Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 31/05/2018 - 15:26Atualizado em 31/05/2018 - 15:31

Clássico é clássico

“Clássico é clássico e vice-versa”. A famosa frase do atacante Jardel pode indicar um equilíbrio no jogo de amanhã na Ressacada, entre Avaí e Criciúma, em duelo válido pela oitava rodada da Série B. Mas a situação não é bem esta. O Tigre tem uma limitação técnica, enquanto o Leão está com a confiança lá em cima e vem embalado por vitórias que o colocaram no G-4. Isso pode fazer toda a diferença. Geninho deu uma outra cara ao Avai. Já Mazola pegou um pepino danado para descascar e ainda tem dificuldades para escalar o time, embora já tenha alguns reforços à disposição. O favoritismo é dos donos da casa. Qualquer ponto que o Tigre trouxer da capital será bem-vindo.

Criciúma venceu o Avaí na Ressacada no Catarinense (Foto: Avai FC)

E os reforços?

Pela maneira que o Tigre treinou em Criciúma, dificilmente os novos jogadores do elenco estarão na escalação inicial. Os volantes Ralph e Marlon Freitas, além do atacante Vítor Feijão, ficam à disposição no banco de reservas. É uma pena, pois são novas opções que já deveriam jogar logo de cara. Infelizmente, a inclusão em cima da hora no BID, impossibilitou um trabalho melhor com os jogadores.

Penúltimo jogo

O Brasil tem mais dois testes antes da estreia na Copa do Mundo da Rússia. No domingo, às 11h (horário de Brasília), na Inglaterra, o time brasileiro encara a Croácia. E a equipe deve ter a seguinte escalação: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Fernandinho, Paulinho, Coutinho e Willian; Gabriel Jesus.

O time da estreia...

A duas semanas do começo do Mundial, o Brasil de Tite ainda faz ajustes, porém creio que o treinador já deva ter o time titular na cabeça. Eu apostaria na utilização de Marquinhos na zaga e Neymar no lugar de Willian. Não apostaria em Renato Augusto para a estreia, diante da Suíça. O tempo irá dizer. Vamos acompanhar!

Susto

Uma boa notícia movimentou o Botafogo, na tarde de hoje, um dia depois da derrota para o São Paulo por 3 a 2. Após se chocar com o zagueiro Anderosn Martins, o meia João Pedro, de 21 anos, foi levado para o Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. Ele teve uma concussão cerebral e deixou o gramado desacordado, preocupando a todos. Pois hoje o jogador já recebeu alta. Foi uma cena forte. Grande susto.

Destaque A Tribuna

Depende do ponto de vista. Mas essa notícia pode ser considerada boa em virtude da importância do jogador para uma seleção sul-americana. Após quase ter ficado de fora da Copa do Mundo, o atacante Paolo Guerrero conseguiu uma vitória na Justiça comum da Suíça, que postergou a pena. O peruano terá que cumprir a punição posteriormente.

Nota Zero

Foi um anúncio repentino e que pegou a todos de surpresa. Zidane não é mais treinador do Real Madrid. Três vezes campeão da Champions, na única oportunidade como técnico até agora na carreira, Zidane disse que o time espanhol precisa mudar a filosofia de jogo para continuar crescendo. Há indícios de que Zidane assuma a Seleção da França após a Copa do Mundo.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 30/05/2018 - 13:27Atualizado em 30/05/2018 - 13:29

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta quarta-feira, dia 30. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Plácido Pizetti, Sarandi, Claiton Pacheco e Joni Márcio.

Em pauta: 10º dia de manifestação dos caminhoneiros.

O repórter Denis Luciano trouxe também as informações do Tigre, que joga na sexta-feira, contra o Avaí, na Ressacada.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 29/05/2018 - 19:16Atualizado em 30/05/2018 - 13:27

Que confusão

O Criciúma é de uma instabilidade sem precedentes. Se em menos de três anos, foram oito treinadores diferentes, o que dizer então do troca-troca de diretores de futebol, além de outros cargos dentro do clube? Pois a mais nova saída repentina é na área administrativa. Recentemente empossado como novo vice-presidente administrativo do Tigre, o empresário Gilson Pinheiro alegou incompatibilidade com o presidente Jaime Dal Farra e apresentou um pedido de dispensa. Sem entrar no mérito de quem está certo ou errado, uma coisa é certa: a instituição Criciúma Esporte Clube está perdida.

Gilson Pinheiro teve uma passagem de apenas um mês e uma semana (Foto: Mano Dal Ponte)

Reforço

Mais um reforço chegou. E assim como os volantes Marlon Freitas e Ralf, o atacante Vítor Feijão também é jovem. Tem apenas 21 anos. Estava no Paraná e não vivia um bom momento. Quem sabe no Tigre possa reencontrar o bom futebol. Feijão disputará posição contra João Paulo, Andrew, Mailson e Nicolas, já que pela estatura dificilmente ocupará os espaços de Zé Carlos, Lucas Coelho e Kalil.

Competitividade

Exceto o volante Marlon Freitas que já vinha se destacando no Fluminense, o Criciúma aposta em outros dois nomes que não tiveram ainda um grande trabalho no futebol profissional. Por enquanto são apenas boas promessas ainda. Dos três reforços até agora, todos estão num bom momento físico e o Tigre ganha em competitividade.t

Vitor Feijao estava no Parana (Foto: Paraná)

Destaque A Tribuna

Pelo quarto ano seguido teremos uma final entre Golden State Warriors e Cleveland Cavalliers, na NBA. Os dois finalistas fizeram as finais das respectivas conferências e ambos tiveram que disputar até o jogo 7. Teremos mais um grande embate entre Curry e Lebron. Imperdível a série melhor de sete jogos.

Nota Zero

Empobrece o Municipal de Futebol de Criciúma a ausência do Internacional. Por motivos financeiros, o time do bairro São Defende privilegiará o Campeonato Regional da Larm. É uma pena, na medida em que sempre se espera uma competição com uma alta competitividade, além da participação dos principais times.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 29/05/2018 - 13:21Atualizado em 29/05/2018 - 13:30

Expectativa para o clássico 

Caso seja realizado o clássico entre Avaí e Criciúma, na sexta-feira, dia 1º de junho, a grande expectativa fica em torno da escalação que o técnico Mazola Júnior irá utilizar no oitavo compromisso do Campeonato Brasileiro da Série B. A curiosidade fica sobre os volante Marlon Freitas e Ralf. Não há tempo para uma adaptação ideal. Mesmo novos no grupo carvoeiro, ambos terão que jogar. E neles está depositada a esperança de uma melhora do Tigre, afinal quem chega agora, num momento de turbulência, é para resolver os problemas. O Tricolor tem mais três dias de preparação. Mazola participou do Debate Aberto ontem e deixou evidente a intenção de reforçar o poder de marcação do meio-campo, indicando a utilização de três volantes. 

Mazola preocupado com a marcação (Foto: Fernando Ribeiro)

Incerteza 

A mobilização é salutar e, além disso, o desmando do governo Temer, pode fazer com que a próxima rodada do Brasileiro seja adiada. A falta de insumos e combustível pode gerar complicação no andamento das quatro divisões do Nacional. Mas, convenhamos, o futebol fica em segundo plano neste momento. Se for para o bem do Brasil, que a mobilização continue. Porém é necessário também uma organização maior dos manifestos, com uma maior participação popular. Não apenas dos caminhoneiros. 

Grupo completo 

A Seleção Brasileira está com o grupo completo pela primeira vez desde que iniciou a preparação para a Copa do Mundo da Rússia. Marelo, Casemiro e Firmino se juntaram aos demais convocados pelo técnico Tite. Com a boa fase do atacante do Liverpool, fica a pergunta no ar: é possível jogar Gabriel Jesus e Roberto Firmino juntos? Creio que não. Somente numa necessidade muito grande. Dificilmente isso acontecerá desde o início de uma partida. 

Grupo brasileiro já está na Inglaterra para a preparação para o Mundial (Foto: CBF)

Destaque A Tribuna 

Muito bom ver o desempenho dos times de Santa Catarina na Série D. O lado ruim é o cruzamento entre Atlético Tubarão e Brusque logo na segunda fase. Um catarinense ficará pelo caminho. Já o Inter de Lages pegará o Uberlândia. O futebol de Santa Catarina tem boas chances com o Atlético Tubarão. O Peixe é, sem dúvida, o grande candidato do Sul do Brasil, juntamente com o Caxias-RS, do técnico Luiz Carlos Winck. 

Nota Zero 

Se na Série D, o futebol de Santa Catarina vive uma boa fase, não podemos dizer o mesmo na Série C. O JEC está desde a primeira rodada sem vencer e assegura a lanterna da competição nacional, após sete rodadas disputadas. Foi quase metade da competição já. O time da Manchester vive uma situação parecida com a do Tigre. E olha que o JEC conseguiu perder as duas partidas do ano para o time carvoeiro. Que fase!!

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 29/05/2018 - 13:18Atualizado em 29/05/2018 - 13:20

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta terça-feira, dia 29. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Márcio Campos Neves, Humberto Feldmann, Dr. Anderlei Antonelli e Jonathas Roberge.

Em pauta: consequências do 9º dia de Greve dos Caminhoneiros.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 28/05/2018 - 13:06Atualizado em 28/05/2018 - 13:15

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta segunda-feira, dia 28. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, João Pedro Hermann, Sarandi, Capitão Itá e Denis Luciano.

O técnico Mazola Júnior foi o convidado especial. O treinador falou bastante da expectativa de uma recuperação na Série B.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 27/05/2018 - 20:12Atualizado em 27/05/2018 - 21:00

Os três times de Santa Catarina avançaram à segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Atlético Tubarão, Inter de Lages e Brusque seguem vivos no torneio nacional. A situação mais complicada era do Inter de Lages, que dependia de uma vitória em Caxias do Sul ou uma derrota do Mirassol-SP contra o Nova Iguaçu-RJ, que já estava eliminado.

Inter não segurou o Caxias-RS, mas acabou clasisifcado (Foto: Nilton Wolff)

Derrotado, mas classificado

Foi justamente a segunda combinação que aconteceu, na rodada derradeira da chave A15. O time da Serra Catarinense perdeu para o Caxias-RS por 3 a 1, fora de casa, mas acabou beneficiado pelo tropeço do Mirassol-SP por 1 a 0, no Rio de Janeiro.

Recuperação e derrota

O Atlético Tubarão se recuperou da derrota em casa contra o Novo Hamburgo e bateu o Cianorte-PR por 2 a 0, fora de casa, e terminou na liderança da chave A16, om 15 pontos. Já o Brusque se despediu da fase inicial com derrota diante do São José-RS por 1 a 0, no Augusto Bauer. Mesmo assim, o time brusquense terminou a chave A17 na segunda posição, com nove pontos.

Segunda fase

Na segunda fase, o Atlético Tubarão enfrentará o Brusque, em dois jogos, com a partida de volta acontecendo no Domingos Gonzales. Já o Inter de Lages jogará a segunda partida contra o Uberlândia-MG, fora de casa. O Caxias, do técnico Luiz Carlos Winck, fez a terceira melhor campanha da primeira fase e vai encarar o Maringá-PR. Os duelos da segunda etapa começam no próximo final de semana. Poderá haver mudança de programação em virtude da greve dos caminhoneiros.

Confrontos 

Os duelos da segunda fase devem começar no próximo sábado. Teremos clássicos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O jogo entre Brusque e Atlético Tubarão deverá ser realizado na segunda-feira. 

Cruzamentos da segunda fase ainda não tem datas definidas (Foto: Ilustração)

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 27/05/2018 - 20:08Atualizado em 27/05/2018 - 20:57

O Joinville caminha a passos largos rumo a Série D do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, dia 27, o JEC aumentou o jejum de vitórias na Série C. Contra o Tupi-MG, o time catarinense ficou no empate em 1 a 1, na Arena Joinville, alcançando a marca de seis rodadas sem saber o que é vencer. O time mineiro saiu na frente do placar. Aos 26 minutos do segundo tempo, Paulinho fez o gol do Tupi-MG. O empate veio aos 41 minutos, com o atacante Rafael Grampola.

JEC alcançou a marca de seis jogos sem vitória (Foto: A Notícia)

Vida dura

O próximo jogo do JEC é no dia 3 de junho, contra o Luverdense-MT, fora de casa. Foi o segundo jogo do time catarinense sob o comando do técnico Márcio Fernandes. Até agora o novo treinador não obteve bom resultado. O resultado mantém o JEC na lanterna da chave B, com quatro pontos. O primeiro time fora do descenso é o Volta Redonda-RJ, que tem nove pontos. Faltam 11 jogos para acabar a primeira fase.

G-4 e Z-4

A duas rodadas do fim do primeiro turno, a chave B tem as seguintes equipes no G-4: Cuiabá-MT, Operário-MT, Botafogo-SP e Bragantino-SP. Já na zona de rebaixamento, além do JEC, o Tupi-MG também estaria caindo para a Quarta Divisão Nacional.

Ficha técnica:

Joinville 1 x 1 Tupi

Joinville: Emerson; Jonas, Gualberto, André Baumer e Eduardo; Roberto, Michel Schmöller (Kadu), Breno, Jean Lucas (Davi) e Mádson (Misael); Rafael Grampola
Técnico: Márcio Fernandes

Tupi: Vilar; Afonso, Sidimar, Wellington (Mateus) e César (Paulinho); Marcel, Léo Salino, Diego, Rodrigo Dantas, Magalhães; Reis

Arbitragem: Zandick Alves Junior (RN) auxiliado por Flavio Gomes Barroca (RN) e Francisco Assis da Hora (RN).
Local: Arena Joinville
Data: 27/5/2018
Horário: 16 horas.
Público: 2.054
Renda: R$ 41.930,00
Gols: Paulinho, aos 26' do 2ºT (Tupi) e Rafael Grampola aos 41' do 2ºT (JEC)

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 27/05/2018 - 20:02Atualizado em 27/05/2018 - 20:07

Que venha o Hexa!!

A delegação da Seleção Brasileira embarcou para a Inglaterra, na tarde deste domingo, dia 27, onde fará a segunda parte da preparação para a Copa do Mundo da Rússia. No final de semana, os comandados de Tite encerraram a preparação em território nacional. Os brasileiros ficaram confinados durante sete dias na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. “Quando saímos daqui, trazemos uma emoção muito forte, trazemos todo um peso de uma história muito bonita. E, ao mesmo tempo, a alegria e o prazer por fazer parte dela agora. Tomara que a gente tenha luz e competência para fazer a nossa parte bem-feita”, afirmou Tite.

Técnico Tite foi o grande responsável pela retomada da confiança da Seleção Brasileira (Foto: Lucas Figueiredo)

Incentivo

No aeroporto do Galeão, no momento em que o avião taxiava na pista, uma homenagem: jatos de água nas cores verde e amarela "desejavam" boa sorte para a Seleção, que tentará o hexacampeonato mundial. A delegação brasileira já está em solo britânico, e faz hoje, inclusive, o primeiro treino no CT do Tottenham.

Reta final

Antes da estreia no Mundial, contra a Suíça, no dia 17 de junho, às 15h, em Rostov, o Brasil disputará dois amistosos. Primeiro contra a Croácia, no dia 3 de junho, em Liverpool, e depois contra a Áustria, no dia 10, em Viena. Além da Suíça, o time do técnico Tite pegará a Costa Rica, no dia 22 de junho, às 9h, em São Petersburgo, contra a Costa Rica. Depois, encerra a participação na primeira fase contra a Sérvia no dia 27 de junho, às 15h, em Moscou. 

Estádio de Rostov receberá o jogo entre Brasil e Suíça (Foto: Reuters)

Grupo completo

A Seleção ficará completa pela primeira vez hoje, quando o volante Casemiro, o lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, e o atacante Roberto Firmino, do Liverpool, se juntam ao grupo brasileiro. Os três disputaram no último sábado, dia 26, a final da Liga dos Campeões, na Ucrânia. A final teve um gostinho especial para Casemiro e Marcelo, que faturaram o título da principal competição europeia. O vice-campeonato não abala Firmino, que chegará a Seleção com o status de jogador mais caro do time inglês.

Departamento médico

Depois da preparação na Granja Comary, o médico Rodrigo Lasmar atendeu a imprensa e fez questão de dar um parecer sobre a situação clínica dos jogadores. Em relação a Neymar, ele garantiu que o jogador está muito bem e trabalha com a possibilidade de utilizar o camisa 10 contra a Croácia."Essa semana de treinos foi muito boa, ele respondeu da melhor maneira possível, nós temos mais uma semana até o amistoso que é para que ele ganhe um pouco mais de confiança, a ideia é que ele possa participar do primeiro amistoso, pelo menos uma parte e que continue dando sequência nessa evolução que vai ser gradativa até a Copa do Mundo."

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 27/05/2018 - 14:58Atualizado em 27/05/2018 - 15:28

Movimentação importante nos bastidores

Essa movimentação nos bastidores do Criciúma é importante. O Conselho Deliberativo faz bem em cobrar o comando do clube. O presidente Jaime Dal Farra precisa entender que não tem feito um trabalho exitoso. E além disso, novas ações precisam ser feitas. Os conselheiros terão a chance de também quebrar o estigma de que o Criciúma tem um dono. Pelo contrato da G.A., Dal Farra é quem manda, mas nem por isso pode continuar tomando decisões erradas, levando o clube para o caminho do fracasso. É hora de sentar e tomar medidas que deem condições de o time não cair de divisão e ainda prospectar um futuro melhor a partir do ano que vem.

Dal Farra assumiu o clube em 2015 (Foto: José Somensi)

Sprint final

Os interessados em participar do Circuito SEST SENAT de Caminhada e Corrida de Rua terão mais cinco dias de prazo para inscrição da prova em Criciúma. A inscrição vai até o dia 1º de junho e pode ser feita de duas formas: a primeira é ir diretamente no Sest Senat em horário comercial ou acessar o site projetossociais.sestsenat.org.br/circuito e escolher a etapa da cidade de Criciúma para participar. A prova é no dia 10, com largada às 9h, no Parque das Nações.

Edição de 2017 foi um sucesso (Foto: Divulgação)

Equilíbrio

A temporada 2018 da Fórmula-1 começou bem equilibrada. Foram seis provas até agora. Duas vitórias da Mercedes, duas da Ferrari e agora duas também da RBR. Neste domingo, em Mônaco, o australiano Daniel Ricciardo foi o mais rápido na corrida e nos treinos. Vettel e Hamilton completaram o pódio. A sétima vitória da carreira levou Ricciardo a 72 pontos, assegurando a terceira posição do Mundial. Hamiltn lidera com 110 e Vettel é segundo com 96.

Ricciardo levou a RBR a segunda vitória do ano (Foto: Reuters)

Destaque A Tribuna

O técnico Eduardo Baptista, do Coritiba, roubou a cena na rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O treinador disparou contra crise política do país, em entrevista coletiva concedida após a vitória sobre o Vila Nova de Goiás. Baptista chamou os políticos de assassinos quando foi questionado sobre um possível adiamento da partida contra o Londrina, marcada para amanhã, por causa da greve dos caminhoneiros.

Nota Zero

O grande susto do final de semana foi a lesão do atacante Salah, do Liverpool. Na final da Champions, num lance que contou também com a participação do zagueiro Sérgio Ramos, do Real Madrid, o egípcio caiu de mau jeito e lesionou o ombro. Há um grande risco do jogador ficar de fora da Copa do Mundo da Rússia, embora o Ministro dos Esportes do Egito tenha dado um comunicado oficial dizendo que Salah irá para o Mundial. Mais exames serão feitos nesta semana.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 25/05/2018 - 19:11Atualizado em 25/05/2018 - 19:47

A “grade” sendo fechada

O Criciúma anunciou dois reforços para a proteção da zaga. São dois jogadores jovens e com potencial. Marlon Freitas e Ralf chegarão para ocupar as vagas de titulares. Não faz sentido contratá-los para serem reservas dos que já estão aí. É nessas contratações, e nas outras que foram prometidas pela direção, que moram a esperança de uma melhora do Tigre na Série B. Não há muito o que projetar. Apenas aguardar e torcer para que o time alcance o entrosamento ideal para a sequência da competição.

 É notório que o elenco do Tigre precisa de um acréscimo de qualidade (Foto: Denis Luciano)

Incapacidade ou incompetência

O zagueiro Marquinhos, ex-Figueirense, acertou com o Avaí. O jogador chegou a ser oferecido ao Criciúma. E olha que cairia como uma luva no elenco do Tigre, mesmo há algum tempo parado. Basta pesquisar sobre a vida do jogador para saber que ele está bem fisicamente. Porém o Criciúma não aproveitou o momento. Desperdiçou a chance de incorporar o jogador no elenco. Não houve interesse da comissão técnica e nem condição financeira de contratá-lo. E olha que ele estava “baratinho”. Que fase!!

Marquinhos defenderá o arquirrival de seu antigo clube (Foto: Divulgação/Avaí)

Criciúma pode sediar JASC 2020

A informação que Criciúma pode sediar os Jogos Abertos de Santa Catarina 2020 é uma grande contradição com a realidade vivida pelo município nos últimos anos. A atual administração municipal não apoiou em nada o esporte amador e inclusive se abdicou de participar da última edição do JASC. Mas parece que o prefeito Salvaro colocou a cidade a disposição para receber a principal competição esportiva de Santa Catarina.

Criciúma pode sediar JASC novamente (Foto: Arquivo/Decom)

Destaque A Tribuna

Tudo bem que o técnico Mazola Júnior aceitou a proposta do Criciúma porque também precisa trabalhar. Mas o treinador chegou no clube com o espírito de ajuda. E isso pode fazer toda diferença. É notório pelas entrevistas que o profissional está afim de tirar o clube dessa atual situação. O quadro é difícil. Eu diria que praticamente impossível, embora falte ainda 31 rodadas. Mesmo assim vale o registro da vontade que o técnico Mazola tem de tirar o clube do sufoco. Mazola será o convidado do Debate Aberto, da Som Maior, nesta segunda-feira, dia 28. O programa começa às 12h, em FM100,7.

Nota Zero

A CBF deu uma grande mancada na convocação da Seleção Brasileira. E a bobeada pode ser dividida entre a cúpula da entidade máxima do futebol nacional e a própria comissão técnica. Tite tentou esconder o nome dos 12 pré-selecionados, que fecham a lista de 35 e que ficam na espera em caso de um eventual corte. A CBF “esqueceu” de que os jogadores não podem disputar qualquer partida até o fim da Copa do Mundo. Como a Série A terá uma paralisação para o Mundial da Rússia, os times que tem jogadores na lista de espera ficarão prejudicados. A tentativa de sigilo foi mais um “tiro no pé”. Quanto amadorismo!!

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 25/05/2018 - 13:09Atualizado em 25/05/2018 - 19:20

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta sexta-feira, dia 25. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Jonathas Roberge, Ney Lopes, Márcio Campos Neves e Jairton Manique Barreto.

Em pauta: Greve dos caminhoneiros chega ao 5º dia, e o Tigre, com Denis Luciano.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 24/05/2018 - 18:57Atualizado em 24/05/2018 - 19:08

Paciência e tranquilidade para o momento

A uma semana do próximo jogo na Série B, a palavra de ordem no Majestoso é tranquilidade. Os ânimos estão à flor da pele. A impaciência toma conta do elenco do técnico Mazola Júnior. Uma prova disso foi mais uma expulsão do banco de reservas na última partida. E o Criciúma caminha a passos largos rumo a Série C. Infelizmente, diferentemente do ano passado, não conseguimos vislumbrar uma melhora do quadro. Em 2017, além do técnico Winck, chegaram também os reforços para a zaga, meio-campo e o ataque. Desta vez, vemos um novo treinador, mas com as mesmas explicações das últimas comissões técnicas que passaram pelo Tigre. Mazola poderá ser mais uma vítima da incompetência da atual diretoria, que insanamente vai continuar trocando de técnico, ao invés de montar um time de qualidade desde o começo da pré-temporada. Chama atenção a ausência de reforços. Mais um dia vai se encerrar e nada de novidade no elenco.

 Mais tempo de preparação para o clássico vêm a calhar para o momento (Foto:Fernando Ribeiro)

 Só prosa não adianta

 

Só conversar não vai adiantar. E tenho dúvidas que uma carga maior de treinos também surtirá o efeito desejado. O Criciúma tem que otimizar o tempo até o clássico da Ressacada, para conseguir o que precisa: a primeira vitória. Com mais de 80% de chances de queda, o componente psicológico será mais um adversário nas próximas rodadas. O Tigre precisa de três vitórias seguidas, no mínimo, para dar uma respirada e ganhar a tal confiança.

Três jogos sem marcar

Em meio a tantos erros, o Criciúma mostrou uma leve melhora nos últimos dois jogos. Teve um equilíbrio defensivo, mas também ainda não marcou gols na era Mazola Júnior. Culpa do treinador? É óbvio que não. A herança é pesada. Difícil mudar o quadro com pouco tempo de trabalho. Sem falar no aspecto anímico. Mais um fator complicador.

Atacante João Paulo segue sendo o artilheiro do Tigre, com três gols (Foto:

Destaque A Tribuna

Ainda não tinha escrito nada aqui, mas em tempo vão os parabéns a direção do Criciúma por recontratar o ex-zagueiro Wilsão para trabalhar nas categorias de base. É um profissional que conhece o clube e sabe os atalhos no Majestoso.

Nota Zero

O Flamengo foi pequeno nesta semana na Copa Libertadores da América. Teve a chance de ganhar o jogo diante do River Plate-ARG, em solo argentino, mas ficou acomodado com o empate que o garantiu apenas a segunda posição da chave. O comportamento dos jogadores repercutiu mal e dividiu opiniões no grupo.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 24/05/2018 - 13:27Atualizado em 24/05/2018 - 14:06

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta quinta-feira, dia 24. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Fernanda Zampoli, Chico Baltazar, Renato Rampinelli e Márcio Campos Neves.

Em pauta: 4º dia de paralisação no Brasil.

O repórter Denis Luciano trouxe informações do Tigre, que busca reforços no mercado da bola.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 23/05/2018 - 13:08Atualizado em 23/05/2018 - 13:17

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta terça-feira, dia 23. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Itá, Plácido Pizetti, Joni Márcio e Fabrício Schambeck.

Em pauta: Aumento dos combustíveis e mais uma derrota do Criciúma.

O repórter Denis Luciano trouxe as últimas informações do Tigre.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 23/05/2018 - 02:00Atualizado em 23/05/2018 - 02:22

Inércia

Pensei numa palavra para adjetivar o momento da diretoria de futebol do Criciúma. E me veio na cabeça a palavra “inércia”, que é mais exatamente um princípio da física, também conhecida como a Primeira Lei de Newton. É a capacidade de resistir à mudança de movimento. A lei da inércia diz que se um corpo está se movendo em uma direção, a tendência é manter-se naquela trajetória, com a mesma velocidade. O problema é que o Criciúma está caindo pelas tabelas, deixando cada vez mais clara a fraqueza do elenco, e mesmo assim não contrata ninguém. A demora em acertar com reforços aumenta ainda mais a angústia da galera carvoeira.

Diretor de futebol, Nei Pandolfo, ainda não anunciou nenhum nome relevante (Foto: gazetaesportiva)

Único bom nome

Entre os jogadores especulados no Criciúma, apenas um nome me agrada. O clube não confirma, mas tudo indica que o Tigre faz investidas sobre o atacante Luidy, ex-Figueirense e CRB-AL. Esse seria um bom reforço para o técnico Mazola Júnior. Luidy pertence ao Corinthians e tem apenas 21 anos.

Luidy pertence ao Timão (Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)

Falhas defensivas

Um dos assuntos mais redundantes no Criciúma é a questão das falhas defensivas. Nem mesmo o esquema com três zagueiros evitou que o Tigre fosse derrotado em Fortaleza. Vejo infantilidade nos erros de Nino, mas em relação a Fábio Ferreira é o retrato de um jogador com uma lamentável vida pregressa. Fábio não se cuidou na reta final da carreira e hoje, ao lado de Zé Carlos, é um dos piores fisicamente no elenco carvoeiro. E olha que o torcedor depositou toda esperança de uma melhora nesses nomes. Lamentável!

Nino é formado na base do Tigre, mas vem sendo muito criticado (Foto: Fernando Ribeiro)

Uma luz no fim do túnel

Apesar dos erros, especificamente na última rodada, o Criciúma mostrou um leve sinal de melhora na estrutura defensiva. Se os erros individuais diminuírem, o Tigre poderá até sonhar com uma melhora na classificação. Caso contrário, é “morte” na certa. São 12 gols tomados, em sete jogos. É uma média de quase dois gols por jogo. A 31 rodadas do fim da competição, o Tricolor precisa ganhar 14 ou 15 para escapar.

Fábio Ferreira também vive uma péssima fase no Criciúma (Foto: Fernando Ribeiro)

Destaque A Tribuna

Fábio Carile teve o trabalho reconhecido. É muito interessante ver quando isso acontece. Carile aceitou a proposta do Al Wheda, da Arábia Saudita, e irá trabalhar no futebol árabe e irá receber cerca de R$ 1 milhão. O Timão passará a ser comandado por Osmar Loss, até então auxiliar da comissão fixa do clube. A estreia dele será na Libertadores da América.

Nota Zero

Quatro jogadores do Vasco mereceram a punição imposta pelo clube, antes da despedida da equipe na Libertadores. Paulão, Gabriel Félix, Evander e Wellington, que postaram fotos com legendas irônicas à torcida, foram cortados da partida no Chile, diante da La U. Os quatro tem futuro incerto no clube. Merecem uma severa punição, no mínimo. Mexer no bolso é uma alternativa.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 23/05/2018 - 00:01Atualizado em 23/05/2018 - 00:22

O Criciúma lutou, foi valente, mas sucumbiu diante da melhor qualidade do adversário. Vitória justa do Fortaleza, que foi ratificada pelo próprio técnico Mazola Júnior. A zaga continuou com os erros infantis e o ataque foi mais uma vez inoperante. Zé Carlos chegou a ter uma grande oportunidade, de cabeça, no segundo tempo, mas esbarrou na boa defesa do goleiro Marcelo Boeck. O Tigre acabou perdendo por 2 a 0, na noite desta terça-feira, dia 22, no Castelão, em jogo válido pela sétima rodada da Série B. 

Tigre conheceu a sexta derrota na Série B (Foto: Reprodução Sportv)

O sistema com três zagueiros foi uma opção em virtude ausência dos dois titulares das alas. Fez correto o técnico carvoeiro, mas a resposta do time não foi a contento. Nino e Fábio Ferreira tiveram atuações questionáveis e Liel mostrou uma lentidão preocupante. Fisicamente, o Criciúma é um time que está abaixo de quase todos na Série B. Agora, com uma parada mais longa, o Tigre poderá focar no clássico contra o Avaí, e, com alguns jogadores de volta, tentar a primeira vitória na competição.

Fica agora a expectativa sobre qual será a reação do Tigre com os reforços que chegarão. E as novas peças terão que tirar o time da lanterna. Após o jogo, o diretor de futebol, Nei Pandolfo, não chegou a anunicar algum nome, porém ficou claro que as novidades estão perto do Majestoso.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 22/05/2018 - 21:23Atualizado em 23/05/2018 - 02:06

Foi realizado na noite desta segunda-feira, (22), na sede da LARM, o Congresso Técnico da 70ª edição do Campeonato Regional da Primeira Divisão da entidade, Taça “Carvão Mineral”. Além do Presidente da Larm, Emerson Lodetti que coordenou a reunião, participaram os diretores dos dez clubes que farão parte da competição.

Durante o encontro foram definidos todos os detalhes do regulamento, fórmula de disputa e a tabela da etapa inicial do certame.

A fórmula de disputa é idêntica ao do ano passado, ou seja, na primeira fase, as equipes foram divididas em dois grupos de cinco, onde serão realizados confrontos dos times de uma chave contra a outra, em turno único. Ao final desta fase, a pior equipe, independente de chave, será rebaixada para a segunda divisão de 2019. Já, as oito melhores classificam-se para as quartas de finais. Desta etapa até a final, os jogos serão eliminatórios, com partidas de ida e volta.

A primeira rodada será disputada nos dias 1 e 2 de setembro. E o jogo final está previsto para o dia 3 de dezembro.

Além do campeonato da primeira divisão, também foram definidos os itens do regulamento da categoria júnior que será disputada pelas mesmas associações, com atletas com idade máxima de 20 anos. A fórmula de disputa e a tabela desta categoria é igual a da divisão principal. Com exceção da final, onde será disputada em partida única.

Confira abaixo a tabela completa da primeira fase da competição:

1ª RODADA

Inter X Meleiro

Cocal do Sul X Araranguá

Caravaggio X Mesquita

Rui Barbosa X Metropolitano

Turvo X Mãe Luzia

2ª RODADA

Mãe Luzia X Inter

Meleiro X Cocal do Sul

Araranguá X Caravaggio

Mesquita X Rui Barbosa

Metropolitano X Turvo

3ª RODADA

Inter X Mesquita

Cocal do Sul X Metropolitano

Caravaggio X Mãe Luzia

Rui Barbosa X Meleiro

Turvo X Araranguá

4ª RODADA

Araranguá X Inter

Mesquita X Cocal do Sul

Metropolitano X Caravaggio

Mãe Luzia X Rui Barbosa

Meleiro X Turvo

5ª RODADA

Inter X Metropolitano

Cocal do Sul X Mãe Luzia

Caravaggio X Meleiro

Rui Barbosa X Araranguá

Turvo X Mesquita

(Colaboração: LARM)

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 22/05/2018 - 09:04Atualizado em 22/05/2018 - 11:43

Qual o melhor esquema?

O melhor esquema é o que ganha. Independentemente dos números, o Criciúma precisa colher um bom resultado na noite de hoje contra o Fortaleza. Seja no 4-1-4-1, no 3-5-2 ou no 4-4-2. E até mesmo um empate poderá ser considerado um resultado satisfatório, dependendo da maneira que o time atuar. O elenco precisa de confiança e nada melhor que fazer o crime contra o líder da Série B. O adversário está com a confiança lá em cima. Não há como negar que o favoritismo é todo do time cearense, mas o velho clichê de que o futebol é uma “caixinha de surpresa” pode entrar em ação na sétima rodada. Pelo cenário criado em virtude dos desfalques, e o momento que passa o mandante, o desafio desta noite é o mais complicado da competição. Mazola Junior precisará de uma dose de sorte também. A transmissão do Futebol Som Maior começa às 20h. A narração é do “Garganta Emoção”, Jotha Del Fabro.

Tigre realizou último treino ontem em Fortaleza (Foto: Tiago Neoti)

Vamos, Brasil!!

Começou a preparação do Brasil para a Copa do Mundo. E mais uma vez uma das lutas da comissão técnica é contra o clima do famoso “já ganhou”. Os jogadores estão calejados, mas num Mundial o assédio é tão grande que há um risco dessa soberba atingir o grupo canarinho. Nada melhor que ter no técnico Tite o grande responsável por liderar os 23 jogadores convocados.

Gabriel Jesus é uma das esperanças de gol do Brasil (Foto: CBF)

Brasil é favorito?

A 23 dias do Mundial, a pergunta ronda a cabeça do torcedor brasileiro: o Brasil é favorito ao título? Claro que é. Mas não está sozinho. Na carona vem times como a Alemanha, Espanha, Argentina e França. Correm por fora Inglaterra, Portugal e Bélgica. E uma zebra sempre pode acabar aparecendo. O mundo estará de olho no Egito de Salah.

Raposa

O Cruzeiro entra em campo hoje pela Copa Libertadores da América. E a Raposa conseguirá assumir o primeiro lugar se vencer o Racing-ARG, às 21h30, no Mineirão. Thiago Neves e Edilson são dúvidas na equipe de Mano Menezes. Não dá para colocar o time mineiro entre os favoritos ao título, mas ano passado a situação era parecida na Copa do Brasil.

Destaque A Tribuna

O basquete feminino do Colégio Satc participou do Campeonato Estadual no fim de semana. Os jogaram aconteceram na Satc. As equipes das categorias de 15 e 17 anos venceram todas as partidas. No próximo fim de semana, a categoria Adulto irá competir no Estadual, em Floripa. Muito interessante o trabalho que faz a técnica Luana Minotto.

Nota Zero

Cadê os reforços? O Criciúma é de uma inércia sem precedentes. O marasmo do departamento de futebol e da presidência vão acabar derrubando o time na Série B. O atual elenco está despedaçado. Faz uma força tremenda para empatar um jogo. Dificilmente não toma gols numa partida. A situação está cada vez mais complicada no Majestoso.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 21/05/2018 - 13:13Atualizado em 21/05/2018 - 13:15

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta segunda-feira, dia 21. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Sarandi, Itá, Denis Luciano e João Pedro Hermann.

Em pauta: Tigre viaja indefinido diante do líder Fortaleza.

Denis Luciano trouxe todos os detalhes da preparação do Tigre para o duelo de amanhã no Ceará.

 

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13