Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 14/11/2023 - 16:26 Atualizado em 14/11/2023 - 16:37

O advogado Rodrigo Ganso (MDB) acaba de tomar posse na Câmara de Vereadores de Criciúma.

Ele entra no lugar de Paulo Ferrarezi (MDB), que se licencia por trinta dias.

Ganso é o terceiro suplente do MDB e somou 752 votos na eleição de 2.020.  

Ele disse no ato de posse que esse era um momento muito esperado em sua vida, desde que decidiu se engajar ao processo político e trabalhar em prol da comunidade.

O agora vereador adiantou que já possui requerimentos prontos, principalmente em apoio às pessoas com problemas de saúde mental. Ele vai sugerir uma "força tarefa".

Por Adelor Lessa 11/11/2023 - 09:49 Atualizado em 11/11/2023 - 10:11

A aproximação política do secretário geral do governo de Criciúma, vereador Arleu da Silveira (PSDB), com a deputada federal Julia Zanatta (PL) e o marido, advogado Guilherme Colombo, assessor do BRDE, está mantida e só "esquenta".

Ontem, a deputada Julia fez um evento em parceria com a deputada estadual Ana Campagnolo (PL), e Arleu foi prestigiá-la.

Mais que isso, fez questão de fazer fotos com ela e Guilherme.

Arleu é o candidato do prefeito Clesio Salvaro (PSD) à sua sucessão, em 2024.

Ele ainda está filiado no PSDB, mas já anunciou filiação no PSD para março, prazo em que será aberta a janela de transferência.

Julia estava envolvida com o projeto do deputado Ricardo Guidi (PSD), que também se coloca candidato a prefeito.

Mas, faz pouco mais de 40 dias, fez movimento de aproximação com Arleu e Salvaro, e admite publicamente uma aliança para 2024. No caso, Guilherme seria vice de Arleu.

 

Por Adelor Lessa 10/11/2023 - 17:21 Atualizado em 10/11/2023 - 17:35

O secretário da fazenda do estado, Cleverson Siewert, ouviu pedidos de medidas compensatórias e apoio para industrias cerâmicas em duas reuniões com empresários de Criciúma e região na quinta-feira à noite.

A primeira reunião foi na Acic, início da noite, com a diretoria, empresários e representantes de entidades do setor produtivo.

O secretário ouviu do representante da Associação Nacional de Revestimentos Cerâmicos, Manfredo Gouveia, que é preciso rever o contrato de concessão do gas, por causa do preço muito elevado da tarifa. "Se não for feito isso rapidamente, Santa Catarina corre o risco de perder uma de suas principais matrizes econômicas", alertou.

Mais tarde, Siewert participou de um jantar organizado pelo empresário Olvacir Bez Fontana, com outro grupo de empresários da região.

O prefeito Fernando de Faveri, de Cocal do Sul, onde está instalada a Eliane Revestimentos Cerâmicos, pediu ao Secretário a isenção de impostos para as indústrias cerâmicas, pelo menos por um período, até que seja feita alguma negociação para redução do preço do gás natural.

O gás natural é combustivel usado por todas as cerâmicas e a tarifa de Santa Catarina é a maior do país.

O secretário falou sobre oportunidades e perspectivas para o desenvolvimento de Santa Catarina, e números detalhados da economia da região, comparando com o restante do estado.

 

 

 

Por Adelor Lessa 10/11/2023 - 16:48 Atualizado em 10/11/2023 - 16:57

O ex-governador Carlos Moisés e o deputado Julio Garcia estavam na primeira fila quando o ex-deputado Luiz Fernando Vampiro subiu ao palco, agora à tarde, no Balneário Rincão, para agradecer as presenças na sua festa de aniversário.

Ele fez considerações diretas aos dois, com agradecimentos e elogios. Definiu os dois como "irmãos".

Da mesma forma, tratou o prefeito do Rincão, Jairo Custódio, que também estava presente.

A comemoração reuniu em torno de 350 pessoas. Muitos empresários de Criciúma e região, e amigos.

Vampiro foi deputado estadual por dois mandatos, e duas vezes secretário de estado.

Disputou eleição para deputado federal em 2022 e ficou primeiro suplente.

Por Adelor Lessa 09/11/2023 - 08:03 Atualizado em 09/11/2023 - 10:43

Os transtornos causados pelo trilho do trem cruzando o bairro Pinheirinho, em Criciúma, só aumentam.

Motoristas e moradores estão incomodados, e pedem providências.

Discussões estão sendo encaminhadas sobre a possibilidade retirada do trilho.

Abaixo, video da fila formada hoje às 8h, quando o trem estava passando.

A foto mostra o que foi feito em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

O trilho do trem "cortava" a principal avenida da cidade. A solução foi implantação de um túnel/passagem de nivel para a avenida passar por baixo.

Pode ser uma solução se não for possivel (ou se for muito caro) remover o trilho no Pinheirinho.

 

Por Adelor Lessa 08/11/2023 - 07:00 Atualizado em 08/11/2023 - 07:07

Executiva do MDB de Içara decidiu ontem à noite que a vereadora Carla de Souza será a sua candidata à prefeitura em 2024.

Decisão aprovada por unanimidade.

Carla é vereadora de primeiro mandato.

O ex-prefeito Murialdo Gastaldon vinha se movimentando como candidato, mas estava na reunião, aprovou a indicação de Carla e se colocou a disposição para coordenar a campanha.

Com a decisão, o MDB cria um fato no ambiente político de Içara.

Carla representa uma nova geração de politicos da cidade.

A eleição em Içara para 2024 já tem dois nomes - a prefeita Dalvania Cardoso (PP) como candidata a reeleição, e o empresario Alex Michels (PSD), que já foi em 2020.

Nos bastidores é dito que Michels pode ser vice de Dalvania ou ser candidato e ter a vereadora Carla como vice.

O PL também sinaliza que pode ter candidato a prefeito, ou pretende ser vice em uma das chapas.

Por Adelor Lessa 04/11/2023 - 10:42 Atualizado em 04/11/2023 - 20:31

O coronel Evandro Fraga, ex-comandante da Polícia Militar em Criciúma, hoje na reserva, acaba de se filiar no PDT de Criciúma.

O ato de filiação foi coordenado pelo deputado Rodrigo Minotto (no centro da mesa), e contou com a presença do vereador Zairo Casagrande (na lateral, à direita) e filiados do partido.

O coronel Fraga chegou ao comando geral da PM no estado depois que saiu de Criciúma.

Durante seu discurso, se colocou à disposição do partido para eleição de 2024.

Passa a ser opção para chapa majoritória ou vereador.

Abaixo, trecho do seu dicurso (vídeo).

 

Por Adelor Lessa 31/10/2023 - 15:16 Atualizado em 31/10/2023 - 16:11

O fato novo de hoje em Urussanga (para onde se aplica o "Ninguém Morre de Tédio", marca do pod da Maga), é que a polícia fez abordagem na casa do vice-prefeito Jair Nandi (PSD), e o conduziu até a delegacia.

Nandi está rompido politicamente com o prefeito Gustavo Cancelier (PP).

O prefeito é alvo de operações policiais desde 2021 e responde processos na Justiça por desvios e irregularidades na sua gestão.

Nandi prestou esclarecimentos à polícia e foi liberado em seguida.

Depois, gravou um vídeo (reproduzido abaixo), onde diz que desde o ano passado estavam tramando para isso.

A abordagem da polícia, segundo o vice-prefeito, se deu por causa de uma dénuncia de Vanderlei Marcílio, o Déco, de que ele teria solicitado "algum valor".

Garantiu que isso não procede, que o assunto foi levantado durante reunião do PSDB, e que não há nenhum indício de prova.

Abaixo o vídeo gravado pelo vice-prefeito Jair Nandi.

Por Adelor Lessa 24/10/2023 - 17:19 Atualizado em 24/10/2023 - 17:35

Foi sepultado agora a tarde em Criciúma o corpo do ex-vereador Lourival Lopes.

Ele cumpriu dois mandatos de vereador, eleito em 1982 e 1988.

No segundo mandato de Altair Guidi como prefeito de Criciúma, a partir de 1989, Lourival respondeu pela secretaria municipal de desenvolvimento econômico.

Foi durante décadas funcionário da Carbonífera Criciúma, por ordem iniciou na política, pela relação com os mineiros.

Lourival Lopes sempre foi muito correto, de ótimo relacionamento, e conciliador.

O jornalista Nei Manique lembou que ele foi uma voz isolada na Câmara de Criciúma na virada entre anos 80 e 90 a questionar a proibição de supermercados e padarias de abrir aos domingos.

Foi um político que deixou uma boa biografia, acima de tudo limpa.

 
 

Por Adelor Lessa 24/10/2023 - 14:56 Atualizado em 24/10/2023 - 15:09

Uma cerimonia rápida, agora a pouco, marcou a transmissão de cargo do governador Jorginho Mello para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Henrique Blasi.

Jorginho viaja para o Panamá, para cumprir missão oficial, e Blasi será governador até sábado.

Para a posse do presidente do Tribunal, a vice-governador e o presidente da Assembléia também viajaram para fora do país.

Mauro de Nadal, presidente da Assembléia, acompanha Jorginho no Panamá, e Marilzia Boehm, vice-governadora, viajou para o Chile.

Abaixo, video com trecho do discurso do Governdador, e registros da transmissão de cargo e do deputado Julio Garcia, amigo pessoal de Blai, com o ex-ministro Jorge Mussi, o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, e o empresário do sul, Carlos Alberto Mendonça, o Grilo. 

 

Por Adelor Lessa 23/10/2023 - 06:31 Atualizado em 23/10/2023 - 06:31

Foi fechado o negócio, martelo batido, documentos assinados.

A valorizada área onde teve o escritório e as oficinas da Carbonífera Próspera, depois Nova Próspera, na entrada da área urbana de Criciúma, foi vendida para um grupo empresarial da região.

A área fica praticamente na frente do Parque das Nações, no outro lado na Avenida Centenário.

Uma grande área, que corresponde à uma quadra, mais ou menos em forma de triângulo para quem estiver em direção ao centro da cidade, no lado direito.

A negociação envolveu a familia que era dona da área, e a direção da Companhia Siderúrgica Nacional, que tinha o imóvel como garantia de uma negociação anterior, de compra da Carbonífera Próspera.

O grupo empresarial que comprou a área vai implantar empreendimentos e já contratou os projetos. 

Por Adelor Lessa 21/10/2023 - 10:01 Atualizado em 21/10/2023 - 10:10

O ex-vereador Edinho do Sindicato, campeão de votos nas suas eleições, esteve ontem o deputado Julio Garcia, coordenador do PSD no sul do estado.

Edinho foi levado pelo administrador e empresário Celsinho Menezes, que será candidato a vereador pelo PSD em Criciúma em 2024.

Edinho é pai da ex-vereadora Camila do Nascimento.

Pela conversa de ontem, é provável que Edinho apoie Celsinho na eleição de 2024.

 

 

Por Adelor Lessa 20/10/2023 - 20:09 Atualizado em 21/10/2023 - 07:57
Leandro Vetorazzi ficou conhecido na cidade servindo churrasco de mesa em mesa nos salões da Apolo 16.
Fez isso por décadas. E o fazia com competência, e estilo.
Aquela barba estilo "Wolverine", rendeu o apelido.
E como Wolverine, se juntou a outros super herois e passaram a animar crianças e idosos internados nos hospitais da cidade.
Leandro era empresário, sócio com seu irmão, Rogério, da Cantina Vetorazzi.
Ele foi um dos lideres do grupo de empresários que criou a "rota gastronômica".
Morreu hoje aos 53 anos (só 53 !!), vitimado por um mau súbito.
Deixou a cidade triste!
Abalada, assustada, surpresa, e muito triste.
Eu falei no Ponto Final, na Som Maior, com Joster de Favaro, também empresário da gastronomia, e amigo de Leandro (AUDIO ABAIXO).
Tambem coloquei no ar trecho da sua útima entrevista, no dia 3 de outubro.
 
LEIA MAIS: 
Alguns dias antes, eu o entrevistei no estúdio da Som Maior, e fizemos questão de registrar o momento (ABAIXO).

 

 
 
Por Adelor Lessa 20/10/2023 - 05:42 Atualizado em 20/10/2023 - 07:01

A prefeita Dalvânia Cardoso (PP) foi acompanhar a palestra do deputado estadual Mário Motta (PSD), ontem à noite, em Içara.

O evento era aberto ao público, não era um evento do PSD, tinha alunos do terceirão, mas tinha muitos políticos do PSD, como o deputado Ricado Guidi, vice-prefeito de Urussanga, Jair Nandi, e o empresário e ex-vereador Alex Michels, que foi candidato a prefeito de Içara em 2020.

A prefeita foi dar "boas vindas" ao deputado Mario Motta e em seguida saiu.

Mas, a sua presença foi suficiente para alimentar as especulações que já circulam na cidade de possível aliança de Dalvania com o PSD para eleição de 2024.

Dalvânia será candidata à reeleição e existem especulações sobre Alex Michels ser o seu vice.

Há também articulações de bastidores para isso, tanto no PP, quanto no PSD.

 

 

 

Por Adelor Lessa 17/10/2023 - 15:06 Atualizado em 17/10/2023 - 15:14

PSD de Santa Catarina confoirma a filiação no dia 26 do prefeito de Navegantes, Liba Fronza.

Com ele, o PSD vai passar a 49 prefeitos no estado, incluindo sete das quinze maiores cidades do Estado.

Sob a liderança de Eron Giordani no Estado desde janeiro, o partido cresce em todas as regiões.

No sul, a filiação mais importante foi do prefeito Clesio Salvaro, de Criciúma, que colocou o partido como mais importante do municipio.
A expectativa é que a filiação do prefeito Liba reúna lideranças de todo o estado em Navegantes, no dia 26.

O prefeito buscará a reeleição. Em 2020, ele foi eleito pelo DEM, atual União Brasil.

Por Adelor Lessa 16/10/2023 - 17:14 Atualizado em 16/10/2023 - 17:50

Menino pobre, um dia viu sua mãe ser mal atendida no hospital.

Quando voltavam para casa, a pé, ele disse:

"Mãe, um dia eu vou ser rico, e a senhora vai ter o atendimento que merece"

A mãe respondeu:

"Está bom meu filho, mas não sonha muito alto".

Ele acrescentou:

"Vou ser rico e ter um avião".

A mãe arrematou:

"Agora, tu endoidou!".

Primo Menegalli contou a conversa que teve com a mãe quando moravam em Jacinto Machado, na sexta-feira, na sua fazenda em Barra dos Bugres, Mato Grosso, e lembrou do momento em que foi receber a mãe no aeroporto de Cuiabá, trazida de Santa Catarina no seu avião. "E eu não parava mais de chorar, de tanta emoção", completou.

Primo fez 90 anos e comemorou com uma grande festa. 

Na sua caminhada, ele começou motorista de caminhão, se fez um dos maiores empresários do sul catarinense e dono de uma grande fazenda no Mato Grosso, avaliada em r$ 300 milhões (com os bois).

Mas, não perder a sua essência. Um homem de hábitos simples.

Falei sobre a sua festa na rádio Som Maior hoje pela manhã, conforme áudio abaixo.

 

Por Adelor Lessa 11/10/2023 - 14:59 Atualizado em 11/10/2023 - 15:10

O suplente de vereador Amaral Bittencourt formalizou sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD).
A ficha de filiação foi assinada nesta quarta-feira e abonada pelo prefeito Clésio Salvaro e o deputado estadual Julio Garcia.

Por Adelor Lessa 05/10/2023 - 07:39 Atualizado em 05/10/2023 - 10:25

No aniversário de 50 anos da ACIU (Associação Empresarial de Urussanga), ontem à noite, mais uma vez ex-adversários políticos estavam juntos, e se deixaram fotografar em clima de ótima relação.

A mostrar que o prefeito Gustavo Cancellier (PP) conseguiu unir antigos adversários na oposição ao seu governo e ao grupo político que o acompanha, projetando a eleição de 2024.

Estavam juntos, por exemplo (foto abaixo), o vice-prefeito Jair Nandi (PSD), presidente da CDL, Leonardo Felippe (MDB), presidente da ACIU, Joelma Fornasa (PL), Geórgia Felippe, esposa do ex-prefeito Johnny Felippe, e o ex prefeito Johnny (MDB).

Na outra foto estão, o ex-prefeito Johnny Felippe (MDB), a diretora da ACIU, Teba Zanatta, e o empresário Gera Fornasa (ex-PP).

Gera e Johnny disputaram a eleição para prefeito, em 2012, com vitória do candidato do MDB.

No evento, estavam juntos, em ótimo clima.

Gera saiu do PP rompido com Gustavo e hoje está na oposição.

As infomações de bastidores em Urussanga indicam que a oposição articula para ter apenas uma chapa na eleição para prefeito em 2024, e os nomes mais cotados para compor de prefeito ou vice são Johnny Felippe, Joelma Fornasa e Jair Nandi.

 

Por Adelor Lessa 04/10/2023 - 08:47 Atualizado em 04/10/2023 - 10:00

O ex-governador Carlos Moisés se reuniu em Brasilia com o presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira, para comunicar oficialmente que está encaminhando sua candidatura a prefeito de Tubarão.

Foi estimulado e teve garantia de apoio do partido.

Agora a pouco, ele disse:

"Conversamos com o presidente Marcos Pereira que estamos construindo essa possibilidade. Ainda temos um caminho pela frente".

Moisés já tem aliança encaminhada com o PP, que deve indicar o ex-vereador Deka May como vice.

Mas, tem conversas encaminhadas com o PSD, através do deputado Julio Garcia, e com outros partidos.

Por Adelor Lessa 03/10/2023 - 11:21 Atualizado em 03/10/2023 - 20:29

Deputada Julia Zanatta, parente de Ricardo Guidi, que fez a ponte para Guidi entrar no Governo Jorginho e passar a ser a aposta do Governador para eleição em Criciúma, e deputado Julio Garcia, "padrinho" de Guidi no PSD e principal parceiro nas suas eleições para deputado federal, não estavam ao seu lado no lançamento do Acelera Criciúma.

Estavam juntos e ao lado de Clesio Salvaro e Arleu da Silveira, que hoje disputam espaços politicos com Guidi.

São ex-aliados estratégicos que, mesmo que momentaneamente, Guidi perdeu.

No projeto de tentar eleição para prefeito de Criciúma, os dois vão fazer muita falta. As suas ausências do processo podem ser fatais.

Enfim, Guidi está uma situaçao desconfortavel, pelo menos.

Hoje ele está filiado no PSD, mas o comando do partido no sul do estado é do deputado Julio Garcia, que está junto com Clesio e Arleu.

Ele está no Governo Jorginho, que é do PL, mas o comando do partido em Criciúma é da deputada Julia Zanatta, que está com Clesio e Arleu.

Guidi tem que tomar alguma atitude, gerar fato novo. para tentar reverter a situação. Ou, pode ficar fora do jogo.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito