixa viúva e três filhos. 

Velório a partir de 9h30 no salão de atos do Crematório Millenium, com cerimônia de cremação marcada para as 16h.

 

Por Adelor Lessa 23/05/2023 - 18:49 Atualizado em 23/05/2023 - 18:58

Hoje foi um dia de conversas com relação ao projeto do reajuste salarial dos servidores públicos de Criciúma. 

Na prefeitura, foram levantados os dados. Prefeito Clésio Salvaro não estava, estava em Florianópolis. A decisão final deve ser tomada hoje à noite ou amanhã cedo. 

 O prefeito convidou todos os vereadores para uma reunião na prefeitura, amanha, às 8h, para apresentar a nova proposta do governo quanto ao reajuste.

Talvez, amanhã, seja o último capítulo desta novela.

Ontem, o primeiro projeto foi rejeitado por unanimidade na Câmara de Vereadores. 

Ouça o comentário completo desta terça-feira no Ponto Final:

 

Por Adelor Lessa 23/05/2023 - 16:43 Atualizado em 23/05/2023 - 18:37

O Tribunal de Contas do Estado aprovou agora à tarde, mas com ressalvas, as contas do último mandato do Governo Carlos Moisés.

As ressalvas são relacionadas, principalmente, com as operações do Plano 1000, e o descumprimento de metas para o FIA (Fundo da Infância e do Adolescente) e para aplicação em pesquisa científica e tecnológica.

Também foi destacado pelos conselheiros o déficit previdenciário e renúncia de receita.

Em relação ao Plano 1000, os conselheiros destacaram a falta de transparência e de prestação de contas dos recursos repassados.

A renúncia de receita, sob ponto de vista da análise de contas, decorre do aumento considerável, saltando de menos de R$ 14 bilhões, em 2021, para mais de R$ 20 bilhões em 2022.

Por fim, em relação ao déficit previdenciário, os conselheiros chamaram a atenção para o crescimento "preocupante" dos números.

Nos dois dias em que esteve no Sul, na semana passada, o governador Jorginho Mello disse que o ex-governador Carlos Moisés "vai se incomodar" e que no seu governo "vai ter prestação de contas de todos os recursos repassados e tudo muito transparente".

 

 

 

 

Por Adelor Lessa 23/05/2023 - 15:55 Atualizado em 23/05/2023 - 16:36

O vereador licenciado, Arleu da Silveira, secretário-geral da prefeitura de Criciúma, não vai acompanhar o prefeito Clésio Salvaro na migração ao PSD no ato estadual programado para o dia 26 de junho.

Ele vai continuar no PSDB e comandando a principal secretaria do governo de Salvaro.

Na verdade, Clésio deve filiar sem levar ninguém do seu grupo de apoio.

A filiação de Arleu e o "exército tucano" no PSD está projetado para março de 2024. 

No caso de Arleu, a justificativa é que se for agora terá que renunciar o mandato de vereador, o que não lhe agrada.

Mas, a decisão de programar para março está ligada à definição do candidato a prefeito.

Clésio quer Arleu candidato. Mas, Ricardo Guidi, deputado federal e presidente do PSD em Criciúma, também quer ser o candidato.

Levar Arleu agora seria instalar uma disputa interna no partido, que pode ser desnecessária.

Por isso, o processo está programado em dois tempos.

Primeiro, a adesão de Clésio, o principal político do Sul doEstado, num ato estadual, onde ele será o centro de todas as atenções.

Outros nove prefeitos deverão se filiar, mas Clésio será a "estrela maior".

A partir daí, acontecerão articulações internas e acomodações.

De um lado, Salvaro e aliados do PSD vão trabalhar para consolidar Arleu como melhor candidato.

De outro lado, Guidi vai se empenhar para ser a melhor opção.

Pelo meio, vão trabalhar os operadores do consenso, tentando um acordo entre Clesio, Guidi, Arleu e o deputado Julio Garcia, deputado estadual do PSD em Criciúma, que tem o comando político do partido no Sul.

Por Adelor Lessa 22/05/2023 - 18:49 Atualizado em 22/05/2023 - 19:35

O secretário-geral de governo, Arleu da Silveira, acaba de informar que o prefeito Clésio Salvaro encaminhará nos próximos dias um novo projeto de lei com alterações para tratar do dissídio dos servidores municipais.

Arleu não especificou as alterações que devem ser feitas, porque vai depender das reuniões de negociação que serão feitas.

Também não fixou prazo para envio de novo projeto.

Minutos antes, a Câmara de vereadores rejeitou por unanimidade o primeiro projeto do dissidio enviado pelo Prefeito.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito