Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

De lado a Renda Fixa, pra tranquilidade, do outro a Bolsa, com oportunidades de ganhos maiores (VÍDEO)

Conversei com Bo Williams sobre trade, opções, análise gráfica, longo prazo e investimentos fora do Brasil
Por Arthur Lessa 12/05/2023 - 15:40 Atualizado em 12/05/2023 - 15:48

Trade com atenção no longo prazo. Por mais contraditório que possa parecer para aqueles que conhecem há pouco a dinâmica do mercado de renda variável e entendem o daytrade, swing trade, opções e afins como estratégia de ganhos rápidos, essas ferramentas podem, sim, fazer parte de uma estratégia de crescimento constante e com riscos controlados, no melhor estilo "devagar e sempre", em carteiras compostas também de renda fixa e ativos de renda passiva.

Esse foi, pra mim, o principal ponto da conversa que tive no 60 Minutos com Bo Williams, criador da metodologia Phi Cube e trader há quase 30 anos. Segundo ele, quando se fala em análise técnica (aquela de ficar olhando gráficos para decidir se compra ou vende um ativo), o que se está vendo ali naquele emaranhado de linhas e barras são representações de movimentos realizados por uma massa de investidores que, psicologicamente e incoscientemente, seguem padrões tão claros que possibilitam a projeção de tendências. Em resumo, as pessoas se comportam sempre de maneira parecida e, por isso, podemos prever (com certa segurança) o que acontecerá no futuro.

TEXTO SEGUE APÓS O VÍDEO

Para este tipo de análise de investimentos, que difere bastante da fundamentalista, os analistas e trades lançam mão de modelos como fibonacci (baseado na proporção áurea de Leonardo Da Vinci), suportes, resistências, médias móveis e outros desenhos gerados a partir de equações matemáticas. Algumas dessas tão complexas que, se não pelos gráficos, seriam inúteis para os investidores. "Então a gente [do Phi Cube] acaba pegando uma coisa complexa, através da nossa tecnologia, e mostrando o que o mais provável de acontecer com o preço no gráfico", explica Williams sobre a sua plataforma.

Investimento no exterior

Norte-americano de nascimento, Bo Williams vem a Criciúma, em evento promovido pelo escritório Wise BTG, para falar aos investidores sobre a importância de investir em ativos fora do Brasil e apresentar, junto com o assessor de investimentos Rodrigo Aliano, as melhores práticas para isso. Segundo Bo, "uma coisa que é certa é que quando tem crise ou dúvida, os investidores voltam ao dólar. Então a gente precisa ter a possibilidade de colocar uma parte do nosso capital lá também".

Para saber mais sobre o evento, confira no site da Wise BTG.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito