Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Afinal, o que fazer com o 13º salário?

Saiba como cuidar bem desse dinheiro "extra" antes que ele suma pelos dedos
Por Arthur Lessa 30/11/2022 - 22:27 Atualizado em 01/12/2022 - 09:04

Até 30 de novembro as empresas precisam pagar a primeira parcela o 13º salário dos funcionários do regime CLT. A segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro. 

Aí você recebe esse dinheiro "do nada" e pensa: o que que faço com ele? Gasto? Invisto? Troco de carro (não!)?

Para te ajudar nisso, listei algumas sugestões de como aproveitar bem esse dinheiro, focando principalmente em começar o próximo ano com tranquilidade.

[texto segue após o vídeo]

1 - Quitar dívidas. Dificilmente você vai conseguir algum rendimento seguro maior que os juros que está pagando num empréstimo, por exemplo. Além de pagar mais barato, você tira a parcela do fluxo mensal, o que alivia o orçamento.

Nisso, começa pelas dívidas atrasadas, depois vem aquelas que tem juros mais altos, depois aquelas com parcelas mais altas.

2 - Reservar parte do dinheiro para as contas de início do próximo ano. Aqui estamos falando daquelas que são inevitáveis. Entre elas podem estar, dependendo do seu momento de vida, o IPTU da sua casa, o material escolar dos seus filhos, o seguro do carro, alguma manutenção necessária em casa,...

3 - Reservar parte, antecipadamente, para as compras de fim de ano. Nesse caso estamos falando das chamadas despesas discricionárias, que são aquelas que escolhemos, como os presentes de natal, para outros e para si, e amigos secretos. Importante ter definido um limite de gastos, não muito baixo, que não seja cumprido, nem muito alto, que deixe pouca sobra pro próximo passo.

Além disso, com dinheiro na mão, o poder é seu. Então busque descontos em pagamentos à vista. Muitas vezes não existem esses descontos, então parcelar pelo mesmo preço pode ser uma boa, desde que você não crie muitas parcelas para os meses seguintes.

4 - Construa ou aumente sua reserva de emergência. Para isso, é importante ter controle nos passos anteriores pra não acabar o dinheiro antes. 

Uma boa reserva de emergência é correspondente ao seu custo de vida de PELO MENOS 6 meses. Ideal que seja 1 ano. E esse dinheiro deve ser aplicado em títulos de renda fixa pósfixados, que rendem junto ao CDI ou Taxa Selic, que são sempre muito próximas. Como sugestão, no mercado atual, Tesouro Selic é o melhor título para esse objetivo, tanto por rendimento quanto por ser mais longo que os CDBs de liquidez diária.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito