Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Via Rápida: Eduardo, Fontana, Colombo e Vampiro foram decisivos

Por Adelor Lessa 20/12/2017 - 06:24 Atualizado em 21/12/2017 - 11:43

Eduardo Moreira era vice-governador e assumiu o governo com a renúncia de Luiz Henrique da Silveira, em 2006, quando foi lançado o projeto da Via Rápida.

Olvacir Fontana assumiu a Secretaria de Planejamento do Estado, nomeado por Eduardo, e mandou fazer o projeto da Via Rápida, por técnicos do governo, principalmente o engenheiro Neri dos Santos. Lançamento foi feito durante um grande ato, que lotou o salão principal do Mampituba Clube.

A licitação chegou a ser feita naquele ano para construção, mas a empresa vencedora foi desclassificada, a segunda colocada não assumiu a obra e o processo foi anulado.

A obra só voltou a ser encaminhada de fato depois que Eduardo Moreira voltou ao governo, em 2011, desta vez como vice de Raimundo Colombo.

Em maio de 2012, na Acic, Raimundo e Eduardo anunciaram o início do novo processo de licitação para definir a empresa que iria fazer a obra. E ela começou a ser feita. 

Mas trancava na burocracia, falta de recursos e desapropriações. Ninguém mais arriscava dizer quando seria concluída (e inaugurada). 

Até que Luiz Fernando Vampiro assumiu a Secretaria de Infraestrutura, em janeiro deste ano, e anunciou que a rodovia será inaugurada no dia 20 de dezembro.

Ele mergulhou no assunto, aproveitou os seus conhecimentos como advogado, e passou a fazer reuniões semanais com todos os técnicos evolvidos para conferir o andamento do cronograma. A Via Rápida passou a ser o assunto de todos os dias, e todo o tempo. E deu certo.

Sem a digital de Vampiro, a obra até sairia. Mas, só Deus sabe quando!

Hoje, cinco anos depois da licitação definitiva, e onze anos depois de lançada, a rodovia será inaugurada. Investimento total de r$ 150 milhões. A maior obra do governo do estado em Criciúma em todos os tempos.

A maior obra entregue pelo governador Colombo em todo o estado.

Um acesso moderno, à altura da maior cidade do sul, um corredor para o desenvolvimento, uma bela porta de entrada para receber investidores.

Criciúma faz uma virada de pagina com a Via Rápida. Dá um passo adiante.

 

Vitoria coletiva

Reconhecer a participação decisiva de Eduardo, Fontana, Colombo e Vampiro no processo que levou à construção da Via Rápida, não representa diminuir ou ignorar a participação de tantos outros que se envolveram.

Desde outros tantos agentes públicos, até dirigentes de entidades e pessoas de vários setores que participaram de alguma forma do processo. Muitos, apenas cobrando.

 

Dito e feito

A Via Rápida foi compromisso público assumido pelo governador Raimundo Colombo na sua primeira campanha ao governo do estado, em 2010. 

Eduardo Moreira havia incluído na sua lista de condições para deixar de ser candidato a governado e aceitar ser vice.

 

A próxima

Na primeira vez que assumiu como governador, Eduardo Moreira lançou a Via Rápida para Criciúma.

Em fevereiro, ele assumirá de novo como governador. Qual será nova “via rápida”?

Se depender da vontade do prefeito Clesio Salvaro, será a estabilização do hospital infantil Santa Catarina. Os dois já conversaram a respeito.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito