Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Futuro de Acelio e Ricardo Guidi e outras da coluna

Salvaro quer Acelio Casagrande na AMREC para assessorar municípios da região
Por Adelor Lessa 06/12/2018 - 06:55

Se depender do prefeito Clesio Salvaro, o secretário de saúde do estado, Acelio Casagrande, voltará para a região em janeiro, mas para a assessorar os municípios da região, através da AMREC.
Ele não cogita levar Acelio para o seu governo, porque diz Acelio "ficou grande", e não cabe mais numa secretaria municipal.
Salvaro e Acelio preservam boa relação, mesmo nos períodos em que MDB e PSDB se atacavam em Criciúma, especialmente o próprio prefeito e o governador Eduardo.
Neste segundo mandato de Salvaro, no entanto, Acélio foi fundamental para liberação de recursos de Brasilia e, principalmente, para conclusão do hospital materno infantil.  
Salvaro apresentou sugestão ontem ao presidente da AMREC, prefeito Helio Cesa, de Sideropolis, para contratação de Acelio. 
Chegou a falar na possibilidade de que criação na associação de uma secretaria regional de saúde, ou assessoria especial.
A idéia é nova, mas ele pediu que a proposta seja levado à próxima reunião dos prefeitos da região.
Salvaro sustenta que Acelio se especializou na gestão pública de saúde, e hoje é uma das autoridades mais respeitadas no assunto em Santa Catarina.
Além disso, diz que ele conhece como poucos os “caminhos" no setor, no governo do estado e governo federal, e construiu uma rede de relacionamentos que pode facilitar a tramitação de projetos e processos.
Detalhe importante - o próximo presidente da AMREC será eleito em fevereiro e, seguindo o rodízio, será um prefeito do PSDB. E no entendimento dentro do PSDB, o presidente será o próprio Salvaro.
Mas, por enquanto, o que é fato é que Acelio ficará no comando da secretaria de saúde do estado até 31 de dezembro.
Assessores do governador eleito Comandante Moisés dizem que ele até faz elogios à Acelio nas conversas em privado. Mas, nem cogitou a possibilidade de preservá-lo no cargo pela sua militância política, e a vinculação com o MDB.

Fiesc chama Bairro
Presidente da Fiesc, Mario Cesar de Aguiar, despachou dois emissários, ontem, para ir no Bairro da Juventude convocar a direção para nova reunião, amanhã, 11h, em Florianópolis.
A única informação dada foi que o presidente já tem posição a respeito do pedido para manutenção do repasse do Senai que mantêm a escola de formação profissional do Bairro.
Eles não disseram qual será a posição anunciada, apenas sinalizaram que o presidente vai dar “solução para o aso”.
O único pedido do presidente da Fiesc teria sido para que o Bairro consiga levar a mesma representação política e empresarial que esteve na reunião de segunda-feira.
Naquele dia, a direção do Bairro estava acompanhada do prefeito Clesio Salvaro, deputados, representantes da UABC e dirigentes de sindicatos empresariais.

Cutucando Márcio
Prefeito Clesio Salvaro fez questão de acompanhar a inauguração da Policlínica de Araranguá, segunda-feira.
Disse que foi prestigiar o secretario de saúde do estado, Acelio Casagrande.
Estava acompanhado da secretaria municipal de saúde, Francieli Gava.
No discurso, ele disse - “se eu fosse prefeito em 2015, não teria perdido essa Policlinia, ela teria que ter sido construída em Criciúma”.
O prefeito em 2015 era Márcio Burigo.

Segundo turno
Ricardo Guidi venceu ontem o “segundo turno” de sua eleição para deputado federal, sem disputar.
Os ministros do STF já consolidam maioria contra o recurso do deputado João Rodrigues, que pretendia anular sua prisão e validar seus votos de outubro. Se conseguisse, pegaria a vaga de Guidi. Mas, seis ministros do STF já derrubaram o recurso e João continuará preso. 
O julgamento foi suspenso, falta o voto de dois ministros, mas não muda mais o resultado.
Guidi foi dormir mais tranquilo ontem. Mas, hoje tem “nova ameaça”.
O STJ vai julgar outro recurso de João Rodrigues.
A posição de ontem da maioria do STF deve influenciar hoje na decisão do STJ.

Parcelamento aos 45
Última sessão da câmara de vereadores de Criciúma será na segunda-feira. No dia seguinte vai ter sessão, mas será apenas para eleição da nova mesa diretora. E na quarta feira, sessão solene para entregar de títulos de cidadania.
Ontem à tarde, 17h, prefeito Clesio Salvaro fez reunião com os secretários levantar tudo que ainda precisa ser aprovado pela câmara em 2018.
Maior preocupação no Paço é com o projeto para parcelamento da divida do município com o CriciumaPrev (que passa de r$ 40 milhões).
Estudos ainda estão sendo concluídos e o projeto deve ser protocolado hoje (fim da tarde) ou amanhã. Para ser levado a voto na segunda-feira.
Articuladores e operadores do governo terão que fazer trabalho “extra" na câmara.

Com o astronauta
O deputado federal eleito Daniel Freitas voltou a se reunir com o futuro ministro de ciência e tecnologia, o astronauta Marcos Pontes.
Levou o diretor da Satc, Fernando Zancan, que apresentou os projetos de inovação e tecnologia.
Pontes ficou muito bem impressionado.
Disse que voltará a Santa Catarina logo depois que assumir e prometeu visitar a Satc.

Com Temer
O empresário criciumense Ricardo Faria foi recebido pelo presidente Michel Temer.
Os dois almoçaram no Palácio do Planalto.
Faria disse que foi levar sua gratidão ao presidente Temer por ter feito a reforma trabalhista e ter tido a coragem de tirar o PT do poder.

Prioridade 
Comissão de educação da Câmara dos deputados aprovou ontem, por unanimidade, projeto de lei da deputada federal criciumense Geovania de Sá, que garante prioridade nas vagas dos centros de educação infantil para filhos das mulheres que sofrem violência doméstica.
 
Com moral
Prefeito Jairo Custódio, do Rincão, foi surpreendido durante formatura dos guarda-vidas. Recebeu dos bombeiros o título honorífico “Amigo do Bombeiro”. 
O prefeito inaugurou ontem uma sala para atividades técnicas do bombeiro na cidade. Jairo vem sendo parceiro da instituição

Vitória de Colombo na Justiça 
Foi arquivada nesta quarta-feira, em decisão do Conselho Superior do Ministério Público de Santa Catarina, o processo de improbidade administrativa contra o ex-governador Raimundo Colombo relativo ao caso da Odebrecht.

Redução de tributo
Vereador Aldinei Poteleck se reuniu ontem com Claiton Pacheco, da Plurall Coworking, Vice Presidente da Associação Brasileira de Franchising, para discutir a redução da alíquota do ISS sobre franquias com o objetivo de trazer novas empresas do setor para se instalarem no município de Criciúma (foto).
Reunião positiva, com vários encaminhamentos definidos.

Bolo no vôo
A empresa aérea Azul, que faz vôos a partir do aeroporto de Jaguaruna, definiu um jeito diferente para comemorar os seus 10 anos de operação. Está distribuindo bolo a bordo para os clientes.
O bolo é “assinado" pela cheff Carole Crema, doceira e jurada do programa “Que Seja Doce”, do GNT.
A “comemoração" começou no dia primeiro e vai se estender durante todo dezembro.

Time bom
Tenho orgulho de dividir espaço nas páginas de A Tribuna e partilhar da redação com profissionais vencedores, reconhecidos, premiados.
Ontem, mais dois títulos. Os mais importantes do jornalismo impresso de Criciúma, no prêmio ACIC.
Na segunda-feira, prêmio estadual do concurso do IMA (antiga Fatma).
Na semana passada, prêmio nacional e mais um estadual.
Isso, em apenas 10 dias.
Tribuna, e seu time, fecham o ano com prateleira cheia!!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito