Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 03/10/2023 - 18:55 Atualizado em 03/10/2023 - 18:59

A cooperativas de eletrificação de Santa Catarina encaminharam hoje com Governo do estado o envio de um projeto de lei à Assembléia para que parte do ICMS pago seja usado em obras de ampliação de rede. Dede de Jesus, presidente da Cooperativa de Içara, e vice-presidente da Fecoerusc (federação das coopeartivas) participou da reunião e deu detalhes agora a pouco no Ponto Final.

Confira o comentário no programa Ponto Final desta terça-feira:

 

Por Adelor Lessa 24/09/2023 - 20:02 Atualizado em 24/09/2023 - 20:10

O prefeito Clésio Salvaro estava na festa de filiação do ex-governador Leonel Pavan no PSD, sexta-feira à noite, em Camboriú.

Desde que se filiou ao partido, ele tem participado de todos os atos importantes por todo o estado.

Não fazia isso quando estava no PSDB.

A mudança tem relação com 2026.

Isso porque Clésio já entrou no PSD figurando na lista dos possíveis candidatos na chapa majoritária para a próxima eleição estadual.

Clésio é cotado como possível candidato a governador, vice ou senador.

Para conseguir estar na chapa, ele tem dois desafios importantes.

Primeiro, eleger o sucessor em Criciúma em 2024.

Segundo, se fazer uma liderança estadual.

Para alcançar o segundo objetivo, precisa correr o estado e estar presente em discussões estaduais.

O ato de filiação de Pavan teve, além de Salvaro, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, e o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. São as três principais "apostas" do PSD para eleição majoritária para 2026.

O deputado Julio Garcia, aliado e Clésio e responsável pela sua filiação do PSD estava também em Camboriú.

Por Adelor Lessa 12/09/2023 - 05:52 Atualizado em 12/09/2023 - 06:04

O vereador Paulo Ferrarezi, presidente do MDB de Criciúma, foi lançado candidato a prefeito durante encontro regional do partido, realizado ontem à noite.

O presidente estadual do MDB, deputado federal Carlos Chiodini, vice-presidente nacional do partido, que coordenou o encontro, garantiu que o diretorio do partido em Criciúma será soberano para decidir sobre a eleição de 2024.

"O diretorio local vai decidir pela confirmação de candidatura própria ou alguma composição", disse.

O encontro regional do MDB da região Carbonífera foi realizado no bairro Vila Manaus e contou com prefeitos e e vereadores da região.

Paulo Ferrarezi, vereador de terceiro mandato, disse que o seu nome está à disposição do partido para a eleição majoritária.

Ferrarezi acrescentou que o MDB terá uma nominata forte para as eleições de 2024 e que hoje o partido é o "ponto de equilíbrio" na cidade.

Por Adelor Lessa 15/06/2023 - 06:40 Atualizado em 15/06/2023 - 08:58

Com o prefeito Clésio Salvaro fora de jogo, em período de licença, o secretário-geral da prefeitura, vereador Arleu da Silveira, cumpriu ontem agenda de "primeiro ministro".

Arleu é o candidato de Clésio a prefeito e está ao lado do prefeito em agendas pela cidade, todos os dias.

Com a licença de Clésio, assumiu como prefeito interinamente o vice-prefeito Ricardo Fabris.

Mas, Arleu fez agenda própria.

Ontem à tarde, chamou o secretário de infraestrutura, Tita Belloli, e o coordenador da Defesa Civil, Fred Gomes, e foram vistoriar pontos considerados críticos da cidade, que têm histórico de inundação, por causa das chuvas fortes que estão previstas para hoje e amanhã.

A vistoria foi feita nos bairros Sangão, Quarta Linha, Vila Francesa, Colonial e Vila Zuleima. 

Arleu informou que a equipe do governo municipal segue monitorando as condições climáticas e atenta aos rios e pontos de alagamentos na região.

 

Por Adelor Lessa 09/06/2023 - 14:44 Atualizado em 09/06/2023 - 14:55

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, assinou sua ficha de filiação ao Partido Social Democrático (PSD) na tarde desta sexta-feira (9), em Criciúma. O ato de filiação aconteceu na presença do presidente da executiva estadual Eron Giordani, juntamente com o deputado estadual Julio Garcia e o prefeito de Chapecó João Rodrigues. A apresentação oficial do prefeito a todo o grupo do PSD será no dia 26 de junho, em evento estadual do partido a ser realizado, em Florianópolis, com a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, do governador do Paraná, Ratinho Junior, e de todas as lideranças do PSD de Santa Catarina.

Participaram do ato de filiação o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, e o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro. O presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Salésio Lima (PSD),  as vereadoras Roseli de Lucca e Geovana Benedet Zanette e os vereadores Márcio Darós e o Dailto Feuser, ambos do (PSDB), além do secretário-geral, Arleu da Silveira, e o secretário de assistência social, Bruno Ferreira.

Por Adelor Lessa 07/06/2023 - 16:20 Atualizado em 07/06/2023 - 19:19

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, convocou reunião com vereadores e suplentes do PSDB para anunciar que vai se filiar no PSD.

A reunião aconteceu na sede do PSDB, centro de Criciúma, no fim da tarde.

Salvaro vai assinar filiação no PSD no dia 26, durante ato estadual do partido.

Na oportunidade, dez prefeitos devem se filiar no PSD e Salvaro será o principal destaque.

O vereador Arleu da Silveira, secretário-geral de Governo, candidato de Clésio a prefeito em 2024, participou da reunião, apoiou a sua decisão, mas não vai acompanhá-lo agora. Vai esperar a abertura da janela de transferência, em março.

Os demais vereadores do PSDB, todos ligados a Clésio, devem fazer o mesmo.

O secretário municipal da Fazenda e presidente municipal do PSDB, Vagner Espíndola anunciou que já vai seguir Salvaro.

O prefeito Franqui Salvaro, de Siderópolis, também filiado no PSDB, deve seguir o primo Clésio Salvaro.

Estavam na reunião os vereadores Toninho da Imbralit, Roseli de Lucca, Nícola Martins e Geovana Benedet, os secretários municipais Acélio Casagrande, Arleu da Silveita, Tita Beloli e Vaguinho Espíndola, e mais uma dezena de suplentes de vereador.

O prefeito Salvaro distribuiu nota oficial logo depois da reunião, transcrita abaixo na íntegra:

"Sou filiado desde 2002 no PSDB, pelo qual fui eleito deputado estadual, eleito e reeleito prefeito de Criciúma.

Depois de muito refletir, frente às últimas mudanças do cenário político, tomei a difícil decisão de me desfiliar. Deixo no PSDB grandes amigos. Reconheço e agradeço todo apoio que tive na sigla nestes anos de história. Sempre fui bem recebido e apoiado em todas as eleições que participei.

Agradeço as lideranças federais, estaduais e municipais que sempre deram respaldo ao nosso governo, trazendo recursos e auxiliando na
concretização de projetos que beneficiam Criciúma. Serei grato por tudo, por todos e pelas oportunidades.

Reafirmo aqui minha gratidão e desejo que o PSDB continue crescendo e contribuindo na construção de uma democracia forte, com desenvolvimento e justiça social.

Sigo um novo caminho no PSD, mas mantenho meus princípios, valores e meu trabalho em prol de Criciúma e de Santa Catarina.

Ouça o comentário completo no Ponto Final:

Confira as fotos da reunião: 

Por Adelor Lessa 28/04/2023 - 14:08 Atualizado em 28/04/2023 - 14:16

Está confirmado: a maternidade do Hospital São Donato de Içara não fechará na próxima segunda-feira (1º).

Uma reunião na prefeitura de Içara foi realizada durante esta manhã, com a prefeita Dalvania Cardoso, secretários, representantes do setor produtivo e direção do Hospital São Donato.

A direção do hospital reavaliou, retirou a decisão e não vai fechar a maternidade na segunda-feira. Canais foram abertos e negociações estão sendo feitas.

O Governo do Estado está repondo uma parte do repasse que foi cancelado na virada do ano, cerca de R$ 700 mil. O Governo está assumindo o compromisso de repassar R$ 300 mil por mês, o que resolve, em termos, a situação.

As negociações continuarão para tratar do atrasado de janeiro até abril deste ano. 

A prefeita Dalvania, deputados da região e empresários estarão com Jorginho e a secretária da Saúde, Carmen Zanotto, semana que vem em Florianópolis.

A maternidade continua funcionando e vão seguir as negociações para resolver outras pendências.

Por Adelor Lessa 15/04/2023 - 21:18 Atualizado em 16/04/2023 - 08:04

O prefeito Clesio Salvaro (PSDB) e o deputado estadual Julio Garcia (PSD) deixam evidente que mantêm sintonia fina.

Ontem, durante visita a uma obra que está sendo executada pela prefeitura, os dois se distanciaram dos demais para conversa reservada.

Nas últimas eleições no município, Julio indicou o vice de Salvaro.

Todos os indicativos apontam para manutenção da aliança para a eleição de 2024. 

Na oportunidade, Salvaro não será candidato, mas vai trabalhar para eleger o sucessor. Provavelmente, junto com Julio.

No momento, o candidato de Clésio é o vereador e secretário municipal Arleu da Silveira (PSDB).

No PSD, o deputado federal Ricardo Guidi tem se movimentado para ser candidato a prefeito. Na noite de sexta-feira gdeixou isso evidente quando participou da convenção municipal do MDB.

Mas, no PSD também tem a possibilidade de o vereador Salésio Lima ser candidato a vice-prefeito.

A definição passará pelo deputado Julio Garcia.

 

Convenções do MDB

Nas convenções municipais do MDB na região, um dos destaques foi a participação do PSD.

Em Criciúma, Içara, Siderópolis e Urussanga, o PSD esteve presente e emitiu sinais de possivel aliança para 2024.

Em Urussanga, o vice-prefeito Jair Nandi (PSD) esteve na convenção que elegeu Vânio Comin como presidente do MDB.

Nandi está rompido com o prefeito Gustavo Cancelier (PP) e tem conversações adiantadas para compor com o MDB em 2024.

Na foto, Nandi está entre o ex-deputado Vanderlei Rosso, à esquerda, e Comin, à direita.

Em Içara, o ex-vereador e empresário Alex Michels (PSD), que foi candidato a prefeito em 2020 e ficou em segundo, foi na convenção do MDB que reelegeu Max Mello como presidente e confirmou interesse em aliança para 2024.

Os dois partidos já estiveram juntos no mandato do ex-prefeito Murialdo Gastaldon (MDB).

 

Por Adelor Lessa 03/04/2023 - 21:56 Atualizado em 03/04/2023 - 21:58

O diretório do PDT de Criciúma anunciou hoje à noite a filiação da ex-vereadora Ângela Mello, ex-MDB. 

A reunião foi conduzida pelo presidente, deputado Rodrigo Minotto, com o ex-deputado Jorge Boeira e o vereador Zairo Casagrande. Além de Ângela, outras filiações foram anunciadas. 

A reunião também teve espaço para uma análise do atual cenário político e início de mobilização e planejamento visando a eleição municipal de 2024.

Por Adelor Lessa 21/12/2022 - 17:23 Atualizado em 21/12/2022 - 17:24

O governador Carlos Moisés será o novo presidente do partido Republicanos em Santa Catarina. A definição ocorreu após uma conversa com o deputado estadual reeleito Sérgio Motta, atual mandatário da sigla no estado.

O encaminhamento tem o aval do presidente nacional do Republicanos, o deputado federal capixaba Marcos Pereira. O deputado Sérgio Motta focará no seu mandato e no processo de reeleição.

Moisés deixará o cargo de governador no primeiro dia de 2023. Ele retornará à vida político-partidária a partir de março, anunciando a nova executiva do partido.

Por Adelor Lessa 19/12/2022 - 14:05 Atualizado em 19/12/2022 - 14:08

O PSD e os partidos da sua coligação, na eleição de 2022, entraram com ação na Justiça contra a eleição de Jorge Seif (PL) ao Senado.

O argumento prinicipal é abuso do poder econôminco, pelo envolvimento da estrutura da rede lojas Havan na sua campanha, o que é proibido pela legislação eleitoral.

A ação pode levar à cassação da candidatura de Seif.

Os advogados Mauro Prezzoto, Gustavo Serpa e Nicole Godtridt representam o PSD e partidos coligados, autores da ação.

Trata-se de uma ação de Investigação Judicial Eleitoral.

Hoje, Seif será diplomado Senador durante a mesma cerimônia de diplomação do governador eleito Jorginho Mello.

Ele teve suas contas de campanha aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral, mas o que está em discussão não é o que consta na prestação de contas.

"As irregularidades não estão registradas na prestação de contas. Estão justamente no que não foi declarado, e nem poderia estar declarado, pois foram utilizados bens e serviços de pessoa jurídica a favor de um candidato, o que é vedado por lei", disse o advogado Gustavo Serpa.

Por Adelor Lessa 06/10/2022 - 18:44 Atualizado em 06/10/2022 - 19:06

No Ponto Final desta quinta-feira (6), Adelor Lessa fala sobre a possível saída de Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

"O PSDB teve uma chapa muito pequena. Partido enfraquecido nesta eleição. Não conseguiu fazer legenda para fazer assumir a Geovania de Sá. Não é por isso que o Salvaro vai deixar o PSDB, mas essas situações mostram o quanto o PSDB fragilizou, diminuiu e enfraqueceu", analisa o jornalista.

Clésio Salvaro teria sinalizado sua ia ao Partido Liberal (PL). "Quando há análise, leitura e projeção, é feita a ligação com aquele vídeo que o prefeito gravou para o Daniel Freitas poucos dias antes da eleição. É uma possibilidade. Ele tem uma relação pessoal muito boa com Jorginho Mello. São amigos. Isso poderia facilitar", acrescenta Lessa.

Outra possibilidade é Salvaro se encaminhar para um partido que deve surgir a partir de uma fusão do Progressista com o União Brasil. "O Clésio sempre foi muito próximo ao Esperidião Amin e, de vez em quando, é especulada a ida dele ao PP. Só que o partido saiu desta eleição muito arrebentado também. Fragilizado. A família Amin saiu machucada da eleição. Esperidião fez uma votação muito pequena para governador, a Ângela não se reelegeu e nem João Amin", pontua o jornalista. 

Sobre a possibilidade da ida do prefeito de Criciúma ao PL, "o Salvaro saiu do PSL, lá atrás, foi para o PSDB, justamente porque ele disputava espaço com Júlio Garcia aqui na região. O PSDB era muito pequeno, à época, em Santa Catarina. Então, ele tomou conta do partido. Não tinha ninguém para disputar espaço com ele. É difícil que ele vá para um partido como o PL, onde já tem uma deputada federal eleita e bem votada", pontua. 

Enfim, o Clésio Salvaro realmente deve sair do PSDB. Pela fragilidade do partido. "Mas, é muito provável que ele aguarde passar a eleição do segundo turno. Vai esperar um pouco mais. Lá na frente, deve decidir se sai e para onde vai. Ele não precisa ter pressa. Pode esperar e fazer isso durante todo o ano de 2023", frisa Lessa.

"Não acredito que o Clésio faça já e não acredito que vá para o PL para ser companheiro de partido da Júlia Zanatta, sendo que ela, hoje, está em posição de destaque. Não é apenas uma filiada", finaliza o jornalista.  

Ouça o comentário completo:

 

Por Adelor Lessa 16/09/2022 - 19:04 Atualizado em 16/09/2022 - 19:04

No Ponto Final desta sexta-feira (16), Adelor Lessa comenta sobre a apatia dos eleitores com relação ao pleito estudual - que envolve governadores e deputados. "Entre os candidatos ao Governo do Estado, têm cinco que podem chegar ao segundo turno. Mais próximos, quatro estão embolados, mas ninguém salta para 25% nas intenções de voto", avalia o jornalista.

Outra informação que chama atenção é a indecisão dos eleitores. "O dado que está na Folha de São Paulo, resultado da pesquisa do Datafolha, sete entre dez pesquisados, não tem voto definido para deputado. A mostrar que é uma apatia nacional. É um sentimento nacional. As pessoas quando falam em política é Bolsonaro e Lula, Lula e Bolsonaro", opina Lessa.

Adelor também comenta os principais detalhes da entrevista na manhã desta sexta-feira (16), na Rádio Som Maior, com a candidata à presidência da República, Soraya Thronicke (União Brasil). Abaixo, um resumo do bate-papo:

LEIA MAIS: 

Neste domingo (18), Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à presidência da República, estará em Florianópolis para um encontro com seu eleitorado. "Os petistas estão esperançosos com isso, imaginam que vão colocar entre 20 e 30 mil pessoas e que o Lula possa alavancar a candidatura de Décio Lima ao Governo do Estado", pontua. 

Ouça o comentário completo de Adelor Lessa no Ponto Final:

 

Por Adelor Lessa 21/08/2022 - 16:37 Atualizado em 21/08/2022 - 16:39

O candidato ao governo do Estado, Esperidião Amin, realiza roteiro pelo Sul do Estado neste domingo (21).

No período matutino, Amin tomou o famoso café da manhã da tia "Bimba", tia do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. Também estava presente o pai do mandatário da cidade carvoeira e lideranças da região, como o candidato a deputado federal, Valmir Comin. 

Inclusive, Clésio Salvaro citou que o café da sua tia é "pé quente". Segundo ele, quem toma café da manhã por lá vence a eleição. 
 
Em seguida, Amin participou da Feira AgroPonte - Agronegócio e Agricultura.

Além de Criciúma, o candidato pelo Progressistas esteve na Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, uma das suas principais obras estruturantes no sul do Estado.

Amin também esteve em Nova Veneza com o prefeito Rogério Frigo. Aproveitaram a oportunidade para tomar o premiado sorvete Gheppo. (foto)

O roteiro pelo sul do Estado finalizou na Festa da Santa Rosa de Lima, no município de Içara. 

Nesta segunda-feira, Esperidião Amin fará roteiro em Blumenau.

Por Adelor Lessa 23/07/2022 - 12:25 Atualizado em 23/07/2022 - 18:54

O senador Esperidião Amin foi aclamado como candidato a governador quando fez seu discurso aos convencionais do PP.

A convenção nem tinha encerrado e a decisão já estava tomada.

Foi a primeira decisão deste sábado de convenções partidárias em Florianópolis.

Esperidião defendeu candidatura própria e enfatizou que o "11" tem que estar na "tela". 

O auditório do Hard Rock estava completamente lotado e a convenção aconteceu num clima festivo desde o início.

Dirigentes do PSDB participaram da convenção. O partido deve indicar candidato a vice de Amin.

O PTB, que fez sua convenção no plenário da Assembléia Legislativa, homologou a candidatura do deputado Kennedy Nunes a senador, que deve completar a chapa de Amin. 

 

Por Adelor Lessa 18/06/2022 - 08:23 Atualizado em 18/06/2022 - 08:25

Confirmando o que foi antecipado aqui, o ex-ministro Manoel Dias, presidente estadual do PDT, confirmou a indicação de Décio Lima como pré-candidato ao governo de Santa Catarina e o PDT reivindicou estar na majoritária na vaga ao Senado. 

Após reunião interna, o ex-ministro Manoel Dias oficializou a decisão do partido ao pré-candidato Décio Lima.

Por Adelor Lessa 09/06/2022 - 13:47 Atualizado em 09/06/2022 - 21:19

Em reunião realizada esta semana, Décio Lima (PT) fez convite para que Gelson Merisio (Solidariedade) seja seu vice na disputa ao Governo do Estado. Hoje, Merisio aceitou o convite. Fato novo no ambiente da Frente de Esquerda.

Agora, confirmada a chapa, candidatura ao senado será de Dário Berger (PSB) para disputar reeleição ou de Jorge Boeira (PDT).

Por Adelor Lessa 17/05/2022 - 08:19 Atualizado em 17/05/2022 - 08:20

A semana começou com um problema que deveria ser tratado com a maior urgência. Crianças na fila por vaga em UTI pediátrica em Hospital de Criciúma. Na rede pública toda de Criciúma não tinha vaga. Desespero dos pais, parentes, avós, tios, amigo, enfim… 
Em um determinado momento, no final de semana, eram 14 crianças aguardando vaga em UTI, inadmissível isso, um retrocesso. 
Detalhamos o assunto ontem. Ouvimos pais, técnicos, autoridades locais da área, chegamos ao secretário estadual de Saúde, que fez o anúncio: “Criança que precisar de internação em leito de hospital, ou UTI e não tiver vaga na rede pública, vai para o hospital privado e o governo do Estado vai pagar.” Era o que todos queriam ouvir naquele momento…

Acompanhe o editoral completo:

Por Adelor Lessa 05/05/2022 - 07:28 Atualizado em 05/05/2022 - 07:28

No editorial desta quinta-feira, 05, Adelor Lessa abordou o aumento em 1%, tornando-se a maior desde 2017 no país, o que significa uma "mão no bolso do trabalhador". Lessa comentou ainda que, apesar desse problema, há quem prefira discutir se deputado deve ou não usar uma tornozeleira eletrônica.

Ouça o editorial completo de Adelor Lessa desta quinta-feira: 

 

Por Adelor Lessa 04/05/2022 - 07:26 Atualizado em 04/05/2022 - 07:26

No editorial desta quarta-feira, 04, Adelor Lessa voltou a abordar a questão das rodovias na região Sul. Desta vez, Lessa comentou o estado das vias, que estão esburacadas, mal sinalizadas e perigosas, situação esta que piorou com as fortes chuvas das últimas 48 horas.

Ouça o editorial completo de Adelor Lessa desta quarta-feira:

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito