Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Arthur Lessa 26/02/2018 - 14:36 Atualizado em 26/02/2018 - 14:48

O mais novo video do canal Desimpedidos, melhor canal de futebol do Brasil na minha opinião, conta os bastidores da histórica entrevista do Fred, apresentador do canal, com o seu grande ídolo Cristiano Ronaldo.

Nesse entrevista, das melhores que já vi do CR7, quando perguntado sobre o futebol brasileiro, o atacante falou que, mesmo os brasileiros sendo tão bons tecnicamente, seria hipocrisia afirmar que conseguem  jogar competitivamente com os grandes times europeus. Mas, o que chama mesmo atenção, logo na sequência, é que ele afirmou que, não agora, mas pode pensar em jogar no Brasil. E destacou dois times que mais lhe chamam a atenção: Flamengo e Grêmio.

 Dá uma olhada...

Esse video já é o mais assistido do Youtube, com mais de 2,1 milhões de views em menos de 20 horas.

Pra quem não acompanha o Desimpedidos, é importante ressaltar que a idolatria pelo Cristiano Ronaldo é ponto marcante na essência do personagem do Fred, que entrou no canal com um video em que imita o português em diversas situações, e também do Bruno, que é o nome verdadeiro do apresentador. 

Por Arthur Lessa 16/02/2018 - 13:11 Atualizado em 16/02/2018 - 16:53

Foi confirmada, agora há pouco, a morte do empresário Helder Búrigo, irmão do ex-prefeito Márcio Búrigo e do empresário Guido Búrigo.  Helder tinha recém completado 57 anos e sofria de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Ele deixa a esposa Adriana e dois filhos.

O corpo do Hélder será velado no Cemitério Municipal de Criciúma, iniciando por volta das 18 horas, onde será sepultado amanhã, às 10h.

O ex-prefeito Márcio Búrigo publicou há pouco no Facebook o seguinte texto em homenagem ao irmão: 
HELDER, morreste antes que eu, por isso me dou o direito de chorar o quanto quiser, mas não brigar com Deus por Ele ter te levado. Se alguns amigos me contarem algum fato a teu respeito, vou ouvir e se possível agregar algo. Se te criticarem vou te defender e afirmar que o que fizestes a vida inteira foi tentar ser bom e amigo. Se eu sentir muita saudade de ti, vou falar com Jesus e Ele vai te contar. Sei que vais estar com Ele e continuar sendo útil lá onde estiver. Se me der vontade de escrever alguma coisa sobre ti eu direi apenas uma frase : Foi meu amigo, meu Irmão e acreditou em mim, mas Deus o quis mais perto de Dele. Não estarás aqui para enxugar as lágrimas dos teus familiares e amigos, mas não faz mal, outros amigos farão isso no teu lugar. Sei que agora irás cuidar de novas tarefas onde estás e sei também que quando eu der uma espiadinha na direção do Céu não te verei, mas quando chegar a minha vez de ir para o Pai, vamos viver novamente a amizade que aqui nos preparou para chegar até Ele. Devemos viver como quem sabe que vai morrer um dia e morrer como quem soube viver direito. Nossa relação só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo. Eu não vou estranhar o céu se um dia for para lá . . . Sabe porque ? Porque... Ser seu amigo e irmão já foi um conhecer um pedaço dele! " Vá com Deus Helder." (Adaptação de poema do Vinicius de Moraes)

Por Arthur Lessa 15/02/2018 - 16:01 Atualizado em 15/02/2018 - 16:10

A Prefeitura de Criciúma emitiu, há pouco minutos, a nota oficial de exoneração de Robson Gotuzzo da Secretaria de Fazenda do município. A informação não é novidade, foi antecipada nesse blog no início da tarde. O que chama atenção é a "objetividade" da declaração, publicada abaixo na íntegra:

"A Administração Municipal de Criciúma acatou nesta quinta-feira (15), a solicitação de exoneração do secretário municipal da Fazenda, Robson Gotuzzo. O Governo do Município agradece pelos relevantes serviços prestados à frente da secretaria".

Nada mais que protocolar. Sem "por questões pessoais" ou coisas do tipo

Curto e grosso...

O secretário Gotuzzo fala nessa quinta-feira (15) no Ponto Final, a partir das 18h.

Por Arthur Lessa 15/02/2018 - 13:10 Atualizado em 15/02/2018 - 13:22

Em férias forçadas desde que estourou a polêmica do IPTU de Criciúma, Robson Gotuzzo deixou a Secretaria da Fazenda do município.

O desfecho já era previsto e o desligamento definitivo do então secretário do governo do prefeito Salvaro foi consumado na manhã desta quinta-feira (15), após reunião entre os dois, Gotuzzo e prefeito Clesio Salvaro.

Auditor fiscal de carreira da Secretaria de Estado da Fazenda, Gotuzzo estava "emprestado" à Prefeitura de Criciúma e reassume já na sexta-feira as funções na SEF.

Até o episódio do IPTU, Gotuzzo era o principal secretário de Salvaro.

Por Arthur Lessa 12/02/2018 - 14:57 Atualizado em 12/02/2018 - 14:59

Trabalhadores demitidos do Hospital Regional de Araranguá conseguiram a liberação de recursos para o fundo de garantia, em ação contra a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Informação é do advogado Alberto Gonçalves de Souza Júnior, da assessoria jurídica do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc), que atua em conjunto com o Sindsaúde.

A audiência ocorreu a sexta-feira (9) na Justiça do Trabalho de Araranguá.  Entre as questões ainda indefinidas está a multa de 40% sobre esse saldo e a multa definida no art. 477 da CLT, que consiste em mais uma remuneração. Uma nova audiência será realizada dia 2 de março.

Por Arthur Lessa 06/02/2018 - 18:13 Atualizado em 06/02/2018 - 18:25

Em reunião agora há pouco com o deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB), o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles,  foi convidado para ministrar uma palestra na cerimônia de posse do novo presidente da ACIC, Moacir Dagostin.

O ministro Meirelles confirmou a presença ao evento, que acontece no dia 14 de março, às 19 horas, na sede da ACIC.

Por Arthur Lessa 02/02/2018 - 16:00 Atualizado em 02/02/2018 - 16:28

Em decisão publicada na tarde de hoje pelo juiz de direito Fernando de Medeiros Ritter, reponsável pelo processo criminal movido contra Rogério Cizeski por ilicitudes na gestão da Criciúma Construções, autorizou o acesso do empresário às instalações da empresa Criciúma Construções Ltda. e suas empresas subsidiárias, mas “exclusivamente para acompanhar as atividades das empresas recuperandas em horário e local estabelecidos pelo Gestor Judicial, nos termos da decisão proferida pelo Juízo da Recuperação, sem prejuízo de eventual revisão da presente se necessário for”.

Na sentença, Ritter deixa claro que o abrandamento das restrições impostas a Cizeski é parcial e para fins consultivos, como retratado no trecho abaixo:
“ficam integralmente mantidas, no entanto, as restrições de afastamento do comando das empresas recuperandas, impedimento de atos de gerenciamento dessas mesmas empresas e impedimento de atuação em nome da Criciúma Construções e das suas empresas satélites, pois a gestão delas, até segunda ordem, continuam sob exclusiva competência e responsabilidade do Gestor Judicial, Sr. Zanoni dos Santos Elias”.

A decisão de hoje á uma vitória significativa da equipe de defesa de Cizeski, liderada pelo advogado Jefferson Monteiro. A sentença de hoje, do juiz da vara criminal,  junto à sentença de mesmo teor publicada no último dia 24, da vara da fazenda, possibilitam que o empresário posse, mesmo que parcialmente, voltar à empresa, da qual está afastado desde abril de 2015.

Confira abaixo a íntegra da sentença do juiz Fernando de Medeiros Ritter.

Por Arthur Lessa 30/01/2018 - 14:56 Atualizado em 30/01/2018 - 15:54

Argel Fucks tem tudo pra ser o novo técnico do Criciúma. 

Negociação entre ele e a direção avançou bem e o treinador vem a Criciúma para consumar o negócio. Uma conversa com o novo executivo de futebol, Nei Pandolfo, anunciado hoje pelo Tigre, é o último passo para o acerto.

A vinda a Criciúma foi confirmada pelo próprio Argel em entrevista à rádio CBN Diário, de Florianópolis, quando elogiou Pandolfo e ressaltou que, se acontecer, "é uma volta depois de cinco anos e dois trabalhos muito bons". 

Ouça a participação de Argel Fucks no programa CBN Debate desta terça-feira (30).

 

Por Arthur Lessa 30/01/2018 - 12:15 Atualizado em 30/01/2018 - 12:32

Inconformados com o aumento do IPTU em Tubarão, os vereadores José Luiz Tancredo (PSDB), Douglas Antunes Antunes (PMDB) e Gilson Paes Vieira (PSDB) ingressaram com Ação Popular por Violação aos Princípios Administrativos, com o objetivo de suspender a cobrança do reajuste. São réus, o município de Tubarão, o prefeito Joares Ponticelli (PP) e o secretário de Finanças, Rafael Bianchini (PSD).

Na ação, os vereadores tratam de imoral e desproporcional o aumento do imposto e questionam também a legalidade da aprovação “a toque de caixa” da matéria original, que alterou a PGV (Planta Genérica de Valores) e aumentou o valor do imposto a ser pago pelos contribuintes.

Por Arthur Lessa 29/01/2018 - 13:27 Atualizado em 29/01/2018 - 13:41

 A coletiva de imprensa convocada para as 14h30 desta segunda-feira (29) deve oficializar publicamente a saída do técnico Lisca do comando do Criciúma. Informações de bastidores dão conta de que o desligamento já aconteceu, durante a manhã, e Grizzo já comanda a equipe interinamente contra o Brusque, nesta quarta-feira (31), em Brusque.

Lisca chegou ao clube no dia 10 de dezembro e comandou o Tigre em quatro partidas do Catarinense, tendo duas derrotas, uma vitória e um empate, acumulando saldo de -2 gols (quatro contra e dois a favor).

Além da impensável derrota de 3x0 para o Tubarão neste domingo (28), as saídas do diretor executivo Newton Drummond (contratado pelo Vasco) e do preparador físico Felipe Célia devem ter pesado contra o treinador.

Mais informações em seguida  

Por Arthur Lessa 08/01/2018 - 16:06 Atualizado em 08/01/2018 - 16:11

Eduardo Moreira vai pedir que todos os cargos de confiança do Governo sejam postos a disposição assim que assumir o comando do Estado, o que está programado para acontecer no final de fevereiro.

Ele confirmou a informação em entrevista ao jornalista Marco Aurélio Gomes, publicada nesta segunda (8) na Rede de Notícias Acaert, defendendo que “assim como o Governador vai sair mais cedo, também é justo que os secretários que vão ficar até o final do mandato possam assumir com mais tempo e menos ‘engessamento’”.

Na sequência, Moreira afirma que as vagas serão preenchidas seguindo o critério de conhecimento da área. “Provavelmente muitos serão dos quadros da própria área de atuação. São basicamente técnicos.”. Outra informação confirmada pelo vice-governador é que, por questão de economia no fechamento de contas do mandato, nem todas as lacunas serão preenchidas. “No último ano a Lei de Responsabilidade Fiscal é mais rigorosa”. 

Prioridade para a Saúde

Quando questionado sobre o que fará no curto período em que estará a frente do Governo, Moreira deu destaque à Saúde e Segurança Pública. “A dívida chega a R$ 1 bilhão, então é um setor que vai exigir esforço hercúleo no sentido de equacionar. E a questão da Segurança Pública tem que ter uma visão diferenciada e por isso eu preciso implantar em fevereiro novas ações que deem uma nova faceta à Segurança Pública”. 

Acélio na Saúde

Nome certo no Governo de Eduardo desde o fim de 2017. Acélio Casagrande não foi o único citado para assumir a Secretaria de Saúde, pasta mais delicada do Executivo. Além de Casagrande, que tem experiência como adjunto da pasta, secretário de saúde de Criciúma no mandato do próprio Moreira (1993/1996) e bom relacionamento em Brasília, onde atua como Secretário de Articulação Nacional, o futuro governador citou também o médico ortopedista Marcelo Lemos, com experiência na direção do Hospital Celso Ramos e na Superintendência de Hospitais Públicos do Estado. Quando perguntado se seria um dos dois, ele afirmou que, provavelmente, serão os dois. 

(A afirmação dá a entender que o Lemos será o Adjunto, já que Moreira confirmou Casagrande como titular da pasta na última sexta (5)no Programa Adelor Lessa, da rádio Som Maior FM)

No páreo

Pensando na eleição desse ano, Moreira afirma que a política é dinâmica, seu nome segue comentado como possível candidato, mas espera trabalhar em apoio a Mauro Mariani. “O Mauro está em pré-campanha dentro do partido, ele tem méritos indiscutíveis e é hoje o nosso provável candidato. Espero que ele consolide definitivamente a candidatura que eu possa ser o seu principal cabo eleitoral”.

“O problema é no PMDB nacional”

Quando questionado sobre a principal preocupação apresentada pela militância do partido, Moreira foi taxativo ao citar a situação nacional do PMDB. “O PMDB catarinense é diferente mesmo, a nossa constituição foi diferente, tanto que nós temos o melhor desempenho do Brasil. São 16 deputados federais de Santa Catarina, sendo 5 nossos”. Segundo ele, o seu PMDB é o “do Luiz Henrique” e não “do Renan Calheiros”. “Luiz Henrique era o mentor político. Era um visionário. Ele repetia que ‘pensar grande e pensar pequeno custa o mesmo’. Ele deixa uma lacuna não preenchida”. 

Sem arrependimento

Moreira teve outras oportunidades de concorrer ao Governo do Estado e não consolidou a candidatura, mas não se arrepende dessa situação. “Em 2010 sofri um esvaziamento da minha candidatura, em parte pelo próprio PMDB. O partido estava dividido e isolado, por isso desisti e decidi ser vice de Raimundo Colombo. Não me arrependi, mas foi uma das decisões mais difíceis da minha vida”.

Por Arthur Lessa 20/12/2017 - 09:06 Atualizado em 20/12/2017 - 15:57

O fato é sério.

O músico criciumense Robson Brígido, guitarrista de bandas como “Leopoldo & Valéria” e “Don Capone”, foi roubado na noite desta terça-feira (19) no bairro Michel, na saída de um ensaio. Levaram o carro dele, um HB20 preto, placa MKW8417, e vários instrumentos musicais.

Levaram:

- Marshall JCM2000 TSL 60 watts;

- Caixa Borne 2x12;

- Uma bolsa com vários cabos, adaptadores, fontes, pedestais e outros acessórios, e dentro estavam um pedal Fulltone OCD, um empower fuzz'n'bender, um BBE boosta grande, e um Radial London Bones;

- Um Pedalboard Landscape PS8, com fonte e com um Morley Maverick mini wah, um Ibanez TS9 tube screamer, um Boss DD5 delay, um EHX nano Chorus, um nux mod core, um Hotone Komp, um Polytune mini, além do footswitch de cinco vias do Marshall;

- Uma guitarra Gretsch Eletromatic Pro Jet com Bigsby (foto abaixo), preta, com case KGB.

Como são instrumentos pouco comuns, qualquer informação sobre tentativa de venda dessas peças será bem vinda.

O contato do Robson é 99107-2402

 

Por Arthur Lessa 19/12/2017 - 19:04 Atualizado em 22/12/2017 - 16:59

Em entrevista ao programa Bola da Vez, da ESPN, o ex-técnico das Seleção Brasileira Luiz Felipe Scolari falou sobre a relação com Tite, atual comandante da Canarinho, a quem chamou de ingrato.

Na mesma entrevista, que foi ao ar na semana passada, Felipão, que treinou também a Seleção Portuguesa, falou sobre a disputa entre o pupilo Cristiano Ronaldo e Renato Gaúcho. Quem foi melhor, professor?

 

Por Arthur Lessa 18/12/2017 - 14:54 Atualizado em 18/12/2017 - 14:57

Grande expoente da música do sul catarinense, Jorge Nando continua tendo como destaque a capacidade de se manter sempre evoluindo.

Uma prova disse foi o lançamento, nessa segunda feira (18), da sua versão da música Era Uma Vez, da cantora Kell Smith.

A gravação foi produzida em parceria com o canal Nossa Toca e o de Carlos Bala, da banda do Djavan, um dos bateristas mais respeitados do país que já tocou com outros cantores consagrados como Maria Bethânia, Chico Buarque, Caetano Veloso e  Roberto Carlos.

Além da versão cover de Era uma vez, foram produzidas ainda mais duas canções com Jorge Nando, sendo uma autoral, que serão compartilhadas em breve por meio das plataformas digitais da Toca.

O Nossa Toca é um canal de música do produtor e apresentador Giba Moojen, junto com os diretores Leonardo Felippi e Rodrigo Schaefer. O canal recebe artistas nacionais que criam experiências musicais e apresentam sons autorais.

Por Arthur Lessa 07/12/2017 - 15:53 Atualizado em 07/12/2017 - 16:37

A memetização (ou memezação), que é a palavra que eu inventei agora pro movimento de transformação de tudo em "memes", é o grande "coqueluche" (expressão de velho, né?) do momento nas redes sociais das empresas e orgãos públicos. É usar o efeito atrativo e cômico das montagens, normalmente para tirar sarro de algo ou alguém, com o objetivo de ter likes e compartilhamentos.

O raciocínio é: "Hahaha, que engraçado! Vou passar pros meus amigos e minha avó! Eles vão adorar!". Assim, em rede, a mensagem se espalha por si só.

Mas, como tudo que envolve humor, é preciso ter cuidado. E parece que esse cuidado a Prefeitura de Criciúma não teve.

Para divulgar a substituição de carro, a equipe de comunicação do município divulgou o vídeo abaixo na página oficial do Executivo no Facebook. 

 

Mobi da Prefa

Chegou a nova versão do Uno da Prefa, mas espera, não é mais o Uno! Agora é a vez do Mobi

 

Sem surpresa, várias reações negativas nos comentários. A maioria fazendo relação do vídeo, que é um racha tirado do filme Velozes e Furioso, com o trânsito de Criciúma, complicado pra uma cidade de apenas 200 mil habitantes e, muitas vezes, violento. Houve também uma manifestação a favor, chamando os reclamantes de chatos.

Mas convenhamos... Se é decisão usar um meme pra divulgar a troca de carro do município (o que já não é um fato de grande repercussão, na minha opinião), tem outras diversos modelos e estilos.

Por exemplo... Vamos roteirizar juntos... Se o Uno foi trocado depois de anos de relação e parceria, eu faria com esse modelo (muito famoso internacionalmente):

 * Sim... Fiz o meme no Paint! #oldschool

Por Arthur Lessa 29/11/2017 - 15:49 Atualizado em 29/11/2017 - 16:20

Clima de tensão para o segundo jogo da final da Libertadores 2017 entre Lanús e Grêmio, na Argentina.

O placar magro de 1 a 0 na Arena dá pouca tranquilidade para a equipe brasileira, principalmente depois de ver o próprio Lanús eliminar o River Plate, que havia vencido pelo mesmo placar na ida.

Aí, amigo... Apelemos aos santos!

Tem que não consiga dormir! 

E tem quem não sonha com outra coisa!

jael tri

E na hora daquela prova de matemática, fim de ano, precisando passar...

Com aquela cutucada básica, é claro! 

Mas o importante mesmo é fazer história e manter a tradição viva, de pai pra filho!

Há, inclusive, quem veja hoje os heróis do passado...

E, como não podia ser diferente, tem o outro lado, que seca e provoca...

Mas, no fim das contas, o fato é que o Grêmio hoje é o Brasil na Libertadores e, se for campeão, a promessa tricolor é de...

 

Por Arthur Lessa 29/11/2017 - 14:35 Atualizado em 29/11/2017 - 14:53

Em clima de Grêmio na final da Libertadores, o gaúcho e internacional (por estar em Boston) David Coimbra citou o Próspera na coluna de hoje. Mais do que isso, citou Julio César, ponteiro-esquerdo do Time da Raça.

O Próspera tinha um ponteiro-esquerdo japonês. Eu achava isso importante. O Próspera é o segundo clube de Criciúma, formado com base na carbonífera que tinha esse nome e que depois virou CSN. Um time de mineiros, de raízes populares, orgulhosamente pobre, às vezes os jogadores treinavam com a camisa rasgada, às vezes o número de bolas não era suficiente para o trabalho tático do inteligente técnico Acioly Sanchez, mas coragem sempre tinha de sobra.

Na sequencia, David discorre sobre os grandes pontas (ou ponteiros) esquerdos da história do futebol brasileiro. Lula, Ortiz, Canhoteiro e por aí vai...

Aí, durante a leitura, vem a pergunta: o que isso tem a ver com o jogo de hoje, que é o grande assunto do futebol sulamericano (menos no Rio, que só olha pro Flamengo e o Caso Muralha) ou com o título do texto, que é O Grêmio tem um jogador que pode levá-lo à vitória nesta quarta-feira?

Lê aqui e descobre...

 

Por Arthur Lessa 27/11/2017 - 15:25

Aos 66 anos de idade, Phil Collins anunciou hoje que se apresenta no Brasil em 2018.

Collins está na estrada com a turnê Not Dead Yet Live! (Não morreu ainda ao vivo!, em inglês) e fará shows no Rio de Janeiro (22/2), São Paulo (24/2) e Porto Alegre (27/2).

Os valores dos ingressos variam entre R$ 135 e R$ 760. A venda inicia nos próximos dias pelo site Eventim.

A turnê, anunciada em outubro de 2016, leva o mesmo nome do livro de memórias do ex-baterista do Genesis, lançando no mesmo mês.

Entre seus maiores sucessos estão músicas românticas como Another Day in Paradise, In the Air Tonight, Easy Lover, One More Night e Against All Odds (Take A Look at Me Now).

Curta o ensaio de Phil Collins e banda, registrado no último dia 20.

 

Tags: Phil Collins

Por Arthur Lessa 20/11/2017 - 17:21 Atualizado em 21/11/2017 - 10:55

Acho sempre interessante quando fatos não relacionados se encaixam de tal maneira que 2+2 vira 5.

Admito que, nesse ano, não atentei à chegada do Dia da Consciência Negra, lembrado todo dia 20 de novembro no Brasil desde 2003. Talvez em 2017 as informações sobre essa data tenha sido menos frequentes, ou menos enfáticas, ou só não passaram pelo meu “radar”.

Mesmo assim, por coincidência, assisti a um filme no fim de semana que é simbólico para a data. Coincidência porque eu tive a ideia de ver na hora, no menu, não estava na programação da tv por conta da consciência negra, o que faria sentido.

O filme é Estrelas Além do Tempo, indicado ao Oscar deste ano, que apresenta a história de Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, três mulheres negras (dois “defeitos” nos anos 60s) que, a seu modo, galgaram cargos mais altos na NASA do que aqueles que eram os seus limites impostos.

Em plena corrida espacial contra os russos, que se mantinham sempre à frente na disputa, a agência espacial norte-americana foi obrigada a quebrar as barreiras para aproveitar o potencial dessas três profissionais, que trabalhavam como computadores, função ainda exercida por pessoas “de segunda categoria”.

Johnson, a mais protagonista das protagonistas, foi transferida do prédio onde ficava as mulheres negras para o quartel general da missão. O prédio original tinha banheiro para mulheres negras, o novo não. Eram 800m correndo para ir, mais 800m para voltar e continuar os cálculos a tempo de atender o prazo.

Como era um gênio em cálculo, superando facilmente o engenheiro responsável na solução dos problemas de trajetória, forçou o líder da equipe a quebrar as barreiras que a impediam de avançar e, por consequência, atrasavam o avanço da missão.

Esse é um pequeno pedaço da história, verídica e escondida dos livros de história que tratam da conquista dos EUA no espaço.

Assista essa reportagem do Fantástico, do começo do ano, sobre o filme.

E sobre o título? É spoiler... Vai continuar lendo?

Mesmo?

Tem certeza?

Vou avisar de novo...

!!! SPOILER ALERT !!!

 

Em dado momento do filme, os computadores da IBM foram instalados na NASA (avanço tecnológico incalculável na época), estavam rodando e os cálculos começaram a ser feitos pelas máquinas, milhões de vezes mais rápidas que as pessoas.

Acontece que o mesmo cálculo deu dois resultados diferentes de um dia pro outro. O astronauta, nesse caso, se recusou a decolar até que a “menina” boa de cálculos conferisse o resultado.

Ela ganhou acesso à sala de comando (aquela mesmo, onde tem a comunicação com o foguete), refez o cálculo na hora, a mão, e resolveu a questão. O cálculo dela simplesmente avançou mais casas decimais nas coordenadas que o magnífico IBM era capaz.

Katherine Goble Johnson calculando em sua mesa, na Nasa
Essa é a Katherine, calculando... (foto: Nasa)

 

Por Arthur Lessa 17/11/2017 - 12:42

O Doodle do Google homenageia, nesta sexta-feira (17), os 107 anos de nascimento da escritora Rachel de Queiroz.

Cearense de Fortaleza, Rachel ficou marcada, junto a Clarice Linspector, Cora Coralina e Cecília Meirelles,  como uma das mulheres mais atuantes da literatura brasileira.

A imagem escolhida representa bem as características da sua obra, que são o cenário árido do nordeste brasileiro e a família de retirantes. O Quinze, por exemplo, que foi o primeiro romance da escritora modernista, publicado em 1930, o tema central é a seca de 1915 que assolou o nordeste do país. 

A própria escritora fugiu com a família da seca no Ceará para buscar uma vida mais promissora no Rio de Janeiro. 

Rachel de Queiroz ainda se consagrou com as obras Caminho das Pedras, As Três Marias e O Menino Mágico. Em 4 de agosto de 1977 foi escolhida para ser a quinta ocupante da Cadeira 5 da Academia Brasileira de Letras (ABL), no lugar de Candido Motta Filho. O video do discurso dela na posse está no fim desse post.

Como hoje é aniversário dela, fui atrás de algum material sobre ela pra colocar aqui. E me deparei com uma baita entrevista feita pela Veja em 1996 e republicada em 2010, em virtude do centenário da escritora.

Eu não coloquei a entrevista toda aqui. Apenas algumas partes que achei mais interessante. Pra ler toda, clica no texto azul ali em cima.

A senhora acaba de ganhar o Prêmio Moinho Santista, no valor de 50 000 reais. O que vai fazer com todo esse dinheiro?

Vou comprar um automóvel, porque o meu está velho como o diabo.

Qual a importância de um bom agente para o escritor?

Um bom agente nos valoriza, vende os nossos livros pelo melhor preço. No meu caso, para ir para a editora Siciliano, minha agente literária, Lúcia Riff, me colocou em leilão. Fui para a editora que pagou mais. Só a luva foi de 120 000 dólares.

Como é a vida de escritora?

Se for levar essa vida a sério, é bastante chata. Mas vivo nela toda satisfeita. Não vou a conferências nem a festas literárias. Gosto mesmo é de cozinhar e de assistir a futebol e boxe. Fico até tarde da noite para assistir a uma luta do Mike Tyson.

O boxe não é um esporte muito violento?

É, mas eles são guerreiros.

A senhora leva tanto tempo para escrever um livro que dizem que tem preguiça de escrever.

Romance é como gravidez. Aquilo fica dentro de você, crescendo, incomodando, até sair. Quando falo que meus livros saem em intervalos de quinze anos, não estou fazendo charme. Esse é o meu tempo. Memorial de Maria Moura, meu último livro, é de 1992. Antes dele, tinha publicado Dora, Doralina, em 1975. Foram, portanto, dezessete anos de intervalo. Outro romance, agora, só daqui a quinze anos.

 

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito