Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Pendências da Via Rápida, trânsito na praia e outras da coluna

Já passou da hora de o governo resolver as pendências da Via Rápida, quase um ano depois da sua inauguração
Por Adelor Lessa 05/11/2018 - 06:53

A rodovia Aristides Bolan, conhecida como Via Rápida, foi inaugurada no dia 20 de dezembro. Faz quase um ano. Mas, ficaram pendências que até hoje não foram resolvidas.

Nada diminui a obra. O maior investimento do Governo do Estado em Criciúma e Içara, mais de R$ 120 milhões, que garante acesso rápido à BR-101.

Até hoje, no entanto, não existe sinalização adequada na BR-101 para orientar sobre a existência do novo acesso a Criciúma. Porque quem não mora em Criciúma, ou na região, não sabe da existência da Via Rápida.

A inclusão do nome "Via Rápida" na placa padrão colocada na BR-101, entre outras indicações de bairros, comunidades e cidades, não explica. Não diz o que é.

Além disso, aquele trevo de acesso, para quem vem do Sul, é um quebra-cabeça. Mesmo quem está acostumado, tem que tomar cuidado para não se atrapalhar.

Também falta a iluminação, que foi prometida, mas não instalada.

A manutenção não está sendo feita. O mato está alto. Começam a surgir os primeiros buracos na pista. Teve alguns deslizamentos (pequenos) e problemas no meio fio e acostamento, quase todos por causa de batidas e pequenos acidentes.

Ainda tem indenizações que não foram pagas e o Governo do Estado não faz sequer sinalização de prazo. E são muitos casos.

Os credores são agricultores, que cederam suas terras para que a obra fosse feita e tiveram que aceitar os valores estabelecidos pelo Estado para pagamento. Mas, estão esperando faz anos.

Nada a questionar em relação à obra. Importante, histórica, necessária, coloca a BR-101 mais perto de Criciúma.

Só que o Governo do Estado precisa efetivamente concluir a obra, resolvendo todas as suas pendências.

Na beira da praia

Ontem, a beira da praia do Rincão teve carros fazendo "cavalo de pau” e outras manobras. E teve motos também. Principalmente na Zona Sul.

Moradores e veranistas fizeram vídeos e repassaram. Todos indignados. Porque parecia terra de ninguém!

Aparentemente, motoristas embriagados.

Enquanto isso, adultos e crianças circulavam no mesmo espaço. Em perigo!

Até quando ?!

Na Praça

O vice-prefeito Ricardo Fabris, representando o governo municipal, e a reitora da Unesc, professora Luciane Ceretta, com representantes da rede Angeloni e Duna Veículos, cortaram o bolo de aniversário de emancipação de Criciúma, na festa de sábado, na Praça Nereu Ramos.

Foi um evento especial, organizado mais uma vez pela Som Maior, com show da Camerata Florianópolis.

Apesar da chuva, tinha muita gente. As cadeiras na estrutura coberta e nos camarotes estavam todas ocupadas, e muitos ficaram de pé, de guarda chuva.

A mostrar que o criciumense gosta de música, e de bons espetáculos.

No aeroporto

Um empresário de Criciúma embarcou no Aeroporto de Jaguaruna para São Paulo e deixou o seu carro no estacionamento pago.

Por questão de horário, teve que retornar pelo Aeroporto de Florianópolis.

Quando foi buscar seu carro em Jaguaruna, a surpresa. O estacionamento estava fechado e na guarita um aviso: “já volto”.

Por cima

Na GloboSat, canal pago, foi apresentado, ontem à tarde, no programa “Brasil visto por cima” um material fantástico sobre as serras do Rio do Rastro e Corvo Branco.

Teve imagens de impressionar o mundo dos canyons, do Morro da Igreja (em Bom Jardim, limite com Orleans), da pedra furada.

Bom Jardim, Orleans, Grão Pará, Urubici, Urupema e Lages foram destacadas.

Fake News

O Ministério da Educação teve que se apressar em desmentir uma notícia falsa, que simulando o site G1, circulou dizendo que as provas do Enem haviam sido canceladas por suspeitas de fraudes. As fake news foram o maior desafio durante o pleito eleitoral e pelo jeito seguem desafiando os órgãos competentes. A Polícia Federal deverá investigar de onde partiu a informação falsa.

Pós-eleição

A Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) encaminhou ofício para todos os eleitos pela região Sul, são oito deputados estaduais e três federais. Além de parabenizar pela vitória nas urnas, lembrou da campanha do Sul pelo Sul que incentivou o voto em candidatos daqui, mas também elencou uma pauta de prioridades e que agora deve ser cobrada.

Atendimento ampliado

O Hospital São José passa a ser oficialmente referência em Oncopediatria para todo o Sul do estado. Hoje, o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, a primeira-dama do Estado, Nicole Torret Moreira, a direção do Hospital São José e Casa Guido, assinam o Termo de Compromisso de Alta Complexidade de Oncologia Pediátrica para a Região Sul de Santa Catarina. Na prática, aumentará o atendimento de crianças em tratamento contra o câncer.

Fortalecimento dos hospitais

O Hospital Dom Joaquim, de Sombrio, há anos vem numa luta para não fechar em definitivo suas portas. Agora, parece viver um momento de estabilidade e isso tem a importante participação do secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande. Foram autorizadas pelo Governo do Estado, por meio do contrato para atendimentos pelo SUS, mais 150 cirurgias de varizes e 280 ultrassons com doppler por mês.

Projeto Ver

A Secretaria de Saúde que foi notícia pelo tamanho da dívida, aos poucos, passa a ter dados positivos. O Projeto Ver, de cirurgias de cataratas, comemora R$ 20 milhões investidos que beneficiaram mais de 18,5 mil pacientes e até dezembro deste ano serão 20 mil cirurgias.

Transição

Essa semana marca a transição de gestão no Hospital Regional de Araranguá (HRA) do Ideas, que resolveu por conta própria deixar a entidade, para o Instituto Maria Shmitt, segundo colocado na licitação. Para a oficialização está sendo aguardado o parecer da Procuradoria Geral do Estado, solicitado pela comissão de licitação da Secretaria de Estado da Saúde, para que seja realizada ou não a rescisão do contrato com o Ideas e oficializada a posse do Maria Schmitt.

Adesivaço

Representantes da chapa 81 para a OAB estadual e 101 para subseção de Criciúma realizaram um adesivaço, no fim da tarde deste domingo. O atual presidente da OAB Criciúma, Fábio Jeremias, concorre ao Conselho Federal na chapa que tem Rafael Horn disputando a presidência da Ordem em Santa Catarina. Rafael Búrigo é o candidato a presidente da OAB Criciúma.

Pelas redes sociais

Desde antes e durante a campanha já era costume do agora presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), se comunicar através das redes sociais, tanto é que assim que as urnas confirmaram sua vitória fez primeiro um pronunciamento através do Facebook para depois falar em rede nacional. Agora, o PSL lançou uma página oficial, denominada Muda de Verdade, e onde serão postadas as decisões durante o período de transição a partir desta semana. Ainda há canais no Twitter, Facebook e Instagram.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito