Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Içara, Arnaldinho e terceira via

Por Adelor Lessa 23/11/2019 - 07:38 Atualizado em 23/11/2019 - 10:13

Em Içara, o fato novo na política é a discussão sobre a articulação de uma terceira força (ou terceira via) para disputar a prefeitura.

Hoje, o processo está polarizado entre o PP e MDB (com PSD e outros aliados).

O que faz chamar a atenção para a articulação da terceira via é que a liderança está sendo atribuída ao secretário municipal, Arnaldinho Lodetti, que está enfrentado dificuldades para se firmar candidato pelo MDB.

Na última reunião, tinha cinco vereadores e três candidatos a prefeito. Dois do MDB, Arnaldinho e Toninho de Mello, e um do PDT, Joelson Cardoso.

Também estava o ex-deputado Dia Guglielmi, PSDB.

Além de MDB, PSDB e PDT, também tem políticos do PP e PSD participando das reuniões.

Arnaldinho já teria procurado o prefeito Murialdo Gastaldon (MDB) para comunicar que vai deixar a secretaria de planejamento em janeiro. O prefeito não concordou.

Há preocupações com a movimentações tanto no ambiente do governo do prefeito Murialdo, quanto na oposição, no entorno de Dalvania Cardoso, que deve ser de novo a candidata do PP a prefeita.

A movimentação pela terceira via começou, ou se intensificou, depois que o prefeito Murialdo sinalizou para a possibilidade de o MDB apoiar a candidatura a prefeito do empresário Anselmo Freitas, do PSD.

Tres perguntas

1- Como estão as articulações em torno da terceira via?

Arnaldinho Lodetti - “Sempre que conversei com algumas pessoas, em reunião, ou isoladamente, eu demonstrei que o melhor caminho é de eu ser candidato pelo MDB. Mas, é uma situação que eu venho discutindo ao longo do tempo, e conversando com todo mundo, porque conversar faz parte da política. Por enquanto tem conversas sobre a terceira força, mas não tem nada definido”

2- Pode sair do MDB para ser candidato?

Arnaldinho - “Nos estamos conversando com algumas pessoas da executiva do MDB e ponderando sobre o resultado da eleição recente da atual executiva”.

3- Esperava apoio explicito do prefeito Murialdo?

Arnaldinho - “Todo candidato a prefeito quer ter o apoio do prefeito Murialdo, menos quem está na oposição. E eu não sou da oposição, sou funcionário do governo dele, e respeito muito a administração que ele vem fazendo. Tenho algumas divergências na condução política, mas em relação a administração tenho admiração plena pelo prefeito Murialdo”.

Outra sintonia

O MDB de Içara tem três candidatos a prefeito. Arnaldo Lodeti e Toninho de Melo, que estão na discussão sobre a terceira via, e Sandro Serafim, vice-prefeito que não participa.
Sandro disse ontem à noite que vai continuar trabalhando para ser o candidato do MDB, que vai disputar a indicação na convenção, e arrematou: “Se perder na convenção, vou apoiar o candidato que for aprovado, seja do MDB ou da coligação”.

Pelo diálogo

O prefeito Murialdo Gastaldon disse que Sandro Serafim e Arnaldinho Lodeti estão tentando viabilizar suas candidaturas, mas que o processo é longo e ninguém conseguirá na marra.
“Quem passar mais segurança às lideranças do MDB, terá mais chances de ser escolhido. Tem que ser com diálogo e articulação com os aliados que estão no governo”, acrescentou.

Fora de jogo

O MDB chegou a projetar a candidatura do empresário Bita Zanetti, diretor da rede Giassi de Supermercados, genro do empresário Zefiro Giassi. Seria um outsider, saindo do perfil de politico de carreira.

O vice-prefeito Sandro Serafim se empenhou por isso, mas Bita declinou do convite. Ele é ligado ao MDB, tem relação familiar com Sandro, mas descartou ser candidato.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito