Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Os adversários de Salvaro e outras da coluna

Quem poderá enfrentar o prefeito Clésio Salvaro na eleição do ano que vem em Criciúma?
Por Adelor Lessa 09/03/2019 - 06:55

Colaboração: Denis Luciano

O ex-deputado federal Jorge Boeira, PP, é no momento o principal possível adversário do prefeito Clesio Salvaro, PSDB, mapeado para a eleição de 2020.
Boeira e o PP estariam se movimentando para tentar repetir aliança com o MDB, que ressaltou a candidatura a reeleição de Marcio Burigo, em 2016.
No MDB, há resistência para novo acordo com o PP, diante do fracasso eleitoral de 2016, e pela dificuldade de convencer o eleitor a trabalhar para um partido que é adversário histórico na cidade e no estado.
De outro lado, o MDB tem dificuldades para emplacar um candidato. Simplesmente por falta de opções.
O deputado Luiz Fernando Vampiro, que seria o candidato natural, não quer nem falar no assunto. O ex-deputado Ronaldo Benedet, também não.
O PT terá candidato, que pode ser o ex-prefeito Décio Góes.
O PSL também deve ter candidato. Mas, o PP “sonha" em atraí-lo para sua aliança.
Há nomes sendo especulados que seriam tratados como fatos novos. Cesar Smielevski, Gildo Volpato, Coronel Marcio Cabral e coronel Cosme Manique. Nenhum deles tem filiação partidária.
Também são citados Julio Kaminski (de saída do PSDB), deputado Daniel Freitas e Acelio Casagrande (ainda no MDB, mas pode ser por pouco tempo).
O número de pretendentes aumentaria consideravelmente se Salvaro não fosse candidato.
Mas, como ele é candidatíssimo à reeleição, afugenta muitos interessados.
A ponto de hoje, fora algumas especulações (sem muita consistência, a maioria delas), só Boeira mesmo é que tem emitido sinais evidentes de disposição a entrar na disputa.
Outra definição já sacramentada para 2020 é que Salvaro vai repetir a chapa com Ricardo Fabris (PSD), de vice.

Julio assume

Está resolvido: Julio Lopes vai dizer “sim" para o prefeito Salvaro e assumir a presidência da Fundação Cultural de Criciúma (FCC).
O deputado Jessé Lopes (PSL), filho de Julio, esteve nesta sexta-feira com o prefeito e comentou: “para assumir a fundação, o pai vem até de graça, ele é louco por isso”.

Pela escola

Prefeito Salvaro e deputado Jessé trataram na reunião principalmente da possível instalação de uma escola militar em Criciúma. O deputado está empenhado no assunto. O prefeito deu apoio.

Moisés por 40 minutos

A reunião do governador Carlos Moisés (PSL), segunda-feira, na prefeitura de Criciúma, com o prefeito Clesio Salvaro (PSDB), será de no máximo 40 minutos. Foi a orientação passada pelo secretário da Casa Civil, Douglas Borba, ao prefeito.

Com deputados

O governador Moisés convidou o presidente da Assembleia, deputado Julio Garcia (PSD), para acompanhá-lo na reunião com Salvaro, e na agenda que será cumprida no sul. Convidou também os demais deputados da região.

Sem Casan

Prefeito Salvaro desistiu de tratar da Casan com o governador Moisés, na segunda-feira. Só vai falar a respeito, se o governador tomar a iniciativa.
Ele está com tudo pronto para encaminha a rescisão de contrato na reunião de quinta-feira com a presidente da Casan, Roberto dos Anjos.

Conversa reservada

Governador Carlos Moisés e o presidente da Assembleia, deputado Julio Garcia, tiveram conversa reservada de mais de três horas nesta sexta-feira.
O governador foi ao sitio do deputado, em Florianópolis. Só duas testemunhas de parte da conversa: Eron Giordani, chefe de gabinete da presidência da Assembleia, e Douglas Borba, secretário da Casa Civil do Governo do Estado.    

Nome novo no Paço

O empresário Claiton Galdino foi convidado pelo prefeito Salvaro para assumir a diretoria de Inovação e Tecnologia da prefeitura. Galdino foi indicado pelo vereador Aldinei Poteleck (PRB), líder do governo municipal na Câmara. Ele pediu cinco dias para responder.

Merísio no PRB

Ato contínuo às falas do presidente nacional Gilberto Kassab a favor de Raimundo Colombo no comando do PSD estadual, Gelson Merisio prepara seu futuro. Informou o jornalista Marcelo Lula que o ex-deputado vai para o PRB, tendo garantido o comando do partido e encaminhado candidatura ao Governo do Estado em 2022. Três deputados estaduais do PSD, o prefeito Gean Loureiro (MDB), de Florianópolis, e o prefeito de Chapecó, Luciano Bulligon, deverão acompanhar Merisio.

Barulho

Estão afixados nos mais de 400 condomínios de Criciúma convites para a votação de projeto do vereador Zairo Casagrande que promete render segunda-feira, na Câmara. O vereador sugere que a Cosip é cobrada duas vezes de quem mora em apartamentos. Ele quer derrubar essa suposta bitributação e lembra que, outra vez, o projeto foi à pauta e aprovado mas, após veto do prefeito Salvaro, a maioria mudou de ideia e manteve o veto. Não se tem a conta com previsão, mas é bastante elevado o impacto disso na arrecadação do imposto.

De olho

Já pensando em 2020, o presidente Lucas Esmeraldino reuniu a executiva do PSL nesta sexta. O plano é ter boa parte das executivas municipais homologadas até maio. Nessa articulação foram envolvidos os deputados do partido. A vice-governadora Daniela Reinehr foi indicada presidente do PSL Mulher.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito