Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Reunião dos deputados do sul, Guidi garantido e outras da coluna

Aeroporto regional deve ser principal pauta das reuniões com deputados
Por Adelor Lessa 15/04/2019 - 06:54

Os deputados do sul do estado, liderados pelo presidente da Assembleia, deputado Julio Garcia (PSD), farão reuniões hoje nas associações empresariais de Araranguá, Criciúma e Tubarão. É o primeiro ato efetivo da bancada do sul, criada recentemente, e que deve passar a ser a “instância” adequada para encaminhamento das prioridades da região.
Pelos problemas recentes, que provocaram a suspensão de vôos da Latam por falta de segurança, o aeroporto regional de Jaguaruna deve ser pauta prioritária nas reuniões.
Os vôos da Latam continuam suspensos. Pelo menos até quarta-feira. É a segunda vez em praticamente 30 dias que a Latam suspende os seus vôos.
Primeiro, foi porque não tinha caminhão de bombeiro. Agora, é porque não tem bombeiro habilitado para operar.
Os dirigentes da Acic (Associação Empresarial de Criciúma) vão pedir empenho dos deputados junto ao governo do estado para resolver de uma vez os problemas de infra-estrutura do aeroporto, para que a região não sofra com diminuição de voos.
O aeroporto é de responsabilidade do Governo do Estado, que contratou (no governo passado) a empresa RDL para administrá-lo. Mas enfrenta graves problemas de gestão.
Além do aeroporto, o centro de inovação de Criciúma deve ser tratado pelos deputados com os representantes do setor produtivo, prefeitos e entidades da cidade.
Poderia até ser a principal pauta se não fosse os graves problemas no aeroporto.
Mas os deputados vão receber apelo para ajudar a “destravar" o assunto junto ao governo do estado, fazendo sair do papel (finalmente) o projeto do centro, que já está quase pronto em Tubarão e outras cidades, já está funcionando em algumas, e aqui ainda não andou.

Presente

Os oito deputados estaduais eleitos pelo sul do estado estarão hoje nas reuniões de Criciúma, Araranguá e Tubarão (Julio Garcia, Vampiro, Ada de Luca, Volnei Weber, Jessé Lopes, José Milton, Felipe Estevão e Rodrigo Minotto).
Dos federais, apenas o deputado Ricardo Guidi vai participar.

Ausentes

A deputada federal Geovania de Sá disse que não vai nas reuniões da bancada do sul porque vai presidir sessão da Câmara e que pediu que a reunião fosse sábado ou domingo.
A assessoria do deputado federal Daniel Freitas informou que ele terá agenda intensa durante o dia em Brasília.

Guidi garantido

A decisão do ministro Gilmar Mendes em favor do ex-deputado João Rodrigues não deve tirar o mandato do deputado federal criciumense Ricardo Guidi (PSD).
A decisão restabelece a elegibilidade de João, mas para frente. A partir de agira. Para disputar a prefeitura de Chapecó em 2020, por exemplo.
A decisão não deve retroceder a disputa eleitoral de 2018.

Outros efeitos

Há juristas entendendo que a especulação sobre a possibilidade de a decisão de Gilmar Mendes garantir mandato para João Rodrigues, pode acabar causando problemas para o ex-deputado, na medida em que isso vai contra uma decisão colegiado do STF e confronta o ministro Luis Barroso, que foi relator do processo de João e bancou a decisão de colocá-lo na cadeia.
Na reação, pode sobrar para João. 

Pela Apae

Os deputados Julio Garcia (PSD) e Geovania de Sá (PSDB) se encontraram, sábado, na feijoada em favor da Apae de Maracajá. Com os dois, estava o sindicalista Itaci de Sá, pai de Geovania.

A volta de Eduardo

Eduardo Moreira voltou ao estado no sábado (depois de dois meses no exterior), e hoje já pega a estrada. Vai acompanhar a inauguração de uma ponte em São Ludgero (que teve recursos liberados no seu período de governador).
Amanhã vai almoçar com a bancada de deputados estaduais do MDB, para se reinserir na discussão sobre a sucessão no comando do partido no estado.
Ele descartou a possibilidade de o seu filho, advogado Paulo Fretta Moreira, assumir o comando do MDB de Criciúma para preparar candidatura a prefeito. “Sem chance”, resumiu Eduardo.

Tempo quente

O ambiente politico no distrito de Rio Maina está aquecido, e movimentado. Alimentado principalmente pelo entorno do afastamento entre o vereador Julio Colombo (PSB) e o prefeito Clésio Salvaro (PSDB). 
A assinatura de Julio Colombo para abertura da CPI do Criciumaprev, contrariando Salvaro, foi o primeiro fato que veio a público.
Mas tem outros ingredientes, como o apoio do prefeito a dois pré-candidatos a vereador no Rio Maina. Um deles, Neto Uggioni, nomeado na semana passada como chefe do Parque do Imigrante.
Neto é filiado ao PSB, partido de Julio Colombo, e foi indicado pelo empresário Henrique Salvaro.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito