Por Adelor Lessa
08/03/2024 - 18:45 Atualizado em 02/04/2024 - 17:15
A deputada federal criciumense Julia Zanatta e o deputado federal Eduardo Bolsonaro estiveram hoje à tarde com o governador Jorginho Mello, na Casa da Agronômica, em Florianópolis.
Trataram da eleição em Criciúma, entre outras pautas.
Governador informou que na próxima semana estará em Brasília, quando deverão avançar em algumas da conversas encaminhadas.
Jorginho confirmou que vai falar com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, sobre a situação do deputado Ricardo Guidi.
A reunião pode ser em Brasília, ou em São Paulo, numa "escala" da viagem.
Guidi está no PSD, quer ser candidato a prefeito, tem o apoio do Governador, mas tem dificuldade de emplacar como candidato do partido. Jorginho fez convite para se filiar no PL e vai pedir à Kassab uma "carta de alforria" para o deputado mudar sem risco de perder o mandato
Por Adelor Lessa
08/03/2024 - 17:15 Atualizado em 08/03/2024 - 19:26
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O Ministério Público Federal, pelo Vice-Procurador Geral Eleitoral, Alexandre Espinosa Bravo Barbosa, se posicionou hoje pela cassação do mandato do senador catarinense, Jorge Seif (PL).
Processo que trata do assunto está tramitando no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desde o começo de fevereiro.
O posicionamento foi dado em recurso protocolado pelos advogados de Seif.
O Vice-Procurador defende a cassação de Seif e seus suplentes, e decretação de inelegibilidade do empresário catarinense Luciano Hang, da Havan.
Luciano está no processo porque a denúncia contra Seif é por abuso do poder econômico, porque a estrutura da Havan teria sido usada na campanha de Seif.
A legislação eleitoral não permite apoio de "pessoas jurídicas" aos candidatos.
Em trecho do posicionamento do Vice-Procurador consta:
“Nesse contexto, deve haver reforma do acórdão regional para julgar procedente a AIJE proposta com a determinação de cassação do mandato da chapa eleita para o senado pelo Estado de Santa Catarina em 2022, composta por JORGE SEIF JUNIOR, ADRIAN ROGERS CENSI e HERMES KLANN, com reconhecimento de inelegibilidade de JORGE SEIF JÚNIOR E LUCIANO HANG, pela prática de atos de abuso de poder econômico e cominação de multa contra eles, no valor máximo legal, que deve ser aplicado individualmente, nos termos da previsão do artigo 22 da Lei Complementar nº 64/90”.
De outro lado, o Vice-Procurador Eleitoral, em nome do Ministério Público Federal, sustenta que, em caso de confirmada a cassação, deve haver nova eleição de um novo senador.
No início da noite, a assessoria do senador Jorge Seif distribuiu nota, fazendo contraponto ao posicionamento do Ministério Público Federal, pelo Vice-Procurador.
Abaixo, a nota na íntegra:
"Nota Oficial
Sobre as conclusões publicadas, temos algumas observações, primeiro que, mais uma vez, a pretensão da chapa perdedora de assumir a vaga foi descartada, ou seja, caso ocorra a improvável cassação, teríamos novas eleições.
Quanto ao parecer em si, entendemos que não altera as boas expectativas quanto ao julgamento final do TSE, uma vez que se verifica que partiu de uma premissa equivocada, em que afirma que o TRESC teria entendido pela existência da prática de atos vedados pela legislação, o que não ocorreu, além disso, reconhece a inexistência de prova, ao afirmar que existem indícios, os quais, por óbvio, não são provas.
Além disso, sua conclusão está totalmente desconectada com tudo que foi produzido nos autos durante a instrução processual.
A defesa reafirma a confiança na justiça e acredita que a decisão do TRESC será mantida na sua integralidade, em respeito ao povo catarinense.
Assessoria jurídica do Senador Jorge Seif"
Abaixo, o posicionamento do Vice-Procurador-Geral Eleitoral, Alexandre Bravo Barbosa.
Por Adelor Lessa
07/03/2024 - 18:41 Atualizado em 02/04/2024 - 17:15
O deputado federal e secretário de estado Ricardo Guidi, depois de se lançar candidato a prefeito no encontro regional do PSD, quarta-feira à noite, em Criciúma, viajou para o Rio de Janeiro, onde vai se encontrar com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.
Na pauta da reunião, a eleição em Criciúma e a sua candidatura.
Kassab tem encontro agendado com todos os deputados federais do PSD do país. Guidi está licenciado, mas também foi chamado.
Na conversa sobre a candidatura em Criciúma, Guidi deverá estar acompanhado (e receber apoio) dos outros dois federais do PSD no estado. Ismael dos Santos e Darci de Mattos.
Abaixo, reprodução do comentário feito na rádio Som Maior, fim da tarde desta quinta-feira, sobre o encontro regional de ontem do PSD, que foi um sucesso, com mais de 2 mil pessoas.
Por Adelor Lessa
06/03/2024 - 22:10 Atualizado em 02/04/2024 - 17:16
O PSD realizou um grande evento ontem à noite, estilo convenção partidária norte-americana, em Criciúma, no AM Master Hall. Os organizadores estimam mais de 2.000 pessoas presentes.
Participaram 11 prefeitos do PSD, 10 vice-prefeitos, 20 novos candidatos a prefeito no sul e deputados.
Destaque do evento foi lançamento de duas candidaturas a prefeito. Ricardo Guidi e Arleu da Silveira.
Os dois, nos seus discursos, se apresentaram como candidatos.
O previsto é que o encontro seria uma grande festa para lançamento da candidatura de Arleu.
Mas, a presença de Guidi, e o discurso feito, se lançando candidato, mudou o clima.
Arleu ouviu manifestações de apoio do prefeito Clesio Salvaro, deputado Júlio Garcia e prefeito João Rodrigues, de Chapecó.
Clesio cutucou Guidi ao dizer que Arleu não vai pedir apoio na Agronômica (residência oficial do Governador).
Quando Guidi foi anunciado, foram ouvidas vaias.
Ele reagiu: "Eu não estava acostumado com isso em reunião do PSD. E não estou achando legal, não. E ninguém está".
As vaias cessaram.
Arleu e mais três vereadores do PSDB de Criciúma anunciaram filiação no PSD - Geovana Benedet, Toninho da Imbralit e Márcio Darós.
Por Adelor Lessa
06/03/2024 - 08:46 Atualizado em 02/04/2024 - 17:16
O vereador licenciado e secretário municipal Arleu da Silveira acredita que o deputado federal e secretário de estado, Ricardo Guidi, vai migrar do PSD para o PL e será seu adversário na eleição para prefeito de Criciúma, em outubro.
Arleu fez a projeção hoje pela manhã durante entrevista na rádio Som Maior (abaixo, áudio com o trecho da entrevista).
O PSD vai fazer ato estadual hoje, em Criciúma, 19h, para filiação de Arleu da Silveira no PSD e lançamento de sua candidatura a prefeito.
Arleu tem apoio do prefeito Clesio Salvaro e do deputado Julio Garcia.
Ricardo Guidi também pretende ser candidato a prefeito pelo PSD.
Mas, ele tem convite do governador Jorginho Mello para trocar de partido e ser o candidato do PL.
Guidi deverá estar no ato de filiação de Arleu, hoje à noite.
Arleu disse que sua candidatura pelo PSD já tem o apoio de cinco partidos (União Brasil, Republicanos, PSDB, PDT e PSB).
Três vereadores do PSDB vão segui-lo na filiação ao PSD - Márcio Darós, Giovana Zanetti e Toninho da Imbralit.
Por Adelor Lessa
05/03/2024 - 08:42 Atualizado em 05/03/2024 - 09:52
O presidente da Câmara de Criciúma, vereador Pastor Jair (PL), que vai assumir como prefeito interino na sexta-feira, afirmou agora pela manhã na radio Som Maior que os vereadores vão derrubar o veto do prefeito Clesio Salvaro ao projeto aprovado por unanimidade pela Câmara que dá isenção de pagamento de IPTU ao Criciúma Esporte Clube.
Com a derrubada do veto, a Câmara vai promulgar a lei de isenção.
O vereador disse que estranhou o veto do Prefeito ao projeto e a sua reação, com ataques aos vereadores, porque isso estava "combinado" com ele.
"Numa reunião na prefeitura, o Prefeito disse que nós deveriamos encaminhar e aprovar o projeto, que ele não se manifestaria e a Câmara promulgaria a lei. Por isso, não entendi o que ele fez nesta semana", afirmou o vereador.
Por Adelor Lessa
05/03/2024 - 06:18 Atualizado em 05/03/2024 - 10:08
O ex-deputado Luiz Fernando Vampiro voltou a participar de uma reunião do diretório do MDB de Criciúma, ontem à noite.
Ele estava afastado desde a eleição de 2022, quando não se elegeu deputado federal, e ficou primeiro suplente.
Na reunião de ontem, foi feita a apresentação de alguns dos candidatos a vereador do partido para eleição de outubro.
"Tivemos a honra da presença do nosso ex-deputado Vampiro, que declarou seu apoio durante a jornada. Foi uma reunião extremamente proveitosa", afirmou o presidente do MDB, vereador Paulo Ferrarezi.
Por Adelor Lessa
04/03/2024 - 12:36 Atualizado em 04/03/2024 - 13:21
Com um discurso agressivo, atacando um vereador que não identifica, o prefeito Clesio Salvaro vetou o projeto de lei aprovado por unanimidade pela Câmara de Criciúma que garante isenção do pagamento de IPTU ao Criciúma Esporte Clube.
Prefeito sustenta que a matéria é inconstitucional e que já teve decisão a respeito do Judiciário, sem apresentar comprovação.
Mas, durante a discussão na Câmara de Vereadores, foram apresentadas leis semelhantes aprovadas e vigentes em vários estados, beneficiando a maioria dos times da Série A do futebol brasileiro.
O prefeito diz que o projeto é oportunista e eleitoreiro, que o vereador tem feito pouco pela cidade e que deveria doar o seu salário.
Importante registrar que o projeto foi assinado por 12 vereadores e aprovado por unanimidade em duas votações.
O ataque, então, mesmo que o prefeito tenha falado em um vereador (sem citar nome), é contra os 12 que foram signatários da matéria. Depois, contra todos, já que o projeto foi aprovados pela unanimidade.
Por fim, a lamentar que uma proposta em favor do Criciúma tenha sido levada para um debate neste nível.
Desnecessário!
O prefeito tem o direito de vetar, pelas suas convicções, e apresentando as justificativas técnico-jurídicas que entende pertinentes.
Não precisava atacar ninguém.
O Criciúma e os vereadores não deveriam, e não mereciam, ser atacados de forma tão chula.
E apenas porque todos os vereadores querem fazer valer para o Criciúma o que já existe pelo país afora, beneficiando a maioria dos times da primeira divisão.
Agora, os vereadores vão analisar e votar sobre derrubada ou manutenção do veto.
Se decidirem derrubar o veto, poder promulgar a lei.
Em síntese - os vereadores vão decidir se aceitam, concordam e acatam o ataque feito, ou firmam posição e dão "grito de independência".
Por Adelor Lessa
28/02/2024 - 19:02 Atualizado em 29/02/2024 - 08:40
Içara passa a ser a principal cidade do sul do estado administrada pelo PL.
Prefeita Dalvânia Cardoso fez a filiação hoje, final da tarde, em Brasília, na sede nacional do PL.
O ato seria com o ex-presidente Jair Bolsonaro, mas ele teve que viajar de última hora para São Paulo.
Michele Bolsonaro foi quem fez a filiação de Dalvânia.
Estavam no ato, o governador Jorginho Mello, presidente estadual do PL, e o deputado federal Daniel Freitas.
A deputada Julia Zanatta, que participou das articulações para filiação da prefeita, está em missão oficial da Câmara dos Deputados no exterior (no Baren), por isso não estava no ato.
Dalvania faz politica desde jovem, nos tempos na Arena. Assinou filiação aos 17 anos, quando passou a fazer militância na juventude do partido.
Na primeira entrevista como filiada no PL, ela enfatizou que sempre foi de direita e bolsonarista, e que vai se empenhar agora para fortalecer a direita na cidade.
Disse também que sua decisão vai garantir apoio do Governador Jorginho para as pautas da cidade.
Por Adelor Lessa
28/02/2024 - 19:29 Atualizado em 29/02/2024 - 06:35
Os deputados Julio Garcia e Ricardo Guidi voltaram a se reunir ontem. Trataram da situação de Guidi no PSD e sua presença no ato da semana que vem, dia 6, para filiação do vereador e secretário municipal Arleu da Silveira.
Os dois almoçaram no gabinete de Julio Garcia, na Assembléia Legislativa.
Estava com eles, e foi testemunha da conversa, o prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten (PSD).
Julio reforçou convite para Guidi participar do ato de filiação de Arleu.
No ato, Arleu será lançado candidato a prefeito, mas Guidi também é candidato a prefeito.
Falo mais sobre isso, com possíveis desdobramentos, e o que ficou alinhado, no comentário abaixo, levado ao ar na rádio Som Maior.
Por Adelor Lessa
23/02/2024 - 06:52 Atualizado em 23/02/2024 - 14:36
O deputado Tiago Zilli, do sul catarinense, será o novo secretário da direção estadual do MDB.
Será o único representante do sul catarinense na nova executiva do partido.
Zilli foi prefeito de Turvo e está cumprindo primeiro mandato como deputado estadual.
A nova executiva do MDB será eleita e homologada na Convenção Estadual, segunda-feira, em Florianópolis.
O deputado federal Carlos Chiodini será mantido na presidência o deputado federal Valdir Cobalchini será eleito vice.
Por Adelor Lessa
23/02/2024 - 11:44 Atualizado em 23/02/2024 - 22:03
O presidente estadual do PSD, Eron Giordani, e o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, iniciaram hoje a mobilização para o grande encontro do partido, no dia 6 de março, para filiação do vereador Arleu da Silveira e lançamento de sua candidatura a prefeito de Criciúma.
Eron e João gravaram vídeo chamando para o evento e falando em "lançamento de pré candidatura".
Arleu já foi anunciado pelo deputado Julio Garcia, em janeiro, como o candidato do PSD a prefeito de Criciúma.
Julio tem o comando do partido no sul do estado.
Os principais politicos do PSD do estado deverão estar no evento.
O movimento de mobilização vai fazendo mais delicada a situação o deputado federal Ricardo Guidi, que é presidente do PSD de Criciúma e também pré-candidato a prefeito.
Como presidente do partido, não poderá deixar de estar em um ato de filiação em Criciúma, de amplitude estadual .
Mas o ato também será de lançamento da candidatura a prefeito do novo filiado.
Por Adelor Lessa
21/02/2024 - 18:51 Atualizado em 21/02/2024 - 19:07
O advogado Guilherme Colombo (PL), assessor da presidência do BRDE, marido da deputada Julia Zanatta, começou o dia, hoje, em reunião com o prefeito Clesio Salvaro (PSD) e o secretário Arleu da Silveira (nos ultimos dias de PSDB), na prefeitura.
Na pauta: eleição para prefeito, em outubro.
Depois, foram juntos, no mesmo carro, para cerimônia na Fontanella Transportes. E voltaram juntos.
E assim, fizeram voltar as especulações sobre a possibilidade da chapa Arleu - prefeito e Guilherme - vice.
Abaixo, mais detalhes no comentário feito na rádio Som Maior, programa Ponto Final.
Antes disso, falo da repercussão da "entrevista bomba" do ex-governador Eduardo Moreira, pela manhã.
Por Adelor Lessa
20/02/2024 - 05:35 Atualizado em 20/02/2024 - 12:53
O deputado federal Ricardo Guidi (PSD), que está com sua candidatura colocada à prefeito de Criciúma, teria um prazo até primeira semana de abril, para tomar a decisão de migrar para o PL ou ficar no PSD.
Agora o prazo para uma tomada de posição do deputado encurtou. Passou a ser 6 de março.
Neste dia, o seu partido fará a filiação do vereador Arleu da Silveira, secretário municipal de governo, num ato de amplitude estadual, com os principais politicos do partido no estado.
Mas, o ato não será apenas de filiação. Será o lançamento da candidatura de Arleu a prefeito pelo PSD.
Análise da situação, em detalhes, no comentário abaixo, feito na rádio Som Maior, programa Ponto Final.
Por Adelor Lessa
18/02/2024 - 20:55 Atualizado em 19/02/2024 - 08:03
Num grande evento, de nível nacional, realizado no fim de semana, em Bom Retiro, na Serra Catarinense, o empresário criciumense João Paulo Freitas fez a inauguração da sede da Vinicola Thera e apresentou o ambicioso projeto de um condomínio fechado, o residencial Fazenda Bom Retiro.
Na oportunidade, ele confirmou que está pronto, licenças todas aprovadas, para lançamento nos próximos dias de um bairro planejado em Criciúma, na Br 101, próximo da cerâmica Portinari.
O evento foi realizado em duas fases.
A primeira, no sábado, com a inauguração da sede da vinícola e apresentação do residencial.
Ontem, um encontro com os principais sommeliers e especialistas em vinhos do pais.
Estavam profissionais reconhecidos como Manoel Beato, Juliana Carani, Gianni Tartari, Eduardo Milan, Kelly Bergamo, Marcelo Copelo, João Lombardo e Suzana Bareli.
A inauguração no sábado foi prestigiada pelos senadores Esperidião Amin e Ivete da Silveira, deputados Paulinha e Daniel Freitas, prefeitos da região, empresários da Associação de Vinhos de Altitude, e secretário de turismo do estado, Evandro Neiva, representante do Governador Jorginho, que está em missão oficial no exterior.
Depois do descerramento da fita, feita por João Paulo, a esposa Linda, filhos Abner e Adonay, noras e netas, teve uma grande festa.
Com a inauguração da sede, a Vinicola Thera passa a elaborar seus próprios vinhos, que antes eram feitos na Vinicola Francione, em São Joaquim, que é dos seus irmãos, Daniela, Adriana e André.
Além disso, tem um novo e moderno Thera Winebar, que substitui o que foi destruído por um incêndio em agosto de 2022.
Abaixo, entrevista com João Paulo Freitas e trecho do discurso de Abner Freitas na cerminonia de sábado à noite.
Abaixo, editorial de hoje no programa da rádio Som Maior.
Por Adelor Lessa
17/02/2024 - 17:58 Atualizado em 17/02/2024 - 18:08
A chapa 1 venceu eleição para conselho fiscal da Cooperaliança, a Cooperativa de Içara. Fez vantagem de 135 votos sobre a chapa 2.
A eleição aconteceu durante o dia deste sábado.
A chapa 1 somou 2.572 votos, e a chapa 2 fez 2.437 votos.
A chapa 1 é de situação, ligada ao presidente da Cooperativa, Dede de Jesus.
A chapa 2, de oposição, era apoiada pela prefeita Dalvania Cardoso.
Por Adelor Lessa
15/02/2024 - 07:01 Atualizado em 15/02/2024 - 10:00
31 de janeiro, Florianópolis, restaurante do hotel LK.
À mesa, deputado federal Ricardo Guidi e deputado estadual Julio Garcia.
No cardápio: eleição de outubro em Criciúma.
O encontro teria acontecido por iniciativa do deputado Julio.
Guidi é candidato a prefeito, mas no partido também está posta a candidatura de Arleu da Silveira, vereador e secretário municipal.
Julio repetiu que, por ele, Arleu será o candidato a prefeito.
Acrescentou que, se Guidi estiver alinhado ao projeto, apoiando Arleu, terá preferência na candidatura a deputado federal em 2026, com seu apoio.
Além disso, continuará presidente do partido em Criciúma, mesmo com a nova executiva que será montada durante o mês de março.
Julio pediu que Guidi dê resposta até início de março, antes do evento do dia 6, quando será realizado um grande evento do partido para filiação de Arleu, que cumprirá também o papel de lançamento da candidatura a prefeito.
Guidi teria pedido prazo para pensar melhor a respeito.
Na reunião com Julio Garcia, argumentou que deveria ter preferência na candidatura a prefeito por já estar no partido, estar cumprindo segundo mandato de deputado federal pelo partido, fazer parte da direção estadual e ser o presidente da executiva municipal.
Além disso, rememorou acordo feito que o candidato seria o melhor posicionado nas pesquisas.
De qualquer forma, pelos termos da conversa, um prazo foi definido. Início de março.
Abaixo, comentário sobre o assunto com Maga Stopassoli, na rádio Som Maior.
Com 40 anos de jornalismo e 30 anos de liderança no rádio, Adelor Lessa é o grande nome da análise política no sul catarinense, tratando dos principais fatos da região, além do estado e país.Conheça outros Blogs