Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Um passo atrás - Sul deve ficar fora da chapa majoritária

Por Adelor Lessa 13/11/2017 - 07:26 Atualizado em 13/11/2017 - 08:33

Num determinado momento das articulações para 2018, a região sul chegou a ter três possibilidades reais de estar na chapa majoritária. Clesio Salvaro, PSDB, e Jorge Boeira, PP, citados para candidatura a vice-governador, e Eduardo Moreira, PMDB, que poderia disputar o governo. Hoje, as três possibilidades saíram do radar.

Boeira não é mais citado pelo PP, nem pelos possíveis aliados. Gelson Merisio, por exemplo, que pretende ser candidato a governador pelo PSD com o PP de vice, disse quinta-feira, no seu gabinete, que a ex-deputada Angela Amin deverá ser a sua companheira de chapa. 

Se não for Angela, ele lista como outras opções, Jandir Belini, ex-prefeito de Itajaí, e Silvio Dreveck, presidente da Assembléia.

Eduardo Moreira ainda tem o movimento dos prefeitos do sul por sua candidatura ao governo. Mas, o movimento dos prefeitos esfriou, não se mexeu mais, e as atenções no PMDB se voltam de novo para Udo Dohler, prefeito de Joinville. Se o candidato do partido não for Mauro Mariani, que está na estrada para tentar se viabilizar, deverá ser ele.

Clesio Salvaro (na foto, ao centro) nunca chegou a admitir candidatura. Mas, por via das duvidas, anunciou na convenção estadual, no sábado, em Florianópolis, que não será candidato a nada em 2018. No seu discurso, defendeu Paulo Bauer para o governo (direita) e Napoleão Bernardes (esquerda) para o senado ou vice, no caso de o PSDB disputar a eleição com chapa pura.

Na tese, o sul ainda tem a possibilidade de Julio Garcia, que volta ao processo politico, aposentado do Tribunal de Contas, e pode ser candidato a vice. Mas, não é operação simples. Não pode ser tratada ainda nem como possibilidade real.

Por isso, o que se vislumbra para 2018 é uma redução do espaço de poder para o sul catarinense. Será o enfraquecimento politico da região.

Nos últimos seis mandatos, a região teve vice-governador em quatro (uma com José Hülse e três com Eduardo Moreira).

O projeto de Clésio

Clesio Salvaro chegou a estar “seduzido" pela idéia de ser vice de Udo Dohler, numa eventual aliança do PSDB com PMDB. Mas, não levou adiante. Arquivou.

Está decidido a fazer um mandato de obras a partir de 2018, se gabaritar para fazer outra eleição consagradora em 2020 e se colocar na disputa de 2022 para governador.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito