Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Presidente do PSL catarinense confirma reaproximação com Bolsonaro

Por Adelor Lessa 15/07/2020 - 10:05 Atualizado em 15/07/2020 - 12:43

O deputado federal Fábio Schiochet, presidente do PSL de Santa Catarina, confirmou que está em curso um processo de reaproximação do partido com o presidente Jair Bolsonaro.

As conversas estão sendo encaminhadas pela direção nacional do PSL e alguns deputados federais.

Segundo Schiocheti, Bolsonaro já conversou com Luciano Bivar, presidente nacional do PSL, mas quem está encaminhado as conversações pelo PSL é o vice-presidente, Antônio Rueda.

"Trata-se de uma conversa republicana, não envolve nomeações ou partilha de cargos no governo. O presidente Bolsonaro foi candidato pelo PSL, foi o nosso líder na eleição, depois houve um afastamento circunstancial, mas o PSL sempre se considerou da base de apoio do governo", assinalou.

Bolsonaro saiu do PSL no final de 2019 e anunciou a criação do Aliança.

O processo de reaproximação é desdobramento das dificuldades do grupo do presidente Bolsonaro de viabilizar um novo partido, o Aliança.

Bolsonaro tem convites do PTB, PRTB e Republicanos.

A eventual reaproximação de Bolsonaro com o PSL, e sua refiliação ao partido, produziria desdobramentos políticos em Santa Catarina.

Hoje, o governador Carlos Moisés tem o comando do partido. O deputado Schiocheti, presidente da executiva estadual, é da sua relação, e está neste momento cumprindo a missão de tentar reorganizar a base de apoio do seu governo na Assembléia Legislativa.

O deputado é hoje uma espécie de chefe da Casa Civil informal, sem estar nomeado. Mas, apenas para tratar das questões políticas.

O PSL catarinense e o governador Moisés tem uma "briga pública" com os deputados Bolsonaristas do estado e com a vice-governadora, Daniela Reinert.

Chegou ao ponto de pedidos de expulsão de deputados Bolsonaristas pelo grupo de Moisés, e de processo no conselho de ética contra o deputado criciumense Jessé Lopes.

Uma recomposição PSL x Bolsonaro a nível nacional, no entanto, teria que ser seguida no estado.

A rigor, parece uma operação mais complicada que no âmbito nacional, pelas posições assumidas pelos dois lados, e os ataques abertos dos Bolsonaristas do estado à Moisés.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito