Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Morre Zefiro Giassi

Morreu em casa na madrugada. A partir 7h, todas as informações na rádio Som Maior
Por Adelor Lessa 15/12/2023 - 04:25 Atualizado em 15/12/2023 - 06:23

Morreu pouco depois de 1h da madrugada de hoje o empresário Zefiro Giassi, 90 anos, fundador e presidente da rede Giassi de Supermercados.

Ele teve uma internação prévia prolongada em Porto Alegre, voltou há 4 dias e faleceu em casa, como havia solicitado. 
"Seu" Zefiro foi um exemplo de empreendedor, com início humilde e se firmando ao longo do tempo como um dos maiores empresários do estado.

Mas, antes disso, sempre foi um cidadão simples, atencioso com todos, muito ligado com as causas comunitárias.

A partir das 7h, na radio Som Maior, a história de Zefiro e o que representa a perda.

A rede Giassi acaba de divulgar nota sobre a morte do seu Presidente, reproduzida abaixo.

"Faleceu na madrugada desta sexta-feira, 15 de dezembro, o empresário Zefiro Giassi. Fundador e diretor-presidente do Grupo Giassi, formado pelas bandeiras Giassi Supermercados e Combo Atacadista, Zefiro Giassi tinha 90 anos e, ao longo deste ano, vinha enfrentando problemas de saúde em decorrência de complicações respiratórias. Ele faleceu em casa, em Içara, ao lado da família.

Zefiro Giassi nasceu em 29 de junho de 1933, na localidade de Ponta do Mato, em Içara, no Sul de Santa Catarina. Foi o quarto dos nove filhos de Ângelo Giassi e Lucia Rosso, descendentes de imigrantes italianos da região de Bergamasco que se dedicavam à agricultura. Ainda na infância, Zefiro perdeu a visão do olho esquerdo de forma acidental, o que o marcou para sempre. Cresceu ajudando seus pais no campo, mas teve a oportunidade de concluir os estudos e tornar-se, aos 18 anos, professor.


Durante nove anos, Zefiro Giassi lecionou para as séries iniciais na escola de Morro Bonito, na Segunda Linha, na qual ocupava um pequeno cômodo. Também foi catequista, capelão e voluntário nas festas da igreja, onde mostrou seu talento para o empreendedorismo e sua generosidade com as pessoas. Em 9 de julho de 1955, casou-se com Ana Maria Zilli Giassi, também descendente de italianos e professora. Com ela teve seus cinco filhos: Rosália, Osni, Maristela, Mariléia e Rogério.

Em 1960, movido por seu espírito empreendedor, deixou a sala de aula para iniciar o próprio negócio: uma pequena loja com tecidos, ferragens e alguns produtos de bazar. Com o tempo, os tecidos foram substituídos por produtos mais consumidos na região, como sal, querosene, açúcar e trigo, materiais elétricos e de construção, até a inauguração, em 1970, de sua primeira loja de autosserviço, dando origem ao Giassi Supermercados.

Zefiro Giassi também chegou a atuar na vida pública. Em 1963 foi eleito vereador pela cidade de Içara e cumpriu o mandato até o final, em 1966. Após esta experiência, decidiu seguir se dedicando somente aos negócios.

Além dos cinco filhos, 14 netos e 12 bisnetos, Zefiro Giassi deixa mais de 7 mil colaboradores, a quem considerava sua segunda família.

O velório do empresário será realizado no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, com início previsto para às 8h30 desta sexta-feira. Às 16h30 será realizada missa de corpo presente, seguida do sepultamento no Cemitério Municipal de Içara.
“A melhor forma de ensinar é dar o exemplo”. Zefiro Giassi

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito