Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Ale Koga 25/05/2019 - 11:57 Atualizado em 25/05/2019 - 12:38

Ontem no Ponto a Ponto o tema do Café Digital foi o Dia do Orgulho Nerd, celebrado hoje em todo mundo. Em alguns lugares talvez seja só o Dia da Toalha, mas o importante é ouvir o chamado e unir-se aos nerds para comemorar com muita nerdice o dia de hoje.

Dizem que o  Dia do Orgulho Nerd nasceu em meados de 25 de Maio de 2006 quando resolveram unir o útil ao agradável ao celebrar na data o lançamento de Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (que aconteceu em 1977) a homenagear ao autor da série "O Guia do Mochileiro das Galáxias" (um ícone da cultura nerd, por favor leiam ou assistam o filme!) que desde a sua morte em 2001 teve fãs andando por aí carregando toalhas nos ombros e nas mochilas como um bom e verdadeiro mochileiro das galáxias. E foi assim que também foi oficializado o Dia da Toalha na mesma data.

E você deve estar se perguntando: mas por que uma toalha? Aha!

No Guia do Mochileiro das Galáxias, o personagem principal é abduzido por alienígenas e o único item que consegue pegar antes do acontecido é uma toalha. E no livro, são citadas algumas utilidades geniais para ela: 

Você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla;

Pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos;

Você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon;

Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth;

Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo;

Enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz);

Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro;

E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.”

Papo nerd, né? Sou suspeita, pois adoro e desde sempre comemoro o dia de hoje. Então, não entre em pânico e lembrem-se: 42 sempre será a resposta!

 

Por Ale Koga 15/05/2019 - 21:53 Atualizado em 15/05/2019 - 22:45

E a notícia que está rodando a semana é a vulnerabildade no Whatsapp onde foi descoberto que o aplicativo poderia ser hackeado através da instalação de um "vírus" no celular dos usuários.  No início do mês, foi encontrada uma falha de segurança e um esperto se aproveitou para pensar em uma maneira de tirar proveito disso.

O que de fato aconteceu? 

O Whatsapp descobriu que a vulnerabilidade estava no seu sistema de ligações, o VoiP. Para quem não está familiarizado, esse sistema é bem similar ao Skype, onde utiliza-se a telefonia através da conexão na internet sem a necessidade de uma linha telefônica. O "esperto" em questão, a empresa israelense de inteligência cibernética, o NSO Group, aproveitou-se disso e desenvolveu uma técnica para a instalação de um spyware (programa espião que coleta informações) nos smartphones que possuem o Whatsapp instalado.

Como funciona o "vírus"?

Através de uma simples ligação no Whatsapp (que nem precisava ser atendida) o código do spyware era executado e com isso os hackers conseguiam espionar a comunicação dos usuários através da câmera, microfone e principalmente as mensagens trocadas dentro do aplicativo.

Para o NSO Group, um prato cheio já que o principal serviço deles é a venda de recursos de tecnologia para a comunidade de inteligência internacional. E o que isso significa? Significa que a partir do momento que o Pegasus (nome do "vírus) conseguisse ser instalado nos aparelhos através da falha de segurança nas chamadas do Whatsapp, governos, movimentos, etc. poderiam saber o que estava acontecendo nos celulares de jornalistas, ativistas, políticos e de quem mais pudesse interessar.

Estima-se que hoje, o número de usuários do Whatsapp esteja em torno de 1,5 bilhões e foi detectado pela empresa que algumas dezenas desses usuários realmente foram infectadas com o Pegasus.

Como me proteger?

Para isso, o Whatsapp lançou uma atualização do aplicativo tanto para Android (sistema operacional do Google) quanto para iOS (sistema operacional da Apple) onde garante que a falha está corrigida e os usuário estarão protegidos. Então basta ir na loja de aplicativos, buscar pelo Whatsapp e confirmar se a versão do aplicativo instalada no seu celular é a mais atual. Se você não tem o costume de deixar a atualização dos aplicativos de forma automática no seu celular, está aí uma boa oportunidade para repensar se não vale a pena ativar esta função. 

Lembrando também que é bem importante que o software do seu celular também esteja sempre atualizado. Muita gente torce o nariz para atualizações, prefere não fazê-las ou deixar para atualizar manualmente mas são exatamente nelas que os aplicativos corrigem falhas, fazem melhorias e protegem os usuários de possíveis falhas como a que aconteceu com o Whatsapp nesta semana.

E aí? Já atualizou o seu?

 

Por Ale Koga 20/04/2019 - 09:51 Atualizado em 20/04/2019 - 10:34

Como tivémos um feriado ontem, não teve Café Digital mas para não perder o ritmo, deixei nos meus stories do Instagram (segue lá, @ale_koga) um espaço para fazer perguntas com dúvidas sobre tecnologia e redes sociais. Resolvi trazer as melhores para cá e compartilhar com vocês aqui também.

São elas:

1)  O que tu acha da galera do YouTube migrando de volta para o Facebook  e monetizando vídeos?

Resposta: Pra galera acho ótimo. Mais um canal pra divulgação de conteúdo remunerando o criador de conteúdo. Pro Facebook, uma baita chance de pegar uma fatia do bolo do YouTube, Twitch Cam, etc. já que o Tio Zuck tem investido bastante nos recursos  para comunidade e criação de conteúdo nativo.

2) É vero que o insta planeja retirar a quantidade de likes?

Resposta: Veríssimo!! A explicação do babado eu deixo para o pessoal do Tudo Share, que neste post contou como estão rolando os testes de posts que não exibem a contagem de likes. Blogueiragem chora! 

3)  O que tu acha do insta testando os posts sem a contagem de likes?

Resposta: Acho lindo e espero que aconteça. Inclusive, recentemente o cofundador do Twitter admitiu que colocar o botão de like na rede foi um erro, pois gera um tipo de incentivo errado nos usuários. Parece que as redes começaram a se responsabilizar pelo pelos efeitos que tem causado na sociedade. Se isso realmente acontecer, será que finalmente a métrica que importará será a do conteúdo e não a dos likes e número de seguidores? #oremos

4) Facebook morreu?

Resposta: Nunca esteve tão vivo! O público mudou e o comportamento de consumo de informação por lá também, mas para alguns nichos é a melhor rede para se investir em criação de conteúdo e comunidade.

5) Aumentar seguidores sem comprar mohameds. Tem como?

Resposta: Hahaha tem muito! Criar conteúdo relevante, informativo e com estratégia.  Além de investir em campanhas de engajamento. Uma outra dica é fazer colabs com pessoas que possam agregar a audiência dela à sua e vice-versa.

Se você tiver dúvidas sobre o tema, pode me mandar mensagem! Deixa aqui nos comentários ou me procura nas redes sociais que terei o maior prazer em respondê-lo(a)!

Por Ale Koga 14/04/2019 - 21:12 Atualizado em 14/04/2019 - 21:26

Os papéis se inverteram e agora com a inclusão digital de pais, tias, avós, o tema vem à tona. Esse foi o tema principal do Café Digital da última sexta-feira (12/04). Confira a partir dos 30:50 como foi o bate-papo com a Pity Búrigo, que ainda teve as novidades da semana como a final do BBB com o criciumense Alan e o tal áudio do "Seu Armando". (spoiler: o aúdio é fake)

Por Ale Koga 06/04/2019 - 12:07 Atualizado em 06/04/2019 - 12:48

E no Café Digital dessa semana, aproveitei o gancho do aniversário da Pity  para falar sobre fazer aniversário na era digital.
Para escutar na íntegra clica aqui embaixo a partir dos 38:00 e confere abaixo os apps citados durante o quadro :)

Para iPhone:

Birthday Calendar + e hip: Birthday Reminder: ambos sincronizam com a sua conta no Facebook facilitando o cadastramento das datas e também permitem inserção manual de outras datas importantes como formaturas, casamentos, etc. 

Para Android:

EboBirthday:  assim como os apps para iPhone, o EboBirthday permite sincronização dos contatos do Facebook, agenda e lista de contatos do próprio telefone além do cadastramento manual de datas.

Dica extra que não foi falada no programa

Sou super fã do site IFTTT (sigla para If This Than do That - "Se isso, então faça aquilo")  e ele pode salvar a sua vida se sua preocupação é não esquecer de dar parabéns para todos os seus amigos no Facebook. Como site cria "receitas" de automação utilizando serviços digitais e também permite que você crie suas próprias regras, alguém genial foi lá e criou uma receita vinculando o seu perfil de Facebook e o seu calendário do Google fazendo com que em todo aniversário, uma mensagem automática e personalizada seja publicada no mural do seu amigo.

Para que a mágica aconteça, crie uma conta ou faça login no IFTTT e clique nesse link: https://ifttt.com/recipes/116271-wish-people-a-happy-birthday-automatically
Vincule a sua conta do Google e o seu Facebook na receita e siga os passos. Lembrando que para funcionar, é necessário que os aniversários estejam cadastrados no seu calendário do Google.

Se vocês tiverem outras dicas para não esquecerem o aniversário dos amigos, deixem nos comentários! :)

Por Ale Koga 04/04/2019 - 11:47 Atualizado em 04/04/2019 - 13:43

Pois bem! Eis que temos uma resolução do caso "Bettina": a Empiricus será multada pelo Procon/SP e a multa pode chegar a singelos R$9 milhões. 

Para quem não sabe quem é a Bettina mas já ouviu falar dela,  vou facilitar a vida e deixar o link dos meus 2 centavos sobre a polêmica com um resumo e a opinião publicitária sobre o acontecido.
Fato é que, depois de muita discussão se é ou não propaganda enganosa, se ela fez ou não fez R$1 mil virar R$1 milhão, estamos diante de uma resolução.  Fazia tempo que não via um desfecho para uma polêmica publicitária assim.

E diante disso,  deixo aqui o meu questionamento: será que não está mais do que na hora de outras "Bettinas" começarem a ser analisadas e multadas? Dietas milagrosas, produtos indestrutíveis, tratamentos super eficientes...
Como disse anteriormente, propaganda assim existe desde sempre e pessoas são enganadas o tempo todo (olha eu jogando pedra no meu próprio teto de vidro publicitário), mas a questão precisa ser discutida. A maneira de consumir mudou, o olhar do consumidor mudou. Não seria a hora de mudar também a maneira de fazer propaganda?

As redes sociais estão tomadas dos famosos "click-baits" (aquelas chamadas sensacionalistas "Veja o que aconteceu com a senhorinha que fez musculação por 100 dias seguidos e rejuvesceu 80 anos!") que junto com os gatilhos de ansiedade e senso de urgência estão construindo uma geração de pessoas sem discernimento do que é verdade/mentira e dando cada vez mais oportunidade para mais e mais "Bettinas" aparecerem transformando R$1 em R$1 milhão. 

 E aí? Quem será o próximo a pagar a conta?
Aguardarei ansiosa as cenas dos próximos capítulos.

Por Ale Koga 29/03/2019 - 23:04 Atualizado em 29/03/2019 - 23:41

Meu post de estreia aqui no blog do 4oito não poderia ser mais em grande estilo!

Minha história com o Share já vem de longa data pois quando escolhi levar a vida adulta de empreendedora, foi ali naquele evento em 2015 na ESPM que eu tomei todo o fôlego e força que precisava para saber que definitivamente aquele era o caminho que eu queria trilhar. Foi ali, vendo profissionais reais falando de trabalhos reais e possibilidades reais que eu me encontrei profissionalmente e desde então, sempre que posso não perco um evento que seja.

Share Talks 2019 POA

Sendo assim, eis que no último dia 23 de Março aconteceu o Share Talks 2019 POA e lá estava eu firme e forte no meu proposito de escutar “a palavra do Share” para depois compartilhar por aí.

As palestras foram bem diversificadas e de um modo geral, de alguma forma, todas abordaram a importância dos dados para uma comunicação eficaz, seja através de estratégias ou ferramentas.

Falou-se muito também (e lindamente bem) sobre o storytelling, que nada mais é do que contar histórias de uma maneira que faz a diferença e cativa quem está lendo. Na publicidade, utiliza-se bastante para fazer vendas de maneira indireta deixando mais próxima a relação empresa-consumidor.

Luiz Telles, diretor nacional de conteúdo e engajamento da Artplan deu uma aula sobre o assunto falando sobre suas experiências contando histórias nas redes sociais (entre elas as do Rock in Rio) e mostrando como é possível fazer da fórmula história + verdade uma equação de sucesso quando bem aplicada.

Quem também falou sobre o assunto, foi a querida Ana Laura Neumann, da Amê Storytelling, provando que com pouca verba, muita criatividade e muito amor pelo que se faz é possível contar lindas histórias de pequenas e médias empresas e gerar resultados expressivos.

Outro destaque foi a palestra do Billy Garcia, da Zenvia sobre chatbots. Confesso que era um tema que eu não dava muita bola mas depois de ver os exemplos práticos de como essa nova tecnologia vai impactar não só os processos de empresas mas também a maneira como somos atendidos e nos comunicamos na internet, fiquei super curiosa para ir atrás e saber mais.

Já no bate papo sobre engajamento no varejo, foi muito legal ouvir sobre o Magazne Luiza e a Azul Linhas Áereas, duas empresas enormes, com estratégias e objetivos bem distintos mas com uma coisa bem em comum: o cuidado com a comunicação da marca dando o tom de voz certo para fidelizar o consumidor de maneira assertiva.

Poderia ficar aqui escrevendo por horas sobre cada palestra e detalhar cada insight, mas aí tiraria boa parte da experiência que é consumir todo esse conteúdo ao vivo e a cores,  então deixo abaixo o post resumindo o Share 2019 POA em 1 minuto e o link da programação completa aqui.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Share o/ (@tudodeshare) on

Baita conteúdo, não é mesmo? Sou suspeita para falar pois como já disse acima, todas as palestras que assisti até hoje no Share foram fundamentais para construir a profissional que me tornei então super recomendo acompanhar a agenda de eventos e cursos para não perder o próximo.

E para finalizar, trago  em primeira mão a notícia de que o Share Talks terá a sua edição criciumense no dia 29 de Maio lá na Plurall Coworking. Assim que tiver mais detalhes, claro, comunico aqui.

Para quem quiser ler os meus insights de cada palestra, fiz um live-tweeting do evento lá no meu Twitter, @alekoga_. Como sou legal, já separei todos em um link só: http://bit.ly/alekogashare2019poa

 

1 2 »

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito