Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Marco Búrigo 09/04/2018 - 11:39 Atualizado em 09/04/2018 - 11:44

Sem crise 

A notícia pegou todos de surpresa: “Argel Fucks é parado numa blitz em Porto Alegre e se recusa a fazer o teste do bafômetro”. A manchete fez a maioria dos torcedores criticar o treinador do Tigre. A justificativa estaria no fato de o técnico ter que ser exemplo para os jogadores. Mas o assunto deve ser analisado com mais calma. Sem precipitações. Isso não pode atrapalhar o andamento dos trabalhos no Majestoso. Argel não estava embriagado e isso faz uma grande diferença. O problema estava na CNH e na reação perante a ação policial. Pela repercussão uma conversa entre o treinador e os jogadores deve encerrar o assunto. E vida que segue no Tigre. 

Argel Fucks teve carro apreendido em blitz na cidade de Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV) 

Extracampo

Obviamente que o que aconteceu em Porto Alegre não deve virar rotina e nem servir como desculpa para os jogadores do Tigre terem excessos extracampo.  Uma coisa não tem nada a ver com a outra. É uma missão para o departamento de futebol cuidar. Todos sabem que as noitadas e a falta de cuidado de alguns jogadores atrapalharam o Tigre nos últimos anos. Então que o ocorrido com o treinador sirva como aprendizado a todos. 

Título em boas mãos 

O título do Campeonato Catarinense ficou em boas mãos. A final foi justa, mas prevaleceu a maior organziação e vontade de venvcer do Figueirense. Ficou um gostinho de decpção da Chapecoense, que perdeu mais um título em casa. Em 2013, o Verdão também perdeu a taça diante do Criciúma. Para os dois finalistas fica a expectativa agora para os Brasileiro. O Figueira é um candidato ao acesso na Série B, mas o Verdão precisa reforçar o elenco em algumas posições para fazer uma boa Série A. 

Números impressionantes 

Os números do Bayern de Munique na Alemanha foram impressionantes na temporada 2017/18. Com sete rodadas de antecedência, a equipe conquistou o título do campeonato. São impressionantes 20 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. É uma verdadeira seleção de craques, que conta com alguns jogadores do time de Joachim Löw, atual campeão do mundo. Cuidado com eles na Copa!!

Destaque A Tribuna 

A Ferrari não vencia as duas primeiras provas de uma temporada da Fórmula 1 desde 2004. Mais uma vez a equipe italiana subiu ao lugar mais alto do pódio em 2018. O alemão Sebastian Vettel venceu a prova do Barein, seguido de Bottas e Hamilton da Mercedes. A festa de Vettel no pódio, e dos mecânicos, comprova o quanto a Itália é apaixonada pelo automobilismo. Pena que não temos brasileiros esse ano, o que afasta um pouco o interesse pelas manhãs de domingo na TV. 

Nota Zero 

Em entrevista exclusiva ao repórter Denis Luciano, o presidente Jaime Dal Darra confirmou a contratação do volante Leandro Melo, de 32 anos, que disputou o Catarinense pelo Hercílio Luz. O “Cabeça” é um velho conhecido do futebol da região carbonífera, tendo disputado vários estaduais em São Paulo também e inclusive recentemente no nosso futebol amador. E o fato de Melo ter jogado nos campeonatos amadores gerou diversas ironias dos torcedores nas redes sociais. Acredito que Melo merece uma chance, até porque está bem condicionado fisicamente.  Tems exemplos piores no próprio grupo carvoeiro. Calma lá, torcedor!

Por Marco Búrigo 07/04/2018 - 08:14 Atualizado em 07/04/2018 - 12:18

O técnico Argel Fucks foi conduzido ao Palácio da Polícia de Porto Alegre, após furar uma blitz da Operação Balada Segura, por volta da meia-noite. Segundo os agentes do Detran, o treinador do Criciúma dirigia sua Range Rover quando furou a blitz que estava montada próxima ao Shopping Iguatemi. São informações da Rádio Gaúcha.

Argel só teria parado o veículo após derrubar insistente ordem policial. O técnico se negou a fazer o teste do bafômetro, segundo os agentes. A Range Rover de Argel foi recolhida e ele levado ao Palácio da Polícia para realizar exames clínicos, onde não foi constatada embriaguez. O treinador estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa.

Argel Fucks terá a CNH suspensa por mais dois anos e ainda pagará uma multa. Já pagou também uma fiança estipulada pela autoridade policial e foi liberado. Poderá responder por desacato. Nesses casos não há risco de prisão, apenas penas leves como pagamento de cestas báscias.

Por Marco Búrigo 06/04/2018 - 13:12 Atualizado em 06/04/2018 - 13:14

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta sexta-feira, dia 6. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Waldeci Rampinelli, Jairton Manique Barreto, Sarandi e Ney Lopes.

O repórter Denis Luciano trouxe as informações da posse de Eduardo Pinho Moreira, no Governo de Santa Catarina. O programa tratou também da prisão de Lula, além dos destaques do futebol.

 

Por Marco Búrigo 05/04/2018 - 13:14 Atualizado em 05/04/2018 - 13:20

Ouça o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta quinta-feira, dia 5. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Coronel Cabral, Delegado Márcio Campos Neves, Chico Baltazar e Fernanda Zampoli.

Em pauta a votação no STF: 6X5 contra o Habeas Corpus do ex-presidente Lula.

 

Por Marco Búrigo 05/04/2018 - 10:00 Atualizado em 05/04/2018 - 10:16

Reforço administrativo no Tigre

Desde a saída de Carlos Henrique Alamini, que hoje ocupa o cargo de presidente do Conselho Deliberativo, o cargo de vice-administrativo estava vago no Criciúma Esporte Clube. O preenchimento do cargo com o nome do empresário Gilson Pinheiro é mais um passo importante para o equilíbrio financeiro do Tigre. Está evidente que o presidente Jaime Dal Farra quer parar de tirar dinheiro da própria empresa para fechar o mês no clube. Dal Farra ainda deve cerca de R$ 2 milhões a Antenor Angeloni, já investiu mais de 15 milhões no clube, e mesmo assim continua com um déficit mensal de R$ 200 mil. A contratação de Gilson Pinheiro é um gol de placa da presidência. O nome dele ainda precisará ser aprovado pelo CD. Mera formalidade. Agora a missão é captar recursos e correr atrás de novos parceiros e patrocinadores.

Gilson Pinheiro terá o nome analisado pelo Conselho Deliberativo para depois ser anunciado oficialmente (Foto: MC10)

Descaso na FME

Criciúma não merece perder técnicos para outras cidades em virtude dessa crise que passa o município e que mexe nos contratos dos nossos formadores de atletas. “Economia burra” é a expressão que combina com essa pauta que vem sendo discutida no legislativo. Menos mal que a maioria dos vereadores teve bom senso na votação da última terça-feira. Alow, prefeito Salvaro, precisamos valorizar mais o nosso esporte.

Na elite

O atacante Bruno Lopes, ex-Tigre, foi o nome da vitória do Oeste-SP sobre o São Bernardo, que rendeu o acesso à elite do futebol de São Paulo. Gol de placa do treinador ao pedir a contratação do jogador que foi tão contestado por aqui. Esse é o mundo do futebol.

Adiamento

O Departamento Técnico da Liga Atlética Vale do Mampituba adiou o jogo entre Ouro Negro e Água Verde, válido pela partida de ida da segunda fase da Copa Sul dos Campeões de 2018. Esse adiamento prejudica o embalo da equipe de Forquilhinha, que vinha animada pela classificação à segunda fase.

Julgamento

O adiamento se deve, em decorrência do julgamento envolvendo a equipe do Água Verde, que será realizado na próxima sexta-feira, dia 6, em Passo de Torres.

Irregularidades

Com as irregularidades apontadas também no Palmeiras de Tubarão, na primeira fase da Copa Sul dos Campeões, como ficam as expulsões do duelo contra o Caravággio? E o atacante Borrachinha terá que cumprir punição ou o jogo é anulado também? São dúvidas que surgem.

Destaque A Tribuna

Ele é o cara! Cristiano Ronaldo saltou dois metros para dar uma linda bicicleta e ajudar o Real Madrid a vencer a Juventus da Itália por 3 a 0, fora de casa, no primeiro jogo da disputa eliminatória da Liga dos Campeões. É candidato a mais um título de “melhor do mundo”

Nota Zero

O lutador de MMA, Adriano Sylberth Santana Pereira, conhecido como Mamute, de 29 anos, foi assassinado dentro da própria casa em Belém do Pará. A vítima morreu na frente da mulher e do filho. Mais um crime bárbaro que choca o mundo esportivo.

Por Marco Búrigo 05/04/2018 - 09:58 Atualizado em 05/04/2018 - 10:06

No padrão tricolor...

Pelos nomes cogitados e confirmados até agora no Majestoso, após o fim do Campeonato Catarinense, podemos perceber que o Criciúma terá um time humilde para a disputa da Série B. Nenhuma peça nova será titular com absoluta certeza. Todos que vieram, terão que brigar pela posição dentro de campo. Fica a expectativa grande em torno do volante Liel, que estava no Atletico Tubarão. O Tigre precisa melhorar a proteção da zaga, na medida em que Barreto não vive uma boa fase e Jean Mangabeira carece de mais experiência. A boa notícia é a prorrogação de contrato com Dodi, que mesmo não sendo nenhuma sumidade, é um bom jogador, sendo o mais regular do setor. Argel Fucks tomou conta, ganhou o preparador físico que queria, continua pedindo reforços e projeta um bom Brasileiro da Série B. O primeiro adversário, o Atlético de Goiás, está há um bom tempo sem jogar, tendo ficado fora inclusive da semifinal do Goiano. Falta uma semana para a estreia tricolor e a ansiedade vai tomando conta do torcedor carvoeiro.

Liel estava no Atlético Tubarão (Foto: Criciúma EC)


Araranguaense na Seleção

O araranguaense João Adriano, de apenas 15 anos, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-17. O jogador foi atleta do Criciúma e atualmente joga pelo Sub-17 do São Paulo. João é filho de Emerson Almeida e tem no sangue o dom de jogar bola. O pai foi um dos grandes atletas daquele time que ainda é referência em Santa Catarina. João será entrevistado neste sábado, no programa Som Maior Esportes, em FM100,7.

João Adriano é filho de Emerson Almeida e atualmente joga no São Paulo (Foto: Divulgação São Paulo)

Está chegando a hora

Chapecoense e Figueirense seguem a preparação para o jogo da final. Com a melhor campanha na primeira fase, o Verdão do Oeste garantiu que a decisão fosse dentro de casa. Vale lembrar que em caso de empate, o campeão será decidido nas penalidades. A final de domingo terá transmissão do Futebol Som Maior a partir das 15 horas.

Italo é campeão

O brasileiro Italo Ferreira foi o grande campeão em Bells Beach, na Austrália. Italo derrotou Mick Fanning na final por 15.66 a 12.83 e conquistou pela primeira vez uma etapa do Circuito Mundial. O também brazuca Gabriel Medina parou na semifinal diante do próprio Italo.

Italo Ferreira comemora sua vitória no CT de Bells Beach (Divulgação WSL)

Despedida

Foi a última etapa da carreira do australiano Mick Fanning. O surfista foi ovacionado pela torcida local e se despediu em alto estilo, surfando em alto nível, brigando até o último segundo pelo titulo da etapa. O tricampeão mundial foi notícia no mundo inteiro, há três anos, quando foi atacado por um tubarão durante uma competição na África do Sul.

Destaque A Tribuna

Tivemos jogos espetaculares pelas quartas-de-finais da Liga dos Campeões. O que mais chamou atenção foi o clássico entre Liverpool e City, que acabou com vitória da equipe do atacante Roberto Firmino por 3 a 0. Foi um resultado surpreendente, ainda mais pelo fato de o City ser líder com folga do Campeonato Inglês e ter vencido recentemente o mesmo adversário no campeonato local. Teremos, sem dúvida, um grande jogo de volta.

Nota Zero

O Vasco da Gama ganhou uma péssima notícia no empate contra o Cruzeiro, em jogo válido pela segunda rodada da Libertadores. A satisfação pelo resultado alcançado fora de casa foi ofuscada pela lesão no ombro do atacante Paulinho. O jogador deve desfalcar o time carioca na decisão do Estadual diante do Botafogo. Um baita desfalque no jogo que valerá o título da competição. Lembrando que o Vasco tem a vantagem do empate. Derrota simples leva a decisão para os pênaltis.

Por Marco Búrigo 03/04/2018 - 22:30 Atualizado em 03/04/2018 - 23:17

O empresário Gilson Pinheiro está acertado com o presidente Jaime Dal Farra e tudo indica que terá um cargo administrativo no Criciúma Esporte Clube. Pinheiro precisará ter o nome analisado e aprovado pelo Conselho Deliberativo. Pinheiro aceitou o convite de Dal Farra para auxiliar na captação de recursos para o Tigre, além de tentar estancar o déficit mensal que o clube vêm enfrentando nos últimos meses. O prejuízo mensal gira em torno de R$ 200 mil.

Gilson Pinheiro deverá ocupar o cargo de vice-administrativo do Criciúma (Foto: Mano Dal Ponte) 

Gilson Pinheiro não terá a missão de investir ou cobrir o prejuízo financeiro do clube, mas o compromisso de ser o braço direito de Dal Farra, levando a experiência que tem nos próprios negócios para dentro do Majestoso. Tendo o nome aprovado pelo Conselho Deliberativo, Pinheiro ocupará o cargo de vice-presidente administrativo. Enquanto não acontece a votação do CD, o empresário vai conhecendo a realidade do clube e ficando à par dos problemas enfrentados.

A apresentação oficial de Gilson deve acontecer no período da tarde desta quarta-feira, dia 4, no Majestoso, na Sala de Imprensa Clésio Búrigo. O horário ainda será confirmado pela assessoria de imprensa.

Por Marco Búrigo 03/04/2018 - 13:20 Atualizado em 03/04/2018 - 14:50

Vantagens de uma intertemporada no CT 

Enquanto a maioria dos clubes do Brasil buscam locais para uma preparação especial, o Criciúma usufrui da estrutura de um CT, que servirá como intertemporada para a Série B. É, sem dúvida, um diferencial na lapidação da equipe até a competição nacional. É importante estar confinado, ainda mais após a chegada do atacante Nicolas, do volante Liel e do preparador físico Rogério Juidecce. Essas novas peças precisam se entrosar o mais rápido possível para que o Tigre não demore a engrenar no Brasileiro. Será um bom momento pra ver quem está realmente afim de continuar no Tigre. Faltam nove dias para a estreia na Segundona. E 20 dias para o reencontro com o torcedor no Majestoso. 

Jogadores do Tigre estão fazendo uma intertemporada no CT (Foto: Fernando Ribeiro)

Zagueiro Marquinhos livre 

O zagueiro Marquinhos, ex-Figueirense, está livre no mercado. Nesta semana o defensor de 35 anos acertou contrato com a agência 90 minutos, do empresário Maurício Nassif. Não é papel da imprensa sugerir nome, mas o torcedor tem se manifestado nas redes sociais e lembrando o nome do jogador, que por sinal já trabalhou com o Argel Fucks. 

Parabéns a Cidade Azul 

O futebol de Tubarão está em estado de graça. O Atlético estará na Série D deste ano, enquanto o Hercílio Luz disputará a mesma competição no ano que vem. Em 2019 teremos mais uma vez as duas equipes tubaronenses juntas na elite estadual. Isso é muito bom para a região da AMUREL. 

Copa Sul dos Campeões 

Passada a primeira fase, deverá melhorar o nível técnico da Copa Sul dos Campeões. Alguns dos duelos da fase inicial deixaram a desejar. No próximo final de semana serão realizados os jogos de ida da segunda fase do torneio. Todos serão disputados no domingo, dia 8. 

Clássico da Polenta na programação 

No Estádio da Montanha, no Distrito de Caravaggio, em Nova Veneza, o Caravaggio enfrenta o Metropolitano. Em Turvo, no Estádio Eliseu Manenti, os donos da casa encaram o Vila Nova. Em Araranguá, no Estádio CT Araranguá, o time local recebe a visita do Vera Cruz. E, no Estádio Pinheirão, em Forquilhinha, o Ouro Negro irá duelar contra o Água Verde. Todos terão início ás 15h30min.

Brasileiros na briga 

Dois brasileiros seguem vivos na etapa de Bells Beach, do Circuito Mundial de Surfe, na Austrália. Gabriel Medina e Ítalo Ferreira venceram seus duelos e seguem na disputa pelo título.

Destaque A Tribuna 

Audiência do Futebol Som Maior cresce a cada jogo do Tigre. Impressionante o nível de participação dos ouvintes ao longo das transmissões em FM100,7. O Campeonato Catarinense já foi um sucesso absoluto, mas na Série B teremos ainda mais emoção.  

Nota Zero 

A Liga de Imbituba que está organizando a Copa Sul dos Campeões tem recebido diversas reclamações. No duelo entre Caravággio e Palmeiras de Congonhas, Tubarão, o mesmo árbitro foi escalado para os dois jogos. É preciso mais sensatez na hora de definir a escala.

Por Marco Búrigo 03/04/2018 - 13:16 Atualizado em 03/04/2018 - 13:20

Contra os números, o rendimento duvidoso 

Os números de Argel Fucks até agora são bons. Mesmo com apenas duas vitórias em cinco jogos disputados em casa, o comandante foi buscar três vitórias em quatro partidas longe do torcedor. Mas o futebol tem as suas peculiaridades. Nem sempre a famosa frase “contra fatos ou números, não há argumentos” prevalece. Além de vencer, o Tigre precisa desempenhar um melhor futebol. Não poderá ficar mais um ano refém das jogadas de bola parada ou de um erro grotesco do adversário. A Série B será, sem dúvida, mais complicada em termos técnicos. Basta olhar a tabela no começo. Os três primeiros adversários estavam na Série A no ano passado. Então a coisa é “bem mais embaixo” do que o Tricolor imagina. Obviamente que Argel não tem culpa sobre essas limitações, mas é importante ressaltar as deficiências para não haver uma empolgação exagerada. Por isso essa intertemporada que começa hoje é fundamental no caminho tricolor. 
 

Argel Fucks tem aproveitamento de 63% (Foto: Thiago Hockmuller)

Dentro de campo 

Dal Farra “abriu a mão”, trouxe o técnico Argel Fucks, contratou Zé Carlos, Suéliton, Marlon e Fábio Ferreira. Teve que recorrer às contratações pois viu que a coisa ia degringolar. Sem reforços, o Tigre fatalmente correria sérios riscos de queda. Mas a Série B está aí e novos reforços terão que aparecer novamente. Ficou comprovado o erro do começo da temporada. Não levaram a sério o Catarinense. 

Dentro de campo 

Trabalhar com o futebol é assim. Não há marketing, boa administração das contas ou captação de recursos correta que resista aos maus resultados dentro de campo. Ninguém mais ilude o torcedor carvoeiro. Todo mundo sabe que o Criciúma poderá cair para a Série C, caso não reforce com qualidade o elenco. Tudo está nas mãos do presidente. Se fizer bom time, os sócios voltarão e novos recursos serão alcançados. Time bom significa possibilidade de venda dos jogadores “prata da casa”. Tudo isso precisa ser analisado. 

Atual prejuízo 

O prejuízo mensal no Criciúma Esporte Clube está em torno de R$ 200 mil por mês. Que o futebol está caro, todos sabem. Mas também é preciso avisar aos diretores que os erros do departamento de futebol custam muito caro. O barato sai caro sempre. É só analisar friamente e perceber que times ruins impediram de fazer Dal Farra vender jogadores. Sem venda, sem dinheiro em caixa. 

Lembra dele? 

Quem viu o último jogo do Tigre nas arquibancadas do Heriberto Hulse foi o ex-jogador Fernandinho. Canhoto bom de bola, campeão do Brasileiro da Série C, vestindo a camisa do Criciúma, Fernandinho surpreendeu ao anunciar a aposentadoria a repórter Amanda Farias, na transmissão do Futebol Som Maior. Como faz falta um lateral que chegue a linha de fundo como o Santa Clara fazia nos áureos tempos do Tigre. 

Destaque A Tribuna 

“O Vasco é o time da virada”. O Gigante da Colina ficou conhecido assim por tantas viradas e glórias do passado. Mas no atual momento o time carioca tem se especializado em vitórias nos acréscimos. Foram duas em sequência. Uma contra o Botafogo e outra diante do Fluminense, com gols depois dos 90 minutos regulamentares.  O Vasco evoluiu bastante desde o ano passado, pena que não ao ponto de acreditar em título de Libertadores. Vencendo o Carioca e indo bem na Série A, o Vasco já estará no lucro. 

Nota Zero 

Próspera lançou uma nota oficial dizendo que o empresário Gilson Pinheiro tinha saído do Próspera pois havia sido convidado a trabalhar no Criciúma. Isso não é verdade. Pinheiro saiu do Time da Raça por incompatibilidade com a diretoria prosperana. A versão oficial do Próspera não pode estar tão longe da verdade. Erro grotesco, que ainda deixou no ar um certo deboche com a direção do Criciúma. Esse não é o caminho.

Por Marco Búrigo 03/04/2018 - 13:13 Atualizado em 03/04/2018 - 13:15

Ouça o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta terça-feira, dia 3. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Humberto Feldmann, Claiton Pacheco, Dr. Anderlei Antonelli e Coronel Cabral.

Expectativa para o julgamento do presidente Lula e o posicionamento do STF. O programa falou também do movimento em prol da Operação Lava Jato hoje em Criciúma.

O repórter Denis Luciano trouxe as novidades do Tigre.

 

Por Marco Búrigo 02/04/2018 - 13:14 Atualizado em 02/04/2018 - 13:16

Ouça o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta segunda-feira, dia 2. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Denis Luciano, Sarandi, Itá e João Pedro Hermann.

O programa tratou do momento vivido pelo Criciúma, que terminou o Campeonato Catarinense na quarta posição e agora se prepara para o Brasileiro da Série B.

 

Por Marco Búrigo 01/04/2018 - 20:59 Atualizado em 01/04/2018 - 23:13

Foi uma despedida honrosa. A vitória contra o Hercílio Luz por 1 a 0, no Heriberto Hulse, foi a quarta seguida no Campeonato Catarinense 2018, e fez o Criciúma terminar na quarta posição. Uma colocação surpreendente para quem lutou contra o descenso até a parte final da competição.

O gol de Sandro premiou a boa participação do zagueiro, mas foi um dos poucos lances bonitos de um jogo fraco tecnicamente do Tigre. Por sinal, o gol de cabeça evidencia a maneira simplista que a equipe carvoeira vem jogando, alçando várias bolas na área adversária, sem qualidade na troca de passes por baixo.

Tigre venceu a quarta seguida na competição (Foto: Caio Marcelo)

Foi uma melhora na reta final do Catarinense, que resultou numa subida na classificação, mas que não pode mascarar as deficiências da equipe para a Série B do Brasileiro.

O Tigre tentou um amistoso contra o Inter de Porto Alegre, mas não conseguiu, e deve seguir com treinos fortes até o começo do Nacional, no dia 13, contra o Atlético de Goiás, em Goiânia.

Por Marco Búrigo 01/04/2018 - 22:54 Atualizado em 01/04/2018 - 22:58

Terminou o Campeonato Catarinense e os números de Argel Fucks são positivos no Criciúma. Com o treinador, que chegou no começo do segundo turno, o Tigre teve nove jogos, obtendo cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. As duas derrotas foram para os finalistas da competição. O Tigre perdeu para o Figueirense por 1 a 0, no Majestoso, e foi derrotado pelo mesmo placar, ante a Chapecoense, na Arena Condá.

Argel Fucks venceu quatro jogos seguidos na reta final do Catarinense (Foto: Caio Marcelo)

O aproveitamento de Argel é de 63%. Com esses números absolutos, o Tigre terá chance de subir na Série B. Obviamente que não estamos falando em qualidade de jogo ou nível de competição, afinal o Brasileiro é mais difícil que o Estadual.

A estreia na Série B é no dia 13 (sexta-feira), às 20h30, diante do Atlético de Goiás, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico.

Por Marco Búrigo 31/03/2018 - 06:13 Atualizado em 31/03/2018 - 07:25

Acontece neste domingo, dia 1º, a última rodada do Campeonato Catarinense 2018. A final já está definida, inclusive com o mando de campo do jogo único. Em Chapecó, na Arena Condá, a Chapecoense receberá o Figueirense, no dia 8. Um empate leva a decisão para os pênaltis. Já na "turma de baixo", são três times que lutam contra a degola. O Concórdia já caiu. Lembrando que toda a rodada começa às 16 horas.

Brusque e Inter de Lages farão um jogo decisivo (Foto: Diário de Lages)

Saiba as chances de cada um:

Brusque: Cai para a Série B se perder para o Inter de Lages, no Augusto Bauer, e o Hercílio Luz derrotar o Criciúma, no Heriberto Hülse. Um simples empate salva o Bruscão.

Inter de Lages: Ganhando do Brusque, o time da Serra escapa da degola. Se empatar ou perder estará rebaixado.

Hercílio Luz: Escapa do rebaixamento caso o Inter perca ou empate diante do Brusque, mesmo perdendo para o Criciúma, no Heriberto Hülse. Se empatar com o Tigre, mas o Inter superar o Brusque, o Leão do Sul também voltará à Série B.

Por Marco Búrigo 31/03/2018 - 06:44 Atualizado em 31/03/2018 - 11:51

O Criciúma fará o último jogo em casa no Campeonato Catarinense 2018, neste domingo, dia 1º, diante do Hercílio Luz. O Tigre sofreu com o incentivo diminuto do público ao longo da competição. Mesmo assim, depois da chegada do técnico Argel Fucks e do atacante Zé Carlos, além de uma série de promoções, o Tigre conseguiu melhorar a média de torcedores presentes. O Tigre terminará a competição em quarto lugar, ficando atrás de Chapecoense, Figueirense e Avai, respectivamente.

A média de público pagante no Majestoso é de 2.848 torcedores.

Melhor público do Tigre foi no clássico contra o Figueirense, na estreia de Argel Fucks (Foto: Jéssica Rosso)

O melhor público do Tigre foi no jogo contra o Figueirense, na estreia de Argel Fucks, que acabou expulso no começo do clássico. Naquele jogo foram 5.445 torcedores ao Majestoso, sendo o 15º melhor público da competição.

Por Marco Búrigo 31/03/2018 - 06:46 Atualizado em 31/03/2018 - 07:10

O Criciúma deverá estar na relação da Copa do Brasil, no final da temporada, após atualização do ranking da CBF, mas mesmo assim briga por vaga direta no Campeonato Catarinense 2018. Para tal precisa ficar em terceiro lugar. O mais engraçado é que o time que está com sérios riscos de queda há três rodadas, após uma sequência de três bons resultados se dá ao luxo de sonhar com a terceira posição. Mas a matemática não é tão simples assim.

Para ficar em terceiro lugar, o Criciúma terá que superar o Hercílio Luz, neste domingo, dia 1º, às 16 horas, no Heriberto Hülse, e torcer para que o Avaí não vença a Chapecoense, no mesmo horário, na Ressacada, e acontecça um empate entre Atlético Tubarão e Joinville, no Domingos Machado de Lima.

Vitória do Tigre em Joinville foi a terceira seguida no Catarinense (Foto: Divulgação/ JEC)

O Tigre tem saldo um positivo, enquanto o Atlético Tubarão tem saldo dois. Caso os dois vençam na rodada, o Tigre terá que ultrapassar o saldo, sem poder empatar no critério pois perderia nos gols marcados. Por exemplo, se o Tigre ganhar por três de diferença e o Peixe por uma vitória simples, aí o time de Argel Fucks ficará à frente na classificação.

Resumindo, está tudo nas mãos do Atlético Tubarão para ficar com a vaga na Copa do Brasil, mas Joinville, Avaí e Criciúma correm por fora.

Por Marco Búrigo 29/03/2018 - 22:22

O Criciúma deu uma reviravolta no Campeonato Catarinense 2018. Nesta quinta-feira, dia 29, o Tigre venceu o terceiro jogo seguido e manteve vivas as chances de disputar vaga na Copa do Brasil do ano que vem.  Com gol do atacante Zé Carlos, o Tigre fez 1 a 0 diante do Joinville, na Arena, e chegou aos 23 pontos, mantendo a sexta posição, mas a um ponto da terceira posição, que dá vaga na competição nacional de 2019.

Zé Carlos fez o gol da vitória aos 36 minutos da etapa inicial (Foto: Reprodução NSC/TV)

O Tigre fez alguns testes como o lateral Natan, além do goleiro Vinícius, e as três mexidas com Alex Maranhão, Caio e Lucas Coelho, para as saídas de Elvis, Mailson e Zé Carlos. O Tigre fez uma partida muito bem aplicada taticamente, mostrando solidez na defesa com a volta de Nino entre os titulares. A vitória fez o Tricolor quebrar um tabu de 11 anos, após 16 jogos sem vitória na Arena.

O próximo jogo é no domingo, dia 1º, contra o Hercílio Luz, no Majestoso. Para conseguir vaga na Copa do Brasil o Tigre terá que vencer o time de Tubarão e torcer para que aconteceça um empate entre Tubarão e JEC, na Cidade Azul, e que o Avaí não vença a Chapecoense, na Ressacada. Se o Tubarão ganhar, o Tigre terá que também vencer e superar o saldo de gols do Peixe. Atualmente o saldo de gols do Tubarão é de 2 gols, contra 1 do Tigre.

Por Marco Búrigo 29/03/2018 - 13:12 Atualizado em 29/03/2018 - 13:14

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta quinta-feira, dia 29. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Fernanda Zampoli, Dorvanil Vieira, Jonathas Roberge e Claiton Pacheco.

Em pauta: Redes sociais, Armamento da população e futebol.

O repórter Denis Luciano trouxe as informações do Tigre que joga hoje contra o Joinville.

 

Por Marco Búrigo 29/03/2018 - 09:42 Atualizado em 31/03/2018 - 06:42

Decadência no Praião

Determinar que o título do Praião é do Ajax de Siderópolis é uma piada de mal gosto. Pior ainda é não punir o Praia para o ano que vem. O campeão do Praião é o time que na verdade estava perdendo a final. Houve a confusão e tudo mudou. Estão acabando com a tradição do torneio. Não é à toa que o Suíço da Zona Sul, o Coroa Bom de Bola, entre outras competições estão crescendo e ganhando espaço. Alow diretores, turma do Rincão, salvem o Praião!!

Dura realidade

É difícil fazer futebol. O Concórdia provou isso. Uma coisa é disputar a Série B. Outra, totalmente diferente, é disputar a elite. Como é complicado levar o torcedor ao estádio. O Galo do Oeste conseguiu uma média de apenas mil torcedores por jogo. É pouco para um clube que havia acabado de subir. Está aí um dos motivos da volta à Segundona.

Falta um

Falta mais uma vaga ingrata para a Série B do Catarinense. Considero que o Inter de Lages tem a situação mais difícil. O Leão Baio terá que vencer o Brusque fora de casa e ainda torcer para que o Tigre não vença o Hercílio Luz, no Majestoso. O time de Tubarão pode não cair mesmo perdendo. Basta o Inter no máximo empatar. Resumindo, acho que vai sobrar para o Inter. O Brusque também pode cair, mas para isso aontecer terá que perder para o Inter e o Hercílio vencer o Tigre.

Opostos

Os dois representantes de Santa Catarina na Série D vivem momentos apostos. O Atlético Tubarão ainda luta por vaga na Copa do Brasil, enquanto o Inter de Lages está perto do descenso. O desfecho do Catarinão poderá fazer toda a diferença no Brasileiro da Quarta Divisão.

Finalista

Adversário do Criciúma na terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o Coritiba irá encarar o Atlético-PR na final do Paranaense. Serão dois jogos. A volta é na Arena.

Tabu de 18 anos

É impressionante o tabu do São Paulo contra o Corinthians em disputas mata-mata. São 18 anos sem ser eliminado pelo time do Morumbi. No total foram oito embates.

Destaque A Tribuna

A Chapecoense dá mostras de que é realmente favorita ao título do Campeonato Catarinense 2018. O time de Gilson Kleina continua desempenhando o melhor futebol da competição. A defesa é um dos pontos fortes, além do competente sistema ofensivo. O Verdão em casa é quase imbatível e isso contará muito na decisão em jogo único diante do Figueirense. O campeão sai no dia 8 de abril, na Arena Condá. Empate na finalíssima leva a disputa para os pênaltis.

Nota Zero

A final do Catarinão está justa. Os dois times merecem estar brigando pelo título. A Chapecoense busca o sétimo título, enquanto o Figueirense o 18º da história. A única coisa que deixa a desejar na final é o regulamento. O campeão sairá após a realização de apenas um jogo. É pouco para um embate tão importante. O que mancha ainda mais a competição é o fato de que o empate leva a disputa aos pênaltis. Tudo isso pela falta de datas. Uma pena!!

Por Marco Búrigo 28/03/2018 - 23:22 Atualizado em 29/03/2018 - 09:34

A Chapecoense garantiu o mando de campo da final do Campeonato Catarinense 2018. Nesta quarta-feira, dia 28, a Chape derrotou o Figueirense por 3 a 2, em Chapecó, e garantiu matematicamente a liderança da competição com uma rodada de antecedência.

O time de Gilson Kleina chegou aos 40 pontos, contra 33 do Figueira. Wellington Paulista marcou duas vezes e Nery Bareiro deixou o outro. Renan Mota e Henan descontaram  para o Alvinegro.

Wellington Paulista marcou dois gols na vitória por 3 a 2 (Foto: Reprodução NSC/TV)

A grande final está agendada para o dia 8 de abril, em Chapecó. Um empate levará a decisão para os pênaltis. A Chape busca o tricampeonato seguido, e o sétimo título da história, enquanto o Figueira quer o 18º título, já defendendo o status de maior campeão estadual.

A última rodada da fase inicial servirá apenas para cumprimento de tabela para os dois finalistas.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito