Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Os três candidatos de "hoje" ao Governo do Estado

Por Adelor Lessa 18/09/2017 - 08:36 Atualizado em 18/09/2017 - 08:37

Praticamente um ano antes da eleição, a disputa pelo governo do estado tem três candidatos assumidos e na estrada. Paulo Bauer/PSDB, Gelson Merísio/PSD e Mauro Mariani/PMDB.

O senador Paulo Bauer tem a seu favor o bom desempenho da eleição de 2014, quando saiu como “azarão" e só não provocou o segundo turno por menos de 1% dos votos.

Ele está com sua campanha focada hoje para dentro do partido, a fim de superar algumas resistências internas.

A eleição nacional pode ajudá-lo pela vinculação, como aconteceu em 2016. Mas, também pode atrapalhar, na medida em que o interesse em fazer o “maior palanque” possível para o candidato a presidente em Santa Catarina pode fazer o PSDB abrir mão da candidatura ao governo.

O deputado Gelson Merísio, presidente estadual do PSD, é o que tem mais se movimentado externamente. Já tem alianças fechadas e chapa majoritária encaminhada. Desde o início, definiu o PMDB como adversário.

Faz o caminho pelo outro lado. Com PP, PSB e “investe" no PSDB.

Opera com a autoridade (e a força) de quem tem o comando do governo do estado e da Assembleia Legislativa.

O único “fio solto” de sua campanha é a renuncia do governador Raimundo Colombo. Porque a data da renúncia vai representar o que Colombo quer com o PMDB em 2018. E isso implicará diretamente no projeto de Merisio.

O deputado Mauro Mariani, presidente estadual do PMDB, virou candidato de consenso do partido ao governo, depois que Eduardo Moreira decidiu apoiá-lo.

Eduardo defendia Udo Dhoeler, prefeito de Joinville, mas mudou em favor da unidade.

O desafio de Mariani é se consolidar até março ou abril de 2018. Para isso, tem que passar a ter bom desempenho nas pesquisas e encaminhar alianças que o tornem competitivo. O PMDB trabalha muito para ter o PSDB como aliado.

Além deles, ainda tem o deputado Decio Lima, presidente estadual do PT, que tem admitido disputar o governo. Mas, a sua prioridade é incluir o partido numa coligação com densidade eleitoral. De preferência, que lhe ofereça candidatura ao senado.

Mas, como registrou o politico mineiro Magalhães Pinto, política é como as nuvens no céu. Você olha, elas estão aqui. Olha de novo, e elas já mudaram para lá.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito