Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 05/08/2018 - 13:25Atualizado em 05/08/2018 - 13:30

Quebra de tabu e fuga do Z-4

O Criciúma venceu o Sampaio Corrêa por 1 a 0, no Castelão, em São Luís, e quebrou o tabu de nunca ter superado o adversário em solo maranhense. Foi a sexta vitória na Série e uma das mais importantes. Mas o Tigre não encheu os olhos do torcedor. Foi mais uma daquelas vitórias típicas da Série B. Pouco qualidade técnica e na base da vontade. O Tricolor chegou a mostrar uma certa organização, contou com uma espetacular defesa do goleiro Luiz na etapa inicial, e aproveitou uma das poucas chances que teve com Vítor Feijão. A vitória colocou o Tigre em 14º lugar, o que de certa forma é um brinde para o competente técnico Mazola Júnior e toda comissão.

Tigre venceu o Sampaio Corrêa pela primeira vez no Maranhão (Foto: Maranhão Esportes)

Tarefa facilitada?

Com 23 pontos alcançados no primeiro turno, o Criciúma, sem dúvida, terá uma tarefa mais facilitada para fugir do rebaixamento. Nos próximos 19 jogos, terá que vencer sete vezes. E serão 10 jogos em casa. Mas os números da equipe carvoeira com o técnico Mazola Júnior fazem o torcedor mais otimista até sonhar com um acesso. A esperança pode ser justificada pelo aproveitamento de Mazola: 54%. É uma campanha que colocaria hoje o Criciúma na briga pelo G-4. O mais difícil será o atual comandante manter o ritmo positivo com todo o returno pela frente e com os problemas relacionados ao DM e a condição física de algumas peças.

Utopia

Porque sonhar com acesso é utopia? Bastar olhar para as recentes campanhas de equipes que subiram de divisão. Pelo retrospecto recente, o Tigre precisa de, no mínimo, mais 40 pontos. É quase impossível imaginar que o Tigre irá vencer 13 jogos no segundo turno. É hora de ter muita calma na avaliação. Não cometer o mesmo erro do ano passado, quando o antigo departamento de futebol do Tigre avaliou que seria possível subir e demitiu erroneamente o técnico Luiz Carlos Winck. Depois com Beto Campos as coisas não evoluíram como imaginavam. A briga é para não cair.

Equilíbrio

O receio de que haja uma empolgação com a invencibilidade de quatro jogos e o bom aproveitamento desde a chegada de Mazola Júnior, é que pode haver uma perda no foco. Não me parece uma característica do comandante. Mazola preza pela seriedade no dia-dia e pela intensidade nos treinos. “Salto alto” precisa ficar cada vez mais longe do vocabulário do Majestoso.

Novidades

Um alento a comissão técnica tricolor é o fato de que os reforços estão chegando. E sobre o meia-atacante Patrick há uma grande expectativa. Teve boa formação, passagem importante no Grêmio e poderá suprir a carência de Elvis no setor. Já o atacante Joanderson finalmente estreou. E o lateral-esquerdo Yago está chegando. Justamente na semana em que chegará o dinheiro da venda de Roger Guedes, a direção dá uma resposta importante aos pedidos de Mazola.

Destaque A Tribuna

Rubens Barrichello venceu a Corrida do Milhão, da Stock Car, neste domingo, dia 5. Em disputa acirrada no Autódromo Internacional de Goiânia, Rubinho disputava as primeiras colocações até o final. Nas últimas voltas, o ex-piloto da Fórmula 1 saiu à frente de Max Wilson dos boxes e acabou levando o bicampeonato da corrida com o prêmio de R$ 1 milhão. A outra vitória de Rubinho na famosa prova aconteceu em 2014.

Nota Zero

Logo após o Mundial da Rússia, surgiram diversas brincadeiras como o "Neymar Challenge", com pessoas se atirando no chão em alusão às "simulações" do craque da Seleção e do PSG. Agora, uma dessas sátiras foi parar na MLB, principal liga de beisebol dos Estados Unidos. Quem fez a brincadeira foi o outfielder Carlos Gomez, do Tampa Bay Rays, que foi atingido pela bola, e alguns segundos depois, atirou-se no chão, simulando uma lesão e brincando com a situação. Neymar está colhendo o que plantou.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 03/08/2018 - 14:40Atualizado em 03/08/2018 - 14:41

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta sexta-feira, dia 3, direto do The Nose Mustache Pub, em Içara. O patrocinador do programa fez o chamamento especial ao evento em comemoração ao primeiro ano de atuação do Pub na região.

O programa contou com a participação dos seguintes debatedores: Marco Búrigo, Sarandi, Itá, Waldeci Rampinelli e Plácido Pizetti.

Os debatedores falaram também do Criciúma que vive a expectativa da despedida do turno da Série B.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 02/08/2018 - 15:17Atualizado em 02/08/2018 - 15:20

Improvisação e confiança

Mazola Júnior mostra convicção ao manter Liel na zaga diante do Sampaio Corrêa. O bom desempenho do volante, mesmo improvisado no setor, foi uma das grandes surpresas durante esse período de trabalho com o técnico tricolor, afinal o cenário criado para a partida contra o Vila Nova-GO era o pior possível. Mesmo com tantos problemas, Liel se comportou bem e continuará na equipe. A tal lentidão criticada pelo próprio treinador em entrevistas passadas, parece ter virado uma característica positiva do jogador. Muita calma e paciência poderão ajudar o Tigre a fechar o turno com mais uma vitória diante de um adversário que vive um mau momento na Série B, mas que também é o atual campeão da Copa Nordeste.

Intensidade

O grande jogo na rodada dessa semana pela Copa do Brasil foi o duelo entre Grêmio e Flamengo. O time gaúcho imprimiu uma velocidade incrível durante os primeiros 45 minutos, mas viu também o time carioca conseguir buscar o resultado no finalzinho. Realmente com a intensidade imposta pelos dois times não há como negar que é impossível atuar com os titulares em todas as competições. É muito complicado conciliar Série A, Libertadores e Copa do Brasil.

Coincidência

Depois do duelo de quarta-feira pela Copa do Brasil, Grêmio e Flamengo voltarão a duelar. Desta vez pelo Brasileirão. O novo jogo na Arena é no sábado às 19 horas, em compromisso válido pela 17ª rodada. No mesmo dia a Série A reserva um confronto de equipes que também não vivem um bom momento. Tanto que os dois também passam por mudanças nas respectivas comissões técnicas. Botafogo e Santos jogarão às 16 horas, no Nilton Santos.

Série B do Catarinense

A classificação geral do Campeonato Catarinense da Série B já adianta que os quatro times que vão brigar pelo acesso estão definidos. Restando apenas a definição de quem será o campeão do returno e o posicionamento pelo índice técnico, para que depois sejam confirmados os cruzamentos. Mas os quatro times são os seguintes: Camboriú, Fluminense de Joinville, Marcílio Dias e Metropolitano de Blumenau. O melhor momento é do Marinheiro que lidera o returno. Ainda faltam duas rodadas para terminar a primeira fase. Até o dia 19 de agosto serão conhecidos os dois times que subirão de divisão.

Destaque A Tribuna

A revista Forbes lançou um ranking dos clubes mais valiosos do continente americano. E o Corinthians aparece no topo da lista. O atual campeão brasileiro é o grande líder pela quinta vez consecutiva. Isso mostra que a crise financeira vivida nos últimos anos não abalou tanto assim o clube paulista. O segundo colocado da lista é o Palmeiras. O outro time brasileiro que aparece na lista dos top 10 é o Grêmio, que assegura a quinta posição.

Nota Zero

O Botafogo é mais um exemplo de um clube que fez uma péssima escolha e não conseguiu sustentar por muito tempo o que havia acordado lá atrás. E a vítima foi o treinador Marcos Paquetá. Durou apenas cinco jogos a passagem do profissional pelo Fogão. A derrota pela Sul-americana foi a gota d`água. Com tantos erros na temporada, o Fogão corre sérios riscos de queda de divisão no Nacional, afinal tantas trocas de treinador não fazem nada bem ao elenco de jogadores.

 

Tags: Criciúma Tigre Liel

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 02/08/2018 - 10:29Atualizado em 02/08/2018 - 10:32

Foi realizado na noite desta terça-feira, dia 31, na sede da Larm, o congresso técnico do Campeonato Regional da Segunda Divisão da entidade. A.D. Lauro Müller, Balneário Rincão E.C., A.A. Maracajá, E.C. Praia do Rincão e E.C. Ouro Negro de Forquilhinha iniciarão a partir de setembro, as disputas que concederão ao campeão, o direito de participar da primeira divisão em 2019.

Na primeira fase do certame, as cinco equipes jogarão todas contra todas, em turno único, classificando para as semifinais as quatro melhores. Nas semifinais, os jogos serão eliminatórios, sendo disputados em partidas de ida e volta. Os vencedores de cada confronto estarão na final. Que também será jogada em ida e volta.

A primeira rodada, que será disputada no dia 22 de setembro, terá os seguintes jogos: Praia do Rincão x Maracajá, em Balneário Rincão e, Ouro Negro x Balneário Rincão, em Forquilhinha. O Lauro Müller estará folgando.

Nas preliminares da segunda divisão, serão realizadas as partidas do Campeonato Regional Juvenil, com atletas com idade máxima de 17 anos. Com as mesmas equipes e fórmula de disputa da categoria principal.

(Colaboração: www.larmfutebol.com.br)

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 02/08/2018 - 10:26Atualizado em 02/08/2018 - 10:28

As três partidas que completaram na noite desta quarta-feira, dia 1º, a sétima rodada do returno do Campeonato Catarinense SICOOB Série B 2018, definiram os quatro clubes semifinalistas da competição. Além do Camboriú FC, campeão da 1ª Fase – Turno, CN Marcílio Dias, CA Metropolitano e Fluminense FC, que disputam o título da 2ª Fase – Returno, estão classificados para a 3ª Fase – Semifinais pela classificação geral e vão disputar o título do Catarinense SICOOB Série B 2018. Dois dos clubes semifinalistas estarão na elite do futebol catarinense em 2019!

Em Itajaí, no Estádio Dr. Hercílio Luz, o CN Marcílio Dias manteve a liderança do returno ao vencer o CN Almirante Barroso por 2 a 0. Os dois gols da vitória marcilista surgiram no 2º tempo, Abner abriu o placar aos 12 minutos para festa da torcida no Estádio Dr. Hercílio Luz e Sabiá definiu já nos acréscimos, aos 49 minutos.

Com a vitória o CN Marcílio Dias manteve a condição de líder da 2ª Fase – Returno com 16 pontos e saldo de 10 gols, contra 16 pontos e saldo de 7 gols do CA metropolitano. Já o CN Almirante Barroso permanece com 9 pontos, na 6ª posição.

Em Blumenau, no Complexo Esportivo do Sesi, o Blumenau EC recebeu o Fluminense FC e foi goleado por 3 a 0. O resultado garantiu o time de Joinville na 3ª Fase – Semifinais do Catarinense SICOOB Série B 2018 e na disputa pelo acesso ao Catarinense Série A em 2019. Edinho, Romário e Eric marcaram para o Fluminense FC, 3º colocado com 12 pontos. Já o Blumenau EC segue com 10 pontos, na 4ª colocação.

No Estádio Roberto Santos Garcia, em Camboriú, o Camboriú FC enfrentou o Guarani de Palhoça e a partida terminou empatada em 1 a 1. Os dois gols foram marcados no 2º tempo, Roni abriu o placar para o Guarani de Palhoça aos 6 minutos e Aldair deixou tudo igual aos 28 minutos. Com o resultado o Camboriú FC segue na 5ª colocação com 10 pontos, já o Guarani de Palhoça é o 10º colocado do returno com 4 pontos.

(Colaboração: www.fcf.com.br)

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 02/08/2018 - 08:57Atualizado em 02/08/2018 - 09:03

Em desvantagem

O Criciúma está em desvantagem no confronto direto contra o Sampaio Corrêa. O Tigre tem duas vitórias, contra cinco do time maranhense. Até agora aconteceu apenas um empate. Mesmo assim, o Tigre é detentor da maior vitória do duelo. Em 1998, o Tricolor venceu por 3 a 0, pelo Brasileiro da Série B, com três gols do atacante Nando, no Heriberto Hülse. São números que fazem parte da história. Hoje, a tabela aponta o Tigre na frente, mas não dá para desmerecer o rival que recentemente faturou o título da Copa do Nordeste. Será mais uma partida equilibrada, uma das principais características da competição.

No confronto direto, Tigre venceu menos partidas que o rival do sábado (Foto: Blog Futebol Maranhense)

Reforço na área

Se o Criciúma tem dificuldades em acertar com novos jogadores, os adversários da Série B parecem não enfrentar o mesmo problema. O São Bento, por exemplo, acertou com o meia Abuda, que chega por empréstimo junto ao Figueirense. Aos 29 anos, o jogador já acumulou passagens por clubes como Chapecoense, Vasco, Atlético Mineiro, Paysandu e Ponte Preta. O Bentão foi o time que mais suportou a invencibilidade dentro da competição nacional, mas após a primeira derrota as coisas começaram a complicar. Deverá apenas lutar para não cair.

Copa do Brasil

A Copa do Brasil foi retomada ontem à noite. Chama atenção a premiação ao campeão. O primeiro colocado do torneio receberá um prêmio de R$ 50 milhões. É uma premiação maior que a da Libertadores e do próprio Brasileirão. Quem conseguir ser o campeão e disputar todas as etapas, pode acumular um prêmio que chega à R$ 67 milhões. Muito interessante!!

Arthur e Vinícius

O volante Arthur e o atacante Vinícius Júnior estão causando boas impressões nos primeiros jogos e treinamentos com as camisas dos novos clubes. Arthur é um volante inteligente e agradou a torcida do Barcelona. Já Vinícius é habilidoso e tem muita força. Ingredientes que geram uma grande expectativa sobre o novo contratado do Real Madrid. Sem dúvida, serão nomes que figurarão nas próximas listas do técnico Tite, na Seleção Brasileira.

Sem multa

Chamou atenção de todos a notícia de que o contrato de Felipão com o Palmeiras não tem uma multa rescisória astronômica. O vínculo até 2020 pode ser quebrado com o pagamento de apenas mais um salário para o treinador pentacampeão do mundo e um dos responsáveis também pelo fatídico 7 a 1. Felipão só vai observar o jogo de hoje contra o Bahia, em Salvador. A estreia é no domingo contra o América-MG pelo Brasileirão.

Destaque A Tribuna

Foi uma ótima ideia a realização do amistoso entre Torino e Chapecoense. O jogo amistoso disputado foi um grande presente para duas agremiações que sofreram com tragédias aéreas. O sinistro com a Chape foi mais recente. Mesmo assim deu para pereceber ontem que o time italiano também sofreu muito com o ocorrido no século passado. Além disso, a Chape elevou ainda mais o nível da própria marca. Muito bom!

Nota Zero

As críticas sobre o brasileiro Neymar não param. Agora é a vez dos jornais da Europa tecerem comentários sobre a recente campanha publicitária feita pelo jogador. Periódicos da Espanha e Alemanha, por exemplo, citam que o comercial protagonizado pelo jogador foi um “tiro no pé” ou uma “confissão horrível”. Estou ansioso para ver como será o retorno do jogador após as duras críticas internacionais.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 01/08/2018 - 13:09Atualizado em 01/08/2018 - 13:19

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta quarta-feira, dia 1º. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Sarandi, Itá, Plácido Pizetti e Joni Márcio.  Em pauta: Criciúma e a rodada da Copa do Brasil.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 31/07/2018 - 23:04Atualizado em 31/07/2018 - 23:17

O Criciúma voltou para a zona de rebaixamento na Série B. Isso porque o CRB-AL empatou com o Figueirense em 0 a 0, no Orlando Scarpelli, nesta terça-feira, dia 31, em jogo válido pela 19ª rodada. Com um jogador expulso no segundo tempo, o time alagoano foi guerreiro, determinado e conseguiu segurar o ímpeto do Figueira.

A grande oportunidade da partida foi em favor do CRB, quando o meia Felipe Menezes, dentro da pequena área, chutou por cima, perdendo um gol incrível. O Figueirense ainda reclama de uma penalidade também no primeiro tempo, quando Diogo Matheus, ex-Tigre, ampliou a área de contato e desviou a bola com a mão, mas o árbitro não deu penalidade.

CRB-AL chegou aos 21 pontos com o empate diante do Figueirense, em pleno Estádio Orlando Scarpelli (Foto: gazetapress)

Com o ponto somado em Florianópolis, o CRB chegou aos 21 pontos, um a frente do Tigre na classificação. Para permanecer fora da zona de rebaixamento, o CRB-AL precisará torcer contra o Brasil de Pelotas e o próprio Criciúma. O Tigre precisa ser derrotado pelo Sampaio em São Luis e o Brasil e enfrentará o Goiás.

Já o Figueirense chegou aos 29 pontos e ocupa a terceira posição. Agora os times vão disputar os jogos do returno da Série B. O CRB-AL irá estrear em casa contra o Oeste, no próximo sábado, dia 11, às 16h30, Rei Pelé. Já o Figueirense iniciará a caminhada em Caxias do Sul, contra o Juventude, também no sábado, dia 11, às 19h.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 31/07/2018 - 13:15Atualizado em 31/07/2018 - 14:22

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta terça-feira, dia 31. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Anderlei Antonelli, Jairton Manique Barreto e Jonathas Roberge.

Em pauta: Entrevista de Bolsonaro no Roda Viva.

No futebol, o Tigre foi assunto também.

 

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 31/07/2018 - 08:14Atualizado em 31/07/2018 - 08:19

Falta um grande teste

No embalo da vitória diante do Vila Nova-GO, não faltaram elogios ao goleiro Belliato. Mas a grande verdade é que o arqueiro do Tigre foi pouco exigido. Ainda falta uma sequência de jogos para chegarmos à conclusão sobre o potencial do jogador contratado junto ao Atlético Tubarão. O novo arqueiro mostrou calma na saída com os pés, saiu bem da meta em algumas intervenções, mas não se pode dizer nada em relação a outros fundamentos. Agora com o titular Luiz voltando aos treinos, há uma grande chance de Belliato retornar ao banco. É uma pena pensando em ritmo de jogo.

 Belliato mostrou ser um bom goleiro na estreia contra o Vila Nova-GO (Foto: Divulgação/ CEC)

Uma parcela pede a troca

Luiz está tratando um desconforto na posterior da coxa direita. Há uma parcela da torcida carvoeira que vem fazendo duras críticas ao camisa 1. Para esse percentual da torcida, Luiz falha em jogos decisivos, principalmente aqueles considerados de “seis pontos”. Um dos grandes defeitos do jogador é em relação aos chutes de longa distância e algumas saídas do gol. Sem dúvida, não é fácil sustentar o status de principal jogador do clube, dono do maior salário e com contrato até final de 2020. Agora Luiz tem uma “sombra”.

Carlos Eduardo segue titular

Ao que tudo indica Carlos Eduardo segue sendo o titular na lateral-direita. Sueliton continua fora por um desconforto na posterior e na panturrilha esquerda. Carlos vem driblando as críticas do próprio Mazola Júnior, que recentemente ponderou falhas no jeito de marcar do jovem atleta. Nada como o tempo para ajudar também no futebol. E uma grande ironia, afinal o Tigre está usando o lateral do turno do Campeonato Catarinense, mesmo após a chegada de reforços e outras improvisações.

Nova dupla

Mesmo com gol anotado de cabeça, Liel deve sair da zaga do Criciúma. A dupla deverá ser formada por Jacy Maranhão e Nino. Não há muito o que fazer, já que Fábio Ferreira e Sandro também estão no DM. Que fase, hein amigo.

Maior desfalque

Mesmo com problemas na primeira linha de quatro e não precisando improvisar no ataque, o grande desfalque do Tigre pode continuar sendo Zé Carlos. O goleador, mesmo numa condição física limitada, ainda é mais perigoso do que Nicolas, Vítor Feijão e Kakil. Este último tem características parecidas, é alto, serve como referência, mas não fez nenhum gol em 36 jogos pelo time profissional. Atacante vive de bola na rede.

Destaque A Tribuna

Em alta no Brasileirão, o São Paulo prepara mudanças na lista de inscritos da Copa Sul-Americana. Para enfrentar o Colón-ARG na quinta-feira, dia 2, após a saída de alguns jogadores antes e durante a Copa do Mundo, o Tricolor pode fazer até três alterações no documento enviado para Conmebol para o duelo diante dos argentinos, no Morumbi. O lateral Bruno Peres, o meia-atacante Rojas e o volante Luan devem ser os donos das novas vagas. O Tricolor tem chance de ir longe, mas se for privilegiar o Nacional irá perder em qualidade como qualquer equipe do Brasil.

Nota Zero

Está virando perseguição doentia, mas quem também não perdeu a oportunidade de cutucar o craque Neymar, da Seleção Brasileira, foi o Íbis, conhecido como 'pior time do mundo'. O rubro-negro usou o perfil nas redes sociais para ironizar as quedas de Neymar. Em uma comparação bem humorada com as palavras do jogador numa campanha publicitária, o clube pernambucano destacou que está caindo há mais de 80 anos e ainda não sabe o que é se levantar, ironizando a campanha publicitária lançada por Neymar. Isto está indo longe demais, mesmo que seja na base da gozação.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 31/07/2018 - 08:08Atualizado em 31/07/2018 - 08:20

Novas opções

Mazola Júnior deve estar feliz por ter ganhado novas opções para o sistema defensivo. Em época de lesões e suspensões, saber que pode contar com Jacy Maranhão e Liel na zaga é uma grande notícia. O Tigre vem sofrendo com o DM, mas agora pode assim vislumbrar uma melhora com a boa atuação da dupla no último sábado, na vitória contra o Vila Nova-GO. Jacy faz lembrar o estilo de Raphael Silva. É o típico defensor que não brinca em serviço. Ele joga do mesmo lado que Nino e deverá brigar por posição também com Sandro. Em meio a tantas carências em todos os setores, Mazola tem tirado o famoso leite de pedra. Os números mostram isso. O Tigre estaria brigando pelo acesso, caso fosse possível excluir as cinco primeiras rodadas da classificação.

Jacy Maranhão estreou bem com a camisa do Tigre (Foto: Denis Luciano/ Portal 4oito)

Torcer para o Figueira?

Será que o torcedor do Criciúma vai torcer para o Figueirense hoje? O mais fanático vai torcer o nariz, mas também não vai negar que uma vitória alvinegra diante do CRB-AL seria um ótimo resultado. Uma vitória do Figueira permitirá ao Criciúma permanecer fora do Z-4, mesmo em caso de tropeço diante do Sampaio Corrêa-MA. A combinação perfeita ainda exige uma derrota do Brasil-Pe diante do Goiás. Com a calculadora nas mãos, o torcedor carvoeiro acompanhará o início da última rodada do turno da Série B.

Sul-Americana

Seja do Brasil ou de algum país vizinho, vemos times pouparem jogadores para as respectivas competições nacionais. Tem alguma coisa errada no processo, pois não faz sentido deixar de lutar por vaga na Libertadores e uma premiação de R$ 8 milhões para o campeão e R$ 4 milhões para o vice. Amanha será a vez de o Botafogo entrar em campo pela competição continental. Já na quinta-feira será a hora de São Paulo e Fluminense entrarem em ação. São compromissos válidos pela segunda fase.

Ossos do ofício

O brasileiro Felipe Toledo, líder do ranking mundial de surfe, surpreendeu ao publicar uma foto do machucado que sofreu no Taiti. Filipinho estava em preparação para a próxima etapa do Circuito Mundial e levou uma “vaca”. Sofreu escoriações nas costas, o que de certa maneira prejudicará a temporada do paulista. Ele lidera e é o grande candidato ao título. Está na hora de se preservar também.

Filipinho sofreu a lesão no Taiti (Foto: Instragam de Filipe Toledo)

Destaque A Tribuna

São Paulo e Corinthians fazem as melhores campanhas do Brasileirão, no período pós-Copa. Depois que a França festejou o segundo título mundial, a dupla paulista vive um ótimo momento. Os dois estão com nove pontos ganhos na retomada da competição. O Tricolor do Morumbi deverá brigar pelo título até o final. Tem um bom elenco e está encaixado no belo trabalho do técnico Diego Aguirre. Já no Timão o destaque fica por conta do atacante Romero, com cinco gols em quatro jogos.

Nota Zero

Promessa do atletismo italiano, Daisy Osakue, foi alvo de um ataque racista em Turim, na Itália. Ela foi atingida por ovos arremessados de um carro. Os autores do ato racista não foram identificados. Filha de nigerianos, a lançadora de disco ainda sofreu uma lesão que prejudicará nos treinos. O ocorrido foi reportado ao jornal Gazzetta dello Sport, da Itália. Lamentável!!

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 30/07/2018 - 13:17Atualizado em 30/07/2018 - 13:23

De bola parada também vale

Mais uma vez o Criciúma venceu através de uma jogada de bola parada. Em épocas de vacas magras não há nenhum mal nisso. O fato é que o Tigre precisa comemorar o gol de Liel, no finalzinho da partida contra o Vila Nova-GO. Foi o terceiro gol do volante, que voltou às origens e jogou improvisado na zaga, ao lado de Jacy Maranhão. É verdade que o Tigre não teve volume de jogo ao ponto de merecer uma vitória. Mas ela veio e precisa ser festejada. Que sirva de empolgação e motivação para a sequência da Série B.

Élvis em pauta

O nome de Elvis está em pauta no futebol português. O camisa 10 do Tigre tem proposta do Belenenses de Portugal e está com uma negociação evoluída. Será um desfalque e tanto para o técnico Mazola. No jogo de sábado, por exemplo, Elvis mudou o rumo da partida, quando, ao lado de Amdrew, entrou no segundo tempo. Cobrou a falta do lado direito na cabeça de Liel, sendo decisivo na quinta vitória da competição.

Alex Maranhão salva a pátria?

Com a eminente saída de Élvis, a grande pergunta que fica é se Alex Maranhão consegue suprir a carência do meio-campo. Muito se falou nos últimos tempos da possibilidades de os dois jogarem juntos. No sábado ficou evidente que somente com Alex Maranhão, o Tigre ganha força nos arremates e na bola parada ofensiva, mas perde em criação. Maranhão não tem a mesma cadência. Mazola terá que quebrar a cabeça para montar o time e até com chance de mudar o esquema.

Estreias

O goleiro Belliato fez finalmente a estreia com a camisa do Criciúma. Não foi exigido. Mesmo assim mostrou tranquilidade. Não é nenhum novato e pode ser uma bela opção caso seja necessário com a ausência de Luiz. A outra novidade na vitória contra o Vila Nova foi na zaga. Jacy Maranhão mostrou ser um zagueiro que não brinca em serviço. Lembrou o estilo de Raphael Silva, que passou recentemente no Majestoso. São boas novas para o técnico Mazola Júnior.

Números positivos

Mazola Júnior tem cinco vitórias, cinco empates e três derrotas no comando do Criciúma. Possui um aproveitamento de 51%. Estaria hoje brigando pelo G4. É bom lembrar que Mazola assumiu a equipe carvoeira na sexta rodada da competição. Para o rebaixamento, após a vitória diante dos goianos, o Tigre continua atrás de mais oito vitórias, nos 20 jogos que faltam. Serão 10 partidas em casa no returno.

Pura sintonia

Há uma sintonia interessante entre os integrantes da comissão técnica do Criciúma. Ficou evidente na coletiva pós-jogo, na Sala de Imprensa Clésio Búrigo, que Marcelo Dias e Mazola Júnior trabalham efetivamente em conjunto. O Tigre está em boas mãos. Trabalho não faltará mesmo com tantas baixas e problemas no elenco carvoeiro.

Destaque A Tribuna

O campeão voltou!! Após duas derrotas, em 14 anos de MMA, o peso-pena José Aldo superou as dúvidas e incertezas para vencer o UFC de Calgary, no Canadá. E a vitória foi da melhor forma. Aldo bateu Jeremy Stephens por nocaute técnico aos 4m19s do primeiro round.

Nota Zero

A indisponibilidade dos estádios de Criciúma está prejudicando o andamento do Campeonato Municipal de Futebol. Houve dois adiamentos na rodada do final de semana. Com isso, haverá um atraso na definição das semifinais. É preciso bom senso e boa vontade dos envolvidos, caso contrário a competição tende a perder força cada vez mais.
 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 28/07/2018 - 22:13Atualizado em 28/07/2018 - 22:29

O Criciúma melhorou o desempenho na Série B, depois da chegada do técnico Mazola Júnior. São 13 jogos até agora e um aproveitamento de 51,28%. Se mantiver esse rendimento no returno, sem dúvida, o Tigre brigará pelo acesso. Mas é hora de ter calma e não fazer avaliações e projeções preciptadas. Mazola tem bons números, mas o Tigre está alcançando vitórias no finalzinho dos jogos, sem convencer na maioria das vezes. 

Neste sábado, dia 28, na vitória por 1 a 0 diante do Vila Nova-GO, o Tigre foi comandado à beira do gramado pelo auxiliar Marcelo Dias. , que fe questão de frisar na entrevsta coletiva sobre o entrosamento com o treinador. "Nós pensamos parecido. Temos a certeza de que vamos deixar o Criciúma na Série B", enfatizou. 

Mazola conseguiu tirar o Criciúma do Z-4 antes de acabar o turno da Série B (Foto: Caio Marcelo)

O Tricolor começou a competição nacional com o técnico Argel Fucks, que perdeu os cinco primeiros jogos. Veio Mazola que mudou o rumo das coisas. Até agora foram cinco vitótrias, cinco empates e três tropeços. Se vencer o Sampaio Corrêa, no próximo sábado, dia 4, às 21h, em São Luiz do Maranhão, o Tigre chegará a marca de 23 pontos, justamente a metade do que precisa para não cair. 

O time carvoeiro está com 20 pontos. É justamente a mesma pontuação do CRB-AL, o primeiro time da zona da degola. Nada está ganho, mas a recuepração finalmente ganhou força. A luz no fim do túnel está ficando cada vez mais clara. Se forem contratados novos jogadores de qualidade, a tarefa da comissão técnica será facilitada. 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 28/07/2018 - 18:46Atualizado em 28/07/2018 - 22:52

O Renascer é a primeira equipe classificada para as semifinais do Campeonato Municipal de futebol amador de Criciúma, Taça Hybel / FME.

A classificação foi conquistada na tarde deste sábado, dia 28, com a vitória sobre o Mãe Luzia por 3 a 2, em jogo disputado no Estádio Olavo de Assis Sartori, no bairro Mãe Luzia, válido pelas quartas de finais da competição. Com a derrota, o Mãe Luzia está eliminado.

Tota, Lucas e Leon fizeram para o time do Renascer. E, Celino e Rafa Max marcaram para os donos da casa.

A partida entre Boa Vista e Colorado que seria realizado neste sábado, foi adiada para o próximo final de semana.

Neste domingo, dia 29, será disputada somente uma partida pelas quartas de finais. Ouro Preto e Comunidade se enfrentam no Estádio Bento Paes de Farias, no bairro Santa Augusta, a partir das 10 horas.

O jogo entre Vila Zuleima e Pnegão, que também seria realizado neste domingo, assim como o duelo entre Boa Vista e Colorado, foi adiado para o próximo final de semana.

(Colaboração: www.larmfutebol.com.br)

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 28/07/2018 - 18:30Atualizado em 28/07/2018 - 22:37

O Joinville perdeu a 16ª partida na Série C do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, dia 28, o JEC foi derrotado pelo Tupi-MG por 2 a 0, em Juiz de Fora, permanecendo na última posição do grupo B. O Tricolor do Norte do Estado não podia sequer empatar se quisesse manter vivas as chances de escapar da queda para a Série D. Mas dentro de campo o time voltou a repetir erros das últimas rodadas como a desatenção e perdeu por 2 a 0. A derrota decretou o rebaixamento do JEC a duas rodadas do fim da primeira fase.

JEC venceu somente três partidas em toda a competição (Foto: Beto Lima)

Foi o terceiro rebaixamento do clube em apenas quatro anos. O JEC chegou a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro, em 2015, mas no mesmo ano caiu para a Série B. Em 2016, o time foi rebaixado para a Série C do Brasileiro e, agora, cai para a quarta divisão nacional. A última vez que o Joinville disputou a Série D foi em 2010.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 27/07/2018 - 18:39Atualizado em 27/07/2018 - 19:04

O Criciúma encara o Vila Nova de Goiás, neste sábado, dia 28, às 19 horas, no Heriberto Hülse, em jogo válido pela penúltima rodada do turno do Campeonato Brasileiro da Série B. O técnico Mazola Júnior, que não estará no banco de rservas por causa da expulsão contra o CRB-AL, fez algumas alterações importantes na equipe. A que mais chama atenção é a entrada de Alex Maranhão na vaga de Élvis no meio-campo. A outra novidade é na dupla de zaga que será composta por Jacy Maranhão e Liel, improvisado. Na lateral direita, Suéliton sentiu lesão e foi vetado. Com isso, Carlos Eduardo é mantido na posição. Luiz Fernando também perde lugar no meio. 

Alex Maranhão ganha posição de Elvis na meia-cancha do Tigre (Foto: Divulgação/CEC)

Sendo assim, o Tigre, que é o 18º colocado, pega o Vila, quinto colocado, com a seguinte formação: Luiz; Carlos Eduardo, Jacy Maranhão, Liel e Marlon; Jean Mangabeira, Eduardo, Marlon Freitas e Alex Maranhão; Vitor Feijão e Nícolas. Se o Tricolor vencer e ainda acontecer uma combinação de dois resultados, o Tigre poderá ganhar no mínimo duas posições e sair momentaneamente do Z-4. 

A transmissão do Futebol Som Maior neste sábado começa às 18 horas, com o Arena Som Maior, no comando de Marco Búrigo, com reportagens de Denis Luciano e comentários de João Nassif e Sarandi

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 27/07/2018 - 13:11Atualizado em 27/07/2018 - 13:12

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta sexta-feira, dia 27. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Sarandi, Fabrício Schambeck, João Pedro Hermann e Jairton Manique Barreto.

Em pauta: Problemas do Tigre para escalar a zaga e o futebol nacional.

 

Tags: Som Maior FM1007

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 26/07/2018 - 13:15Atualizado em 26/07/2018 - 13:19

Boas e más notícias

O torcedor carvoeiro sabe que a pressão é grande no Heriberto Hulse. Chega a ser redundante frisar a importância e até a obrigação de uma vitória do Criciúma, neste sábado, dia 28, às 19h, contra o Vila Nova-GO, em jogo válido pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Pois o Tigre sofrerá com o sistema defensivo mais uma vez. Mas agora o problema não está nas laterais. A dupla de zaga titular é que está fora. Seja por lesão ou suspensão. Fábio no DM e Nino estão fora. Assim como Sandro, que mal estreou com Mazola Júnior, e também fica fora por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Como será o desempenho de Jaci Maranhão? Quem será o parceiro defesa. O cenário é o pior possível em termos de defesa, mesmo que Suéliton tenha chances de voltar. Já no ataque Zé Carlos segue fora . Depois de alguns jogos fora, ficou provado que Zé do Gol, mesmo longe da melhor forma, segue sendo a principal peça do ataque tricolor. Então é um desfalque e tanto. O jogo é dos mais difíceis, afinal o Tigre pegará um dos visitantes mais indigestos da competição. O Vila Nova merece respeito.

Zé do Gol segue na transição e está fora do jogo contra os goianos (Foto: Caio Marcelo)

Maioria aprova

Uma pesquisa do Ibope aponta que a maioria dos brasileiros é favorável a permanência do técnico Tite. A continuidade do treinador no comando da Seleção Brasileira teve o aval de 76% dos entrevistados. A pesquisa apontou ainda que 12% dos brasileiros querem a saída do comandante, 5% são indiferentes e 7% não sabem ou não responderam. São bons números, mas longe da quase unanimidade antes do Mundial da Rússia.

Alteração I

O encontro entre Boa Vista e Colorado, que seria realizado no Estádio João Estevão de Souza, no Bairro Metropol, será disputado no Estádio Mário Balsini, no Bairro Próspera. O local e horário foram mantidos. A partida acontece no sábado, dia 28, às 15 horas.

Alteração II

Já a partida entre Ouro Preto e Comunidade, que seria disputada no Estádio Antônio Peruchi, no Bairro São Defende, acontecerá agora no disputado no Estádio Bento Paes de Farias, no bairro Santa Augusta. O jogo segue marcado para o domingo, dia 29, às 10 horas.

Alteração III

Também no domingo, dia 29, às 10h, o jogo entre Vila Zuleima e Pnegão, que seria realizado no Estádio Olavo de Assis Sartori, no Bairro Mãe Luzia, foi transferido para o Estádio João Estevão de Souza, no Metropol.

Justificativas

Fiz uma critica ao regulamento do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Criciúma, e recebi algumas justificativas de diretores de equipes da competição. Eles não concordam que os confrontos em campo neutro empobrecem a disputa, afinal é uma maneira de darem chances aos considerados times pequenos. Mais um motivo para não ter vantagem do empate para a equipe de melhor campanha na fase inicial.

Destaque A Tribuna

O Metropolitano de Blumenau iniciou o processo de recuperação no Campeonato Catarinense da Série B. Após um mau primeiro turno, o Metrô faz finalmente uma campanha que condiz com a estrutura e grandeza em nível estadual, comparando com os demais participantes da Segundona. São quatro vitórias, em cinco rodadas disputadas. Ao lado do Marcílio Dias, o time de Blumenau é um dos destaques do segundo turno.

Nota Zero

Roger Machado levou o Palmeiras a uma das melhores campanhas da Copa Libertadores da América, mas pouco depois da volta do Brasileirão, no período pós-Copa do Mundo, foi demitido. Não resistiu após o tropeço diante do Fluminense, no Maracanã. Isso mostra o quanto os treinadores são prejudicados pela obrigação de alcançarem uma sequência positiva de resultados. O trabalho como um todo não é avaliado. Essa é uma política estritamente do futebol brasileiro.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 26/07/2018 - 13:09Atualizado em 26/07/2018 - 13:11

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta quinta-feira, dia 26. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Delir Milanezi, Chico Balthazar, Coronel Cabral, Humberto Feldmann e Fernanda Zampoli.

Em pauta: MBL fora do Facebook, Campanha anti-vacina e política local.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 25/07/2018 - 13:06Atualizado em 25/07/2018 - 13:09

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta quarta-feira, dia 25. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Sarandi, Itá, Plácido Pizetti e Joni Márcio. Em pauta: Empate do Tigre e a renovação de Tite na Seleção.

 

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13