Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O sul e o novo Ministro, ameaça à Br 285, sucessão de Dajori e outras da coluna

Por Adelor Lessa 11/04/2018 - 06:46 Atualizado em 11/04/2018 - 06:49

Em 1936, Caetano Lummertz assumiu a prefeitura de Araranguá, depois de eleito pelo povo (uma novidade na época). Foi dos prefeitos mais importantes da história da cidade.

O ministro do turismo que assumiu ontem, o catarinense Vinicius Lummertz Silva, é bisneto de Caetano.

A sua bisavó, Alzira Borba, a “dona Lóca", mulher de Caetano, era irmã de Virgilio Borba, marido de Donatila Borba, a maior poetisa da história de Criciúma.

Além disso, Vinicius é casado com Simoni Moreira Guglielmi, filha do empresário Realdo Guglielmi (já falecido). A suas duas filhas nasceram em Criciúma.

A esposa de Realdo, sogra de Vinicius, é Bernadete Moreira Guglielmi, irmã de Eduardo Moreira, governador do estado e “tio emprestado” do novo ministro.

O detalhamento da “arvore genealógica” de Vinícius serve para mostrar o quanto ele tem vínculos com o sul do estado.

Mas, além disso, ele faz questão de manter relações com a região. 

Passou pelas suas mãos o “nascimento" do projeto da Via Rápida, quando presidia a SC Parcerias, no governo de Luiz Henrique da Silveira.

Ele conhece bem os principais projetos para fomentar o desenvolvimento da região, via turismo.

É um entusiasta, por exemplo, do conceito da Interpraias, que o governador Eduardo Moreira agora remodelou para uma alternativa mais simples, e bem mais barata.

A mostrar o quanto o sul do estado pode trazer de benefícios com a posse de Vinicius Lummertz, ontem, no ministério do turismo. Ele terá recursos para liberar. Volume expressivo. Só precisará de projetos bem feitos.

Prefeitos, universidades, entidades e o governo do estado, sob o comando de Eduardo, tem que mergulhar "amanhã” na produção dos projetos, completos, para obras pelo turismo no sul do estado.

Tão cedo, não terá uma segunda chance!!

 

Sinal de alerta

A obra da Serra da Rocinha, br 285, está com andamento normal, dentro do cronograma estabelecido.

Se não tiver nenhum problema, estará concluída até dezembro de 2019.

O problema é que a obra está sendo encaminhada em 2018 com o saldo de recursos do orçamento de 2017. Que acaba em abril.

Os r$ 46 milhões anunciados para tocar a obra em 2018 ainda não foram liberados.

Se não for resolvido, a obra vai parar em maio ou junho.

 

O racha no PSL

O PSL, partido de Bolsonaro, recém organizado em Criciúma, já tem seu primeiro “racha”. 

O médico Edivaldo Machado, o primeiro a trabalhar pela organização da campanha de Bolsonaro na região, disparou chumbo grosso contra o presidente estadual do partido, vereador Lucas Esmeraldino.

Em nota, ele escreveu: “Infelizmente, o presidente estadual do partido, que entrou no barco no estilo chupim, têm tido preferência de dar espaço a alguns amigos, aqueles que estavam mudos”.

Mais adiante, acrescentou: "Infelizmente, eles são camaleões, e vêm travestidos de “novo”, com as velhas praticas oportunistas, a cara da  bandalheira política do Brasil”.

Por fim, completa: "Ao que parece, vamos precisar ainda de muita luta para conseguir o mínimo de decência na política”.

 

O racha 2

Para entender a reação, Edivaldo estava trabalhando sua candidatura a deputado federal pelo partido de Bolsonaro, o que já havia tratado com o próprio presidenciável, mas o vereador Daniel Freitas assina ficha na quinta-feira com garantia de candidatura a federal.

 

A sucessão de Dajori

Com a decisão de ontem do Tribunal de Justiça, por unanimidade, negado novo recurso do vereador Moacir Dajori, foi confirmada a cassação de mandato e o cumprimento da pena deve iniciar a qualquer momento.

Mesmo recorrendo aos tribunais de Brasilia, Dajori estará afastado da câmara.

A cassação de Moacir efetiva como vereadora a professora Roseli de Luca, hoje suplente.

Como ela é a secretária de educação, e vai continuar, quem assumirá na câmara será o suplente Marcos Meller.

 

A cidade esticou

Depois do Nações Shopping naquela região, veio o Fort Atacadista (que fica na divisa Içara-Criciúma), e vieram outras empresas, dezenas de lojas, prédios residenciais e comerciais. Resultado: a cidade “esticou" naquela direção.

Isso é bom, porque representa desenvolvimento, mas lambem exige providências. 

Por exemplo: as linhas de ônibus tem que “esticar" também!

Não podem mais acabar no terminal da Próspera. Tem milhares de trabalhadores, moradores, clientes e pessoas em geral que precisam ser levados até lá.

 

Precatórios

Prefeito Clesio Salvaro fez mais uma investida ontem em Florianópolis para tentar desatar os nós do caso dos precatórios. Mas, voltou sem o assunto resolvido. De novo.

Depois, Salvaro se reuniu com o secretario de fazenda do estado, Paulo Eli. Estava acompanhado com seu assessor especial, Vagner Espíndola Rodrigues, o Vaguinho.

Deixou encaminhada a liberação de r$ 2,5 milhões para o hospital Santa Catarina.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito