Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Placas na BR 101 para Via Rapida, a rotula da Chile e outras da coluna

Por Adelor Lessa 25/04/2018 - 07:35 Atualizado em 25/04/2018 - 07:39

Gostei de ouvir do diretor de trânsito da prefeitura de Criciúma, Gustavo Medeiros, que deve fechar, pelo menos para um período de testes, aquela rotula atrás do Criciúma Shopping, na avenida Chile. Governo moderno é assim que faz. Ouve a voz das ruas. Não pode se fazer dono da verdade.

O que não se pode admitir é que uma grande obra como a Via Rápida, a maior obra publica de décadas em Criciúma, tem congestionamentos diários na chegada ou saída. É preciso resolver. E para muitos motoristas, a rotula é que atrapalha.

Motoristas não são técnicos, especialistas, mas passam por ali todos os dias faz anos. Conhecem o histórico. Por isso, se arriscam no palpite. E se eles tiverem razão? Qual o problema de fazer um teste? Por uns dias apenas. Não estão fazendo teste no transito no Pinheirinho, entrada do Jardim Angélica? Não fizeram no “corte" da Próspera, que deu certo?

Sobre o mesmo tema - por que não é intensificada a sinalização para orientar o motorista a seguir adiante quando ele está na avenida Centenário, sentido centro-Próspera, e quer acessar a Via Rápida?

Hoje, as placas levam o motorista a sair da avenida no Parque das Nações, passar na frete do Criciuma Shopping, fazer a rotula, e ir para Via Rápida.

Se ele seguir reto, passando o Parque das Nações, Forauto, terminal de ônibus, o escritório central do Angeloni e a colmeia industrial, vai pegar trânsito mais tranquilo e entrar na Via Rápida já no trecho com duas pistas. Foge daquela confusão na rotula da avenida Chile e do trecho com apenas uma pista.

E mais uma - por que não anunciam na br 101 a “existência" da Via Rápida, com placas enormes, antes da Vila Nova (lado norte) e antes do acesso à rodovia Jorge Lacerda, no Sangão (lado sul)?

Mais ou menos assim: Novo acesso a Criciúma - Via Rápida - 10 km

Anunciar “em cima” da Via Rápida não adianta. Porque aqueles que não sabem da sua “existência”, já entraram na Vila Nova (que está em obras), no Sangão ou na Quarta Linha.

Por fim, continua confuso aquele trevo de acesso à Via Rápida. Muito confuso.

 

Em casa

A primeira dama do estado, Nicole Torret Moreira, mulher do governador Eduardo Moreira, presidente da Fundação Nova Vida, começou por Turvo, cidade onde nasceu, a sua primeira agenda administrativa no sul.

Esteve ontem com o prefeito Thiago Zilli e sua mulher, Luci, para entrega de 25 bits de artesanato para clubes de mães e 11 cadeiras de rodas.

Os pais de Nicole nasceram em Turvo (a mãe) e Meleiro (o pai).

Hoje, Nicole vai comandar ato administrativo no Bairro da Juventude, 10h.

 

Com Vampiro

Ontem à noite, Nicole participou de ato politico em Criciúma, pela candidatura a reeleição do deputado Luiz Fernando Vampiro, MDB.

Junto com a mãe de Vampiro, Volnete Cardoso, e mulheres do MDB, coordenou um encontro no Mampituba Clube.

 

Com Meireles

Enquanto Nicole cumpria agenda no sul, Eduardo Moreira recebia em Florianópolis ex-ministro Henrique Meireles, que tenta se fazer o candidato do MDB a presidência da republica. É uma missão muito complicada. Mas, Meireles se mostrou otimista.

Depois de se reunir com Eduardo e alguns “cardeais" do MDB catarinense, teve encontro com empresários onde falou de números da economia do país e disse ter pesquisa mostrando que o seu perfil é o que eleitor quer. Capacidade de gestão e experiência na administração da máquina pública.

 

Fora de sintonia

O PSD continua votando contra o governo Salvaro na câmara de Criciúma.

Na discussão do projeto do vereador Zairo Casagrande, que é do PSD, para desconto nas passagens de estudantes de ensino profissionalizante, a bancada inteira ignorou o apelo do prefeito e votou a favor do projeto.

Agora o vice-prefeito Ricardo Fabris está no PSD. A impressão é que a sua entrada no partido fosse ajudar na relação com o Paço. Nada disso.

 

Previdência

Se for bem conduzida, a audiência pública que será realizada hoje pela câmara de vereadores de Criciúma para para tratar da situação financeira do CriciúmaPrev vai prestar um grande serviço para a cidade.

A iniciativa é do vereador Zairo Casagrande, PSD.

Ele informou que a discussão terá um técnico de Porto Alegre trazido pelo CriciumPrev e mais Observatório Social, Forcri, Acic e sindicato dos servidores.

Em praticamente 1 ano, a divida da prefeitura com o CriciúmaPrev aumentou r$ 2 milhões/mês na média. Hoje, passa dos r$ 15 milhões.

De outro lado, o CriciumaPrev vai entrar no vermelho em até cinco anos. A receita será menor que os pagamentos de aposentadorias.

 

O sul no comando

A nova comissão executiva estadual do DEM tem quatro nomes do sul do estado. Enio Rosa (Ararangua), Lisi Tuon e Americo Faria (Criciúma) e Giovani Felipe (Içara).

Americo entrou no conselho politico, Giovani é membro nato por ser presidente estadual da Juventude do DEM, Lisi e Enio são membros da executiva.

Lisi será candidata a deputada estadual pelo DEM.

 

Na área

O vereador Pepê Colaço, PP, presidente da Câmara de Tubarão, candidato a deputado estadual, virou presença assídua em Criciuma.

Normalmente, está acompanhado do vereador Miri Dagostim, PP.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito