Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Roberto Lima 20/02/2020 - 11:36 Atualizado em 20/02/2020 - 12:30

"És o pior presidente da história"

Não apoiar não quer dizer que não concordo e nem tampouco não apoio!

O título é pra chamar atenção. Quando promovi os 5 outdoors espalhados pela região, certos formadores de opinião disseram que era um ato isolado do "grupo" de torcedores do Carvoeiro Doente. Vocês já devem imaginar de onde veio o menosprezo.

Menosprezar a opinião de 95% da torcida e um perfil com 23 mil seguidores, é chamar a torcida de boba. Bem típico da turminha "defensora do rei" como disse Paulo Coutinho. Aliás, nesse caso, é uma turminha mesmo.

O fato é que isso mostra que a torcida está consciente e com um conceito bem formado sobre o atual presidente.

Quem bolou os outdoors foi o mesmo grupo de whatsapp da outra vez, chamado "DNA Tricolor". Naquela outra ocasião eu apenas potencializei e assumi a ponta das ações.

Dessa vez não fiz nada, de forma proposital e fico feliz com o resultado. Não porque é uma crítica contra o presidente, mas porque estamos formando uma torcida de opinião independente.

Ter exclusividade nas ações nunca vai ser minha vontade. Isso não passa de vaidade! Só quero meu clube de volta e faço parte da mesma torcida que pagou pra expor sua opinião e descontentamento.

Se alguém do clube acha que estão fazendo algo pra apaziguar isso, saiba que estão longe de surtir algum efeito.

Parabéns aos envolvidos!

Por Roberto Lima 11/02/2020 - 12:19 Atualizado em 11/02/2020 - 12:58

Início de 2019 e eu falei para o então diretor de marketing: "...tal radialista nunca vai dar certo apresentando o conteúdo do clube e isso será tiro no pé!"

Me ouviu? Claro que não!

Mas a internet é fantástica! Ela te apresenta números e informa se você realmente tem resultado ou não.

Que fique claro: FALO DE NÚMEROS E RESULTADOS! Por mais que o tal radialista já tenha qualificado uma opinião minha dita aqui como "idiota" em pleno ar, dessa vez deixo claro que não é opinião, são números!

A questão é que é extremamente válido ter a TV Tigre com conteúdos do clube e extremamente inútil quando esse conteúdo é passado de forma chata, ultrapassada e sem engajamento. Média de 500 visualizações no total e 30 ao vivo não é capaz de engajar as pessoas. Resultado foi mais discórdia na torcida e número de sócios inerte.

Em 2020 as coisas começam a mudar nessa questão... Maria Alice foi apresentada por mim em 2018, uma torcedora de verdade, fanática e extremamente comunicadora. Entra na TV Tigre para o mesmo papel no Carvoeiro Doente: representar as mulheres.

Quem vai participar da TV Tigre também é o Homem Aranha Carvoeiro. Excelente comunicador, cai fácil nas graças da criançada e já convive no meio do futebol onde sempre apareceu nos jogos do Metrô da Veneza e no Próspera.

O canal do YouTube do clube se rejuvenesce e entra no perfil de quem o assiste. Tende a ser mais agradável com cabeças jovens e menos promoção pessoal.

O manager do programa agora precisa encontrar e pesquisar os conteúdos que agradam e que chamam atenção. O mercado está aí com todos os exemplos e a criatividade é livre. Sucesso aos dois!

Por Roberto Lima 06/02/2020 - 11:44 Atualizado em 06/02/2020 - 16:58

Maio de 2018 - Bati na porta do clube e falei que precisaria mudar, pois iríamos cair! Na época eu tinha 12mil seguidores.

Durante todo o ano e algumas reuniões, insisti nas mudanças, mas fui ignorado. Nos livramos da Série C na última rodada!

Fevereiro de 2019 - Marquei reunião com membro da diretoria. Durante a reunião insisti e deixei claro qual deveria ser o foco para que houvessem as mudanças. Mas depois de várias perguntas e respostas, ouvi da pessoa a seguinte frase, olhando no meu olho: "tu tira torcedor do estádio, tu faz mal ao Criciúma!"

Não sei explicar o que senti quando escutei isso. Parece que o tempo parou e um filme passou na minha cabeça de tudo que fiz e estava fazendo naquele momento. Confesso que deu um vazio que não sei explicar. Lembro disso como se fosse hoje.

Por incrível que pareça, o pior da conversa não foi escutar isso. O pior foi ter certeza que cairíamos! Nossas atitudes nos levam aos resultados e naquela conversa eu já sabia qual seria nosso fim de ano. Parece louco, mas o fim se confirmou.

Ali eu decidi ficar quieto e simplesmente esperar. Mas por que esperar? Porque pessoas já estavam me colocando como alguém contra o clube, que eu só queria criticar e que só queria o mal do presidente. Meu comportamento então foi apenas esperar, e deixar as respostas aparecerem aos ignorantes que hoje tocam o clube.

Continuo insistindo que o problema do Criciúma Esporte Clube não é o futebol, que o futebol é apenas a consequência. Existem UMA PORRADA de atitudes e ações que não são feitas e que trariam resultados em todos os setores do clube, entre eles o futebol.

O ano passou, derrotas vieram, mais protestos, episódio ridículo do hino, carta ridícula do presidente, comunicação amadora e uma centena de descasos com a torcida.

O que me fez continuar? A TORCIDA! A cada mensagem recebida a motivação se renovava! A cada mensagem dizendo "vou no jogo por causa de vc", minha motivação se ronovava. Isso foi importante, porque 2019 foi um dos piores anos à frente do Carvoeiro Doente, em que eu tinha que tirar força de vontade além do normal pra continuar. Muitas vezes chorei sozinho, mas no outro dia acordava criando ideia pra esse vício. Se eu fosse desistir com medo de cara feia, já teria desistido com as mensagens de meia dúzia de haters portadores de crise existencial, que insistem em ficar me xingando.

Criciúma Esporte Clube virou time de bairro e vou fazer um artigo pra falar disso.

Eu tentei! Tentei falar, me coloquei à disposição. Mas é difícil fazer cego enxergar!

O clube não atrai sócios, não atrai ajuda, joga contra a torcida, não joga bem e agora está na Série C!

Continuo dizendo que fazem tudo errado... os exemplos no mercado do futebol são vários, basta estudar e entender sobre comportamento humano. Mas...

Um ano calado e os resultados estão aí... a vocês que estão na gestão do clube, VOCÊS FAZEM MAL AO CRICIÚMA ESPORTE CLUBE! E fazem mal pra caral****!

Por Roberto Lima 04/02/2020 - 14:45 Atualizado em 04/02/2020 - 17:46

Hoje (04/02) pela manhã, conversei com o presidente da Federação Catarinense de Futebol. O assunto foi o atual problema da arbitragem e também perguntei sobre a atuação do presidente como representante maior do Criciúma Esporte Clube.


Primeiro quero explicar que não quero ser o advogado de ninguém... minha linha de atuação  é sempre analisando todas as partes pra poder me posicionar.

Continuo com a opinião de que os pênaltis foram invertidos e o Criciúma foi prejudicado.

Minha conversa com Rubens Angelotti foi para saber se há ou não a intenção de prejudicar o clube.

Rubinho, como é chamado, é da cidade de Criciúma e deixou claro que jamais nos prejudicaria. Falou que a federação investe em treinamentos aos árbitros e que são três o número de árbitros FIFA da FCF. Na gestão do Delfim tinha apenas um.


Rubinho explicou as marcações e confirmou seu posicionamento de que os pênaltis foram corretos de acordo com as regras.

Também lembrou que outras partidas tiveram erros, que está preocupado sim e que alguns árbitros não apitam os jogos do Criciúma a pedido de Jaime Dal Farra.

Sobre as declarações do presidente após o jogo contra o Juventus, Federação e Rubens Angelotti entrarão com processos de danos. Contra o clube, Rubinho confirmou que não será feito nada, mesmo tendo essa possibilidade por tudo que foi dito.
Perguntei se haviam outras declarações pessoais e ele disse que sim... Pelos áudios que já ouvimos do presidente Jaime Dal Farra para outras pessoas, podemos ter ideia do que aconteceu.

Minha opinião:

Acredito sim na idoneidade de Rubinho.. conheço membros da sua família e colocaria minha mão no fogo.

Mas aos árbitros e outros responsáveis eu esperaria qualquer coisa. Afinal, estamos falando de futebol.

Não podemos esquecer da mensagem do DJ Renatão, que viu membro da arbitragem dizer "vcs vão cair" após o jogo contra o Marcílio.


Federação tem sim que chamar atenção de todos, pois a reclamação é geral!

Agora, uma análise que faço pra tudo: pra mim, tudo é consequência!

Então eu pergunto: como é a relação entre Criciúma Esporte Clube e Federação pra chegar ao ponto em que Jaime Dal Farra xinga todos em um microfone de rádio??

Foi a pergunta que fiz a Rubinho. A resposta é óbvio que a gente já conhece!

Presidente Jaime Dal Farra não aparece em compromissos da federação, manda outras pessoas pra representar o Criciúma e quer que a Federação carregue o clube no colo, ao cúmulo de colocar a culpa na FCF pelo rebaixamento do ano passado.


Nosso presidente não tem pró atividade, não é empreendedor, não se faz presente. 

Se conectar com pessoas é um dos grandes segredos pra aprender e aproveitar as oportunidades. Sou prova disso... Mas o Criciúma Esporte Clube continua na sua bolha e se apequenando cada vez mais.

Continuamos sofrendo uma grande consequência de escolhas da gestão, ao ponto dos árbitros não terem medo de errar contra nós.

Seguimos perdendo, passando vergonha e procurando rabo pra enfiar nossa incompetência!

Reclamar de arbitragem em jogos contra Juventus, Tubarão, Concórdia e Marcílio Dias é coisa de derrotado.

Por Roberto Lima 03/02/2020 - 10:13 Atualizado em 03/02/2020 - 11:36

Já aviso que me coloco nesse padrão também. Mas alguém tem que colocar o dedo na ferida e escrever aquilo que "não dá like!"

Me incomoda quando a pauta das conversas nos grupos de whatsapp (antes era no bar, te atualiza!) começam a dar muito espaço pra reclamações contra a arbitragem.

Me incomoda ver um incompetente de carteirinha transferindo toda a responsabilidade pra cima de arbitragem.

É aí que eu pergunto: quem é o Criciúma Esporte Clube hoje?

Tô dizendo que não é pra reclamar dos erros? NÃO TÔ! Tem que reclamar sim!

Mas a gente não pode deixar de analisar a fundo! Não podemos deixar de refletir o porquê de estar acontecendo tudo isso com o nosso clube. Devemos refletir também sobre o nosso comportamento.

Vou ser sincero, me incomoda pra caral*** ficar reclamando de erros em jogos contra JUVENTUS, TUBARÃO, MARCÍLIO E CONCÓRDIA!!!!!!! Olhem pra essas babas!! Com todo respeito, mas nós somos o Criciúma Esporte Clube porr**!

Era pra PASSARMOS POR CIMA desses times e hoje não temos poder nem pra fazer um árbitro ter medo de errar contra nós. Os árbitros não tem medo de errar contra o Criciúma, já pensou nisso?

Não posso e nem vou levantar a tese de ser algo premeditado. E se for, também significa que não temos relevância.

Temos um presidente que não tem crédito com ninguém, uma minoria da imprensa baba ovo, que ousa falar no ar "sou amigo pessoal do treinador" e um clube que se transformou em um time de bairro! Enquanto isso, reclamamos da arbitragem.

O Criciúma Esporte Clube não consegue ser maior que um árbitro de Catarinense. Nos tornamos pequenos e medíocres em aceitar isso e cair nessa cortina de fumaça.

Estão errando? Sim!

Devemos cobrar? Sim!

Mas não vamos cair nessa armadilha! Nossa mudança maior continua sendo a estrutural e mental.

Pessoas no clube que não vivem o clube. Ambiente pesado. Processos defasados. Diretores estagiando. Clube fechado. Falta de transparência. Comunicação amadora. 

Respeito não se impõe. Respeito se conquista!

Até o próximo jogo!

Por Roberto Lima 30/01/2020 - 12:01 Atualizado em 30/01/2020 - 13:17

Quando soube que a Spieler seria a nova fornecedora de material do Criciúma, fui correndo entrar em contato. Metido? Quase nada...

Fui apenas para conversar. Afinal, numa simples conversa já dá pra identificar quais as intenções e capacidades de uma pessoa/empresa.

Desde o começo me surpreendeu a velocidade do contato e a receptividade. Primeiro pelo setor comercial e depois direto com o Kauê, que é proprietário da empresa. Nas primeiras conversas não houveram trocas de informações das novas camisas. É claro que ele não me passou nada e é claro que eu não fiquei pedindo. Mas como foi uma conversa tranquila, perguntei então se ao ser lançada, se eu poderia visitar a empresa e apresentar o processo de fabricação da nossa camisa que é sagrada pra gente. Para o meu espanto, ele não me respondeu com a frase que mais ouço em Criciúma, que é "depende, tenho que analisar". Kauê me respondeu com um rápido "é claro". Isso já me chamou a atenção.

Na quarta-feira fui à Joinville. Saída às 5hs da manhã, trânsito tranquilo, quatro horas de viagem e eu estava lá. Kauê me recebeu e me apresentou toda a empresa. Baita atenção e baita vontade de querer atender a torcida do Tigre.

Vamos lá... achei a empresa muito organizada e caprichosa. Sou minimalista, analiso desde a posição das máquinas até o estado dos móveis, limpeza etc. Tu acha besteira? Não espere capricho e qualidade no seu produto de quem não tem capricho nem do seu próprio espaço de trabalho.

Spieler gosta de investir em tecnologia. Mais tecnologia significa mais qualidade. Mais qualidade significa satisfação do cliente. Ponto pra Spieler! Exemplo: a máquina de corte das peças são a laser, o que faz com que não tenhamos variações de tamanhos de camisas. Eles possuem máquina de impressão dos "adesivos" que são colocados como detalhes na camisa. Assim podem criar mais, sem ficar engessados em compras de lotes com terceiros.

Outro diferencial que gostei na Spieler: CADA MACACO NO SEU GALHO! Quem negocia contratos é o proprietário, quem vende são os vendedores e quem cria são os designers! Parece básico, mas não é assim pra todos. Isso se chama profissionalismo.

Pra finalizar, o que mais me agradou foi a comunicação. O CEO da empresa é um cara jovem, com pique pra enfrentar as coisas e com a velocidade que a demanda do mercado pede. As coisas são pra ontem, e essa me pareceu a pegada de quem toca a empresa. Também estão dispostos a ouvir muito a torcida, afinal, a marca é nossa (Garra91). Essa preocupação me agradou e muito.

Pra finalizar, gostei de tudo que vi e principalmente do produto final. Os modelos da camisa são discutíveis pois envolve gosto pessoal. Mas a qualidade deve ser a base e isso me agradou. Vejo um excelente caminho entre clube/Spieler/torcida. Tem tudo pra dar certo.

De ruim, só o fato de estarem localizados em Joinville e as nossas camisas estarem encostando nas camisas do JeD. Mas tá tudo certo, a gente deixa eles pegarem um pouco da nossa energia!! rsrsrs

Obrigado Kauê pela recepção e sucesso à essa nova parceria!

Por Roberto Lima 27/01/2020 - 09:26 Atualizado em 27/01/2020 - 12:48

Apoiamos sim, pois sabemos muito bem o que é cobrar do presidente de uma instituição, não ter respostas, só piorar, até chegar ao ponto de xingar por NÃO AGUENTAR MAIS!

Nosso presidente tá sentindo na pele a emoção que o torcedor do Criciúma Esporte Clube sente há 5 anos.

E é por fazer essa comparação que realmente não discordo da fala do presidente. Não sei se realmente foram feitas cobranças internas, pois se foram, não surtiram efeito. Se por vias formais não deram resultado, que seja na ignorância mesmo. Presidente Jaime Dal Farra xingou a Federação com as mesmas palavras que as arquibancadas usam e é por isso que nos identificamos.

Por outro lado, existe o profissionalismo que deve ser levado em conta. No mundo sério, os palavrões do dono da GA extrapolam as obrigações que seu cargo representa, como falou João Nassif no seu artigo.

Vai ser punido, mas acredito que árbitros estarão mais ligados em jogos do Criciúma. Se esses erros grotescos não pararem, aí é porque nossa camisa não vale mais nada mesmo!

Agora vamos às reflexões:

Não podemos nos infectar com o complexo de vira-lata, em que tudo que dá errado, a culpa é de terceiros e somos uns coitados.

Só reclama de arbitragem quem não faz gol!

Com todo respeito, não pode jogar se defendendo contra o Juventus!

Teve gente da imprensa rechaçando com veemência as palavras daquela narração do Mastella e hoje estão elogiando as palavras do presidente. "Engraçado" não é?

Uma coisa boa no meio disso tudo é que: o futebol voltou! Amém!

Por Roberto Lima 24/01/2020 - 11:02 Atualizado em 24/01/2020 - 12:39

A primeira que vez que me tornei sócio do Criciúma Esporte Clube foi em 2006. Ano de Série C! Toda minha campanha seria baseada nisso, mas nem deu tempo!

O ano começou animado, torcedor querendo voltar a ser sócio, direção de futebol contratando jogadores querendo crescer na carreira e até o time vencendo na estreia.

Tentei começar diferente também. Menos críticas, já que a Série C deixou de ser uma ameaça e é nela que estamos de fato.

Criei um clima bacana nas redes sociais afim de não deixar o clube de lado. Precisamos disso!

Tento desde ano passado trabalhar com plano de sócios. Com 23mil seguidores acredito que posso ajudar na captação de novos e na manutenção de quem já é sócio. Mas não consigo autorização, afinal, eu quero o mal do clube.

Na reunião que fui chamado para participar da escolha dos novos uniformes, pedi ao atual diretor de marketing Julio Remor a autorização para trabalhar em cima do plano das torcidas organizadas, no caso a Os Tigres. Fui autorizado, mas como já estava em fim de temporada e o clima era outro, não anunciei os planos.

Em 12/12/2019 novamente entrei em contato com o marketing do clube para participar do planejamento de 2020. Hoje é dia 24/01/2020 e nada de resposta!

Marketing é 'time' (taime) e eu não posso esperar algo que leva UM dia para ser decidido. Conversei com a Os Tigre e firmamos parceria para captação de novos sócios para a torcida. Ajuda a torcida e ajuda o clube.

Passei a madrugada produzindo todos os materiais. Deixei tudo pronto. Pois sabia que dúvidas surgiriam e as respostas já deveriam estar prontas.

 

De manhã, dia 22/01/2020, fiz o lançamento e em poucas horas começaram os cadastros. Infelizmente vieram também os problemas! No debate esportivo da Rádio Eldorado começaram a bater no lançamento. Gargalhadas irônicas e julgamentos rolaram solto. Me chamaram pra falar sobre? Pediram meu esclarecimento? O que você acha?

Peguei meu carro e fui direto à rádio cobrar meu direito de resposta! Não fui autorizado a falar no ar, mas aguardei para conversar com o âncora Renato Semenssatti. Muita informação esclarecida e com isso, meu direito de resposta no dia seguinte.
Foi o que aconteceu. Leram minha resposta na íntegra e com isso os discursos mudaram um pouco. O tom que era "aqui ninguém vai ser ouvido" mudou! De qulquer forma, agradeci o Semenssati por cumprir o acordado.

Dia 23/01/2020 o bloqueio foi confirmado. Segue o plano com as torcidas, mas não mais comigo. Se posso trabalhar com a captação direta ao clube? Difícil!

Segue o baile!

Por Roberto Lima 18/01/2020 - 09:32 Atualizado em 20/01/2020 - 07:48

Ontem, sexta-feira, foram anunciadas as novas camisas do Criciúma Esporte Clube com a marca própria Garra91.

Garra em alusão ao nosso mascote Tigre e 91 da conquista da Copa do Brasil.

A proposta é fortalecer a marca do próprio clube, terminar com as constantes falhas no fornecimento e pricipalmente: aumentar a receita com a venda de produtos.

Pra que haja vendas consideráveis em camisas oficiais e produtos oficiais, obrigatoriamente deve haver também o trabalho de gestão da comercialização. O que seria essa gestão?

Seria:

- análise de mercado;

- captação de fornecedores;

- quem são os clientes consumidores;

- o que querem os clientes consumidores;

- quais produtos oferecer;

- produção de qualidade;

- controle de qualidade;

- e por fim: marketing e campanhas de vendas.

Pra que isso tudo gire de fato, precisa de alguém que entenda e de mão de obra.

É aí que entra o profissionalismo da Spieler! A empresa vai assumir a gestão da loja e traz todo seu know-how em produção e administração da comercialização de ítens de clubes de futebol. Quantidade de materiais à venda e qualidade tendem a melhorar muito.

Segundo a própria Spieler, quem tomou a iniciativa foi a própria Spieler devido à sua constante análise de mercado, tendo assim, conhecimento do término de contrato com a Embratex. (isso é gestão)

As camisas são BEM diferentes. Com mais detalhes em tecido e aplicações. Gostei demais da número 2, tá linda!

Seja bem-vinda Spieler e Garra91, que agora é a nossa marca! Que lancem logo pra gente gastar um pouquinho mais com esse clube que a gente não consegue abandonar!!!!

Por Roberto Lima 14/01/2020 - 11:51 Atualizado em 14/01/2020 - 11:51

Mais uma vez a comunicação do Criciúma Esporte Clube deixa seus sócios sem saber o que fazer!

Uma das mensalidades mais caras do Brasil não suporta uma Série C. Se quisermos ver mais de 3mil pessoas no Heriberto Hulse, a diretoria tem que se mexer e rápido!

Não tem como bancar promoções de ingressos com os sócios pagando R$90,00. É necessário uma reformulação profunda, pra que haja possibilidade de atrair novos sócios e torcida ao estádio.

Sem contar aqueles que não suportam mais pagar os caros R$90,00.

A promessa de revisão foi feita, mas para quanto ou para quando? Ninguém sabe!

Campeonato Catarinense tá aí, batendo na porta!

Por Roberto Lima 06/01/2020 - 20:10 Atualizado em 06/01/2020 - 20:11

A terra do carvão tá fazendo 140 anos! Parabéns Criciúma!

Vou aproveitar pra contar uma história que deixei guardada durante os 7 anos de Carvoeiro Doente.

Em todo esse tempo eu morei em Florianópolis, justamente na terra do inimigo. Mas calma, não sou manezinho não.

Tá, nasci em Florianópolis sim... mas foi acidente de percurso. Toda minha família é daqui (região de Criciúma) e com apenas 3 anos já estava de volta à cidade. Morei 11 anos em Criciúma. Em 2000 me mudei com a família para Curitiba e a distância da cidade do carvão fez a ficha cair. Qual ficha? A ficha de que a nossa cidade, aquela que a gente cresce, sempre vai ser a melhor cidade do mundo.

Saudade de coisas simples começaram a surgir. Saudade do colégio Michel que estudei desde moleque, do Mampituba, do calçadão do centro, da Avenida Centenário, do xis salada do Jorginho e principalmente dele, do Estádio Heriberto Hulse! Esse mata!

Não poder assistir um jogo do Criciúma te mata aos poucos! A angústia de perder um jogo importante é terrível e dolorosa!

Mas sabe o que é pior? O pior mesmo é saber que tu NÃO VALORIZOU quando estava tudo ali pertinho, do teu lado.

Esse é o grande ponto que eu gostaria de chegar. A gente não valoriza quando tá na mão. Muitos até desdenham. Me desculpa, desdenhar de Criciúma é desdenhar de si mesmo!

No centro disso tudo existe um clube de futebol que simplifica todo esse sentimento e que leva o próprio nome da cidade: o Criciúma Esporte Clube

Após morar um ano em Curitiba, mudei novamente com a família pra Floripa. Que alívio! Afinal, estava menos longe. Mesmo assim, estar menos longe não é estar, de fato!

O Carvoeiro Doente foi uma das formas que encontrei de estar em Criciúma, de ter contato com as pessoas de Criciúma, de matar a saudade!

Crescer em cidades maiores me ajudou a não ter vícios de cidade pequena e me ajudou a ter um respeito e carinho que muitas vezes só nos damos conta quando saímos da nossa casa!

Fiz uma pesquisa e quase 80% não sabiam dessa história. Acho que disfarcei bem!

Mas agora voltei, 14 anos depois, 100% presente e não preciso mais torrar todo meu dinheiro em gasolina! rsrs

Valorize a nossa cidade. É a nossa história, é a sua história. Honrar isso é sinal de respeito e maturidade.

Parabéns Criciúma! A melhor cidade do mundo e nela tem clube!

*quem me chamar de manezinho vai ser bloqueado rsrs

 

Por Roberto Lima 30/12/2019 - 18:48 Atualizado em 30/12/2019 - 19:42

Assista o vídeo do Rogério Ceni e meu texto logo em seguida:

 

 

Se 2020 será de exemplos, não podemos jamais deixar de comentar os exemplos a não serem seguidos!

Enquanto vemos clubes se destacando após implementarem gestão profissional, temos também, um grande clube amargando sua primeira queda para a segunda divisão.

Rogério Ceni está falando do Cruzeiro, rebaixado para a Série B de 2020. Parece coincidência com a atual fase do Criciúma Esporte Clube? Não é coincidência, muito menos AZAR, é consequência!

Como um time campeão da Copa do Brasil em 2017 e 2018 consegue ser rebaixado em 2019?

Resposta: GESTÃO!

Seguidos problemas na gestão do clube influenciaram diretamente no rendimento dentro de campo. E os jogadores são basicamente os mesmos...

- Apostas em medalhões e veteranos;

- Rotatividade de técnicos;

- Jogadores com pouca ambição;

- Empresários envolvidos diretamente no clube;

- Negociação de jogadores jovens visando retorno rápido etc.

Alguma coisa semelhante com o Criciúma?? Muito, não é?

 

Que a pessoa à frente do clube realmente tome atitudes diferentes. Se queremos um 2020 diferente, precisamos de ações diferentes.

Os exemplos estão no mercado, pra todos enxergarem. Basta aplicar!

 

O próprio Cruzeiro já está dando exemplos do que fazer. Mudou corpo diretivo e pediu publicamente PERDÃO à sua torcida, enquanto o marketing do Criciúma fez um vídeo de agradecimento. Não agradeça, se ajoelhe e peça desculpas à torcida. Mas pra isso acontecer dependeria de humildade, o que é difícil! 

O Cruzeiro vai presentear com as novas camisas, os 185 sócios mais ASSÍDUOS, enquanto o Criciúma presenteou 50 aleatórios (que também merecem, por que não?).

 

Que 2020 seja de alegrias! Será que vai?

 

Por Roberto Lima 25/12/2019 - 21:01 Atualizado em 26/12/2019 - 10:28

Vou ser sincero: de polêmico nesse texto, só o título.

Passei um dos dias mais agradáveis desde a minha volta à Criciúma e é disso que vou falar aqui.

Uma partida de futebol entre diretoria e torcida, um churrasco no almoço e uma carreata pelo Caravaggio distribuindo balas, cestas básicas e alegria!

O que fui fazer no Caravaggio FC?

Resposta: Entender e aprender como gerar engajamento da sua comunidade.

Se no Criciúma Esporte Clube esse movimento é o inverso, então precisamos aprender o que fazer pra que a cidade do carvão volte a abraçar o seu clube de futebol.

Caravaggio é um distrito de Nova Veneza e tem um clube de futebol que o representa. Pra melhorar, o clube é administrado por torcedores que levam a gestão a sério e com organização.

A transparência e aproximação entre diretoria/torcida levam a torcida pra perto, fomentando a captação de sócios e apoio de empresas da região. Com boa receita, jogadores de qualidade são contratados e os títulos se tornam consequência!

Dos últimos 25 campeonatos da Larm, o Caravaggio esteve em 16 finais, sendo incomodado apenas pelo seu principal rival: o Metropolitano

Conversei com o presidente da torcida Organizada da Miséria, o Gabriel Fenali e com a conselheira Cristiani Preis Amboni. Falamos sobre esse sentimento pelo Caravaggio Futebol Clube!

Assiste aí:

Agradecimento especial ao Caravaggio pela recepção, aos torcedores que me receberam bem e à Adriana Ronchi que fez todo o movimento pra minha ida em Nova Veneza!

Muito Obrigado!

Por Roberto Lima 17/12/2019 - 12:00 Atualizado em 17/12/2019 - 13:21

A desculpa dos envolvidos no clube para ignorar as opiniões do Carvoeiro Doente são as de que as críticas emitidas não são construtivas.

Como dizer que a "briga" é pessoal diante de números e resultados expressamente negativos?

Pois eu, Roberto Lima, administrador do perfil Carvoeiro Doente, informo que 2020 será diferente! O próximo ano será de números e exemplos. Afinal, tudo que eu falo é baseado em estudo e não em opinião.

E pra começar, o principal tema a ser abordado: comunicação do Criciúma Esporte Clube!

Por que? Porque pra mim, comunicação é a base de tudo. Eu sou a prova disso e é o que a torcida tanto reclama!

---

Estamos na era de streamings e redes sociais. A mudança do físico pro digital, do computador para o celular. Tudo isso é relevante e leva a um só objetivo: engajamento!

Não são meus 23mil seguidores que me trouxeram até o portal 4oito. Foi meu engajamento! Foi minha campanha #10milépouco, #chimbanoHH, invasão em Tubarão etc etc etc!

Não há comunicador sem público, rádio sem ouvinte, colunista sem leitor, TV sem expectador, futebol sem torcida.

Nisso, a internet é maravilhosa! Porque ela entrega NÚMEROS! E são os números que nos direcionam e validam qualquer ação proposta!

VAMOS LÁ...

O Criciúma Esporte Clube sofre uma crise de identidade há 4 anos. Afasta torcedor, cria barreiras, desrespeita sua torcida e isso tudo resulta em: menos sócios, menos bilheteria, menos consumo, ambiente ruim e resultados negativos dentro de campo.

Se alguém escutou a coletiva do presidente pode até pensar que o clube subiu pra Série A, mas não, caímos pra terceira divisão mesmo.

Pergunta 1: e como deveria ter sido? O que deveria ter sido feito?

Resposta 1: aproximação da torcida e sociedade.

Pergunta 2: como fazer essa aproximação?

Resposta 2: através da maneira mais fácil e eficiente, ATUALMENTE, de conversar com seu público: as redes sociais! Simples!

Informação!

A Socialbakers, empresa de análise e desempenho de marketing digital, realizou um estudo sobre as tendências para as mídias sociais em 2019, fornecendo informações detalhadas sobre engajamento e publicidade, além de temas emergentes que devem entrar em pauta no próximo ano. 

"O Instagram está se tornando a plataforma de mídia social número um quando se trata de engajamento de marcas. Quando olhamos para o engajamento em um nível absoluto, o Instagram tem um alcance maior por marcas do que o Facebook, apesar de ter um tamanho de público significativamente menor. Como resultado, vemos as empresas migrando seus investimentos para o Instagram", explica Alexandra Avelar, Country Manager da Socialbakers.

-

Atualmente o Criciúma é o QUARTO colocado em números no instagram:

1º Chapecoense: 1,3 milhão de seguidores

2º Avaí: 111mil seguidores

3º Figueirense: 110mil seguidores

4º Criciúma: 55mil seguidores

Sim... temos METADE do Figueirense e a diferença aumenta a cada mês. Fonte: SocialBlade

 

Onde a TV Tigre entra nisso?

É que foi feito grande esforço para se colocar em prática uma série de programações no canal do Youtube (TV Tigre) em que o acompanhamento é extremamente baixo e um resultado nulo. Já que os números de expectadores não é suficiente para os principais propósitos do clube: público no estádio e sócios torcedores.

Foram 50 vídeos do programa "Resenha do Tigre" e 16 vídeos "Pré jogo" com média de 530 visualizações em ambos, e taxa de 15 a 70 expectadores ao vivo. Não se enche o HH com 70 pessoas!

Os profissionais responsáveis são bons no que fazem mas a programação não é a que agrada o público da internet e futebol!

Em pesquisa no Carvoeiro Doente: 

:: Pessoas que assistem toda a Resenha do Tigre: 58

:: Pessoas que NÃO assistem toda a Resenha do Tigre: 724 

:: Pessoas que sabem da existência da Resenha do Tigre: 395

:: Pessoas que NÃO sabem da existência da Resenha do Tigre: 463

*pesquisa no @carvoeirodoente com 782 pessoas em 24hs

Os exemplos de sucesso são inúmeros. Em todos a linguagem jovem prevalece, o tempo não passa de 30 minutos e as propagandas não interrompem a sequência do conteúdo. Bem diferente do que acontece hoje nas 'lives' da TV Tigre.

"Mas então quer dizer que as Lives do Tigre devem parar?" Minha resposta é: Não

QUAL O OBJETIVO DO ARTIGO ENTÃO?

É mostrar que o que realmente traz resultado não é feito! Foca-se no que não traz e não trará resultado! Nesse momento que escrevo, apenas 200 pessoas acompanharam a festa no restaurante Família Rosso. Outras 55mil que estão no Instagram nem souberam do evento, pois não foi feita a cobertura pelo perfil oficial do clube!

Vídeos de coletivas de imprensa não tem!

Vídeos de bastidores do dia a dia no clube não tem!

Vídeos com histórias de torcedores não tem!

Vídeos de bate papo com atletas não tem!

Fotos profissionais diárias do clube não tem!

Matérias com a molecada da base não tem!

Matérias apresentando o time feminino não tem!

Ações com o mascote do clube não tem!

Fora outras inúmeras alternativas que não são exploradas.

Um simples vídeo meu respondendo às perguntas no intagram do Carvoeiro Doente gerou:

Alcance de 7.497 pessoas com 3.431 visualizações! Imagina no perfil oficial do clube com o dobro de seguidores?!

-

Resumindo:

O departamento de comunicação peca em terceirizar ações importantes de marketing que não geram resultado/engajamento.

Não é necessário parar com a TV Tigre no Youtube... mas se realmente quiser alcançar sua torcida de verdade, vai ter que interligar todas as suas principais mídias de comunicação: facebook, youtube e principalmente INSTAGRAM!

Público é número! Se não há público, não há sentido!

-

Obrigado por ler até aqui... deixe sua opinião!

Em breve tem mais!

 

Por Roberto Lima 13/12/2019 - 20:52 Atualizado em 13/12/2019 - 21:26

Andrew nasceu no Rio de Janeiro e chegou no clube em 2012.

Morou dois anos no Heriberto Hülse, viu de perto a campanha histórica de acesso à série A e jogou com o Zé Carlos, segundo ele, o jogador mais chato que já conviveu! (risos)

O resto ele conta no vídeo... confere aí!

Por Roberto Lima 05/12/2019 - 23:00 Atualizado em 05/12/2019 - 23:43

Minha base pra conquistar o grande público que hoje acompanha o Carvoeiro Doente sempre foi a COMUNICAÇÃO!

Não adiantaria eu me julgar torcedor fanático se não fosse aos jogos, se não quisesse comprar todas as camisas e também se não estivesse ao lado do clube nos melhores e nos piores momentos.

Pra mim sempre foi fácil porque sempre foi verdadeiro. O público é inteligente e sabe muito bem distinguir a verdade da mentira.

Segue minha análise:

-----

"exemplo" - entre aspas são as falas do presidente Jaime Dal Farra

COMENTÁRIO: são os meus comentários

“tenho um grande agradecimento... primeiro à minha diretoria, que todos os revés que a gente teve sempre ligou, deu apoio”
COMENTÁRIO: a tua diretoria é quem fez o clube cair pra Série C! É pra sentirmos orgulho da diretoria ou PENA, Sr presidente?


“...o conselho, presidente do conselho ligando sempre, dando apoio, força”
COMENTÁRIO: o clube ladeira abaixo e o presidente do conselho mandando força! Que coisa, não?!


“...agradecer muito a imprensa, nessa reta final que ‘nosuchou’ muito...”
COMENTÁRIO: alguém decifra o que o Sr presidente tentou falar, por favor!


“...e acima de tudo nosso torcedor, extraordinário... a maior disparada torcida de Santa Catarina...”
COMENTÁRIO: a torcida que foi calada com hino, não pode fazer protesto e que o senhor foge antes do juiz apitar? Sei... Linguagem corporal: o presidente fez sinal negativo com a cabeça enquanto falava a frase acima... isso acontece quando a pessoa não concorda com o que diz!


“...gente, o nosso Criciúma, o nosso Tigrão é forte! É o maior time sem dúvida do estado! Mostrou, pela força da torcida...”
COMENTÁRIO: mostrou o que? O CRICIÚMA CAIU!!!!!!!!!!!!! Alguém avisa o Sr presidente, por favor! Quem mostrou força foi a torcida, pois o clube aceitou diversos erros de arbitragem, trabalhou planejando errado o ano todo e assinou pra 2020 com o treinador q teve o pior desempenho no clube esse ano.


“...o lado financeiro, é uma gestão profissionalizada, temos um clube e procurando implantar um sistema de empresa”
COMENTÁRIO: profissionalizada? Com assessor de deputado formado em fisioterapia no cargo de diretor de marketing, um prefeito de outra cidade como vice-presidente e gente da imprensa trabalhando no clube? Não parece ser tão profissionalizada assim.


“...o futebol não tem clube nenhum que eu tenha conhecimento que tenha lucro, né. Tirando fora do país que já é muito profissional há mais de 30 anos lá na Europa!”
COMENTÁRO: “Com receita recorde e lucro, tudo indica que o Flamengo fechará 2019 com as contas no azul” Fonte: https://globoesporte.globo.com/blogs/blog-do-rodrigo-capelo/post/2019/11/01/com-receita-recorde-e-lucro-tudo-indica-que-o-flamengo-fechara-2019-com-as-contas-no-azul.ghtml


“...com a venda do Roger Guedes eu zerei o déficit. E eu tô muito tranquilo porque eu vim com muito amor, como torcedor, como presidente do clube e como investidor”
COMENTÁRIO: se o presidente sabe que o futebol no Brasil só dá prejuízo, como vai ser um investidor desse mercado? Tá se contradizendo Sr presidente.


“...o que eu digo? O clube, graças a deus, é um clube que está saneado, não tem nenhuma dívida, diferentemente de outros clubes no Brasil inteiro...”
COMENTÁRIO: clube está saneado financeiramente? E as receitas caindo recorrentemente? E a desvalorização da marca? E a queda pra C? Não entra na conta?


“...pode ter orgulho torcedor, o clube não deve um centavo...”
 COMENTÁRIO: ele falou “orgulho”! Orgulho de cair para a Série C realmente está enorme!


“...eu investi esse ano, o dobro do que eu pensava. A gente trouxe treinador de ponta, jogadores de ponta, diretor executivo de ponta, gente muito qualificada que sabia tudo de futebol e infelizmente dentro de campo não deu certo.”
COMENTÁRIO: a gestão profissionalizada que teve 6 treinadores no ano... trouxe Ricardo Rocha... etc etc etc... Investimento sem planejamento é uma mera aposta... e aposta é coisa de aventureiro!


“...investi, botei dinheiro meu e não tem problema nenhum! Isso é o que eu assumi perante o nosso torcedor, perante o conselho e cumpri e não tem problema e fiz isso, acima de tudo, por amor extremo ao Criciúma!”
COMENTÁRIO: novamente o Sr presidente fala a frase “fiz isso, acima de tudo, por amor extremo ao Criciúma” fazendo sinal negativo com a cabeça, indicando não concordar com o que diz ou supostamente mentindo!


“...eu conversei com 10 investidores... só que todos, eu diria entre aspas: AVENTUREIROS” ... aqui no Criciúma não vai ter aventureiro. Eu não estou aqui de graça... o Criciúma há 10 anos, não tem problema”
COMENTÁRIO: preciso comentar essa pérola??


“...eu preciso de todos... vocês da imprensa e acima de tudo nosso torcedor!”
COMENTÁRIO: pela segunda vez o Sr presidente cita a imprensa antes de citar o torcedor. Seria uma coincidência? Não é!


“...nosso time é time de Série A e nós vamos a partir do ano que vem buscar isso, sempre almejando uma Série A”
COMENTÁRIO: lamento em dizer Sr presidente, mas ano que vem é Série C e o seu contrato termina em março de 2022, ou seja, o Sr nunca vai dirigir o Criciúma numa Série A.


“...a gente teve um bom ano na gestão... infelizmente dentro de campo, não aconteceu”
COMENTÁRIO: me nego a comentar essa parte!


“...tenho o exemplo do Flamengo onde tinha o CEO que tocava sem aparecer... é isso que a gente quer... tenho que trazer cada vez mais gente habilitada, profissionais, porque o futebol é muito difícil!”
COMENTÁRIO: primeiro sinal lúcido do presidente. Mostra que realmente enxergou que a aventura de ser presidente de futebol não é para ele.


“...a gente teve muito planejamento... futebol muda muito rápido”
COMENTÁRIO: então faltou convicção no seu planejamento!


“...o CEO é uma coisa mais demorada, a tendência é que eu dê a chave na mão do cara...”
COMENTÁRIO: aqui é a prova que o presidente vai se afastar... se isso vai realmente acontecer nós ainda não sabemos.


“...dar muita atenção à torcida ano que vem, porque o grande patrimônio do Criciúma é o nosso torcedor”
COMENTÁRIO: ah se as ações fossem condizentes com o discurso!!!


“...ano que vem sem dúvida vamos brigar pelo título (catarinense)”
COMENTÁRIO: vamos cobrar!

 

Dadas as considerações acima, acredito mais uma vez que seria melhor se o Sr presidente do Criciúma Esporte Clube ainda estivesse em silêncio. Um discurso incoerente com os acontecimentos, baseado em informações genéricas e sem aprofundamento, não faz ninguém voltar a acreditar em dias melhores ao clube. Resta torcer!

Por Roberto Lima 28/11/2019 - 19:58

Em Junho de 2019 chamei o Raphael Silva pra gravar uma #ResenhaCarvoeira pro canal do Carvoeiro Doente no Youtube.

Já sabia do carinho da torcida pelo zagueiraço que ele foi na sua passagem pelo clube. Acertei no convite! O cara gosta mesmo do Criciúma!

Mas não é só o cara não... conheci também sua esposa Amanda, que é a responsável por responder as mensagens e deixar o "jogadô" focado na profissão!

De lá pra cá a relação entre mim e o casal ficou mais próxima, com mensagens nas redes sociais.

Aproveitando isso, convidei a Amanda pra falar um pouquinho sobre essa relação com o time e a cidade. E sério, dá uma olhada nessa conversa abaixo!!!

---

ROBERTO: Raphael nasceu onde?

AMANDA: Rapha nasceu em Cuiabá no Mato Grosso, mas saiu de lá com 13 anos. Foi morar em São Paulo para jogar futebol. 

ROBERTO: Amanda nasceu onde?

AMANDA: Eu nasci em Porto Alegre, mas passei a maior parte da vida em Laguna/SC . Acreditem, eu não conhecia Criciúma. A primeira vez que entrei na cidade foi quando Rapha foi para o Criciúma. 

ROBERTO: Se casaram quando?

AMANDA: Nos casamos em 2010, Rapha estava emprestado pro Internacional e aí nos conhecemos. Desde então estamos aí, juntos. 

ROBERTO: Quantos filhos? Algum nasceu em Criciúma?

AMANDA: Sim, temos dois filhos. Raphaela de 3 anos, nascida na terra do Carvão, Carvoeira como ela diz. Lá de Criciúma, a terra do Tigre. O João não morávamos mais em Criciúma, mas voltamos pra ele nascer Carvoeiro também. Temos muita confiança em nossa médica, a Margarete Bistrot, outra Carvoeira.. encontramos ela em todos os jogos. E ela  foi um dos motivos pro João também nascer em Criciúma. 

ROBERTO: Quando conheceram a cidade de Criciúma?

AMANDA: Eu Amanda sempre ouvi falar em Criciúma, meu pai até tinha uma camiseta do Criciúma da época que o Scolari treinava o Tigre. Já o Rapha jogava vídeo game com o Criciúma quando era pequeno, e assim ouvíamos falar na cidade. Mas conhecer mesmo foi quando mudamos pra Criciúma. Lembro que cheguei em um dia quente de Janeiro, chovia muito. Isso foi início de 2016.

ROBERTO: O que mais chamou atenção na cidade de Criciúma?

AMANDA: Inicialmente só víamos o Time e a oportunidade. Mas com o passar dos dias fomos conhecendo a cidade e as pessoas que vivem nela. E nos encantando, pra nós Criciúma é uma cidade com jeito de interior, mas que tem tudo que precisamos. Sem dúvidas as pessoas nos ajudaram a fixar os pés em Criciúma. Fomos muito bem recebidos e acolhidos durante os dois anos que vivemos nela, e hoje ainda quase todos os dias recebemos carinhos das pessoas de Criciúma. 

ROBERTO: Por que se identificaram com o time da cidade? 

AMANDA: Raphael estava fechado com outro time, estávamos passando ano novo em Laguna e fomos de carro pra São Paulo. No meio do caminho Rapha recebeu mais duas propostas, uma delas a do Criciúma. E não me pergunte o porquê mas escolhemos o Criciúma. Tu acredita em Deus?! Então foi Deus! Criciúma é um time que tem que estar na série A, a torcida é um dos grandes motivos que nos fizeram pegar tanto carinho pela cidade e pelo clube. Fizemos amigos de verdade na cidade e pessoas ligadas ao clube hoje são da nossa família. 

ROBERTO: O que mais gostam do Criciúma Esporte Clube pra gostarem tanto do clube?

AMANDA: São tantos motivos, Raphael foi muito feliz no Criciúma individualmente. Claro que queríamos que o Criciúma também tivesse conquistado varias outras coisas. Acho que quando tu é feliz em um lugar tu acaba gostando. E isso te faz bem, nossos filhos nasceram em Criciúma. Fomos mega acolhidos quando chegamos e nos sentimos amados, por todos. O Criciúma é um clube correto, e só quem anda por dentro do Majestoso pra sentir a atmosfera. O estádio pulsa, as pessoas que trabalham no Criciúma fazem com amor.. e isso nos motiva também a gostar do clube. 


ROBERTO: Um momento marcante da Amanda em relação ao time:

AMANDA: São tantos, eu poderia escrever até um livro hahaha mas com certeza todos as conquistas individuais do Raphael marcaram bastante. Em 2016 éramos uma grande família, foi um ano muito bom. 2017 estávamos bem, aí Rapha se lesionou e foi um tempo muito difícil pra nós, ele queria voltar e tentou algumas vezes. Mas isso só agravou a situação. Porém foi aí que nos sentimos mais amados e cuidados, a torcida nos mandava mensagem de apoio todos os dias. Foi incrível como recebemos carinho e amor dos torcedores e das pessoas de dentro do clube. Nós já estávamos encantados com tudo em Criciúma, mas nesse tempo foi que realmente confirmamos nosso carinho e respeito. Saíamos na rua e todas as pessoas nos apoiavam e falavam que estavam na torcida e em oração pra voltarmos. Realmente incrível! 

ROBERTO: Como se sentiram com a queda pra Série C?

AMANDA: Nos sentimos igual vocês, tristes.. porque o clube não são apenas os jogadores, e os resultados dentro do campo impactam vidas que não entram em campo. Então é complicado, é difícil.. mas é necessário respirar fundo e voltar ainda mais fortes. 

ROBERTO: Sua mensagem de apoio a todos os torcedores:

Primeiro quero agradecer todo carinho que a torcida tem por nos, pelo Raphael e por nossa família. Tenho certeza que ano que vem o estádio estará mais cheio e a torcida vai ficar ainda mais apaixonada. Porque pro torcedor de verdade não importa a divisão, continuaremos na torcida e sabemos que o TIGRE vai voltar. Apoiem o Criciúma, porque a torcida faz a grande diferença. Nossos agradecimentos a todos que passaram por nossa vida enquanto estivemos em Criciúma, não vou citar nomes porque são muitas pessoas. Mas no geral gratidão seria a palavra que define nosso tempo no Criciúma, porque pra quem não sabe nossa casa fixa agora é em Criciúma.. então estaremos sempre por aí. Obrigada, obrigada!!

Amanda Silva

---

Vai dizer que não dá aquele arrepio e orgulho de ser dessa terra????

O Rapha (Raphael Silva) tá jogando hoje no Al Faisaly da Arábia Saudita e já falou que gostaria de encerrar a carreira no clube.

É de jogador assim que a gente precisa fomentar! Gente que, no mínimo, respeita essas cores!

Obrigado Rapha e Amanda! Sucesso e que em breve a gente possa ver o Raphael Silva com a camisa do Tigre!

Foto do João e da Raphaela:

Por Roberto Lima 27/11/2019 - 18:14 Atualizado em 27/11/2019 - 18:27

Como assim? Tem jogo?

Calma, eu explico!

Sabe aquela torcida do Criciúma? Aquela chata que não larga de jeito nenhum!?

Ela mesmo! Não consegue largar o clube e já tá encarando a reunião do conselho como uma partida de futebol. Dizem que até foguetes estão sendo preparados.

Parace que a festa vai ser bonita! Afinal, de festa essa torcida entende.

Civilizadamente a torcida está convocada para comparecer em peso na reunião do conselho deliberativo. A reunião é séria e é pelo conselho que as mudanças devem acontecer no Criciúma Esporte Clube.

Todo esse tempo foi cobrada uma atuação maior do conselho. Não foi feito e hoje estamos na Série C.

Já que a torcida é chata, vai começar a acompanhar de perto a atuação do conselho!

O jogo será, digo, a reunião será no dia 10 de dezembro às 19hs na ACIC do bairro Próspera.

Não esqueça de ir com a camisa do Tigre!

 

Por Roberto Lima 22/11/2019 - 21:45

"Olá, sou o presidente e quero enviar uma mensagem oficial a todos que amam esse clube:

Eu achei que seria legal tirar foto como presidente do time da nossa cidade. Achei que eu ficaria bem nas fotos que sairiam nas colunas sociais. Achei mesmo!

Mas as coisas não deram certo. Tive a chance de brigar pelo acesso em 2016 sim. Mas o time tava bem, Gustavo se destacando, propostas vieram e aí já viu. Quem recusa tantas propostas boas, não é? hehe... Tive azar e o time não foi tão bem sem os jogadores que negociei.

Mas 2017 eu tinha certeza que daria. Meta é subir pra Série A! Como? Não sei! Mas o importate é querer, não é? E não deu de novo... tive até que alugar o estádio pra torcida do Internacional! Qual o problema? O dinheiro é meu ué! Mas de novo que azar! 4 pontos só do Z4... ufa! Tá faltando sorte pra mim!

Vocês pegaram bastante no meu pé, não sei porquê! Os salários estão em dia e olha que ninguém me ajuda! Eu que banco tudo isso aqui! Então em 2018 vai ser diferente! Meu consultor TOP vai me trazer uns caras bons!

Vamos subir em 2018! Tenho certeza... o importante é acreditar! Até tô me relacionando melhor com a torcida... dei uns trocados pra torcida do Figueirense tomar uma cervejinha. Ninguém me xingou, gostei deles!

Mas como sempre o azar me perseguindo! Teve que ser no último jogo! Casa cheia, viu?? Meu marketing é muito bom! O carinha da rede social até comprou um celular novo pra tirar foto de jogo!

Enfim... Conforme iniciei a carta, as coisas não deram certo de novo. Que azar! Meu marketing prometeu 8mil sócios e não me deu. Meu diretor de futebol abandonou o barco. O que acontece comigo?? Meu amigo da rádio disse que eu faço tudo que tenho que fazer!! Que azar!

Terminamos 2019! Terceira divisão!

A você que ama esse clube de verdade! Que vai ao campo sabendo que a fase é ruim, mas vai porque é o sentimento. A você que tem o amarelo, preto e branco no sangue, que chora quando a bola não entra. Que vai pra casa querendo entender pq esse clube significa tanto na sua vida. A você que queria enxergar isso tudo apenas como futebol, mas não consegue. Porque tá na alma, tá na família, tá na tua história!!!

A você, eu te devolvo o seu clube! Cuide dele com o mesmo sentimento que faz essa lágrima escorrer do teu olho!

Porque eu não consegui... eu tive azar!

Renuncio ao mandato do clube e entrego para o seu verdadeiro dono: SUA TORCIDA!

Ass.: Presidente"

 

Senhor presidente... a carta está pronta. Basta COPIAR + COLAR!

Acerte pela primeira vez. Estamos no aguardo!

Por Roberto Lima 20/11/2019 - 11:20

O destino existe? Se existe, ele é escrito por cada um. Mas escrito quando? Escrito AGORA!

O que nós fazemos nesse exato segundo, vai ter consequência nos próximos minutos. Por exemplo: se eu não terminar esse texto em 10 minutos, chego atrasado pro debate esportivo na Som Maior. E é verdade!

A atual gestão vem escrevendo seu destino desde o primeiro ano. Não é a toa que estamos praticamente na Série C de 2020.

Sucessivos erros, ações amadoras e descasos. 

Venda de grande parte do elenco no meio do campeonato de 2016;

Abertura dos portões pra torcida do Internacional em 2017;

E assim vai... 

Não vou fazer o dossiê da atual gestão. Matematicamente ainda temos chances.

Não tem outro responsável por tudo que acontece no clube que não seja o atual presidente.

Posso listar inúmeras falhas. Seja de comportamento, seja de ações no futebol.

Um dia a conta vem! Pois se alguém acreditou em algo diferente olhando para o gráfico abaixo, tá na hora de começar parar de colocar a culpa no destino e aceitar as consequências das escolhas que faz.

O Jaime Dal Farra escolheu ser o pior presidente da história. Tá conseguindo!

1 2 3

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito