Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 25/08/2025 - 05:38 Atualizado em 25/08/2025 - 08:22

A comemoração do aniversário do delegado Ulisses Gabriel, chefe da polícia civil de Santa Catarina, sábado, no sitio da familia, em Orleans, foi também uma demonstração de força da sua candidatura a deputado estadual para 2026.

Ulisses (PL) fazia questão de ressaltar, todo o tempo, que o evento era apenas para comemorar o seu aniversario (ocorrido no dia 19 de agosto), mas no ambiente a sua candidatura era tratada como fato consumado.

Estavam presentes os prefeitos da principais cidades do sul do estado - Vaguinho Espíndola (PSD), Criciúma, Dalvânia Cardoso (PL), Içara, e Estener Soratto (PL), Tubarão.

O deputado federal Ricardo Guidi (PL), também estava no evento, e muitos empresários da região, como o ex-presidente da Acic, Olvacir Fontana, o presidente do Conselho da Acic e vice-presidente da Facisc, Cesar Smielevski, o presidente do Conselho da Librelato, Aloir Librelato, e o presidente do Sindicato da Construção de Criciúma, Alessandro Pavei.

O empresário Guilherme May, ex-presidente da Aciva, que chegou a anunciar a intenção de disputar a eleição para deputado, confirmou no evento que vai atuar na coordenação da campanha de Ulisses.

Na camiseta de Ulisses, a frase que virou seu slogam: "Aqui o Bambu Ronca! Linha dura contra o crime".

 

Fato novo

O advogado Wlillian Bonassa, ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Siderópolis, anunciou durante a comemoração do aniversário do delegado Ulisses que está decidido a encaminhar a sua candidatura a prefeito de Siderópolis em 2028.

Ele já tratou do assunto com o seu sogro, empresário Henrique Salvaro, e está começando a articular com forças politicas da cidade.

Uma possibilidade é se filiar no PL para ser candidato. Mas, nenhuma definição ainda sobre partido. Há outras possibilidades.

O ex-prefeito Douglas Warmling, que estava ao seu lado, garantiu que está fechado no projeto.

Na eleição de 2024, Willian apoiou a candidatura do ex-prefeito Helio Cesa (MDB).

 

Por Adelor Lessa 27/08/2025 - 05:52 Atualizado em 27/08/2025 - 07:13

O prefeito Vaguinho (PSD), de Criciúma, falou pouco de política na entrevista exclusiva para a rádio Som Maior, de quase 1 hora. Mas, sinalizou sobre a possibilidade de disputar reeleição em 2028.

Além disso, falou da "cidade do autista", sobre obras projetadas, e principalmente sobre o aporte de recursos que está negociando para obras de infraestrutura na cidade, que chegam a meio bilhão de reais.

São US$ 60 milhões de dólares do Focem e R$ 150 milhões do Governo do estado.

Abaixo, mais detalhes e outras informações, do comentário feito na rádio Som Maior, programa Ponto Final.

E mais: 

Juiz pede que presidente da Comissão discplinar da Prefeitura de Urussanga explique porque não foi indiciado o vereador e ex-secretário Luan Varnier pelo "fura fila". Decisão do Juíz saiu ontem, fim da tarde.

 

Por Adelor Lessa 27/08/2025 - 10:55 Atualizado em 27/08/2025 - 19:28

O projeto do Contorno pelo Morro dos Cavalos foi "torpedeado" na reunião da Fiesc, terça-feira.

O que existe até agora é um "pré-projeto" e precisaria de pelo menos dois anos para ter o projeto completo.

Secretário de infraestrutura do estado e assessor técnico confirmaram na reunião da Fiesc.

Em Brasília, a ANTT encaminhou relatório ao Tribunal de Contas "sinalizando" pela construção de dois túneis no Morro dos Cavalos, que já tem projeto pronto e licenciado.

Mas, o Governo Federal só vai se posicionar em definitivo depois da audiência da próxima quarta-feira do Fórum Parlamentar Catarinense com o Ministro dos Transportes, quando o Governador do estado vai entregar o estudo feito sobre a obra do contorno.

Além disso, o clima em Brasília, na ANTT e no Tribunal de Contas, é passar o Morro dos Cavalos para o trecho sul da Br 101, o que facilitaria a obra.

Por tudo isso, se tivesse que apostar, colocaria todas as ficha na definição do assunto Morro dos Cavalos pela construção de dois túneis pela concessionária do trecho sul, a CCR.

No comentário abaixo, feito na rádio Som Maior, programa Ponto Final, mais detalhes a respeito.

 

Por Adelor Lessa 30/08/2025 - 09:49 Atualizado em 30/08/2025 - 10:15

O Juíz da Comarca de Içara, Rodrigo Barreto, aceitou denúncia do Ministério Público contra o presidente da Cooperaliança (Cooperativa de Içara), Reginaldo de Jesus, o Dede, por irregularidades que teriam sido cometidas durante a sua gestão na cooperativa.

No despacho, o Juíz escreve:  "Recebo a denúncia, pois representa os pressupostos processuais, nos termos do art. 41 do Codigo de Processo Penal, as condições para o regular exercício da ação penal e a justa causa necessária para sua deglagração".

Mais adiante, acrescenta o Juíz Rodrigo Barreto que "os elementos indiciatórios produzidos indicam a suposta prática de crimes pelos denunciados. De maior parte, tem-se os supostos crimes de peculato e corrupção passiva por parte de Reginaldo de Jesus, presidente da Cooperaliança, aliado ao suposto crime de lavagem de capitais em suposta associação criminosa com mais pessoas fisicas e juridicas".

O Juíz também determinou que a ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica) seja cientificada das investigações, para que possa tomar as medidas que entender cabiveis dentro de sua esfera de atuação. No inquérito policial foi sugerida a intervenção na Cooperativa, diante das irregularidades apuradas.

A denúncia do Minstério Público foi feita a partir de inquérito policial que investigou e apurou as irregularidades.

Durante o inquérito, Dede chegou a ser preso por um periodo para não atrapalhar as investigações. 

A partir de agora, ação judicial vai tramitar na Comarca para apurar os supotos crimes que teriam sido cometidos. 

Por Adelor Lessa 02/09/2025 - 07:00 Atualizado em 02/09/2025 - 10:10

O Conselho Fiscal da Cooperaliança se reuniu ontem e decidiu notificar o presidente Dedê de Jesus para que se afaste voluntariamente do cargo, depois que a denúncia do Ministério Público contra ele, por corrupção, peculato e lavagem de dinheiro foi aceita pela Justiça.

Se não for atendido, o Conselho deve convocar assembléia da Cooperativa para discutir afastamento do presidente, e já anunciou que vai recorrer à ANEEL.

Dedê garante que não vai se afastar, e que segue sua agenda normal. Hoje, estará em Florianópolis, junto com dirigentes de outras cooperativas do estado, em reunião com o governador Jorginho Mello.

Dedê emtiu nota ontem à tarde:

"Em relação as notícias veiculadas a respeito da decisão proferida pelo Poder Judiciário, que recebeu a denúncia no tocante a minha gestão à frente da CooperAliança, informo que tomei conhecimento com serenidade e respeito, da mesma maneira que recebi a informação de que foi indeferido, pela segunda vez, o pedido para o meu afastamento da Presidência da Cooperativa, a qual seguirei exercendo pautado na seriedade e responsabilidade que o cargo exige.
Reitero que confio nas instituições do Poder Judiciário e Ministério Público, e reafirmo a retidão de minha conduta tanto pessoal quanto profissional a frente desta Cooperativa, tanto é verdade que muitos dos fatos investigados já foram objeto de promoção de arquivamento pelo MPSC. 
Por fim, informo que meus advogados ja estão elaborando minha defesa e que no decorrer da instrução processual ficará provado, dentro dos princípios da ampla defesa e do contraditório, a minha inocência frente as acusações".

O Conselho da Cooperaliança também emitiu nota, no fim da tarde:

"O Conselho Fiscal da Cooperaliança, no exercício de suas atribuições legais e estatutárias, informa que o processo decorrente das investigações em curso é amplo, complexo e de grande abrangência  financeira envolvendo diferentes áreas e servidores da Cooperativa; O Conselho Fiscal está em fase de análise detalhada dos dados, documentos e informações já disponibilizados; Neste momento, ainda não foram definidas medidas concretas, uma vez que o Conselho Fiscal está avaliando, com cautela e responsabilidade, quais providências serão adotadas frente ao andamento das investigações; O objetivo é garantir que todas as decisões sejam pautadas na legalidade, na transparência e na proteção dos interesses dos cooperados.O Conselho Fiscal da Cooperaliança, no exercício de suas atribuições estatutárias e legais, vem por meio deste comunicar que estará reunido com representantes da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, em data agendada, com o objetivo de tratar de ações de intervenção e medidas regulatórias relacionadas à Cooperaliança de Içara. A iniciativa decorre da necessidade de assegurar a transparência, a boa governança e a proteção dos interesses dos cooperados, diante dos fatos apurados e das recentes investigações criminais que atingem a Cooperativa. Destacamos que o Conselho Fiscal considera fundamental o apoio institucional da FECOERUSC, tanto na interlocução junto aos órgãos de controle quanto no fortalecimento das práticas de fiscalização e conformidade no âmbito das cooperativas de energia. Colocamo-nos à disposição para compartilhar informações e alinhar estratégias conjuntas em prol da credibilidade do sistema cooperativista de eletrificação catarinense".
 

Por Adelor Lessa 02/09/2025 - 09:44 Atualizado em 02/09/2025 - 16:11

As contas que indicam cassação do vereador Luan / sessão decisiva deve ser semana que vem

Depois que a comissão processante aprovou, por maioria de votos, parecer pela cassação do vereador Luan Varnier (MDB), a decisão vai para o plenário, onde poderão votar os nove vereadores da Câmara de Urussanga.

Para confirmar a cassação, são necessários seis votos.

Sendo assim, é só fazer conta.

Dos nove vereadores, 3 são do MDB, 2 do PL, 2 do PP, 1 do União Brasil e 1 do PSD.

É provável que os outros vereadores do MDB votem a favor do "companheiro".

Então, faltaria um voto para "salvar" Luan.

Mas, PL, UB e PSD anunciam posição fechada pela cassação.

Foi criada uma expectativa sobre o voto da vereadora Izolete Vieira, a Lete (PP).

Falei com ela, que disse direta e objetivamente: "nao vou rachar voto na bancada, voto com meu parceiro de Câmara".

O "parceiro" de bancada é o vereador Zé Biz, que foi da comissão processante e que votou pelo parecer de cassação.

Então, desfecho projetado.

Sessão extraordinária da Câmara para confirmar ou não o parecer de cassação deve ser realizada na próxima semana.

Se nada mudar, se nenhum fato novo acontecer, deve dar 6 x 3 pela cassação.

Mais detalhes a respeito, no comentário abaixo, feito hoje na rádio Som Maior:

 

Por Adelor Lessa 02/09/2025 - 10:40 Atualizado em 02/09/2025 - 16:12

Pode ser mais uma frustração na luta pela solução no Morro dos Cavalos, o "dia D" projetado para amanhã quarta-feira.  

A expectativa gerada é que amanhã, em reunião do ministro Renan Filho com os deputados federais e senadores de Santa Catarina, mais o governador Jorginho Mello, fosse definida a obra a ser feita no Morro dos Cavalos para passagem da Br 101. Um túnel, dois túneis ou o contorno.

Mas, o coordernador do Fórum Parlamentar Catarinense, que reúne deputados fedreais e senadores, deputado Pedro Uczai, informou hoje cedo na rádio Som Maior que a reunião ainda não está confirmada.

Ele está tratando com o gabinete do Ministro para confirmação da reunião. 

Por Adelor Lessa 02/09/2025 - 18:32 Atualizado em 02/09/2025 - 19:01

Uma ducha gelada na mobilização pela solução no Morro dos Cavalos. A reunião com o ministro dos transportes, Renan Filho (MDB), anunciada para amanhã (quarta-feira), não vai acontecer. O Ministro vai viajar amanhã cedo para Curitiba, no Paraná.

O que seria o "dia d" para definição sobre a obra no Morro dos Cavalos, virou "dia de frustração".

Pode ser mais uma frustração na luta pela solução no Morro dos Cavalos, o "dia D" projetado para amanhã quarta-feira.  

Pela manhã, o deputado Pedro Uczai (PT), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, informou na rádio Som Maior, que a reunião não estava confirmada. 

"Estou em contato direto com o gabinete do Ministro para confirmar a reunião, pela importância do assunto, e pela expectativa gerada, mas ainda não tenho sinal verde", disse.

No fim da tarde, depois das 18h, o deputado anunciou: " a reunião não vai acontecer, o Ministro vai para o Paraná".

Não há sinalização de nova data.

O governador Jorginho Mello (PL) participaria da reunião e faria a entrega do projeto do contorno pelo Morro dos Cavalos, elaborado pelos técnicos do Governo do estado, e obra orçada em r$ 291 milhões.

O que estava previsto, e anunciado, é que na reunião de hoje, com deputados federais, senadores e Governador, fosse definida a obra a ser feita no Morro dos Cavalos para passagem da Br 101. Um túnel, dois túneis ou o contorno.

Seria um passo adiante. Virou um passo atrás!

 

Por Adelor Lessa 04/09/2025 - 10:59 Atualizado em 05/09/2025 - 05:41

Ministro Renan Filho (MDB), dos Transportes, está hoje no Piauí.

Isso quer dizer que ele não estará em Brasília para receber o governador Jorginho Mello (PL), que pretendia entregar pessoalmente o estudo de concepção do contorno pelo Morro dos Cavalos, feito pelos técnicos do seu governo.

A expectativa era que o encontro acontecesse ontem. O Governador estava em Brasília, mas o Ministro viajou para o Paraná, onde teve agenda oficial.

Jorginho apresentou o estudo, então, para o Fórum Parlamentar Catarinense, e o coordenador do Forum, deputado Pedro Uczai (PT), ficou com a incumbência de entregar ao Ministro.

Mas, como ficou em Brasilia, o Governador pediu ao deputado Uczai intercedesse junto ao Ministro para que ele o recebesse durante o dia de hoje, para que pudessem tratar do projeto do contorno.

Não vai dar.

Desta forma, depois do movimento do Governador, que mandou fazer o estudo e foi a Brasilia para discutir como fazer a obra em parceria Governo do estado e Governo federal, a "novela do Morro dos Cavalos" terá que avançar alguns capitulos.

O Governo federal fica no compromisso de definir de uma vez o que vai fazer, e como será feito, para não ficar a reboque do Governador.

Por sua vez, o Governador poderá praticar o gesto e anunciar que vai fazer a obra do contorno, dando solução para o Morro dos Cavalos, que se arrasta faz três décadas.

A considerar que, depois do eventual anuncio de "vou fazer", serão necessários pelo menos três anos para estudo tecnico completo, licenças e processos licitatórios.     

  

Por Adelor Lessa 05/09/2025 - 10:16 Atualizado em 05/09/2025 - 10:32

Está se desenhando o melhor dos cenários para resolver a passagem da Br 101 pelo Morro dos Cavalos.

O secretário da fazenda de Santa Catarina, Cleverson Siewert, disse textualmente, quinta-feira à noite, em Criciúma:
"Se o Governo federal não fizer a obra do contorno no Morro dos Cavalos, o Governo do estado vai fazer". 

O Secretário fez o anúncio durante encontro com empresários de Criciúma, na ACIC, nesta quinta-feira, à noite. Era o que todos queriam ouvir. Por isso, foi aplaudido na hora. 

O Governo catarinense vai tentar fazer a obra com o recurso que o governo federal deve para o estado, pelo repasse feito no mandato passado para garantir a continuidade de obras nas rodovias federais.
Mas, se o Governo federal não devolver, vai fazer com recursos próprios.

Primeiro, porque o estado está bem de caixa.
Segundo, porque vai ser um caminho novo para desafogar o fluxo de veículos.

Afinal, os túneis, a rigor, vão dar mais segurança na circulação pelo Morro dos Cavalos, sem risco com desmoronamentos.
Mas, são duas pistas hoje, e vão continuar duas pistas.

A leitura que cabe fazer é que a semana foi produtiva na "novela" do Morro dos Cavalos. 

O movimento feito pelo Governador Jorginho, com a entrega em Brasília do estudo de concepção do contorno, coloca o Governo federal no compromisso de se posicionar e tomar decisão sobre o que fazer no Morro dos Cavalos, para não ficar a reboque do Governo catarinense.

A partir de agora, quanto mais o Governo federal demorar para anunciar decisão, mais tempo o Governador vai ficar surfando na onda!

O Governo federal não vai fazer o contorno porque tem que colocar dinheiro e não tem caixa.
Vai fazer os túneis, porque o dinheiro aportado será da concessionária da br 101.

E io Governo do estado vai fazer o contorno porque tem caixa.

Se confirmar tudo isso, melhor que a encomenda

 

Por Adelor Lessa 08/09/2025 - 05:31 Atualizado em 08/09/2025 - 06:41

A Procuradora geral de justiça de Santa Catarina, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, chefe do Ministério Público no estado, lança hoje, em Florianópolis, o seu novo livro “Ministério Público e Democracia: entre o compromisso de ajustamento de conduta e o compromisso significativo”.

Na obra, Vanessa propõe uma nova forma de compreender o papel do Ministério Público diante dos desafios contemporâneos, com foco na aplicação do chamado “Compromisso Significativo”, especialmente em sua utilização extrajudicial. 

Resultado da sua tese de doutorado, o livro tem o prefácio do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministrio Luís Roberto Barroso.

Para ele, a publicação representa uma contribuição relevante ao debate constitucional atual. “Ao reunir teoria e prática, a autora oferece uma proposta para tornar o Ministério Público um espaço de escuta e deliberação, capaz de acolher os conflitos coletivos do presente com instrumentos compatíveis com a complexidade do mundo vivido”, afirma. 

O Compromisso Significativo é uma técnica jurídica desenvolvida pela Corte Constitucional da África do Sul, criada para enfrentar conflitos socioeconômicos em contextos de profunda desigualdade estrutural. A obra se dedica a explorar esse conceito e sua possível aplicação no contexto brasileiro, especialmente no âmbito do Ministério Público.

O lançamento do livro será hoje, 18h, no auditório do Edifício Casa do Barão, em Florianópolis. 

Por Adelor Lessa 08/09/2025 - 07:00 Atualizado em 08/09/2025 - 14:43

O governador Jorginho Mello (PL) já comunicou aos integrantes da sua equipe: quem tiver a intenção de disputar a eleição em 2026 terá que deixar o cargo até 31 de dezembro de 2025.

O prazo de lei é abril de 2026, mas o Governador pretende entrar janeiro com a equipe que vai ficar até o final deste mandato.

Jorginho será candidato a reeleição e mais de uma dezena de integrantes do seu governo estão inseridos nas listas de possiveis candidatos a deputado estadual e federal.

Da região, o mais citados são o delegado Ulisses Gabriel, chefe da polícia civil no estado, o engenheiro Natan Monteiro, diretor da Casan, e a professora Luciane Cereta, secretária de educação.

A professora Luciane é a única que pelo menos até agora nunca admitiu de forma explícita a possibiidade de disputar eleição. Mas, ela está em praticamente todas as listas.

De qualquer forma, o prazo antecipado estabelecido pelo Governador pode ser um dificultador para os interessados na eleição. 

 

PALANQUE

O prefeito Vaguinho Espíndola (PSD) reuniu ex-prefeitos no palanque de autoridades no desfile "centenário de Criciúma" do sete de setembro.

Estavam no palanque os ex-prefeitos Décio Góes, Anderlei Antonelli, Márcio Burigo e Clesio Salvaro.

Houve uma articulação de bastidores (estilo "fogo amigo") para convencer ex-prefeitos a não atender o convite de Vaguinho, mas só não compareceram os ex-prefeitos do MDB - Eduardo Moreira e Paulo Meller.

Eduardo Moreira justificou sua ausência em mensagem ao blog: "Vaguinho foi gentil em convidar os ex-prefeitos. Só não compareci porque em São Paulo no aniversário de 80 anos da minha irmã, mas liguei para explicar a ele".

O presidente da Assembléia, deputado Julio Garcia (PSD) e o deputado Rodrigo Minotto (PDT) também estavam no palanque oficial.

 

URUSSANGA

Deve ser definida hoje à tarde a data para sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Urussanga que vai decidir se aprova ou não a cassação do mandato do vereador Luan Varnier (MDB).

Reunião de uma comissão de vereadores com o presidente da Câmara, Ademir Bonomi, hoje à tarde, deve definir a data da sessão de julgamento.

O parecer da comissão processante foi pela cassação. Agora, o parecer vai a voto no plenário da Câmara.

Como a Câmara tem nove vereadores, para confirmar a cassação serão necessarios seis votos.

O vereador é acusado de praticar o "fura fila", quando foi secretário municipal de saúde, no início do ano, para beneficiar uma pessoa da sua relação.

 

 

Por Adelor Lessa 09/09/2025 - 17:39 Atualizado há 6 horas

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, secretáro de estado do Governo de São Paulo, e os governadores Ratinho Junior, do Paraná, candidato a Presidência da República, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, participarão do encontro regional do PSD, quinta-feira, dia 11, em Balneário Camboriú, para fortalecer a candidatura do prefeito de Chapeço, João Rodeigues, ao Governo do Estado.

Além deles, prefeitos de Capitais, ministros e deputados federais de outros estados.

Para facilitar a reunião de todos, o partido vai fazer neste dia, em Balneário Camboriu,  o encontro semestral da Bancada Federal.

Ainda no dia 11, a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, vai coordenar um encontro estadual de mulheres do partido.

Os deputados estduais do partido, liderados pelo presidente da Assembléia, Julio Garcia, e os prefeitos do PSD no estado, como Vaguinho Espíndola, de Criciúma, também confirmaram presença.

Será o terceiro encontro regional do PSD, neste ano, para apoiar a candidatura de João Rodrigues ao Governo O primeiro foi em Chapecó, e o segundo em Criciúma.

Por Adelor Lessa 29/03/2025 - 13:51 Atualizado em 29/03/2025 - 21:00

O que era epeculado, está oficializado. O deputado estadual Volnei Weber (MDB) não disputará a reeleição e o ex-prefeito de Orleans, Jorge Koch (MDB), será candidato na sua vaga.

O anúncio oficial foi feito hoje, durante encontro de filiados e aliados em São Ludgero.

O presidente estadual do MDB, deputado licenciado e secretário estadual de agricultura, Carlos Chiodini, estava no encontro.

Mais de mil lideranças participaram do encontro.

Webet anunciou:

“Nossa decisão em família foi de não concorrer a um nova reeleição, mas o Sul precisa manter o gabinete 112. Por isso, anuncio o meu amigo ex-delegado Jorge Koch como o sucessor deste projeto lindo que temos por toda Santa Catarina, em especial na região Sul”.

Jorge Koch agradeceu:

“Minha gratidão a todo esse time do deputado Volnei pelo apoio ao meu nome. Vamos continuar este trabalho de entregas por toda região. O compromisso do Volnei é o meu compromisso”.

Alé do presidente Carlos Chiodini, estavam no encontro o deputado estadual Antídio Lunelli, os ex-deputados federais Ronaldo Benedet e Edinho Bez, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes de entidades.

Por Adelor Lessa 20/09/2024 - 22:24 Atualizado em 21/09/2024 - 00:38

O ex-presidente Jair Bolsonaro, como era previsto, atraiu milhares de pessoas para o comício no Am Master Hall, e, ao lado do governador Jorginho Mello, deputados e senadores, e pediu votos para Ricardo Guidi, candidato do PL a prefeito.

No seu discurso, primero fez a defesa das teses da direita que costuma tratar, disparou contra o PT e a esquerda, condenou decisões contra o X e bateu no ministro Alexandre de Moraes, levando o público à euforia.

Depois, cumpriu a missão partidária. Pediu votos para Guidi:

“Eu peço o voto de todo criciumense no Guidi, para uma cidade próspera. Eu já fui convidado pelo Guidi para voltar no início do próximo ano, ver seu governo e o secretariado técnico e competente que ele irá ter ao lado. Assim vamos fazer uma Criciúma cada vez melhor”.

Mas, o que impressionou foi a paixão das pessoas por Bolsonaro.

Estavam na frente do AM Master Hall desde 16h (evento estava marcado para 19h22).

Quando ele entrou, a manifestação das pessoas beirava a histeria. Uma loucura.

E ele ainda fez questão de quebrar o protocolo e descer para cumprimentar aqueles que estavam mais proximo das grades.

Enfim, foi um grande ato.

Guidi fez o maior ato da campanha de 2024 trazendo Bolsonaro para o seu palanque.

A história da campanha de 2024 terá que dedicar um capitulo ao ato com Bolsonaro, nesta sexta-feira.

Por Adelor Lessa 16/06/2024 - 16:08 Atualizado em 17/06/2024 - 11:01

Hoje, em Brasília, o advogado Guilherme Colombo, marido da deputada federal Julia Zanatta (PL), pode mostrar seus dotes como churrasqueiro para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Foi mais uma demonstração da relação próxima da deputada Julia com o ex-Presidente e sua familia.

O churrasco foi hoje, começo da tarde, na casa do deputado Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-Presidente.

 

 

 

Tags: eleicoes2024

Por Adelor Lessa 16/06/2024 - 12:17 Atualizado em 16/06/2024 - 12:53

Faleceu na madrugada deste domingo, o empresário Luiz Carlos de Pelegrin, o Luiz da Fabrica de Costela, aos 65 anos.

Luiz vinha fazendo tratamento contra um câncer descoberto faz 8 anos.

No último mês, teve que fazer uma pequena cirurgia por causa de outro problema e foi acometido de uma infecção.

Estava se recuperando, mas na madrugada de quinta-feita teve que ser atendido na UPA da Próspera, no dia seguinte foi internado no Hospital São José e faleceu na madrugada deste domingo.

Luiz começou um negócio pequeno, sem grandes pretensões, no local onde funcionava a fábrica do seu pai.

Com o tempo, e muito do seu talento, a Fábrica de Costela se firmou como uma das principais referências gastronômicas de Criciúma e região.

Ele passou a ser o "Luiz da Fabrica", ou "Luiz da Fábrica de Costela".

Além do sucesso como empreendedor, Luiz era muito bem relacionado, divertido, agradável.

Fez amigos em vários grupos e "nichos" da cidade.

É uma perda importante para a cidade.

Não apenas pelo lado empreendedor, mas principalmente pelo cidadão de bem, amigos de fé dos amigos, e sempre de alto astral, espalhando alegria por onde passava.

A cerimônia de despedida aconteceu hoje pela manhã e lotou o salão de atos do Crematório Millenium.

Abaixo, entrevista de Luiz para o programa Nomes e Marcas, na rádio Som Maior, que foi ao ar em agosto de 2022.

Escute a entrevista 

 

Por Adelor Lessa 27/04/2024 - 09:50 Atualizado em 27/04/2024 - 10:06

O PSD Criciúma empossou na manhã deste sábado a nova executiva do partido na cidade.

O PSD passa a ser presidido pelo vereador Salésio Lima tendo como vice- presidente o vereador Márcio Darós.

A secretaria geral será ocupada pela vereadora Geovana Benedet.

Fazem parte da executiva como vogais o deputado estadual Julio Garcia, o prefeito Clésio Salvaro, o pré-candidato a prefeito Vagner Espíndola, o vereador Arleu da Silveira, o vereador Antônio Manoel e os pré-candidatos que já disputaram alguma eleição.
 
O vereador Salésio Lima faz parte do partido desde a sua formação em Criciúma, há mais de dez anos.

Além de contar com a experiência de três mandatos como vereador, já presidiu a Câmara de Vereadores e assumiu como prefeito interino do município.

Salésio, inclusive, é citado como possível candidato a vice, em caso de chapa pura do PSD.

No evento de posse da nova executiva, o deputado Julio Garcia destacou a preocupação do PSD em instruir e incentivar os pré-candidatos a se prepararem.

Por Adelor Lessa 16/04/2024 - 14:55 Atualizado em 17/04/2024 - 05:34

A deputada Geovânia de Sá (PSDB) saiu agora de reunião com a direção do DNIT, em Brasília, sobre o túnel do Morro dos Cavalos, BR-101, em Palhoça.

Foi informada que o projeto está pronto, só precisa ser atualizado, e o custo da obra está orçado em R$ 700 milhões (valor original, de quando foi concluido o projeto). A valores de hoje, deve passar de r$ 1 bilhão.

A deputada está agora buscando o contrato de concessão do trecho da rodovia para a Arteris Litoral Sul para avaliar se a própria concessionária pode fazer a obra, ou o Governo Federal.

Ainda duranta a tarde, a deputada vai falar na sessão da Câmara Federal sobre a importância de "desengavetar" o projeto do túnel.

Às 18h, ela participará de reunião do Fórum Parlamentar Catarinense que terá o assunto como primeiro ponto de pauta.

O ministro de infraestrutura, Renan Filho (MDB), estará no estado na quinta-feira e a expectativa é que ele faça algum anúncio sobre o túnel.

O deputado federal Carlos Chiodini (MDB) já falou com ele a respeito do assunto.

Por Adelor Lessa 04/04/2024 - 12:58 Atualizado em 04/04/2024 - 13:15

Como havia sido antecipado, um dia depois de a lei que isenta o Criciúma Esporte Clube do pagamento de IPTU ter sido promulgada, o prefeito Clesio Salvaro protocolou na justiça ação para "derrubar" a lei.

A ação é sustentada na tese da inconstitucionalidade da lei e foi montada pela procuradora geral do município, Ana Cristina Youssef. 

Antes de julgamento de mérito, é feito pedido de medida cautelar para sustar de imediato os efeitos da lei.

Abaixo, a ação protocolada: 

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito