Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

De Ricardo Amorim aos novatos da Bolsa: “Coloque seu dinheiro, e coloque pouco”

Economista e educador financeiro foi um dos destaques do Expert Talks Floripa 2019
Por Arthur Lessa 26/11/2019 - 17:31 Atualizado em 26/11/2019 - 17:32

De fala rápida e carisma irônico, Ricardo Amorim é um dos mais influentes comunicadores do Brasil nas áreas de investimentos e economia e foi um dos destaques do Expert Talks Floripa 2019 resumindo contextualizando para o cotidiano do cidadão comum e, principalmente, dos investidores, os possíveis efeitos de acontecimentos como a guerra comercial, o risco de recessão global, as reformas no Brasil e perspectivas para os mercados. 

Novatos na Bolsa

Em uma conversa rápida, logo depois da palestra, na área de imprensa da XP Inc, conversei com Amorim sobre um movimento que ele citou mais superficialmente na plenária do evento: os novos investidores atraídos pela união da comunicação mais fácil que as redes apresentam com as quedas sucessivas das taxas de juros, que reduzem sensivelmente a atratividade das aplicações em renda fixa.

Nunca se falou tanto de investimentos como hoje em dia, a Bolsa de Valores brasileira nunca teve tantos CPFs cadastrados e ativos e, com essa “descoberta” de que a renda variável (ações e afins) é acessível, e não lotéricas, são muitos os novatos no mercado. E estes precisam estudar, pesquisar e, principalmente, errar pequeno. “Coloque seu dinheiro, e coloque pouco. Porque, se você só acompanhar de longe, você não vai ver como reage na prática nos verdadeiros altos e baixos”, sugere Amorim. 

Sobre investir pouco nos primeiros movimentos, o economista afirma, sem titubear, que é porque os erros virão sem dúvida, e devem vir. “Qualquer coisa na vida a gente aprende errando. E o importante de começar errando com pouco é o custo da lição que você vai ter pra poder ganhar com muito mais depois”.

Além de estudar e começar devagar, Ricardo Amorim também reforçou a importância para os novos investidores de contar com um especialista, ou alguém mais experiente no mercado financeiro, que possa ajudar nos primeiros passos, na própria gestão dos recursos e na busca por oportunidades. “Ao longo do tempo você vai investir cada vez melhor e vai ter resultado cada vez melhores”, explica. 

Efeito dos estreantes do mercado

Numa análise mais ampla, Amorim observa que o efeito que esta nova massa de investidores causa no mercado é o de oscilações mais intensas das ações. Como muitos chegam sem conhecimento prático e a experiência citada acima, acabam sendo levados pelo efeito de manada, ou seja, veem outros operando e acabam fazendo igual. “Esses movimentos de manada, quanto maiores eles são, mais eles levam a bolsa em movimentos bruscos, tanto para cima quanto para baixo. A volatilidade, que é o tamanho das oscilações, tende a aumentar”, coloca. 

Essa edição em Florianópolis, entre os dias 22 e 23 de novembro no Centrosul, foi o primeiro Expert Talks realizado fora de São Paulo (SP). O evento é promovido pela XP Inc., que engloba as corretoras XP Investimentos, Rico e Clear, além da corretora de criptomoedas XDEX e do portal de notícias Infomoney, voltado ao mercado de economia e investimentos. 


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito