Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O que muda de Eduardo Bolsonaro

Por Adelor Lessa 11/11/2019 - 06:05 Atualizado em 11/11/2019 - 07:26

A vinda do deputado Eduardo Bolsonaro a Criciúma teve como principal marca a consolidação da ruptura do governador Carlos Moisés com os políticos alinhados ao presidente Jair Bolsonaro. Inclusive o senador Jorginho Mello, PL, que acompanhou Eduardo desde Florianópolis, e durante todo o tempo.

No PSL, esse grupo tem sete deputados, quatro estaduais (de um total de seis) e dois federais (de três), mais a vice-governadora, Daniela Reineht. Todos se reuniram com o deputado Eduardo, durante 1 hora, na casa do empresário Ronaldo Freitas, pai do deputado Daniel Freitas, antes da palestra de sexta-feira à noite. Fecharam pacto de estar juntos.

Os sete deputados, mais a vice-governadora, devem fazer roteiro juntos pelo estado. O sentimento entre os bolsonaristas é que o governador virou as costas (e muito cedo) para quem o levou ao poder.

No teatro, durante a palestra de Eduardo, o público fez coro para chama-lo de traidor.

O deputado Ricardo Alba, muito ligado a ele, quando citado pela advogada Julia Zanatta, foi vaiado e também chamado de traidor. O deputado Daniel Freitas ficou com Bolsonaro, se afastando do governador. O deputado Jessé Lopes já estava rompido com Moisés.

De certa forma, surpreendeu a posição da vice-governadora, que se mostrou fechadissima com Bolsonaro, e pronta para trocar de partido, esperando apenas o presidente fazer o encaminhamento.

De tudo isso, o saldo que fica é que um partido novo vem aí, liderado por Bolsonaro, e deverá ter candidato a prefeito de Criciúma.

De outro lado, Moisés terá que reorganizar a sua base de apoio na Assembleia com deputados que não estavam com ele na eleição, e agora, o que ficava evidente, agora é fato. Os deputados do governador no sul são Luiz Fernando Vampiro, MDB, e Rodrigo Minotto, PDT.

Duas vezes

Daniel Freitas é o menos alinhado ao bolsonarismo entre os deputados do PSL catarinense. Mas, a primeira reunião do grupo de deputados catarinenses bolsonarisas, em Brasília, foi na sua casa, e a segunda, em Criciúma, foi na casa do seu pai.

Para 2020

Até a vinda de Eduardo Bolsonaro, o governador Carlos Moisés e o deputado Daniel Freitas estariam juntos na eleição para prefeito. Apoiariam o mesmo candidato, com a possibilidade de ser o próprio Daniel.

Agora, Daniel, Jessé e Julia Zanatta terão um candidato, que pode ser Julia, pelo partido que será criado por Bolsonaro, ou pelo PL.
Moisés vai apoiar outro candidato, pelo PSL, que ficará sob seu comando.

Em sintonia

O senador Jorginho Mello foi prestigiado pelo deputado Eduardo Bolsonaro. Citado na palestra, na coletiva e nas entrevistas. Ficou evidente que estão em sintonia fina.

Sem convite

Em Florianópolis, durante entrevista para o jornalista Upiara Boschi, o governador Moisés disse que não foi convidado para a palestra de Eduardo Bolsonaro em Criciuma.

Depois, confirmou que não sai do PSL, criticou as motivações dos parlamentares do PSL que se afastaram de seu governo e disse que está montando uma base de apoio na Assembleia com “deputados moderados, equilibrados, que raciocinam”.

Por fim, arrematou: “eu ajudei a eleger muitas pessoas na eleição de 2018".

Na região

Menos de uma semana depois de toda essa movimentação liderada pelo deputado Eduardo Bolsonaro, em Criciúma, o governador Moisés virá à região para cumprir agenda administrativa.

Na quinta-feira, 14, estará em Forquilhinha, Araranguá e Jacinto Machado. Vai anunciar liberação de recursos para obras na rodovia Jacob Westrup, rodovia SC-108 e nova ponte sobre o rio Araranguá.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito