Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 29/01/2026 - 18:25 Atualizado em 29/01/2026 - 20:30

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o mandato do vereador Cristian Novak (PSD), de Forquilhinha, o segundo mais votado na eleição de 2024. Atualmente ele é secretário municipal de desenvolvimento econômico.

Além de perder o mandato, Novak teve decretada a sua inelegibilidade por oito anos.

Ele foi julgado por abuso de poder econômico, consubstanciado em tentativa de cooptação de candidatos do PP durante a eleição de 2024 com a promessa de cargos e valores.
A decisão pela condenação (e cassação) foi tomada por 4 votos a 3, em sessão de agora à tarde no TRE. 
Com a decisão, a votação de Cristian Novak é anulada e é refeito o cálculo para definição das vagas por partidos na Câmara.

Vai assumir a cadeira na Câmara de Forquilhinha, pela cassação de Novak, o suplente Edesio Loch (União Brasil).
Agora, a defefesa de vereador cassado por entrar com embargos de declaração, e depois disso para recorrer no cargo depende de uma liminar no TSE. A regra é ser afastado com julgamento do TRE.

 

Por Adelor Lessa 29/01/2026 - 07:02 Atualizado em 29/01/2026 - 08:23

Associação Empresarial de Criciúma, a Acic, distribuiu nota oficial ontem depois do anúncio do Ministro Renan com a solução para o Morro dos Cavalos. 

Acic se envolveu com o assunto, levantou a bandeira, e foi pra rua.
Liderou movimento de pressão e participou das discussões todas, as técnicas e as politicas, por uma solução para o Morro dos Cavalos. 

Acic não é politica, não tem vínculos com políticos ou partidos, tem compromisso com o desenvolvimento da cidade e da região, e briga por isso, independente de quem tenha poder de decisão.
Foi por isso que levantou a campanha "solução já" para o Morro dos Cavalos. 

A nota de ontem foi assim titulada assim:
"Associação empresarial de Criciúma celebra o anuncio de obras do Morro dos Cavalos" 

E segue:
"O trecho da BR-101 receberá os dois túneis, conforme previa o projeto original de duplicação da rodovia.
No entanto, com adequações como a implantação de três pistas em cada túnel, já preparando o segmento para a futura triplicação da via. As obras serão realizadas pela CCR Via Costeira, do Grupo Motiva, responsável pela administração do trecho Sul da BR-101.
Para isso, os dois contratos de concessão serão revistos, já que atualmente o segmento é administrado pela Arteris, concessionária do trecho Norte. 
As duas empresas já concordaram com as mudanças, que são apoiadas também pela campanha Morro dos Cavalos – Solução Já!, deflagrada pela Associação Empresarial de Criciúma".

Declaração do presidente Frank Hobbold inserida na nota da Acic:
“Significa dizer que a nossa mobilização chegou à primeira conquista, com a definição da obra e de quem irá executá-la, mas continuaremos mobilizados para que o projeto saia do papel o mais rápido possível. Vamos acompanhar cada etapa até a conclusão”.
E Ponto.

Deveria ser só isso.
Nada mais. 

Mas, desandou para uma briga de "bolhas políticas", um tiroteio entre autoridades, totalmente desnecessário, inoportuno.

O que importa é que a solução para o Morro dos Cavalos está definida, está apresentada, e vira compromisso, que será cobrado.

O governo passado não fez nada sobre Morro dos Cavalos, o anterior também não, o outro também não e faz praticamente duas décadas que só enrolam.

Pode ser questionado o prazo de 12 meses para inicio da obra, mas a obra não começa sem os tramites burocráticos e legais.

E não é um recapeamento de rua que decide hoje, vai lá amanha e faz. 

A briga agora tem que ser pela celeridade do processo, buscar garantir que a obra comece em seis meses, ou menos, ou mais ou menos isso.
E depois fiscalizar , ficar em cima, para que os prazos sejam cumpridos 

E comemorar a primeira vitória.
Porque vitorias devem ser comemoradas.

E a briga politica, que fique para a eleição!

Por Adelor Lessa 28/01/2026 - 19:20 Atualizado em 29/01/2026 - 13:00

No comentário feito no Ponto Final, na rádio Som Maior, tratei do anúncio de solução para o Morro dos Cavalos, e a conclusão da BR 285, na Serra da Rocinha, Timbé do Sul.

Além disso, comentei declaração do governador Jorginho Mello, em Forquilhinha, quando praticamente confirmou que a sua chapa terá dois candidatos do PL ao senado - Caroline de Toni e Carlos Bolsonaro.

Perguntado a respeito, ele disse: "é muito provável".

E também sobre a conversa do ministro Renan Filho com MDB e PT sobre a possibilidade de aliança no estado, e o "tiroteio" entre o ministro e o governador.

Abaixo, o audio do comentário, na integra, onde começo falando do "tiroteio":

   

 

Por Adelor Lessa 28/01/2026 - 08:34 Atualizado em 28/01/2026 - 10:03

PSD reuniu MDB e União Progressista (PP + União Brasil) para tratar de uma composição em torno da candidatura de João Rodrigues ao Governo.

A reunião foi ontem, em Forianópolis, no diretório estadual do PSD.

Pelo PSD, participaram João Rodrigues, deputado Julio Garcia, presidente da Assembléia, e Eron Giordani, presidente estadual do partido.

Pelo MDB, deputados Carlos Chiodini, presidente estadual do partido, e Valdir Cobalchini.

Pelo União Progressista, o deputado Fabio Schiochet, coordenador da federação.

Ficou assegurado que, fechado o acordo, uma vaga ao senado será de Esperidião Amin, candidato a reeleição.

O MDB só seguirá nas conversações se tiver vaga assegurada na majoritária. Em principio, vice-governador.

Foi levantada a possibilidade de atrair o PSDB para a aliança, oferecendo a segunda vaga ao senado ao deputado Marcos Vieira, presidente estadual do partido.

Foi a primeira reunião com todos, nada acertado, mas primeiro passo dado.

O prefeito João Rodrigues confirmou interesse em fechar a composição nos próximos dias.

Provavelmente porque não quer renunciar a prefeitura sem ter segurança na composição da chapa.

 

 

 

Por Adelor Lessa 28/01/2026 - 07:02 Atualizado em 28/01/2026 - 07:06

O ex-deputado Gelson Merísio voltou a cena política com força.

Embora não tenha dado nenhuma declaração pública, nos bastidores o seu nome passou a estar em todas as projeções e especulações.

A última, de ontem, depois do anunciado desembarque do MDB do Governo Jorginho, é que Merisio pode filiar no MDB para ser candidato a governador, com apoio do PT e as força de esquerda do estado.

Políticos que tem relação próxima com Merisio garantem que de fato existe a possibilidade, e que está sendo tratada, mesmo que ainda que forma muito restrita.

Merísio está nos Estados Unidos, em um compromisso profissional, a voltará ao estado na sexta-feira, quando acontecerá sua festa de aniversário em Florianópolis.

O ex-deputado foi candidato a governador pelo PSD em 2018, foi o mais votado no primeiro turno, mas perdeu no segundo turno para Carlos Moisés, pela onda do "17".

 Outro movimento de ontem nos bastidores do estado foi do União Progressista (PP + União Brasil) na direção do PSD e da candidatura do prefeito João Rodrigues a governador.

O deputado Fabio Schiochet, coordenador do UP no estado, se reuniu ontem com Eron Giordani, presidente estadual do PSD.

PSD garantiu espaço para o senador Esperidião Amin ser candidato a reeleição na chapa de João, mas o UP está de olho na vaga de vice também.

O sonho de Schiochet é que o ex-prefeito Clesio Salvaro passe do PSD para o União Brasil e seja vice de João. Mas, para isso, quer o "de acordo" do PSD.

Digamos que isso, se o PSD topar, sacramenta a aliança. 

 

Por Adelor Lessa 27/01/2026 - 08:35 Atualizado em 27/01/2026 - 11:56

Diante da tendência de "chapa pura" do PL para o Senado na chapa do governador Jorginho Mello, com Carlos Bolsonaro e Carol de Toni candidatos, o União Progressista (PP + União Brasil) sinaliza para aliança com o PSD, apoiando João Rodrigues, prefeito de Chapecó, para o governo.

Fabio Schiochet, deputado federal, coordenador estadual da União Progressista, federação que reúne PP e União Brasil, disse hoje na rádio Som Maior que os dois partidos não abrem mão da candidatura a reeleição do senador Esperidião Amin (PP).

A "chapa pura" do PL para o Senado representa, para Schiochet, que PP e União Brasil estão "dispensados".

No entendimento com o PSD, no entanto, Schiochet quer mais que o espaço assegurado para Amin.

Ele quer a filiação no União Brasil de Clesio Salvaro, ex-prefeito de Criciúma, e a sua indicação como candidato a vice-governador.

Schiochet vai tratar do assunto hoje na reunião que terá com Eron Giordani, presidente estadual do PSD.

 

 

 

Por Adelor Lessa 26/01/2026 - 21:47 Atualizado em 27/01/2026 - 08:11

Na reunião de ontem à noite, em Florianópolis, o MDB de Santa Catarina decidiu "orientar" seus filiados que entreguem os cargos que ocupem no Governo Jorginho e anunciou que iniciará a construção de um projeto próprio para eleição ao Governo do estado.

O presidente estadual do partido, Carlos Chiodini, já entregou o cargo (era secretário da agricultura), e se colocou a disposição para ser candidato a governador.

Chiodini anunciou na reunião que reassumirá sua cadeira na Câmara dos Deputados. Com isso, o criciumense Luiz Fernando Vampiro perderá a vaga e voltará à condição de suplente.

O MDB decidiu fazer um "desembarque light", sem rompimentos, sem brigas públicas, para preservar as relações (e os convênios) que os prefeitos do partido tem com o Governo.

Da mesma forma, os representantes do partido que tem cargos no Governo foram "orientados" a sair. Não há determinação para que entreguem os cargos.

No caminho novo que anuncia que vai construir para a eleição de outubro, o MDB pode compor com João Rodrigues, prefeito de Chapeço, candidato a governador pelo PSD, ou, menos provável, se encaminhar para um entendimento com o PT, oferecendo o candidato fora da esquerda ao governo.

Três nomes importantes do MDB (e com poder de influência) não estavam na reunião desta noite. Deputados Jerry Comper, secretário de infraestrutura do Governo Jorginho, Fernando Kreeling e Antidio Luneli.

A reação do MDB aconteceu depois que o governador Jorginho Mello fechou acordo com o Partido Novo e definiu o prefeito de Joinville, Adriano Silva, como seu candidato a vice.

O MDB tinha a expectativa de indicar o vice.

Abaixo, a nota oficial que a direção estadual do MDB distribuiu depois da reunião:

Nota oficial do MDB Santa Catarina
Na noite desta segunda-feira (26), o MDB de Santa Catarina (MDB-SC) realizou
uma reunião no Hotel Castelmar, em Florianópolis. Na ocasião, por decisão
unânime, o diretório estadual do partido deliberou as seguintes orientações políticas:
1. Construção de projeto próprio:
A partir deste momento, o MDB-SC iniciará a construção de um projeto próprio para
as eleições ao Governo do Estado de 2026, alinhado aos anseios da sociedade
catarinense e em consonância com os 60 anos de história, legado e conquistas da
sigla.
2. Diálogo e articulação política:
O partido abrirá diálogo com outras legendas que compartilhem dos mesmos
princípios, valores e ideais emedebistas, visando a construção de convergências
políticas responsáveis e comprometidas com o desenvolvimento de Santa Catarina.
3. Independência:
O diretório do MDB-SC orienta seus filiados a se desvincularem de funções que
exerçam no que no Governo do Estado. Independente de posicionamentos no
campo político-eleitoral, a sigla reafirma que seguirá apoiando, no âmbito do Poder
Legislativo, todos os projetos que sejam de interesse do Estado e da população
catarinense, mantendo sua postura de responsabilidade institucional, mesmo que
esteja se desvinculando do atual Governo.
O MDB de Santa Catarina reforça, assim, seu compromisso histórico com o diálogo,
a democracia e o desenvolvimento de Santa Catarina.

 

 

     

 

   

 

 

Por Adelor Lessa 26/01/2026 - 07:08 Atualizado em 26/01/2026 - 09:50

Uma quarta ação judicial, desdobramento da Operação Caronte, que apurou ilicitudes na operação de funerárias em Criciúma, em 2024, deverá ser protocolada pelo Ministério Público nos próximos dias.

A ação vai tratar de informações apuradas nos documentos e equipamentos apreendidos por busca e apreensão nas etapas da Operação.

São informações que envolvem diretamente agentes políticos que tinham mandatos na época.

Já tem três ações tramitando no Judiciário, desdobramento da Caronte.

A última foi ajuizada no dia 19 de dezembro, mas levada ao conhecimento público na semana passada.

Ação por improbidade ajuizada pelo Ministéario Público contra o ex-prefeito, Clésio Salvaro, um vereador atualmente com mandato, dois ex-vereadores do mandato passado, e mais 28 empresários e agentes públicos.

No início de 2025, foi protocolada ação pelo Ministério Público exigindo o afastamento imediato das funerárias envolvidas nas denúncias da Operação Caronte, e que ainda estavam operando na cidade.

O MP foi atendido e aquelas funerárias não operam mais em Criciúma. Outras funerárias se habitilitaram e estão encaminhando os serviços na cidade.

A primeira ação tramita no Tribunal de Justiça porque Clésio Salavro é um dos "alvos" e foi protocolada quando ele era prefeito e tinha foro privilegiado.

Não há prazo estabelecido para julgamento das ações, nem previsão.  

 

Por Adelor Lessa 09/01/2026 - 06:22 Atualizado em 09/01/2026 - 11:24

Era julho de 1973. 

Dona Lourdes me levou na rádio Araranguá para “garimpar" o meu primeiro emprego em rádio. E desde lá, é o que me faz levantar todos os dias às 4h20 da manhã, feliz, motivado, porque amo o que faço.

Sensibilidade de mãe. Melhor que qualquer teste vocacional.

Ela via que eu ficava direto mexendo no rádio que tinha na cozinha lá de casa, ouvindo e anotando, me fazendo locutor às vezes, seguindo uma planilha que havia montado com emissoras do país afora.

Minha mãe foi uma grande mulher. Uma leoa na defesa dos filhos.

Nazareno, Ivonete e eu fomos felizardos. Não poderíamos ter mãe melhor!

Ontem à noite, aos 98 anos, ela descansou, encerrou sua missão aqui na terra, foi para o céu.

Maria de Lourdes Lessa, professora apaixonada, determinada, não se custava em seguir pelo interior no lombo de um cavalo para cumprir sua missão de ensinar.

Eu nasci em uma escola estadual, no Caverazinho, em Araranguá.

É a lei da vida. A gente sabe. Mas é difícil, doloroso. Pelo que ela foi, pela mãe que foi. 

No recente dia 30, na porta da virada do ano, o médico comunicou que o quadro dela era irreversível, questão de horas ou dias. Dias difíceis se seguiram…

Maior orgulho da minha mãe.

Teve que vencer muitas dificuldades, mas sempre otimista, com fé, com postura.

Sempre divertida, afetuosa, inteligente, espirituosa. Adorava conversar.

Era daquelas que no mercado, conhecia o guarda, a caixa, a atendente, o gerente, o empacotador. Mas, conhecia de chamar pelo nome, saber dos filhos, falava da novela, palpitava dos assuntos da época.

Minha mãe, meu exemplo, meu orgulho.

Beijo, mãe.

 

Por Adelor Lessa 19/12/2025 - 18:48 Atualizado em 19/12/2025 - 19:06

O ano foi cansativo, de muito trabalho, mas de vitórias, e conquistas. Muitas vitorias!
Foi um ano bom!
Agpra, entro em férias e só volto em 2026.

Foi um ano bom para a Som Maior, para o programa que apresento, crescemos em audiência, ampliamos interação e prestação de serviço.
Tratamos de pautas do interesse coletivo, empunhamos bandeiras importantes para a sociedade, participamos de movimentos por pleitos pelo desenvolvimento, crescimento, geração de emprego e renda.

Da ponte de Ilhas, nossa primeira briga do ano, que termina o ano resolvida, até a solução para o Morro dos Cavalos, que começa a ter sinais de luz no fim do túnel, de encaminhamento para solução. 

Foi um ano bom para o 4Oito.

Na radio e no portal, metas batidas, resultados muito positivos, crescimento importante, números bons.

Radio é nosso negocio, Portal é nosso negocio.
Trabalhamos à exaustão para entregar bons produtos, em sintonia com a novas técnicas e praticas, sempre procurando atender bem as pessoas, e defender os interesses da cidade e da região.

Temos um time muito bom, de pessoas valorosas, leais, profissionais, competentes.
Ninguém se esconde do trabalho, está todo mundo sempre pronto pra resolver e garantir a melhor entrega. 
Tenho o maior orgulho do nosso time! 

Mas, conseguimos tudo o que foi possível, pelo apoio de parceiros, patrocinadores, apoiadores.
Parceiros do whatsap, que passam informações, são nossos olhos em todos os cantos, dão opinião, sugerem, criticam, corrigem, estão sempre caminhando junto, colocando a digital, ajudando a fazer.

Por isso, estou fisicamente cansado, mas feliz.
Preciso desligar alguns dias para recarregar baterias, ir pro Arroio, encontrar o Teobaldo, as turmas, abraçar amigos, mergulhar no samba do Coruja, passar no bar do Zé, no Hugo, fazer muita resenha, rir muito.

Porque 2026 será um ano de muito trabalho.

Ano de eleição, Copa do Mundo, do Criciuma ser campeão do estado, e do acesso para a Serie A.
E vamos trazer novidades, planos e projetos, para fazer a melhor entrega.

Muito obrigado, muito obrigado
As vitorias, que foram muitas, são nossas vitorias, são coletivas, de todos que participaram direta ou indiretamente da nossa jornada.

Estamos juntos! 

Feliz e santo Natal. E vamos em frente.

 

Por Adelor Lessa 18/12/2025 - 17:32 Atualizado em 18/12/2025 - 18:14

O primeiro suplente de vereador, Rodrigo Gonçalves, atualmente vereador em exercício, é o novo presidente do PP de Içara.

O vereador Gelson Possamai é o vice.

Agora, os dois estão montando a comissão provisória com 11 membros.

O ato oficial será publicado pela executiva estadual do PP nos próximos dias.

A sucessão no comando do PP de Içara, depois da debandada do ex-presidente Jandir Soratto e quase todos os vereadores e suplentes, foi definida hoje, durante reunião de Rodrigo e Gelson com o deputado José Milton Scheffer.

Soratto anunciou ontem a desfiliação, junto com vereadores e suplentes, como desdobramento da forma como a executiva estadual do partido encaminhou a filiação de Arnaldinho Lodetti Junior.

Soratto e seu grupo ja estão filiados no PL.

Filiações "abonadas" pela prefeita Dalvânia Cardoso (PL).

Nos próximos dias, provavelmente início de janeiro, será realizado um ato político em Içara, com a presença do governador Jorginho Mello, presidente licenciado do PL de Santa Catarina, para marcar o ingresso de todos no partido.

 

 

Por Adelor Lessa 17/12/2025 - 19:55 Atualizado em 18/12/2025 - 07:00

O PP de Içara sofre um baque. De uma só vez, perde o presidente do partido, três dos quatro vereadores e quase todos os suplentes. Decisão foi tomada na noite desta quarta-feira.

O presidente da executiva municipal, empresário Jandir Soratto, que foi vice-prefeito até 2024, se sentiu desrespeitado pela executiva estadual pela forma como conduziu a filiação de Arnaldinho Lodetti.

"Eles mandaram a ficha de filiação assinada e queriam que eu abonasse e registrasse, depois de termos comunicado que não aceitaríamos a filiação do Lodetti. Um desrespeito total com quem conduziu o partido nas vitórias dos últimos anos, que levaram à retomada do protagonismo político em Içara",  afirmou Soratto.

Solidários com Sorato, também estão se desfiliando do PP, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Eduardo Zata, e os vereadores João Luiz Nunes e Adilson Bertan, e praticamente todos os suplentes.

Só continuam no PP, 1 vereador, Gelson Possamai, e um suplente, Rodrigo Gonçalves. Os dois devem assumir o comando do partido na cidade. Eles vão se reunir hoje com o deputado José Milton Scheffer, durante agenda que o deputado terá em Criciúma.

Todos que estão saindo do PP já decidiram que vão para o PL, partido da prefeita Dalvania Cardoso, ex-PP.  

Por Adelor Lessa 16/12/2025 - 20:49 Atualizado em 17/12/2025 - 08:37

O Padre Fábio de Melo formalizou, nesta terça-feira, a contratação do advogado criciumense, Jefferson Monteiro, para representá-lo em todas as questões jurídicas no estado de Santa Catarina.

Monteiro assume a responsabilidade pela defesa dos interesses do Padre em episódios recentes de repercussão, como o ocorrido em uma cafeteria em Joinville, que aconteceu em maio deste ano.

Ele vai fazer a condução técnica de todos os desdobramentos jurídicos referentes ao ocorrido na cafeteria, bem como a adoção de medidas judiciais contra a propagação de fake news que teriam circulado recentemente na internet, incluindo boatos sobre uma suposta denúncia ao Vaticano por parte de um bispo catarinense.

Monteiro tem 20 anos de atuação, envolvido em causas de ampla repercussão, como em 2023 o Caso Laurinha e recentemente na defesa da Diocese de Criciúma e de padres da região.

Por Adelor Lessa 16/12/2025 - 18:53 Atualizado em 16/12/2025 - 20:56

A executiva estadual do PP informa por nota que encaminhou a filiação de Arnaldinho Lodetti para a executiva municipal tomar as "providências cabíveis".

Acontece que qualquer filiação deve ser feita na cidade onde está o domicílio eleitoral do interessado.

No caso de Arnaldinho, Içara.

A anunciada filiação feita direto da executiva estadual, feita ontem (segunda-feira), abonada pelo senador Esperidião Amin, na presença do presidente estadual Leodegar Tiscoski, e o secretário geral, Aldo Rosa, não tem efeito legal. Serviu apenas como ato político.

Nesta terça-feira, o presidente do PP de Içara, Jandir Soratto, foi comunicado que a filiação estava sendo encaminhada para que ele desse andamento. Ou seja, ao PP de Içara caberá decidir a respeito.

Soratto respondeu que o partido já tomou decisão de não aceitar a filiação. 

Mesmo assim, deve convocar nova reunião para confirmar procedimento.

A informação de bastidores é que, diante da reação do PP de Içara, Arnaldinho pode transferir domicílio eleitoral para Criciúma, onde teria filiação aceita.

Arnaldinho está retornando ao PP, depois de nove anos, em movimento liderado pelo médico Irani Alberton, candidato a deputado estadual, e o ex-deputado Valmir Comin.

Arnaldinho é o coordenador da campanha de Irani, que é presidente do PP de Criciúma.

Abaixo, a nota distribuida pela direção estadual do PP: 

"Durante reunião com os pré-candidatos do Progressistas, realizada nesta segunda-feira (15), a Executiva Estadual recebeu o pré-candidato de Criciúma, Irani Alberton, acompanhado de seu coordenador de campanha, Arnaldo Lodetti Júnior. Na ocasião, o articulador político, Arnaldo Lodetti Júnior, assinou filiação ao Progressistas. O secretário estadual do partido, Aldo Rosa, encaminhou a ficha de filiação ao presidente da Executiva Municipal de Içara, Jandir Soratto, para as providências cabíveis".

 

Por Adelor Lessa 16/12/2025 - 18:05 Atualizado em 16/12/2025 - 20:54

De tudo o que ouvi ontem e hoje, e ontem foi um dia especial, com o Governador Jorginho ao vivo na Som Maior, em entrevista exclusiva, falando sobre apoio para Criciúma e região, o que já veio, e o que ainda virá.

Teve a secretária, Luciane Ceretta, também em entrevista exclusiva na Som Maior, falando do trabalho revolucionário que vem fazendo na educação do estado, e principalmente pelo papel de embaixadora de Criciúma no governo, e no núcleo de decisões, influenciando a favor da cidade, pelo atendimento dos seus pleitos e projetos.

Porque na politica é assim. Tem quem trabalha, faz, briga pelas causas do interesse coletivo, e tem quem fica atrás da moita, atrás do toco, só esperando um buraco na parede, ou uma frase mal dita, para lacrar, incomodar, surfar onda. Porque só faz isso!! 

Ontem teve também o anúncio da Central do Recomeço de Criciúma, anunciada pelo prefeito Vaguinho e sua equipe.

Um complexo de cerca de 21 mil metros quadrados no bairro Capão Bonito, que irá atender a população em situação de rua da cidade.

É um projeto novo, com peso de "grande obra", porque a cidade precisa e quer obras, asfalto, cimento, concreto, mas também precisa tratar das pessoas. 

Aquela forma de tratar morador de rua como vagabundo, aos gritos, mandando embora, fazendo ameaças, não funciona. O tempo mostrou que não deu resultado nenhum. 

Até porque se puder mandar embora daqui, as outras cidades também vão mandar para cá.

Com traficante e chefe de gangue é que tem que agir com vigor, dar gritos se for preciso, mandar embora.

Não pode falar grosso com morador de rua, dependente químico, drogado, e fazer de conta que não vê o chefe de gangue e o traficiante. 

 

Por Adelor Lessa 16/12/2025 - 05:53 Atualizado em 16/12/2025 - 18:31

Com a obra da Ponte de Ilhas encaminhada, em Araranguá, a primeira parcela (r$ 6 milhões) já foi liberada pelo Governo do Estado, e a licitação está encaminhada, é hora de avançar nos encaminhamentos para a ligação de Ilhas/Hercilio Luz com a Barra Velha, no Balneário Rincão, fazendo mais um trecho da rodovia Caminhos do Mar.

Também no distrito de Hercílio Luz, é fundamental voltar a tratar da fixação da barra do rio Araranguá. 

Ao mesmo tempo, é preciso intensificar a discussão sobre a extensão da Via Rápida até o Balneário Rincão.

Governador Jorginho Mello (PL) disse durante entrevista exclusiva na Som Maior que a obra está no seu andar, e que vai fazer o projeto "andar" durante 2026.

É uma obra necessária, primeiro porque a rodovia que liga hoje a BR 101 ao sul do Rincão não tem condições, longe de atender demanda, esburacada, estreita, sem sinalização necessária e sem espaço para ampliação. 

Olhando para o amanhã, e olhando de cima o mapa daquela região, tudo isso junto estabelece bases para um novo viés de desenvolvimento de toda aquela região.

Ponte de ilhas, mais a ligação pavimentada Ilhas - Barra Velha, a fixação da barra do rio Araranguá e a extensão da Via Rápida, vai fomentar desenvolvimento, crescimento, receita e renda para Criciuma, Içara, Rincão e Araranguá.

 

Por Adelor Lessa 15/12/2025 - 20:10 Atualizado em 15/12/2025 - 20:48

No comentário desta segunda-feira (15/12), na rádio Som Maior, programa Ponto Final, destaque para a entrevista exclusiva do governador Jorginho Mello (PL).

Ele anunciou que a extensão da Via Rápida até o Balneário Rincão está no seu "radar", e que vai fazer andar o processo.

Além disso, afirmou que a candidatura de Carlos Bolsonaro (PL) a senador por Santa Catarina é fato consumado, irreversivel, e do irmão, Flavio Bolsonaro (PL) a presidente, da mesma forma.

Também falou sobre a aproximação com o prefeito Vaguinho (PSD), de Criciúma.

Outro destaque foi a entrevista exclusiva da secretária de educação do estado, Luciane Ceretta, reitora licenciada da Unesc.

Ela se firmou com "embaixadora" de Criciúma e região no Governo e junto ao Governador ponto, ajudando a agilizar os processos de tramitação e garantindo liberação de recursos e ações.

Na secretária, faz um grande trabalho.

Ela implantou o seu "modelo" de trabalho que era conhecido na Unesc, com "bateria" sempre carregada, sem hora para começar, nem para terminar a jornada do dia.

Revitalizou as escolas, reformou, construiu novas, fez a climatização de todas e investiu na capacitação dos servidores.

Sobre eleição, apesar de o MDB anunciar que continua esperando por sua filiação para ser candidata a deputada federal, ela garante que o assunto não está no seu radar. 

Por fim, também foi tratada a filiação de Arnaldinho Lodetti no PP, feita pela direção estadual do partido, com aval do senador Esperidião Amin.
O PP de Içara anunciou que não queria, e que não aceitaria.

A filiação é uma derrota politica a direção local do partido.

Abaixo, o comentário feito na rádio Som Maior e a entrevista exclusiva do governador Jorginho Mello: 

Entrevista do Jorginho Mello:

 

Por Adelor Lessa 15/12/2025 - 15:04 Atualizado em 15/12/2025 - 16:45

Arnaldo Lodetti Junior, o Arnaldinho, está filiado no PP.

A filiação foi feita no início da tarde desta segunda-feira, pela executiva estadual do partido, em Florianópolis.

Assista o momento em que Arnaldinho assinou

Arnaldinho foi saudado pelo senador Esperidião Amin e o presidente estadual do partido, Leodegar Tiscoski.

O retorno ao PP foi antecipado na semana passada pelo blog, e provocou reação dos vereadores e dirigentes do PP de Içara, domicilio eleitoral de Arnaldinho.

Durante reunião do partido com vereadores, o presidente Jandir Soratto chegou a afirmar que, se Arnaldinho voltasse, ele sairia do partido.

Arnaldo Lodetti Junior começou a fazer politica no PP, foi dirigente e principal operador do partido durante mais de duas décadas, mas migrou para o MDB e foi candidato a prefeito em 2020, sendo derrotado pela atual prefeita, Dalvânia Cardoso.

Ele volta ao partido apoiando a candidatura do médico Irani Alberton a deputado estadual.

 

Por Adelor Lessa 12/12/2025 - 20:52 Atualizado em 12/12/2025 - 21:15

O Bairro da Juventude ganhou três grandes reconhecimentos, nesta sexta-feira (12), em São Paulo. A instituição de Criciúma conquistou o título de Melhor ONG do Brasil, Melhor ONG por Causa e Melhor ONG de Santa Catarina. A premiação é realizada pelo Instituto Doar Certificadora Social. 

 

Por Adelor Lessa 11/12/2025 - 19:45 Atualizado em 12/12/2025 - 06:49

O fato do dia na política do estado foi o anúncio da renúncia de Carlos Bolsonaro no Rio para ser candidato ao senado por Santa Catarina na chapa do governador Jorginho Mello.

Mas ele quer que a outra vaga para o Senado na chapa seja de Carol de Toni e diz que o governador não vai cumprir acordo com o pai dele se não for candidato.

E disse que vai estar com Carol para o Senado, onde ela estiver (mesmo no NOVO).

O movimento de Carlos e a ameaça que pode representar para o projeto de reeleição do governador Jorginho. Mais detalhes, no comentário no Ponto Final desta quinta-feira (11):

 

« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito