Descolo dos ruídos sobre preocupações fiscais, o Ibovespa fechou ontem em alta de 0,66%, aos 139.334 pontos. É a primeira vez que o índice fecha acima dos 139.000 pontos.
Essa alta acontece apesar da notícia divulgada pelo Estadão de que o governo estuda novas medidas de estímulo para impulsionar a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de olho nas eleições de 2026.
As medidas incluiriam um aumento no valor do Vale Gás e uma linha de crédito especial para motoristas de aplicativos.
Haddad até tentou amenizar o impacto afirmando que as medidas cumprirão as diretrizes do arcabouço fiscal, mas sem muito resultado.
É importante ressaltar que o impacto dessas medidas na economia não se restringe a popularidade do presidente.
Medidas de distribuição de renda e aumento de crédito são fatores geradores de inflação, que é exatamente o que o Banco Central vem tentado enfrentar e que levou a taxa Selic aos quase 15% ao ano que vem hoje.
Por isso eu digo, e temos hoje outro exemplo, que o Governo segue pisando no acelerador enquanto o Banco Central pisa no freio.
Por conta disso, o dólar subiu 0,83% e fechou cotado a R$ 5,68.
Entre as principais negociações do dia, destaque negativo para as ações da Eletrobras, que estão do FGTS de muitos brasileiros. Elas recuaram 5% após a divulgação do balanço da companhia registrando prejuízo líquido ajustado de R$ 81 milhões no primeiro trimestre de 2025.
Por outro lado, informação importante no mercado foi o anúncio de fusão da Marfrig com a BR Foods. A nova empresa terá o nome de MBRF Global Foods Company, que deve ser redomiciliada, levando a sede para os Estados Unidos.
Marcos Molina, controlador e presidente dos conselhos das duas empresas, afirmou ao Valor que a administração vem preparando a BRF para este momento há três anos, desde que a Marfrig assumiu o controle da companhia de aves e suínos.
A efetivação do negócio se dará pela troca de cada ação da BRF por 0,85 ação da Marfrig.
A nova empresa MBRF nasce como uma das maiores do setor no mundo, presente em 117 países com marcas como Sadia, Perdigão, Qualy, Banvit e Bassi.
No exterior, o S&P 500 subiu pela quarta sessão consecutiva, dando continuidade ao rali desta semana após acordo entre EUA e China.
S&P 500 subiu 0,65%, Dow Jones teve alta de 0,41% e Nasdaq caiu 0,18%.
E, pra fechar, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, anunciou ontem que o Tesouro pretende ampliar o horário de negociação dos títulos Tesouro Selic para 24 horas por dia, 7 dias na semana. Segundo ele, a mudança deve ser implementada entre setembro e outubro.
Outra novidade prevista pelo Tesouro, a ser anunciada depois da ampliação de horário do Tesouro Selic, está sendo chamada de “poupança de emergência”. Segundo Ceron, a ideia é ter uma caixinha mais clara de um investimento adequado, sem que o investidor corra riscos caso precise utilizar esse recurso.