Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Entre tapas e beijos: Afinal, qual é a do Governo com seus dividendos?

Num dia a União odeia o lucro, no outro pede antecipação do seu "faz-me-rir"
Por Arthur Lessa 25/07/2022 - 17:48 Atualizado em 25/07/2022 - 17:50

É destaque de agora no UOL: "Governo pede a Petrobras, Caixa, BB e BNDES antecipação de dividendos para bancar auxílios"

A justificativa para o pedido não traz nenhuma novidade. Com a previsão de redução de arrecadação e aumento de custos públicos, ambos decorrentes da PEC Kamikaze (ou dos Benefícios), o Governo Federal precisa realmente reforçar seu caixa. Mas o que chama atenção é o passado recente.

Acompanhamos há meses uma série de críticas de diversas autoridades do Planalto ao fato de estatais darem lucro, incluindo o ministro Paulo Guedes, especialista no Mercado Financeiro. A Petrobrás, alvo favorito dos ataques por conta dos aumentos sucessivos do preço dos combustíveis, o que pega mal em ano de "renovação de contrato" do Executivo, chegou a ser relegada. Virou filho pródigo. O presidente chegou a falar que a União não tinha comando sobre a empresa, que a Petro não é estatal, que era um absurdo distribuir dividendo porque só enchia os bolsos dos investidores internacionais. Como é batida essa imagem do monstro "investidor internacional", não? Parece o Homem do Saco dos meus tempos de criança.

Agora, quando a conta aperta, os mesmos que batiam vem pedir favor. Seguindo a linha do video da Magalu de semana passada, consigo imaginar alguém em Brasília pedindo que sejam distribuídos "aqueles proventos gostosos o mais rápido possível, por favor". Mas, oras bolas... Não era um pecado dar lucro? Mas agora que precisa, são esses lucros que vão salvar a lavoura?

Não estou criticando o pedido. Entendo que seja o que justifica ter empresas estatais. Petrobras e Banco do Brasil, com ações na B3, e Caixa e BNDES, de capital fechado, são empresas. E, como tal, tem o lucro como sinal de eficiência. A alma de uma empresa é o lucro. Se não tem lucro, não é empresa. É agência, autarquia, secretaria ou algo do tipo. 

O que é preciso é que nós, brasileiros e, principalmente, aqueles que são investidores, não tenhamos memória curta. É importante lembrar do ontem para bater com o hoje e ver quem tem constância e quem se contradiz. E estes, ao discutir consigo mesmos, devem ser ouvidos com um pé atrás.

E, para contextualizar, vale lembrar que, apenas em 2022, o Governo, como acionista majoritário que é, recebeu só da Petrobras o montante de mais de R$ 32 bilhões. Entre 2019 e 2021 foram R$ 35 bilhões. Ou seja, se tem alguém que não pode reclamar dos dividendos das estatais é o Tesouro Nacional.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito