Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O voto não é obrigatório

É isso mesmo que você leu. E eu explico.
Por Arthur Lessa 30/09/2022 - 00:50 Atualizado em 30/09/2022 - 00:51

Pra conseguir assistir a esse sofrível debate eleitoral de reta final eleitoral, abri o Twitter pra ver o que estão comentando sobre o show de horror transmitido em rede nacional. E dar alguns pitacos, obviamente.

No rolar da timeline, me apareceu o seguinte tweet do humorista Léo Lins: "Por mim o voto podia ser eletrônico, papel, erguendo a mão, salva de palmas… Desde que NÃO fosse OBRIGATÓRIO"

Não consegui evitar de pensar que ele não está certo. Também não está exatamente errado. Mas não está conceitualmente certo, afinal, o voto não é obrigatório. Explico.

Pense numa reunião de condomínio, assembleia de classe, concurso de talentos ou qualquer outra situação em que haja um grupo de pessoas no mesmo ambiente com o propósito de tomar uma decisão em grupo. A dinâmica deste ambiente é quase sempre a mesma. 

Quem é a favor da proposta levanta as mãos, que são contadas e baixadas. Na sequencia levantam as mãos aqueles contrários à proposta, que são contados e baixam os braços. Aqueles que não se posicionam, não levantam as mãos a favor nem contra, automaticamente, se abstem da decisão, não são contados, anulam a própria existência.      

Numa eleição "eleição", como a do próximo domingo, o raciocínio é o mesmo. Ninguém obrigado a votar. Ninguém é obrigado a decidir, a se posicionar, a votar. Só é necessário ir até o local definido em seu cadastro (que é de escolha do próprio cidadão) e confirmar que não se sente capacitado como um ser atuante da sociedade. Como figurante que é, apenas ocupando espaço na cena, pode simplesmente apertar o botão "Branco" e voltar à sua existência vazia. Se ganhasse um pirulito na saída, ninguém reclamaria.

Há também a possibilidade, para os birrentos, de colocar qualquer número que não esteja vinculado a nenhum candidato e anular o voto. Tem o mesmo efeito do voto em branco, mas dá ao indivíduo a sensação de que está enfrentando o sistema, sendo revolucionário. 

Nem aquele que apertou no "Branco", nem o que anulou o voto realmente votou. No máximo os dois serão computados no percentual que é eliminado para o cálculo dos votos válidos, que são aqueles que realmente interessam. Vale sempre ressaltar que voto nulo não anula eleição.

Não votou e não recebeu punição alguma. Não há punição alguma prevista para esta atitude. 

Não sendo proibido não votar, podemos entender que não é obrigatório o voto.

Correto?

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito