Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 20/06/2023 - 18:25 Atualizado em 20/06/2023 - 18:29

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu hoje, por unanimidade, pelo não provimento ao recurso do Ministério Público de Santa Catarina, que insistia no pedido de prisão da engenheira Kátia Smielevski, ex-secretária municipal de Infraestrutura.

O pedido foi feito inicialmente pelo promotor de justiça da comarca, Carlos Eduardo Tremel Faria.

Mas foi negado em primeira instância.

Foi feito recurso ao Tribunal de Justiça, onde também foi negado provimento.

Foi feito recurso então ao STJ, com o mesmo resultado. Negado provimento.

A engenheira Kátia era secretaria municipal de Infraestrutura em 2020, quando foi afastada da função por decisão judicial, desdobramento da Operação Blackout, que apura irregularidades em licitações na prefeitura de Criciúma.

Ela continua afastada das funções.

Processo que trata do caso tramita no Tribunal de Justiça e deve ter julgamento nos próximos meses.

Por Adelor Lessa 19/06/2023 - 18:43 Atualizado em 19/06/2023 - 19:00

Reginaldo de Jesus, o Dedê, presidente da Cooperaliança, reassume amanhã, terça-feira (20), as suas funções. Ele foi afastado por decisão da Justiça, atendendo ao pedido da Polícia Civil.

Para garantir as investigações, a autoridade policial pediu, e a Justiça concedeu, o pedido de afastamento do Dedê por 30 dias. 

O delegado pediu a extensão do afastamento por mais 60 dias. O juiz analisou e indeferiu o pedido, garantindo a volta do Dedê à função.

Não há nenhum indício de envolvimento da cooperativa no processo. São externos envolvendo o presidente, que vai continuar sendo investigado.

Guidi em Florianópolis

Ricardo Guidi está em Florianópolis conversando com lideranças estaduais do seu partido, o PSD. 

Está discutindo e ouvindo aconselhamentos sobre o convite que recebeu de Jorginho Mello para assumir como secretário de Estado.

O governado quer Guidi na Secretaria de Meio Ambiente ou na de Ação Social. Autoridades do governo e assessores dizem que o desejo de Jorginho é ter Guidi no governo e o deputado como candidato a prefeito de Criciúma em 2024.

Jorginho e Ricardo Guidi devem conversar amanhã de manhã. 

Ouça o comentário completo no Ponto Final desta segunda-feira:

 

Por Adelor Lessa 18/06/2023 - 18:46 Atualizado em 19/06/2023 - 09:29

O Sul do Estado terá mais um deputado estadual. Acélio Casagrande, primeiro suplente do PSDB, vai assumir com a licença de um dos dois deputados do partido.

Acélio foi comunicado pelo presidente estadual do PSDB, deputado Marcos Vieira, na reunião em Criciúma, sexta-feira, que assumirá na Assembleia.

O deputado Vicente Caropreso, que visitou Acélio no dia anterior, já havia antecipado a informação.

Um dos dois, Marcos ou Caropreso, vai pedir licença para a posse de Acélio.

Uma outra possibilidade é Acélio ficar na Assembleia num período maior, aproveitando a licença de Marcos e Caropreso, na sequência.

Ainda não tem data definida para a posse.

Acélio também deve ser o novo presidente municipal do PSDB, depois da renúncia do ex-presidente Vagner Espíndola que saiu do partido para filiar no PSD, seguindo o prefeito Clésio Salvaro.

Por Adelor Lessa 16/06/2023 - 18:56 Atualizado em 16/06/2023 - 19:13

A deputada federal Júlia Zanatta esteve, hoje, com Ricardo Fabris, prefeito em exercício de Criciúma.

Os dois avaliaram como uma conversa boa. Falaram sobre a possibilidade de uma emenda da deputada federal para a Rota dos Romeiros, o caminho que vai para o Caravaggio e que falta concluir em Criciúma.

Mas falaram, claro, sobre política. Possibilidades e cenários em relação a candidatos para ano que vem. Fabris, em tese, é pré-candidato. Está no jogo. Se surgirem oportunidades, ele vai. 

Ao mesmo tempo em que os dois conversaram, os deputados federais criciumenses, Ricardo Guidi e Daniel Freitas, estavam também reunidos tratando, basicamente, de eleição. 

Os dois discutiram a possibilidade de alianças e composições. Mas evidente que foi uma conversa de aproximação. 

Ricardo Guidi está discutindo com o seu grupo de apoio sobre assumir uma Secretaria do Governo do Estado. Se ele for, fortalece o caminho para ser candidato.

E o União Brasil esteve na região. Gean Loureiro, que foi prefeito de Florianópolis e candidato a governador em 2022, esteve no Sul. Agora, está em Balneário Arroio do Silva.

Em Forquilhinha, Gean Loureiro empossou o secretário municipal de Saúde, Diego Melo, como novo presidente do partido na cidade. O prefeito, José Cláudio Gonçalves, esteve no encontro.

Ouça o comentário completo no Ponto Final desta sexta-feira:

 

Por Adelor Lessa 16/06/2023 - 18:02 Atualizado em 16/06/2023 - 18:49

A deputada federal Júlia Zanatta (PL) se reuniu hoje à tarde com o prefeito em exercício de Criciúma, Ricardo Fabris (PSD).

Para todos efeitos, uma visita de cortesia. Mas falaram da eleição de 2024 na cidade e de possíveis cenários (em relação a candidatos e alianças).

Também falaram sobre a possibilidade de emenda parlamentar para finalizar a Rota dos Romeiros, que falta concluir a parte de Criciúma.

Praticamente ao mesmo tempo, estavam reunidos, também em Criciúma, os deputados federais Ricardo Guidi (PSD) e Daniel Freitas (PL).

Na pauta, eleição municipal de 2024.

Guidi reafirmou sua intenção de ser candidato a prefeito e ouviu a análise do deputado Daniel.

Falaram também sobre o convite do governador Jorginho Mello para Guidi assumir uma Secretaria de Estado.

Guidi informou que voltará a se reunir com o governador para falar sobre o assunto na segunda-feira, em Florianópolis.

 

 

 

 

 

 

 

Por Adelor Lessa 15/06/2023 - 18:59 Atualizado em 15/06/2023 - 21:06

Arleu da Silveira, secretário-geral de Criciúma, está fazendo o que Clésio Salvaro faria se estivesse na prefeitura.

Salvaro está de licença. 

Arleu foi para rua e está com um guarda-chuva em punho, gravando vídeos nos bairros mostrando e avaliando a situação em virtude das chuvas. 

Salvaro faria isso se estivesse na prefeitura. 

Ricardo Fabris, vice-prefeito, está no lugar de Clésio durante a licença. Mas ele é pré-candidato a prefeito. Está de saída do PSD e não deve apoiar Arleu, candidato de Salvaro.

Ainda, o encontro de Júlia Zanatta com Jair Bolsonaro; a possibilidade de Ricardo Guidi em uma Secretaria de Santa Catarina e o apoio do MDB ao PSD em Içara. 

Ouça o comentário completo desta quinta-feira: 

 

Por Adelor Lessa 15/06/2023 - 17:47 Atualizado em 15/06/2023 - 17:59

A deputada federal criciumense, Júlia Zanatta (PL), se reuniu agora à pouco, em Brasília, com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Trataram de estratégias para fortalecimento do PL para as eleições municipais de 2024.

Júlia falou da importância das eleições do ano que vem e que o PL precisa estar forte e unido.

Assegurou que isso está sendo feito em Santa Catarina.

A deputada estimulou Bolsonaro a visitar Santa Catarina e ouviu que ele vai ajustar a agenda.

 

Por Adelor Lessa 15/06/2023 - 17:23 Atualizado em 15/06/2023 - 17:58

O deputado federal criciumense, Ricardo Guidi (PSD), confirmou o convite do governador Jorginho Mello (PL) para assumir a Secretaria do Meio Ambiente ou da ação social do Governo do Estado. Disse que pediu uma semana para fazer avaliações e, principalmente, ouvir seu grupo de apoio.

Informação sobre convite para Guidi foi antecipada hoje, durante a manhã, pela jornalista Maga Stopassoli, colunista da Rádio Som Maior e do portal 4oito. Leia a notícia clicando aqui.

Guidi contou que o convite foi feito na segunda-feira, em Brasília, durante a reunião do governador com os deputados federais do PSD catarinense.

A reunião foi articulada pela deputada Júlia Zanatta (PL), com o objetivo de fazer a aproximação dos deputados federais do PSD catarinense com o Governo e o governador.

Jorginho fez o convite para "a bancada". Disse que queria um dos federais do PSD no Governo. Ofereceu a Secretaria de Meio Ambiente ou a de Ação Social.

O deputado Ismael dos Santos disse que está "chegando" em Brasília, começando a cumprir o primeiro mandato e não quer sair de lá agora.

Guidi disse que vai avaliar a possibilidae e pediu prazo de uma semana.

A eventual ida de Guidi para o Governo, para assumir uma Secretaria de Estado, deve envolver apoio do governador e do PL à sua candidatura a prefeito de Criciúma e 2024.

 

 

Por Adelor Lessa 15/06/2023 - 09:12 Atualizado em 15/06/2023 - 10:19

O MDB de Içara definiu apoiar Alex Michels (PSD) como candidatro a prefeito de Içara em 2024. MDB pretende indicar o vice.

Decisão tomada na reunião de ontem à noite, coordenada pelo presidente Max Mello e com a participação dos ex-prefeitos Murialdo Gastaldon e Gentil da Luz.

Na reunião, três nomes do MDB se colocaram a disposição para ser vice de Michels. Vereadores Carla Souza, Geraldo Baldissera e o presidente Max Mello.

A vereadora Carla Souza anunciou na reunião que não vai disputar a reeleição e que vai trabalhar para ser vice.

Ela é presidente do MDB Mulher e disse que o partido deve eleger duas mulheres vereadoras.

Alex foi candidato a prefeito em 2020 e ficou em segundo. O candidato do MDB, Arnaldo Lodetti, ficou em terceiro.

Havia especulações nos bastidores da política de Içara que Alex Michels poderia ser vice da prefeita Dalvania Cardoso, PP, que será candidata a reeleição em 2024.

 

Por Adelor Lessa 15/06/2023 - 06:40 Atualizado em 15/06/2023 - 08:58

Com o prefeito Clésio Salvaro fora de jogo, em período de licença, o secretário-geral da prefeitura, vereador Arleu da Silveira, cumpriu ontem agenda de "primeiro ministro".

Arleu é o candidato de Clésio a prefeito e está ao lado do prefeito em agendas pela cidade, todos os dias.

Com a licença de Clésio, assumiu como prefeito interinamente o vice-prefeito Ricardo Fabris.

Mas, Arleu fez agenda própria.

Ontem à tarde, chamou o secretário de infraestrutura, Tita Belloli, e o coordenador da Defesa Civil, Fred Gomes, e foram vistoriar pontos considerados críticos da cidade, que têm histórico de inundação, por causa das chuvas fortes que estão previstas para hoje e amanhã.

A vistoria foi feita nos bairros Sangão, Quarta Linha, Vila Francesa, Colonial e Vila Zuleima. 

Arleu informou que a equipe do governo municipal segue monitorando as condições climáticas e atenta aos rios e pontos de alagamentos na região.

 

Por Adelor Lessa 14/06/2023 - 18:25 Atualizado em 14/06/2023 - 19:27

O PSDB está em um processo de enxugamento em Criciúma. Com a saída de Clésio Salvaro, vão saindo outras pessoas. O primeiro é o ex-presidente municipal, o Vagner Espíndola, o Vaguinho. 

Agora, o partido trata de se articular. Amanhã à noite, quinta-feira, o presidente estadual do PSDB, Marcos Vieira, estará em Nova Veneza e, depois, vai cumprir agenda em municípios da região.

Em Criciúma, ele terá um encontro fechado com os que vão ficar no PSDB: Geovania de Sá, Acélio Casagrande e Dóia Gugliemi, ex-deputado estadual. Eles vão tratar da rearticulação do partido no município.

Acélio Casagrande é o mais cotado, neste momento, para assumir a presidência do partido em Criciúma. 

Ouça o comentário completo no Ponto  Final:

 

Por Adelor Lessa 14/06/2023 - 17:02 Atualizado em 14/06/2023 - 17:17

A deputada Júlia Zanatta (PL) disse, hoje, na Som Maior: "Achei sacanagem o que fizeram com o Ricardo Guidi".

Ela se referia a filiação do prefeito Clésio Salvaro no PSD, considerando que ele tem candidato a prefeito, que é o vereador e secretário Arleu da Silveira, e Guidi também é candidato.

Júlia disse que Ricardo não foi consultado previamente a respeito, apesar de ser o presidente municipal do PSD e deputado federal de segundo mandato.

O vice-prefeito e prefeito em exercício, Ricardo Fabris (PSD) afirmou na Som Maior: "Não vejo outro caminho para o Guidi que não seja sair do PSD".

Fabris confirmou que está afastado do partido, apesar de filiado, e vai decidir nos próximos meses sobre desfiliação.

Ele projeta que Guidi não será candidato a prefeito se ficar no PSD.

Mas, se trocar de partido, e conseguir montar uma boa aliança, tem condições reais de disputar a eleição.

Júlia e Fabris foram entrevistados na Som Maior em momentos distintos.

Por Adelor Lessa 14/06/2023 - 16:28 Atualizado em 14/06/2023 - 17:15

O Sul elegeu oito deputados estaduais. Mas hoje, dois deles não estão na Assembleia.

Júlio Garcia (PSD) está de licença.

Estener Soratto Júnior (PL) é secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado.

Dos seis que estão no exercício da função, quatro abriram voto na Som Maior a favor do projeto Universidade Gratuita e pela manutenção da proporção no aporte de recursos de 80% para universidades comunitárias e 20% para as privadas. São eles: Tiago Zilli (MDB), José Milton Scheffer (PP), Rodrigo Minotto (PDT) e Volnei Weber (MDB).

Um deles, Jessé Lopes, votará a favor do projeto, mas ainda não tem posição firmada sobre os percentuais.

Os cinco anunciaram como vão votar ontem e hoje na Rádio Som Maior. 

O sexto deputado do Sul em plenário, Pepê Collaço (PP) ainda não falou na Som Maior sobre o assunto, apesar de inúmeras tentativas da produção.

O deputado Júlio Garcia não votará, porque está licenciado, mas de certa forma o seu voto estará lá.

Ele disse que, antes de pedir licença, acertou com o suplente que assumiu a sua cadeira, Gerry Consoli, que votará a favor do projeto e pela manutenção da proporção 80% x 20%.

Por Adelor Lessa 13/06/2023 - 19:04 Atualizado em 13/06/2023 - 19:24

Hoje, em Brasília, a deputada federal Júlia Zanatta (PL) fez um encontro de Jorginho Mello, governador de Santa Catarina, com os deputados federais do PSD, Ismael dos Santos e Ricardo Guidi, e o primeiro suplente, Darci de Matos.

O objetivo da Júlia é fazer uma aproximação dos deputados com o governador Jorginho. Além disso, conversaram sobre a eleição de Criciúma em 2024.

A Júlia tem sinalizado que está imbuída, não é uma decisão final, em apoiar a candidatura de Ricardo Guidi. Tudo isso foi conversado nesta reunião.

Enquanto isso, estiveram reunidos, nesta tarde, o vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris, e o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. Ajustaram detalhes do período em que Fabris estará como interino na ausência por dez dias de Salvaro.

Os dois, agora, são companheiros de partido. Conversei com Ricardo sobre a especulação que ele estaria projetando sair do PSD. Ele me disse: "não, sem chance, não faria isso agora com o Clésio".

O Salvaro, que não disputa a eleição no ano que vem, já está articulando a sucessão do seu candidato, Arleu da Silveira. No a ábado, o prefeito esteve em Laguna, onde estava o senador Esperidião Amin.

Salvaro foi conversar sobre a possibilidade do Progressistas de Criciúma estar na aliança. A ideia é fazer uma composição com PSD, PSDB e PP.

Ouça o comentário completo completo no Ponto Final desta terça-feira:

 

Por Adelor Lessa 13/06/2023 - 16:25 Atualizado em 14/06/2023 - 08:50

A deputada federal Júlia Zanatta (PL) está articulando uma aproximação dos deputados federais do PSD com o governador Jorginho Mello (PL).

Hoje, em Brasília, Júlia fez uma conversa do governador com os deputados federais do PSD, Ricardo Guidi e Ismael Santos, e o primeiro suplente, Darci de Matos.

A conversa foi considerada positiva por dois dos participantes, com reais possibilidades de produzir "desdobramentos".

Na reunião, foi avaliada também a situação política de Criciúma e alternativas para a eleição municipal de 2024.

Júlia voltou a demonstrar simpatia pela candidatura de Ricardo Guidi, com possível apoio do PL e do governador Jorginho Mello.

O deputado Ismael dos Santos e suplente Darci de Matos teriam informado na reunião que pediram ao presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que respalde a candidatura de Guidi a prefeito.

Na foto, pela ordem, Darci de Matos, Júlia Zanatta, governador Jorginho, Ricardo Guidi e Ismael dos Santos.

 

Por Adelor Lessa 12/06/2023 - 19:16 Atualizado em 12/06/2023 - 19:26


Clésio Salvaro pega dez dias de licença. Hoje, ele esteve em Florianópolis em um evento do Fonplata. A partir de quarta-feira (14) ficará afastado. Ricardo Fabris assume a prefeitura de Criciúma. 

Além disso, o comentário da deputada federal Júlia Zanatta sobre a participação do PL nas eleições de 2024 em Criciúma e a fala cirúrgica da deputada estadual, Luciane Carminatti, sobre o Universidade Gratuita.

Ouça o comentário completo no Ponto Final desta segunda-feira:

 

Por Adelor Lessa 12/06/2023 - 16:25 Atualizado em 12/06/2023 - 16:40

A deputada federal Júlia Zanatta, presidente do PL em Criciúma, reafirmou hoje que o partido terá "candidato ou candidata" à prefeitura em 2024.

Em vídeo (veja abaixo), ela diz que faz sua manifestação em função dos últimos acontecimentos.

A deputada não cita, mas está se referindo à entrada do prefeito Clésio Salvaro no PSD e à defesa que ele faz da candidatura do vereador e secretário municipal Arleu da Silveira a prefeito.

Júlia já havia sinalizado para a possibilidade de apoiar a candidatura do deputado Ricardo Guidi (PSD).

Guidi disse hoje na Som Maior que mantêm pré-candidatura a prefeito e que o partido vai definir em 2024 o candidato que estiver melhor nas pesquisas.

Mas, Júlia não quer saber de aproximação com Clésio Salvaro. É possivel que mantenha candidatura própria, mesmo se Guidi for candidato, porque passaria a ser "o candidato do prefeito".

O que Júlia não disse é se ela mantém disposição de ser candidata novamente. Ela já disputou em 2020.

 

 

Por Adelor Lessa 12/06/2023 - 16:00 Atualizado em 12/06/2023 - 16:41

A deputada estadual Luciane Carminatti, presidente da comissão de educação da Asembleia Legislativa, foi cirúrgica hoje na Som Maior (áudio abaixo) ao falar sobre a tramitação do projeto Universidade Gratuita.

Disse ela: “Se o governo quiser, aprova o projeto como enviou para a Assembleia. Mas, hoje, tem deputado do partido do governo que não vota e quer mudar a proporção de 80% x 20% para 50% x 50%”.

O projeto original prevê, do total de recursos que serão repassados, que 80% vá para as universidades comunitárias e 20% para as particulares.

O governador Jorginho Mello tem dito em conversas reservadas que não aceita a alteração da proporção.

O secretário Aristides Cimadon, da Educação, disse textualmente na Som Maior, semana passada, que o Governo quer a aprovação do projeto como foi enviado para a Assembleia.

Mas, o governo ainda está muito distante do assunto na Assembleia, praticamente não tem articulado para garantir a aprovação.

Para completar, a deputada Carminatti citou que tem deputado do partido do governador que estaria defendendo mudança na proporção para 50% x 50%.

A se confirmar, o governador não terá conseguido convencer nem os deputados do seu partido a votar a favor do projeto que ele encaminhou para a Assembleia, e que foi o seu principal compromisso de campanha.

 

Por Adelor Lessa 09/06/2023 - 18:41 Atualizado em 09/06/2023 - 18:54

Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma, assinou ficha de filiação no PSD nesta sexta-feira (9). É o fato principal da política catarinense nesta semana. 

Por que o PSD? 

Porque o PSD oferece melhor perspectiva para ele na eleição de 2026. É um partido em crescimento. 

Por que agora? Por que não depois?

Salvaro não será candidato em 2024, somente em 2026. Ele vai agora para o PSD para resolver o que tiver que ser resolvido. 

Com o Salvaro, o PSD muda de patamar em Criciúma. Passa a ser o maior partido da cidade.

A sigla tem o prefeito, um dos principais da história de Criciúma e do estado. Tem também o deputado federal Ricardo Guidi, que foi reeleito, além de Júlio Garcia, deputado estadual, também reeleito. 

O PSD é o único que tem dois fortes candidatos a prefeito: Arleu da Silveira, candidato de Salvaro, e Ricardo Guidi, deputado federal reeleito e filho do ex-prefeito Altair Guidi.

No PSD, Clésio entra na bolsa de apostas para 2026. Provavelmente, estará na chapa majoritária: candidato a governador, vice-governador ou senador. 

Ouça o comentário completo desta sexta-feira:

 

Por Adelor Lessa 09/06/2023 - 14:44 Atualizado em 09/06/2023 - 14:55

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, assinou sua ficha de filiação ao Partido Social Democrático (PSD) na tarde desta sexta-feira (9), em Criciúma. O ato de filiação aconteceu na presença do presidente da executiva estadual Eron Giordani, juntamente com o deputado estadual Julio Garcia e o prefeito de Chapecó João Rodrigues. A apresentação oficial do prefeito a todo o grupo do PSD será no dia 26 de junho, em evento estadual do partido a ser realizado, em Florianópolis, com a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, do governador do Paraná, Ratinho Junior, e de todas as lideranças do PSD de Santa Catarina.

Participaram do ato de filiação o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, e o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro. O presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Salésio Lima (PSD),  as vereadoras Roseli de Lucca e Geovana Benedet Zanette e os vereadores Márcio Darós e o Dailto Feuser, ambos do (PSDB), além do secretário-geral, Arleu da Silveira, e o secretário de assistência social, Bruno Ferreira.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito