Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Transição no estado - Paulo Eli deve ser primeiro secretário do “governo Eduardo”

Por Adelor Lessa 15/12/2017 - 06:50 Atualizado em 15/12/2017 - 06:51

O primeiro secretário que será nomeado por Eduardo Moreira, e que vai efetivamente marcar a passagem de comando do estado, deverá ser o economista Paulo Eli como secretário da fazenda.

Paulo Eli é funcionário de carreira da fazenda do estado, foi secretário de administração em 2010, adjunto da fazenda e é ligado ao PMDB.

Em principio, ele dever ser nomeado em janeiro, ainda por Raimundo Colombo, mas acertado com Eduardo.

Trata-se de função estratégica no governo, ocupada nos dois mandatos de Raimundo Colombo por representantes do PSD. Ubiratan Rezende, Nelson Serpa e Antonio Gavazoni.

A partir de maio deste ano, quando Gavazoni deixou o cargo, a secretaria passou a ser comandada por técnicos da área, sem perfil ou vinculo politico (Almir Gorjes e Renato Lacerda).

Os outros secretários para o período de governo de Eduardo Moreira serão nomeados durante janeiro e principalmente fevereiro.

Do sul, dois nomes são citados. Olvacir Fontana e Ronaldo Carlessi.

Fontana é empresário, ex-presidente da Acic, ex-vice da Fiesc, presidente do sindicato da construção de Criciúma e foi secretário do planejamento do estado quando Eduardo foi governador pela primeira vez, em 2010. Foi quem lançou o projeto da via rápida.

Carlessi é empresário, mas também é politico, foi prefeito de Turvo por dois mandatos.

Também está cotado para a equipe de Eduardo o secretario de articulação nacional do estado, Acelio Casagrande, que poderia ser mapeado para a secretaria de saúde, como secretário ou adjunto.

Eduardo deverá nomear três ou quatro nomes de Criciúma e região para cargos do primeiro escalão e funções estratégicas do governo.

Raimundo Colombo já está partilhando com Eduardo decisões estratégicas e que produzam reflexos para o exercício de 2018, e fará a transição a partir de janeiro, entregando o comando do estado em fevereiro.

 

No jogo

Assumindo como governador, Eduardo Moreira pode disputar a reeleição em 2018.

Como principal autoridade do estado, terá condições de se fortalecer politicamente, estadualizar a operação política e ficar mais conhecido, com possibilidade de se tornar o principal nome do PMDB.

 

As peças

Com Eduardo de governador, e Raimundo em campanha para o senado, a definição do quadro para eleição de 2018 vai depender dos movimentos de quatro políticos: Eduardo Moreira, Raimundo Colombo, Udo Dhöller e Dario Berger.

Udo é o “plano b” de Eduardo.

Dário começa a se movimentar forte no PMDB, principalmente entre prefeitos, e deve buscar candidatura a governador, mesmo contra a vontade de Eduardo.

Raimundo, para onde for, na definição dos aliados, deve levar o PSD.

 

Juntos no Sul

Raimundo Colombo e Eduardo Moreira aterrissam no sul hoje para inaugurações importantes.

Primeiro, no farol de Santa Marta, em Laguna, o acesso pavimentado.

Depois, a nova ala do hospital São José, em Criciúma.

Duas obras estratégicas para a região. O acesso, foi executado pelo estado. 

A nova ala do hospital, com leitos de UTI e subestação de energia, foi viabilizada com expressivo aporte de recursos do estado.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito