Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Marco Búrigo 23/05/2018 - 02:00 Atualizado em 23/05/2018 - 02:22

Inércia

Pensei numa palavra para adjetivar o momento da diretoria de futebol do Criciúma. E me veio na cabeça a palavra “inércia”, que é mais exatamente um princípio da física, também conhecida como a Primeira Lei de Newton. É a capacidade de resistir à mudança de movimento. A lei da inércia diz que se um corpo está se movendo em uma direção, a tendência é manter-se naquela trajetória, com a mesma velocidade. O problema é que o Criciúma está caindo pelas tabelas, deixando cada vez mais clara a fraqueza do elenco, e mesmo assim não contrata ninguém. A demora em acertar com reforços aumenta ainda mais a angústia da galera carvoeira.

Diretor de futebol, Nei Pandolfo, ainda não anunciou nenhum nome relevante (Foto: gazetaesportiva)

Único bom nome

Entre os jogadores especulados no Criciúma, apenas um nome me agrada. O clube não confirma, mas tudo indica que o Tigre faz investidas sobre o atacante Luidy, ex-Figueirense e CRB-AL. Esse seria um bom reforço para o técnico Mazola Júnior. Luidy pertence ao Corinthians e tem apenas 21 anos.

Luidy pertence ao Timão (Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)

Falhas defensivas

Um dos assuntos mais redundantes no Criciúma é a questão das falhas defensivas. Nem mesmo o esquema com três zagueiros evitou que o Tigre fosse derrotado em Fortaleza. Vejo infantilidade nos erros de Nino, mas em relação a Fábio Ferreira é o retrato de um jogador com uma lamentável vida pregressa. Fábio não se cuidou na reta final da carreira e hoje, ao lado de Zé Carlos, é um dos piores fisicamente no elenco carvoeiro. E olha que o torcedor depositou toda esperança de uma melhora nesses nomes. Lamentável!

Nino é formado na base do Tigre, mas vem sendo muito criticado (Foto: Fernando Ribeiro)

Uma luz no fim do túnel

Apesar dos erros, especificamente na última rodada, o Criciúma mostrou um leve sinal de melhora na estrutura defensiva. Se os erros individuais diminuírem, o Tigre poderá até sonhar com uma melhora na classificação. Caso contrário, é “morte” na certa. São 12 gols tomados, em sete jogos. É uma média de quase dois gols por jogo. A 31 rodadas do fim da competição, o Tricolor precisa ganhar 14 ou 15 para escapar.

Fábio Ferreira também vive uma péssima fase no Criciúma (Foto: Fernando Ribeiro)

Destaque A Tribuna

Fábio Carile teve o trabalho reconhecido. É muito interessante ver quando isso acontece. Carile aceitou a proposta do Al Wheda, da Arábia Saudita, e irá trabalhar no futebol árabe e irá receber cerca de R$ 1 milhão. O Timão passará a ser comandado por Osmar Loss, até então auxiliar da comissão fixa do clube. A estreia dele será na Libertadores da América.

Nota Zero

Quatro jogadores do Vasco mereceram a punição imposta pelo clube, antes da despedida da equipe na Libertadores. Paulão, Gabriel Félix, Evander e Wellington, que postaram fotos com legendas irônicas à torcida, foram cortados da partida no Chile, diante da La U. Os quatro tem futuro incerto no clube. Merecem uma severa punição, no mínimo. Mexer no bolso é uma alternativa.

Por Marco Búrigo 22/05/2018 - 21:23 Atualizado em 23/05/2018 - 02:06

Foi realizado na noite desta segunda-feira, (22), na sede da LARM, o Congresso Técnico da 70ª edição do Campeonato Regional da Primeira Divisão da entidade, Taça “Carvão Mineral”. Além do Presidente da Larm, Emerson Lodetti que coordenou a reunião, participaram os diretores dos dez clubes que farão parte da competição.

Durante o encontro foram definidos todos os detalhes do regulamento, fórmula de disputa e a tabela da etapa inicial do certame.

A fórmula de disputa é idêntica ao do ano passado, ou seja, na primeira fase, as equipes foram divididas em dois grupos de cinco, onde serão realizados confrontos dos times de uma chave contra a outra, em turno único. Ao final desta fase, a pior equipe, independente de chave, será rebaixada para a segunda divisão de 2019. Já, as oito melhores classificam-se para as quartas de finais. Desta etapa até a final, os jogos serão eliminatórios, com partidas de ida e volta.

A primeira rodada será disputada nos dias 1 e 2 de setembro. E o jogo final está previsto para o dia 3 de dezembro.

Além do campeonato da primeira divisão, também foram definidos os itens do regulamento da categoria júnior que será disputada pelas mesmas associações, com atletas com idade máxima de 20 anos. A fórmula de disputa e a tabela desta categoria é igual a da divisão principal. Com exceção da final, onde será disputada em partida única.

Confira abaixo a tabela completa da primeira fase da competição:

1ª RODADA

Inter X Meleiro

Cocal do Sul X Araranguá

Caravaggio X Mesquita

Rui Barbosa X Metropolitano

Turvo X Mãe Luzia

2ª RODADA

Mãe Luzia X Inter

Meleiro X Cocal do Sul

Araranguá X Caravaggio

Mesquita X Rui Barbosa

Metropolitano X Turvo

3ª RODADA

Inter X Mesquita

Cocal do Sul X Metropolitano

Caravaggio X Mãe Luzia

Rui Barbosa X Meleiro

Turvo X Araranguá

4ª RODADA

Araranguá X Inter

Mesquita X Cocal do Sul

Metropolitano X Caravaggio

Mãe Luzia X Rui Barbosa

Meleiro X Turvo

5ª RODADA

Inter X Metropolitano

Cocal do Sul X Mãe Luzia

Caravaggio X Meleiro

Rui Barbosa X Araranguá

Turvo X Mesquita

(Colaboração: LARM)

 

Por Marco Búrigo 23/05/2018 - 00:01 Atualizado em 23/05/2018 - 00:22

O Criciúma lutou, foi valente, mas sucumbiu diante da melhor qualidade do adversário. Vitória justa do Fortaleza, que foi ratificada pelo próprio técnico Mazola Júnior. A zaga continuou com os erros infantis e o ataque foi mais uma vez inoperante. Zé Carlos chegou a ter uma grande oportunidade, de cabeça, no segundo tempo, mas esbarrou na boa defesa do goleiro Marcelo Boeck. O Tigre acabou perdendo por 2 a 0, na noite desta terça-feira, dia 22, no Castelão, em jogo válido pela sétima rodada da Série B. 

Tigre conheceu a sexta derrota na Série B (Foto: Reprodução Sportv)

O sistema com três zagueiros foi uma opção em virtude ausência dos dois titulares das alas. Fez correto o técnico carvoeiro, mas a resposta do time não foi a contento. Nino e Fábio Ferreira tiveram atuações questionáveis e Liel mostrou uma lentidão preocupante. Fisicamente, o Criciúma é um time que está abaixo de quase todos na Série B. Agora, com uma parada mais longa, o Tigre poderá focar no clássico contra o Avaí, e, com alguns jogadores de volta, tentar a primeira vitória na competição.

Fica agora a expectativa sobre qual será a reação do Tigre com os reforços que chegarão. E as novas peças terão que tirar o time da lanterna. Após o jogo, o diretor de futebol, Nei Pandolfo, não chegou a anunicar algum nome, porém ficou claro que as novidades estão perto do Majestoso.

Por Marco Búrigo 22/05/2018 - 09:04 Atualizado em 22/05/2018 - 11:43

Qual o melhor esquema?

O melhor esquema é o que ganha. Independentemente dos números, o Criciúma precisa colher um bom resultado na noite de hoje contra o Fortaleza. Seja no 4-1-4-1, no 3-5-2 ou no 4-4-2. E até mesmo um empate poderá ser considerado um resultado satisfatório, dependendo da maneira que o time atuar. O elenco precisa de confiança e nada melhor que fazer o crime contra o líder da Série B. O adversário está com a confiança lá em cima. Não há como negar que o favoritismo é todo do time cearense, mas o velho clichê de que o futebol é uma “caixinha de surpresa” pode entrar em ação na sétima rodada. Pelo cenário criado em virtude dos desfalques, e o momento que passa o mandante, o desafio desta noite é o mais complicado da competição. Mazola Junior precisará de uma dose de sorte também. A transmissão do Futebol Som Maior começa às 20h. A narração é do “Garganta Emoção”, Jotha Del Fabro.

Tigre realizou último treino ontem em Fortaleza (Foto: Tiago Neoti)

Vamos, Brasil!!

Começou a preparação do Brasil para a Copa do Mundo. E mais uma vez uma das lutas da comissão técnica é contra o clima do famoso “já ganhou”. Os jogadores estão calejados, mas num Mundial o assédio é tão grande que há um risco dessa soberba atingir o grupo canarinho. Nada melhor que ter no técnico Tite o grande responsável por liderar os 23 jogadores convocados.

Gabriel Jesus é uma das esperanças de gol do Brasil (Foto: CBF)

Brasil é favorito?

A 23 dias do Mundial, a pergunta ronda a cabeça do torcedor brasileiro: o Brasil é favorito ao título? Claro que é. Mas não está sozinho. Na carona vem times como a Alemanha, Espanha, Argentina e França. Correm por fora Inglaterra, Portugal e Bélgica. E uma zebra sempre pode acabar aparecendo. O mundo estará de olho no Egito de Salah.

Raposa

O Cruzeiro entra em campo hoje pela Copa Libertadores da América. E a Raposa conseguirá assumir o primeiro lugar se vencer o Racing-ARG, às 21h30, no Mineirão. Thiago Neves e Edilson são dúvidas na equipe de Mano Menezes. Não dá para colocar o time mineiro entre os favoritos ao título, mas ano passado a situação era parecida na Copa do Brasil.

Destaque A Tribuna

O basquete feminino do Colégio Satc participou do Campeonato Estadual no fim de semana. Os jogaram aconteceram na Satc. As equipes das categorias de 15 e 17 anos venceram todas as partidas. No próximo fim de semana, a categoria Adulto irá competir no Estadual, em Floripa. Muito interessante o trabalho que faz a técnica Luana Minotto.

Nota Zero

Cadê os reforços? O Criciúma é de uma inércia sem precedentes. O marasmo do departamento de futebol e da presidência vão acabar derrubando o time na Série B. O atual elenco está despedaçado. Faz uma força tremenda para empatar um jogo. Dificilmente não toma gols numa partida. A situação está cada vez mais complicada no Majestoso.

Por Marco Búrigo 21/05/2018 - 13:13 Atualizado em 21/05/2018 - 13:15

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta segunda-feira, dia 21. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Sarandi, Itá, Denis Luciano e João Pedro Hermann.

Em pauta: Tigre viaja indefinido diante do líder Fortaleza.

Denis Luciano trouxe todos os detalhes da preparação do Tigre para o duelo de amanhã no Ceará.

 

Por Marco Búrigo 20/05/2018 - 21:23 Atualizado em 20/05/2018 - 21:23

O Atlético Tubarão perdeu os 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro da Série D. Neste domingo, dia 20, o Peixe ficou perdeu para o Novo Hamburgo em 2 a 1, em pleno Estádio Domingos Gonzales, em jogo válido pela quinta rodada da chave A16. O resultado não muda a situação do time catarinense na competição. A equipe do técnico Waguinho Dias já estava agarantida na próxima fase, com duas rodadas de antecedência. Já o Nóia chegou aos cinco pontos, mantendo vivas as chances de classificação.

Atlético Tubarão foi derrotado pelo Novo Hambrugo, de virada, em casa (Foto: Atlético Tubarão/ Divulgação)

Por equanto é o Cianorte-PR o outro classificado. O time paranaense é o segundo colocado, com seis pontos. Na próxima rodada, o Atlético Tubarão visita o Cianorte-PR, enquanto o Novo Hamburgo-RS recebe a Ferroviária-SP. Os três times seguem com chances, mas o Cianorte-PR é o único que depende das próprias forças.

Por Marco Búrigo 20/05/2018 - 20:50 Atualizado em 20/05/2018 - 21:09

O Internacional de Lages venceu o Nova Iguaçu-RJ por 4 a 3, na noite deste domingo, dia 20, no Estádio Vidal Ramos Júnior, em jogo válido pela quinta rodada da chave A15. O Leão Baio marcou o gol da vitória nos acréscimos, depois de ter desperdiçado uma cobrança de pênalti também na reta final do jogo. O público total foi de apenas 129 torcedores, para uma renda de R$ 3.320,00. Se fazer futebol já é complicado, imagina com uma renda dessas.

O JOGO

O time catarinense marcou o primeiro gol com Sidney, aos 9 minutos do primeiro tempo. Gabriel Lagoa, aos 20, ampliou a vantagem. O time carioca descontou aos 23, com Murilo Henrique. O terceiro gol do Leão Baio veio aos 7 minuto da etapa final, com Luizinho.

O segundo tento do Nova Iguaçu saiu aos 18 minutos, com Raniel. E o empate veio aos 35, com Dieguinho. O Leão Baio teve a chance da vitória, aos 40 minutos, com Jean Carlos, em cobrança de pênalti, mas acabou desperdiçando. A vitória veio somente aos 48 minutos, com Luizinho, levando os poucos torcedores lageanos à loucura.

Inter superou o lanterna do grupo e está vivo na luta por vaga na 2ª fase (Foto: Inter de Lages/Divulgação)

O resultado deixa o Inter na segunda posição do grupo, atrás apenas do Caxias-RS. Mesmo assim, a tarefa do Inter é complicada, pois a equipe catarinense terá que vencer o líder Caxias, fora de casa, para não depender do resultado do Mirassol-SP, na última rodada. Com o quadro atual, o Inter terá que vencer ou torcer para que o Mirassol-SP não derrote o já eliminado Nova Iguaçu-RJ, no Rio de Janeiro.

Se o Inter empatar e o Mirassol-SP vencer, o time catarinense será eliminado devido ao saldo de gols. O Colorado tem saldo menos dois (-2), enquanto Mirassol-SP tem saldo zero. Tudo será definido no próximo final de semana.

Por Marco Búrigo 20/05/2018 - 19:01 Atualizado em 20/05/2018 - 19:35

Contexto preocupante faz Mazola testar três zagueiros

A missão do técnico Mazola Júnior é das mais complicadas. Além de tentar reorganizar o time no meio da Série B, o treinador terá como adversário também o aspecto anímico. O baixo astral do grupo é mais um fator complicador. Levando isso em conta, Mazola conversou bastante com o grupo no final de semana e, antes da viagem para o Ceará, testou varias alternativas para encarar o líder da competição. Os desfalques nas duas alas podem fazer o treinador optar por um esquema com três zagueiros. E todo cuidado defensivo é pouco. O time precisa justamente começar a pontuar para poder beliscar as vitórias que que darão a tranquilidade necessária para o trabalho da nova comissão técnica. Um empate será considerado uma vitória, em virtude do momento e dos desfalques para o duelo da sétima rodada. Mazola faz bem em pensar num time mais defensivo.

Mazola orientou o time no treino de sábado no CT Antenor Angeloni (Foto: Denis Luciano)

Virtual classificado

O Brusque perdeu a chance de avançar à próxima fase da Série D, após sofreu um gol aos 42 minutos da etapa final, contra o Prudentópolis, no Paraná. Mesmo assim, o time do técnico Pingo está virtualmente classificado. Só perderá a vaga caso o time paranaense recupere um saldo de seis gols que tem de desvantagem sobre o Bruscão.

Brusque perdeu por 1 a 0 para o Prudentópolis e precisará de um empate na última rodada (Foto: Rádio Cidade)

Última rodada

Na última rodada da chave A17, o Brusque pega o São José-RS, em casa, enquanto o Prudentópolis visita o Mogi-Mirim, já eliminado, em São Paulo. Somente um desastre tira o time catarinense da próxima etapa.

Hoje tem mais

Mais dois catarinenses entram em campo na noite deste domingo. O Atlético Tubarão, já garantido na segunda fase, encara o Novo Hamburgo-RS, às 19h30, em casa, atrás da quinta vitória na chave A16. O adversário precisa vencer. Já o Inter de Lages, pela chave A15, enfrenta o Nova Iguaçu-RJ, às 19h, em casa, precisando vencer para ficar em segundo lugar.

Peixe faz a melhor campanha da Série D (Foto: Notisul)

Winck “ajuda” o Inter

Após recusar oferta do Criciúma, o técnico Luiz Carlos Winck “ajudou” o Inter de Lages com a vitória do Caxias sobre o Mirassol por 2 a 0, fora de casa. Esse resultado deu uma sobrevida ao time lageano, que depende das próprias forças para alcançar a classificação, mesmo com todas dificuldades financeiras. E o Caxias garantiu vaga na próxima etapa.

Luiz Carlos Winck segue com um belo trabalho no Caxias (Foto: Foto: Porthus Junior)

Prorrogado

O Circuito SEST SENAT de Caminhada e Corrida de Rua - Saúde e desafio para quem transporta o Brasil - teve as inscrições prorrogadas. A prova, que promete reunir até dois mil participantes, está com uma grande procura, por isso, em vez de acabar no dia 27 de maio, os interessados em participar podem se inscrever até o dia 1º de junho. A largada acontece no Parque das Nações, no dia 10 de junho, a partir das 9h, e vai receber uma estrutura para comportar todos os profissionais com muito conforto e segurança para o circuito. Muito legal!!

Destaque A Tribuna

Chegou ao fim a história de Andreas Iniesta no Barcelona. Após 22 temporadas, 674 jogos e 32 títulos, o espanhol vestiu a camisa do time catalão pela última vez neste domingo. O ídolo azul-grená se despediu com uma vitória por 1 a 0 sobre a Real Sociedad, no Camp Nou, pela última rodada do Campeonato Espanhol 2017/18. Philippe Coutinho garantiu o resultado com um golaço. O Barça foi o campeão e perdeu somente um jogo em toda competição. Iniesta deve jogar mais alguns anos no futebol asiático.

Nota Zero

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prestam um desserviço ao futebol quando exigem um pagamento de mais de 200 mil para inscrição de um time numa competição profissional. E essa é uma das dificuldades enfrentadas pelo Araranguá na tentativa de voltar ao cenário estadual. Torcemos para o AEC consiga articular junto aos patrocinadores e reunir condições para preencher os pré-requisitos exigidos pelas entidades. A volta do AEC, bicampeão da Copa SC, é algo muito importante para a solidificação do futebol do Sul do Estado.

Por Marco Búrigo 18/05/2018 - 23:29 Atualizado em 18/05/2018 - 23:31

Antes de encarar o Criciúma, o Fortaleza venceu o Figueirense em pleno Orlando Scarpelli. Nesta sexta-feira, dia 18, o time do Ceará aplicou 3 a 1 sobre o Alvinegro, de virada, assumindo a liderança isolada do Campeonato Brasileiro da Série B. O Figueira abriu o placar com Gustavo Ferrareis, aos sete minutos. Bruno Melo, aos 10, Edinho, aos 17 e Gustavo, aos 26, viraram o placar ainda no primeiro tempo. Com o resultado, o Fortaleza soma 16 pontos, dentro de um G-4 formado por Vila Nova-GO, CSA-AL e Avaí. 

Já o Figueirense, após a terceira derrota seguida, é o sétimo colocado, com nove pontos. O próximo jogo do time de Florianópolis é contra o CSA-AL, na terça-feira, dia 22, às 19h15min, fora de casa. Já Fortaleza e Tigre será no mesmo dia, às 21h30min, no Castelão. 

Por Marco Búrigo 18/05/2018 - 18:32 Atualizado em 18/05/2018 - 18:35

Carência não está somente no ataque

Me agrada o nome de Ricardo Bueno para o ataque do Criciúma. Entre os nomes que são cogitados no Heriberto Hulse, o do atacante carrega consigo uma expectativa de pode suprir a carência de gols. Infelizmente, Zé Carlos não vive uma boa fase. Pelo contrário. Zé do Gol está em puro declínio e pode ser considerado uma grande decepção em virtude da expectativa criada sobre o jogador. Mas é importante frisar que o problema do time não está apenas no ataque. Continua sendo principalmente nas laterais, zaga e meio-campo. É um pepino que somente a direção do clube poderá resolver. Sem reforços, o técnico Mazola Júnior terá a tarefa ainda mais dificultada.

Zé Carlos tem nove jogos e apenas três gols até agora. Além de uma expulsão e dois amarelos (Foto: Caio Marcelo)

Filipinho é campeão!

O brasileiro Filipe Toledo foi o grande campeão da etapa da Rio de Janeiro, do Circuito Mundial de Surfe Profissional. Na final, contra o australiano Wade Carmichael, que havia eliminado Gabriel Medina nas quartas. Com o título, Filipe Toledo ocupa a vice-liderança no ranking mundial da WSL.

Ranking atualizado

Após a etapa do Rio, o ranking do Circuito Mundial aponta três brasileiros em perseguição ao australiano Julian Wilson, que lidera a corrida. Filipinho é o segundo, com Italo Ferreira em terceiro e Gabriel Medina em quarto.

Péssimo ano para o Amador

O ano de 2018 não começou bem para o futebol amador. A primeira decepção foi com a final do Praião, que acabou sendo decidido nos tribunais. A segunda veio na Copa Sul dos Campeões. A competição segue sem jogos e por pura teimosia do Água Verde em recorrer aos STJD, e por erros da Liga do Vale do Mampituba, organizadora do evento.

Destaque A Tribuna

A CBF inaugurou na manhã desta sexta-feira, o Centro de Excelência do Futebol Brasileiro, na Granja Comary, em Teresópolis, com investimentos superiores a R$ 17 milhões. A partir de segunda-feira, o espaço vai estar à disposição dos jogadores da Seleção Brasileira. O local briga mais de 80 equipamentos voltados para trabalhos físicos. O time de Tite fica sete dias em território nacional e depois parte para a Inglaterra.

Nota Zero

O Vasco vive uma crise financeira sem precedentes. São meses de salários atrasados. Dívidas com jogadores e também com funcionários dos clubes. Até o mais simples colaborador, que corta a grama do Estádio São Januário, está com os vencimentos atrasados. Isso tudo é resultado da briga política que vive o clube. Não à toa o Vasco não teve condições de brigar na Libertadores. Até a vaga para a competição sul-americana pode ser considerada um milagre. Que fase!!

Por Marco Búrigo 18/05/2018 - 13:16 Atualizado em 18/05/2018 - 13:22

Justa homenagem 

Mais do que justa a homenagem que o Criciúma concedeu ao ex-presidente Antenor Angeloni. Foi, sem dúvida, o presidente que mais investiu na história do clube. Cometeu erros no futebol, como todos os comandantes que passaram pelo Heriberto Hulse, mas sua última gestão precisa ser lembrada pelo arrojo de ter colocado o clube na elite, mesmo em meio a possibilidade de fechar as portas no ano de 2009. Angeloni está marcado na história do Tigre. Agora o clube pode começar a pensar na construção de um museu, pois um time como o Criciúma precisa se adequar aos grandes do cenário nacional.

CT do Tigre recebeu um investimento de mais de R$ 13 milhões (Foto: Daniel Búrigo)

Figueira na Copa do Mundo 

Com forte tradição nas categorias de base, o Figueirense terá pela primeira vez atletas formados pelo clube disputando uma Copa do Mundo. O lateral-esquerdo Filipe Luís e o atacante Roberto Firmino foram chamados por Tite. Ambos foram lançados pelo time de Florianópolis.

Firmino é o jogador mais bem pago do Liverpool (Foto: Arquivo/ Figueirense)

Único campeão catarinense

O Figueirense é o único catarinense campeão da Copa São Paulo. Em 2008, treinado por Rogério Micale, que foi campeão olímpico com a Seleção em 2016, o Figueira bateu o Rio Branco na final e sagrou-se campeão. Neste ano, o Alvinegro acabou sendo eliminado na terceira fase do torneio. 

Ex-Tigre sofre lesão 

O meia Giovanni Augusto, ex-Criciúma, ficará parado por mais três semanas por conta de um novo problema na coxa. E como o Brasileiro irá parar durante o Mundial da Rússia, Augusto só voltará aos jogos em julho. 

Projeção da Série A

É difícil fazer um prognóstico para o Campeonato Brasileiro da Série A, mas fica claro mais uma vez que as equipes que vão brigar pela Libertadores ou Copa do Brasil, vão sofrer pelo calendário apertado. Se olharmos simplesmente o futebol apresentado até o momento, podemos dizer que o título ficará entre Grêmio, Palmeiras e Corinthians, mas sabemos que só isso não vale. 

Destaque A Tribuna 

Está tudo pronto para a terceira edição da Criciúma10K, corrida de rua que faz parte do Circuito SC10K Caixa e que ocorre neste domingo, dia 20, com largada às 8 horas, no Nações Shopping. Mais de 400 atletas profissionais e amadores se inscreveram para o evento, que terá percursos de 5 km e 10 km para adultos e corrida kids para crianças com idade entre quatro e 13 anos.

Nota Zero 

A negativa de Antenor Angeloni sobre a possibilidade de um retorno ao futebol frustrou os torcedores do Criciúma Esporte Clube. Havia uma pequena esperança entre os mais apaixonados, mas isso não irá acontecer. O empresário foi muito claro nas entrevistas concedidas na tarde de ontem. Não se vê mais com idade para comandar o clube. Uma pena. E segue o futebol incerto do Criciúma com a atual gestão.

Por Marco Búrigo 18/05/2018 - 13:14 Atualizado em 18/05/2018 - 13:15

Acompanhe o programa Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta sexta-feira, dia 18. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Waldeci Rampinelli, Sarandi, Jonathas Roberge e Vinícius Schambeck.

Em pauta: Consultas médicas em Criciúma, política e futebol.

O repórter Denis Luciano trouxe as informações do Tigre, que busca reforços, inaugurou o CT oficialmente e prepara o time para encarar o Fortaleza na próxima terça-feira, dia 22.

 

Por Marco Búrigo 17/05/2018 - 13:13 Atualizado em 17/05/2018 - 13:39

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta quinta-feira, dia 17. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Delegado Márcio Campos Neves, Coronel Márcio Cabral e Fernanda Zampoli.

Em pauta: Armamento da população e situação da Venezuela.

O repórter Denis Luciano trouxe as informações do Tigre, que hoje inaugura oficialmente o CT do bairro Cristo Redentor.

 

Por Marco Búrigo 16/05/2018 - 19:12 Atualizado em 17/05/2018 - 14:44

Uma “conta salgada”...

Não adiainda mais discutirmos exaustivamente sobre treinador, comissão técnica ou jogadores. Independentemente dos nomes que estejam atualmente “dando a cara para bater”, o grande responsável pela fase do Criciúma é o presidente Jaime Dal Farra. E a responsabilidade no processo passa por vários motivos. Desde a falta de convicção, passando por atitudes equivocadas, entrevistas infelizes e a falta de controle no vestiário. E todas essas questões giram em torno das más escolhas do comandante. Por exemplo, onde está o Nei Pandolfo? É mais um que veio para dizer “amém” a todas as decisões da direção? Quando se esperou uma boa ação do diretor, ela não veio. Parece que vai continuar restrito às limitações financeiras do clube. O mais correto seria buscar pelo Brasil as peças que se encaixam nas necessidades de momento no clube. Já passou da hora de o Tigre acertar nas contratações. Se não houver um acréscimo de qualidade, o Tigre está fadado ao descenso. Mazola pegou uma herança pesada. A conta chegou e é “salgada”.

Nei Pandolfo tem sido mais uma vítima da falta de recursos do clube (Foto: Daniel Búrigo)

Deu de paliativo

O Criciúma vive de remendos. De paliativos. Sobrevive de ações que ajudam no momento, mas que não permitem uma sequência no trabalho. É difícil tirar lições agora, aprender para errar menos no futuro, pois o clube precisa escapar da degola esse ano. Uma queda mudará todos os planejamentos. Mas é duro imaginar que as coisas possam melhorar pelo jeito que o Criciúma trata o futebol. A ação da torcida na terça-feira foi a mais enérgica da era Dal Farra. O presidente precisar ouvir a voz da ruas. Se a saída do clube foi o melhor para o time, então que o faça. O torcedor está cansado de “apanhar”.

Ansiedade sobre o Próspera

Desde a confirmação do retorno do Próspera ao futebol profissional, a cidade de Criciúma, e especialmente os prosperanos, vivem uma grande expectativa em relação à participação na Série C do Catarinense. Não há como negar que a expectativa é de um acesso, mesmo que saibamos também das dificuldades em fazer futebol na atualidade. Talvez essa tentativa de terceirizar o futebol possa ser uma saída para montar um time competitivo e em condições de brigar pela única vaga na Série B de 2018.

Plano de sócios

O Esporte Clube Próspera dá mais um passo para aproximar o clube da torcida. Além da reforma no Estádio Mário Balsini e a confirmação na Terceira Divisão, o time lança o plano de Sócio Torcedor Time da Raça, que vai fazer o torcedor contribuir e acompanhar o time. Muito bom!!

Alow, torcedor prosperano!!

No primeiro momento, três modalidades de sócios serão lançadas: o Time Família, no valor de R$ 40 e mais R$ 10 para cada dependente (pai, mãe e filho). Também tem o Time da Raça, no valor de R$ 30 mês. Também tem a modalidade Time do Coração, que fica no valor de R$ 15 por mês apenas para colaborar com o clube, sem poder assistir aos jogos. Para se associar, pode ir na secretaria do clube, em horário comercial ou ligar no telefone 3478.6819.

Destaque A Tribuna

O Atlético de Madrid confirmou a boa fase na temporada e faturou o título da Liga Europa. A equipe espanhola venceu o Olimpique de Marselha por 3 a 0, em Lyon, e chegou ao terceiro título da Liga Europa.

Nota Zero

Esse pseudo-torcedores do Criciúma, que quebraram o carro do atacante Zé Carlos, merecem uma severa punição. Ficar fora do Estádio Heriberto Hulse é o mínimo que se espera do clube e autoridades competentes.

Por Marco Búrigo 16/05/2018 - 13:26 Atualizado em 16/05/2018 - 13:43

Acompanhe o Programa Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta quarta-feira, dia 16. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Sarandi, Itá, Plácido Pizetti e Fabrício Schambeck.

Em pauta: a crise interminável no Tigre.

O repórter Denis Luciano trouxe as informações do Tigre, que terá reuniões hoje na busca por reforços e pela identidade dos torcedores que apedrejaram o caarro do atacante Zé Carlos. 

 

Por Marco Búrigo 15/05/2018 - 23:28 Atualizado em 16/05/2018 - 00:09

Como era sabido, o problema do Criciúma não é técnico. Veio Mazola Júnior e o Tigre foi de uma mesmice sem tamanho. Repetiu a ruindade dos últimos jogos da Série B. E teve mais um destempero do lateral-esquerdo Marlon. Antes de perder um jogador por expulsão, o Tricolor até empurrou o Juventude para o campo de defesa. Resultado da fraqueza do adversário e também das mexidas do técnico estreante.

Depois de um primeiro tempo fraco tecnicamente, Mazola alterou a equipe. Voltou para a etapa final com Luiz Fernando, na vaga de Jean Mangabeira. Depois Andrew e Nicolas entraram para as saídas de Alex Maranhão e Zé Carlos. Durou apenas cinco minutos a vantagem numérica em campo do Ju.

Depois houve também duas expulsões do time gaúcho. No 10 contra 9, o Tigre foi para o tudo ou nada. No velho e bom abafa, desperdiçou algumas faltas próximas a área e nem mesmo com a bola parada soube tirar proveito da vantagem na reta final do confronto. Foi apenas um primeiro ponto, mas que ainda dá margem para várias dúvidas sobre a sequência da competição. O time acabou o jogo sem um meia de armação e dependeu da velocidade do garoto Andrew.

Pouco para uma equipe que precisa de pelo menos mais 44 pontos para escapar da Série C. Para o próximo jogo, contra o Fortaleza, na terça-feira, dia 22, o Tigre terá desfalques nas duas laterais, o que pode piorar ainda mais a situação na classificação. A coisa tá feia, torcedor carvoeiro!! 
 

Por Marco Búrigo 15/05/2018 - 11:06 Atualizado em 15/05/2018 - 11:11

Arrumando a cozinha lá atrás

Mazola Junior, auxiliado por Grizzo, faz o correto. Monta um Criciúma mais precavido na marcação diante do Juventude. É a atitude mais sensata pois está claro que o time carvoeiro precisa “arrumar a cozinha” lá atrás, para depois se dar ao luxo de atacar o adversário. E os ajustes não foram bem lá atrás. A mudança vem no meio-campo, como uma maneira de fazer a bola chegar mais “quebrada” na zaga tricolor. Se o técnico estreante sentir que tem condições de atacar o time gaúcho, poderá colocar mais um atacante. Colocar dois volantes foi a medida mais simples, porém necessária para o momento. O Criciúma está recomeçando hoje uma história. Não há espaço para novos erros. Mas é importante o torcedor e todos segmentos do clube terem paciência para alcançar o objetivo que é permanecer na Série B.

Mazola Júnior tem a missão de livrar o Tigre do rebaixamento (Foto: Mateus Mastella)

Sem Arthur e com Taison

Finalmente veio a tão aguardada convocação do técnico Tite. Para mim houve duas injustiças. A primeira é a ausência de Arthur no meio-campo da Seleção. O jovem do Grêmio é disparado o melhor volante passador do Brasil. Pelo menos deverá fazer parte da renovação pós-copa. E a outra injustiça é com o bom futebol. Taison não tem a capacidade de mudar o rumo de uma partida. Não tem peso para disputar um Mundial, mas Tite vê características importantes no jogador. Tite explicou, mas não convenceu.

Taison tem a confiança do técnico. Maioria da torcida não aprova convocação (Foto: Pedro Martins)

Tite exagera na moral que possui

A grande verdade é que Tite usufrui da total aceitação que possui entre os brasileiro e, por isso, teve a toda tranquilidade para chamar quem bem quisesse. Não há grandes polêmicas na lista dos 23. Nem mesmo Taison, que talvez seja o único nome com rejeição entre os torcedores, podem ser considerado como uma supresa, afinal o jogador esteve na maioria das convocações de Tite.

Difícil agradar a todos

Sempre há o “patinho feio” nas convocações da Copa do Mundo. Em 2010, no Mundial da África, Grafite foi chamado. Josué também esteve na lista. Em 2014, teve algumas convocações surpreendentes de Felipão. Lá em 2007, na Copa América, Afonso foi chamado por Dunga. É sempre difícil um treinador conseguir agradar a todos numa convocação. Seja por visões diferentes de futebol ou por puro clubismo.

Destaque A Tribuna

Se tiveram divergências entre os torcedores na lista, houve também uma unanimidade confirmada por Tite. O zagueiro Pedro Geromel vive uma ótima fase desde o ano passado, fez um ótimo jogo contra o Real Madrid, e quebrou o estigma de que jogador da Europa tem vantagem sobre os nacionais. Se bobear, Geromel poderá brigar pela titularidade. Os dois amistosos antes da Copa poderão ajudar o treinador a dirimir as últimas dúvidas, se é que existem, em relação aos 11 que começaram a Copa.

Nota Zero

A notícia caiu como uma bomba para o Peru e o Flamengo. E principalmente para o atacante Paolo Guerrero. A suspensão por doping confirmada pela FIFA, que o afasta do Mundial, serve como exemplo para outros jogadores. Doping é algo sério e não combina com o esporte. Por mais que a defesa de Guerrero explique como foi o uso do medicamento, não há como negar que a suspensão serviu como exemplo para o restante do mundo. O atletismo, UFC, entre outros, já dão péssimos exemplos no controle de dopagem. O futebol não poderia prestar esse desserviço ao esporte.

 

Por Marco Búrigo 14/05/2018 - 13:24 Atualizado em 14/05/2018 - 13:26

Acompanhe o Programa Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta segunda-feira, dia 14. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Sarandi, Itá, João Pedro Hermann e Denis Luciano.

Em pauta: Mazola Jr no Tigre a a convocação da Seleção Brasileira.

O repórter Denis Luciano trouxe as informações do Tigre, que terá novidades na escalação diante do Juventude, na estreia do novo treinador.

 

Por Marco Búrigo 13/05/2018 - 17:56 Atualizado em 13/05/2018 - 18:14

Mais um final de semana de Campeonato Brasileiro e Santa Catarina com representantes nas quatro divisões. Na Série B, que conta com Criciúma, Figueirense e Avaí, chamou atenção o resultado do clássico da capital.

No encontro de Figueira e Leão, no Scarpelli, neste sábado, dia 12, quem se deu melhor foi o time visitante. O Avaí venceu por 1 a 0 e provou que teve uma melhora com o técnico Geninho. O Leão é o oitavo colocado, com oito pontos, enquanto o Alvinegro é o sexto colocado, com nove pontos.

Avaí venceu o Figueirense por 1 a 0 em pleno Orlando Scarpelli (Foto: Clicrbs)

O Criciúma se manteve na penúltima posição mesmo sem entrar em campo no final de semana. Com a derrota do Boa Esporte-MG para o CSA-AL por 1 a 0, o Tigre permaneceu na vice-lanterna, sem pontuar na competição.

Na Série A

Neste domingo, dia 13, a Chapecoense fez mais um jogo pela Série A. No quinto jogo na competição nacional, a Chape finalmente venceu pela primeira vez. O Verdão do Oeste fez 3 a 2 sobre o Flamengo, na Arena Condá. O resultado deixa o time de Gilson Kleina na 12ª posição, com seis pontos.

Foi a primeira vitória do Verdão do Oeste na Série A (Foto: O Globo)

Série C

No Campeonato Brasileiro da Série C, o Joinville manteve o calvário na competição. Diante do Cuiabá, neste sábado, dia 12, o JEC perdeu por 3 a 2, na Arena Joinville, mantendo-se na lanterna da chave B, com três pontos. Nesta segunda-feira, dia 14, a direção do JEC fará uma reunião e poderá demitir o técnico Matheus Costa.

Quarta derrota em cinco jogos pode causar troca de comissão técnica no Joinville (Foto: A Notícia)

Série D

Já na Série D, o Atlético Tubarão venceu a Ferroviária-SP por 1 a 0, fora de casa, e manteve-se na liderança da chave A16, com 12 pontos. O Peixe já garantiu vaga na próxima fase. Na chave A17, neste domingo, dia 13, o Brusque venceu o Mogi-Mirim por 2 a 1, no Augusto Bauer, ficando com a segunda posição, com nove pontos. Já o Inter de Lages, na chave A15, perdeu para o Mirassol por 2 a 0, fora de casa, ficando com a terceira posição, e seis pontos conquistados.

Brusque derrotou o Mogi e praticamente garantiu vaga na 2ª fase (Foto: Divulgação)

 

Por Marco Búrigo 13/05/2018 - 17:25 Atualizado em 13/05/2018 - 17:34

Tigre optou pelo novo

O Criciúma optou pelo novo. Contratou um técnico “diferente”. Mazola Junior nunca trabalhou no Sul. Isso não significa que terá dificuldades de adaptação, até porque o clube não está disputando uma competição regional. Sobre competições nacionais, Mazola tem experiência. Já conquistou acessos importantes. Mas a missão no Tigre é outra. Ele precisará livrar a equipe do rebaixamento. Não há tempo para testes. Mazola precisará ser auxiliado pelos profissionais que estavam aqui e, acima de tudo, ouvir os jogadores. É preciso “fechar o grupo”. Somente com muita união, o grupo carvoeiro terá condição de escapar da degola. Essa será a tônica das próximas 33 rodadas.

Mazola estreia na terça-feira contra o Juventude em casa (Foto: Fernando Ribeiro)

Pressão a cada rodada

Afirmar que há tempo para uma recuperação parece simplificar a tarefa da nova comissão técnica tricolor. Mas não é bem assim. Cada jogo daqui pra frente terá um componente a mais de dificuldade. A pressão por estar no Z-4 e ainda fazer dois jogos seguidos fora de casa, após enfrentar o Juventude em casa, faz o técnico Mazola Júnior ter uma ideia da grande bomba que ele tem em mãos.

Política da boa vizinhança

Mazola disse, em entrevista coletiva, que “herdou um trabalho bem feito”. É óbvio que o novo comandante fez a velha política da boa vizinhança. Foi uma resposta com um tom corporativista. Não quis atacar o antigo treinador e companheiro de profissão. A verdade é que o Criciúma não se entende em campo. A herança é pesada. Sem falar que jogadores importante precisam ser recuperados fisicamente. São muitas necessidades no momento.

Vencer ou vencer

Não importa a maneira. O importante é o Criciúma vencer o Juventude, que por sinal não é nenhum bicho de sete cabeças. Os três pontos darão um pouco mais de tranquilidade para o grupo trabalhar. A calmaria se faz ainda mais necessária pelo fato de o Tigre fazer dois jogos contra adversários que vivem uma boa fase. Após encarar o Ju, o Tricolor pega o Fortaleza e o Avaí, longe do torcedor.

Convocação

Nesta segunda-feira, dia 14, sai a lista de Tite para a Copa do Mundo. Aposto em Fágner e Danilo para a lateral-direita, após o corte de Dani Alves. Acredito que Cássio será o terceiro goleiro. Geromel completará a lista de zagueiros. A dúvida está no meio-campo. Será que Arthur vai a Rússia ou Fred e Giuliano brigam pela vaga? No ataque, Douglas Costa garantiu a vaga pelas últimas atuações. A convocação sai às 14h, no Rio de Janeiro.

Recuperação

Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu em Barcelona, no quarto GP da temporada 2018 da F-1. Verstapen, da RBR, foi o segundo. E Bottas, da Mercedes, completou o pódio. Com o resultado, o atual campeão da categoria abre vantagem contra o alemão da Ferrari na classificação do Mundial de Pilotos. Agora Hamilton soma 95 pontos, contra 78 pontos, e Vettel e 58 de Bottas.

Hamilton venceu a segunda prova na temporada (Foto: Reuters)

Destaque A Tribuna

Uma verdadeira aula de convicção. Essa é a lição que o Criciúma pode tirar com a campanha do Atlético Tubarão, na Série D do Campeonato Brasileiro. O Peixe manteve o técnico Waguinho Dias após um mau começo no Estadual e soube remontar o elenco após as saídas de peças importantes. Já classificado a próxima fase da Quarta Divisão, o Peixe é um sério candidato ao acesso a Série C. Lembrando que a meta é chegar na Série B até 2025.

Nota Zero

Se o Peixe dá um bom exemplo na “D”, o JEC faz justamente o contrário na Série C. O time da Manchester perdeu mais uma no final de semana. No sábado, em casa, o JEC perdeu para o Cuiabá por 3 a 2, amargando a lanterna do grupo B. É um sério candidato ao descendo. A grande decepção ficou por conta do técnico Matheus Costa, que foi contratado com uma grande expectativa. Mas, infelizmente, não conseguiu emplacar o jeito necessário para o time trilhar o caminho das vitórias.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito