Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Livros que você PRECISA ler (pela metade do preço)

Listei dez títulos para aproveitar a promoção da Amazon (que acaba hoje!)
Por Arthur Lessa 22/05/2023 - 16:58 Atualizado em 22/05/2023 - 23:38

A Amazon está, desde sexta-feira (19), com mais uma edição da Book Friday, que oferece diversos livros com descontos bem atraentes! 

Aproveitando que a promoção segue até as 23h59 desta segunda-feira, listei alguns títulos que eu indico e estão na promoção com, pelo menos, 50% de desconto.

DISCLAIMER: os links são referentes à minha indicação e, por isso, a Amazon me remunera quando as compras são feitas por eles. Isso não altera em nada o preço pra quem compra. 

O Homem mais Rico da Babilônia (compre pelo meu link aqui)

Dividindo a posição de "primeiro livro a ser lido sobre dinheiro" com Pai Rico, Pai Pobre, O homem mais rico da Babilônia ensina, por meio de parábolas, conceitos tão básicos quanto poderosos como reservar parte do que você recebe assim que for pago, não emprestar dinheiro a terceiros e não investir sem medir e reduzir os riscos.

É um livro curto (160 páginas), muito leve de ler e custa menos que aquela cerveja artesanal que você gosta.

Como organizar sua vida financeira (compre pelo meu link aqui)

Começando uma dobradinha de Gustavo Cerbasi, Esse é pra quem já despertou o interesse em cuidar bem do prórpio dinheiro. Nesse livro ele, de maneira super didática, engloba o que você precisa saber, como sair das dívidas, separar cada dinheiro para sua finalidade, imposto de renda, aposentadoria e afins.

Investimentos inteligentes (compre pelo meu link aqui)

Saiu das dívidas, organizou as contas e fez sobrar parte do salário. Emm Investimentos inteligentes Gustavo Cerbasi explica quem é quem nas opções que o mercado apresenta para os investidores, separando o joio do trigo. 

Facilmente você vai entender a diferença de CDI e CDB, que poupar não precisa ser em Poupança, que ações podem ser mais seguras que renda fixa, e por aí vai.

Essencialismo (compre pelo meu link aqui)

Baita livro do Greg McKeown, é o melhor remédio praqueles momentos em que estamos muito oucpados e pouco produtivos. Ou seja, fazendo centenas de coisas ao mesmo tempo, investindo toda a energia e tempo que temos, e não vemos os resultados.

Esse livro é indispensável, porque, além de muito leve para ler, traz exemplos práticos que podem ser aplicados na sua rotina antes mesmo de terminar a leitura.  

A Revolta de Atlas (compre pelo meu link aqui)

Se você tem mais de 14 anos e me pedir para indicar apenas um livro, provavelmente será esse que eu indicarei. 

Publicado na década de 1950, esse livro é uma ficção baseada numa situação (cada vez menos) hipotética de um movimento governamental baseado na equiparação financeira forçada de pessoas e empresas por meio de decretos anti-concorrência, lobbys de empresas ineficientes, punição à inovação e afins.

Nesse cenários, os principais empreendedores e pensadores começam a sumir e o mundo para de funcionar. E, durante toda essa história, todos se perguntam: Quem é John Galt?

Qualquer pessoa que leia essa obra, não tão leve quanto as outras que indico aqui, verá o mundo de outra maneira e conhecerá o conceito do "egoísmo racional" de Ayn Rand.

Blink: A decisão num piscar de olhos (compre pelo meu link aqui)

Sabe quando você tem certeza de algo apenas pelo feeling? Aquela sensação de "sei disso, mas não sei explicar"? Isso existe em todas as pessoas e acontece normalmente em situações nas quais o indivíduo é especialista. 

Para explicar como isso acontece, como aproveitar e como não se deixar cair em armadilhas, Malcolm Gladwell explica o que é como aplicar na vida o conceito de fatiar fino.

O Investidor de Bom Senso (compre pelo meu link aqui)

Fundador da gestora americana Vanguard, John Bogle apresenta nesse livro um guia prático de como se comportar de forma inteligente no mercado e buscar o melhor desempenho com a estratégia que entende ser a mais simples e eficiente: os fundos de índice.

Fundos de índice são fundos baseados em índices (não diga!) como o Índice Bovespa (Ibovespa), que reune uma carteira teórica com ações selecionadas e distribuídas com base em critérios como o quanto são negociadas, tamanho e setor. Ou seja, investimento baseado em dados e sem intereferência da instabilidade emocional dos seres humanos. 

A Startup Enxuta (compre pelo meu link aqui)

Nesse livro, que virou manual no mercado de startups, mas também é totalmente aplicado em empresas tradicionais, Eric Ries explica como criou e como aplicaro o conceito de Startup Enxuta, que se baseia na aprendizagem validada e na experimentação contínua, adotando métricas efetivas para avaliar o progresso, práticas que evitam o desperdício de tempo e recursos.

Esse eu conheci por volta de 2011 ou 2012, por conta de um professor da pós-graduação que fiz na PUCRS, chamado Eduardo Lorea, mas só dei a atenção devida anos depois. 

A Marca da Vitória (compre pelo meu link aqui)

Aproveitando o sucesso do filme Air (disponível no Prime Video), que conta a história da negociação da Nike para patrocinar os tênis de Michael Jordan, então novato em vias de entrar na NBA. Isso aconteceu em 1984, quando a Nike não tinha nem de perto a onipresença esportiva que tem hoje, sendo ainda conhecida basicamente pelos tênis de corrida. Deixando o elenco (que é ótimo, por sinal) de lado, a história traz o protagonismo para a mãe de Jordan, que, além de orientar o filho a escolher seu caminho olhando mais pro longo que pro curto prazo, muda toda a dinâmica econômica dos patrocínios esportivos ao colocar em contrato que Michael teria participação nas receitas de qualquer produto que fosse vendido com a marca deles.

Essa é uma das histórias que, junto à sola feita em chapa de waffle e o logotipo de US$ 35, está no livro de Phil Knight, fundador da Nike.

PARA CRIANÇAS - A Revolução dos Bichos (compre pelo meu link aqui)

Se seu (sua) filho (a) já tem o hábito de ler, apresente esse clássico para ele (a). Além de uma história muito divertida de ler, sem que perceba o leitor está tendo um pequeno curso de manipulação de massas em forma de quadrinhos. E custa menos de R$ 10.

A Revolução dos Bichos conta a história de um grupo de animais em uma fazendo que, insatisfeitos com sua condição de vida, se rebelam contra seu senhor. Mas, mesmo o objetivo sendo tornar mais democrática aquela comunidade ao expulsar os humanos que os exploravam, logo descobrem que quanto mais as coisas mudam, mais elas continuam as mesmas. Os exploradores mudam, mas os explorados seguem explorados.

* Para os marmanjos, indico a versão luxo, que você pode comprar pelo meu link aqui

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito