Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O acordo no PSL e outras da coluna

Para o deputado Daniel Freitas, o acordo esperado foi alcançado no partido
Por Adelor Lessa 19/01/2019 - 06:54

Interina: Francieli Oliveira

O PSL de Santa Catarina tem nova comissão provisória até 30 de junho deste ano, quando deve ocorrer a eleição da Executiva estadual. O atual presidente Lucas Esmeraldino está mantido no cargo e as outras vagas são todas preenchidas pelos deputados eleitos. A alternativa foi ratificada pelo vice-presidente do PSL nacional, Antônio de Rueda, em reunião, ontem, em Florianópolis, com os deputados federais eleitos Daniel Freitas, Caroline De Toni e Coronel Armando. Foi deles que partiu o pedido de destituição de Lucas e a indicação de novos nomes para compor a direção estadual. A justificativa era a falta de participação dos eleitos na comissão renovada por Lucas no fim de dezembro de forma monocrática.
A reunião de ontem chegou ao meio termo. Manteve Lucas e contemplou os eleitos. A vice-presidência fica com Caroline De Toni, Daniel Freitas será o secretário geral, Felipe Estevão primeiro secretário, Coronel Armando será o tesoureiro e Fábio Schiochet o primeiro tesoureiro. Os deputados estaduais Coronel Mocellin, Ricardo Alba, Ana Campagnolo, Jessé Lopes e Sargento Lima irão compor as vogais.
A reunião levou mais de 5h. Foi uma tarde inteira de conversas. O grupo de Lucas não participo. Entre eles, o deputado federal eleito Fábio Schiochet. Os deputados estaduais também não participaram e o governador Carlos Moisés tem se mantido isento ao longo desse processo.
Além do aval de Rueda, a nova comissão formada contou com o apoio do deputado federal Fernando Francischini, do Paraná, coordenador do PSL no Sul do país, que também participou da reunião.

Objetivo alcançado

Daniel Freitas saiu do encontro satisfeito com o resultado alcançado. Entende que a partir de agora precisa-se buscar o diálogo dentro da sigla, ouvindo as bases, e que o sangramento está estancado, iniciando um novo processo dentro do PSL catarinense e com articulações visando 2020 e 2022.

Ponte

Enquanto rolava a reunião do PSL, o governador seguia sua agenda de governo. Fez uma ampla reunião entre agentes dos poderes públicos, representantes de entidades de classe e sociais e da imprensa sobre a Ponte Hercílio Luz, um dos desafios em andamento.

Porto de Imbituba

Estratégico para a economia do Sul e de todo estado, o Porto de Imbituba tem novo presidente. Jamazi Alfredo Ziegler foi anunciado, na sexta-feira, pelo governador Carlos Moisés. É mais um policial militar na equipe do Governo do Estado.

Comunicação do Governo

Focar mais nas ações de governo voltadas diretamente ao cidadão do que nas políticas de Estado. Eis uma das pautas prioritárias que o governador Carlos Moisés incumbiu o secretário executivo de Comunicação, Ricardo Dias. O jornalista, que é de Tubarão e vinha coordenando a NSC TV Criciúma até o começo deste ano, visitou ontem a direção de A Tribuna e compartilhou a experiência de atuar no governo. Mencionou que a máxima da economia dos recursos públicos vem sendo levada tão à risca que dispensa uso de motorista para agendas pelo interior e houve mudanças na estrutura para racionar gastos. Contou, ainda, que o governador recomendou redirecionar investimentos em mídia, que serão mais enxutos, pontuais e efetivos para anunciar questões pontuais da gestão que influenciem diretamente no cotidiano da população. Nada de espetacularização das realizações da gestão. Dias reforçou, ainda, a disposição permanente de Carlos Moisés em ser acessível aos meios de comunicação como forma de reforçar a transparência que busca impor ao governo.

Nova direção

Após seis anos, haverá mudança na direção do Samae de Cocal do Sul. Sai a engenheira química e funcionária de carreira Carla Possamai Della e em seu lugar assume Márcio Zanette. O novo diretor é ligado ao PDT, que faz parte do atual Governo. Há dois anos, o PP, partido do prefeito Ademir Magagnin, não consegue fazer com que um vereador do PDT chegue à presidência da Câmara.

Homenagem

Derlei Catarina De Luca foi sempre muito determinada em seus princípios e lutou por eles. Foi uma das perseguidas pela ditadura. Agora, um pouco mais de um ano de sua morte, poderá dar nome à rua que será o principal acesso à nova sede da Câmara de Vereadores da cidade. A proposta é do vereador Lauro Nogueira (PT).

Acompanhando os trabalhos

Uma das preocupações mais pontuais com as cheias em Criciúma está no Bairro Próspera. Na sexta-feira, o prefeito em exercício Ricardo Fabris (PSD) e a secretária de Obras, Kátia Smielevski, acompanharam os trabalhos da empresa contratada para realiza o desassoreamento do Rio das Antas. O processo irá durar aproximadamente um mês e irá abranger da Rua Goiás até a Rua Porto Alegre.

Exemplo

Câmara de Vereadores de Içara dá exemplo ao fazer com que cinco diárias sejam devolvidas pelos parlamentares e poderá ter mais. O valor de R$ 125 cada uma pode parecer pouco, mas o ato em si tem bastante significado. Não só nos legislativos municipais, mas em todas as esferas públicas é preciso acabar com a concessão de diárias sem maior rigor e fiscalização.

Serra do Corvo Branco

Por mais que a chuva tenha sido forte, acima do esperado, o que aconteceu com o asfalto da Serra do Corvo Branco, entre Grão Pará e Urubici, leva a reflexão. O asfalto é novo, feito há pouco tempo e praticamente foi arrastado pelo temporal.

Observatório Social

O Observatório Social de Morro da Fumaça comemora a redução de custos no Legislativo da cidade. Esse foi o primeiro trabalho realizado pelo órgão fiscalizador na cidade. Houve redução de gastos em praticamente todos os setores da Câmara.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito