Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Edinho pode ser suplente de Bauer, a pressão sobre Boeira e outras da coluna

Por Adelor Lessa 07/08/2018 - 06:06 Atualizado em 07/08/2018 - 09:07

Dois movimentos importantes foram feitos ontem no sul do estado,  que podem refletir em “anúncios" durante o dia de hoje.

O primeiro, no MDB. O deputado federal Edinho Bez pode ser anunciado hoje como primeiro suplente do senador Paulo Bauer, PSDB, candidato a reeleição.

A proposta será levada à reunião entre o governador Eduardo Moreira e o candidato a governador, Mauro Mariani, MDB, hoje pela manhã. O próprio Edinho deve participar.

Ontem à tarde, Eduardo se reuniu com prefeitos e deputados do MDB do sul, em Içara. Voltaram a falar no ex-prefeito e empresário Ronaldo Carlessi, de Turvo, para suplência do senado. Mas, foi dito que definitivamente ele não quer.

A propósito, Carlessi estava convidado, mas não foi na reunião.

Eduardo se reuniu em separado, a portas fechadas, com os deputados Ronaldo Benedet e Edinho Bez. Saiu de lá com o nome de Edinho “encaminhado”.

Um argumento usado na reunião é que Paulo Bauer pode virar ministro se for reeleito senador e Alckmin vencer a disputa presidencial.

O segundo movimento de ontem no sul foi no PP. 

Prefeitos, deputados estaduais e dirigentes do partido na região iniciaram “campanha" para convencer o deputado federal Jorge Boeira a disputar reeleição.

Boeira repetiu ontem pela manhã na Som Maior que mantêm posição de não disputar a reeleição.

Como não conseguiu emplacar candidatura ao senado, nem a vice-governador, vai ficar fora da eleição.

Mas, a pressão é grande. Durante a tarde, Boeira desligou o celular para ficar fora de alcance. Políticos “graduados" do PP apostam que ele vai recuar e assumir candidatura a federal.

O deputado Esperidião Amin, candidato ao senado, conversou com Boeira por telefone e fez apelo para ele disputar a reeleição. Prometeu até fazer roteiro de campanha com ele pelo estado.


Comin aposta

O deputado estadual Valmir Comin, PP, está convencido que o deputado Jorge Boeira será candidato a reeleição. Tanto que chegou a apostar uma garrafa de vinho.

Comin destacou que PP e PSD fizeram aliança na proporcional e fez contas para mostrar que Boeira é dos “favoritos" para eleição.

Mas, quando foi levado a considerar a possibilidade de Boeira manter decisão de ficar fora da eleição, arrematou - “será um rombo no casco do navio do PP!”.


Indignação no PP

Nas bases do PP, o discurso é um só - na convenção estadual do partido, foi lido oficio do PSD, assinado por Gelson Merisio, oferecendo as vagas de vice-governador e senador. Teve inicio de vaia e a proposta nem foi votada.

Mas, no domingo o PP acabou fechando aliança com o PSD por apenas uma vaga para o senado.


Dois de Tubarão

O ex-senador Geraldo Althoff, de Tubarão, PSD, é o primeiro suplente de Esperidião Amin na disputa pelo senado.

O vereador licenciado Lucas Esmeraldino, também de Tubarão, PSL (partido de Bolsonaro), teve sua candidatura confirmada ao senado.


Os outros suplentes

O primeiro suplente de Raimundo Colombo, PSD, na disputa ao senado, é o ex-prefeito de Itajaí, Jandir Belini, PP. O segundo é o depurado Narciso Parizotto, PSC.

A primeira suplente de Jorginho Mello, PR, é Ivette Appel da Silveira, MDB, viúva do ex-governador Luis Henrique.


Um retrocesso para o sul

A montagem de chapas foi um atentado de incompetência dos políticos do sul.

Na eleição de 2014, as duas chapas que disputaram na “reta final” tinham candidatos a vice-governador do sul. Eduardo Moreira, MDB, e Joares Ponticelli, PP.

Eduardo foi eleito e assumiu como governador efetivo em fevereiro.

Agora, o sul fica de fora. Isso é retrocesso.


No mapa do estado

A região do estado com maior numero de eleitores é o vale do Itajaí - 24% do eleitorado. Tem três candidatos na disputa pelo governo. Decio Lima, PT, candidato a governador, Napoleão Bernardes, PSDB, e João Paulo Kleinübing, DEM, candidatos a vice. Todos de Blumenau.

O oeste tem 19% e um candidato a governador - Gelson Merisio, PSD. 

O norte também tem 19% do eleitorado e um candidato a governador - Mauro Mariani, MDB.

O sul tem 15% e nada. Nem candidato a governador, nem a vice.


Dia D

STF deve julgar hoje recurso do deputado federal João Rodrigues, PSD. Se o resultado for favorável, João estará liberado para disputar a reeleição.

Há um clima de otimismo na aliança PSD-PP, pelo indicativo favorável dado em despacho pelo ministro Dias Tófoli.


Volta na quinta

A professora Roseli De Luca, secretaria de educação e suplente de vereadora, PSDB, deve se apresentar na quinta-feira na câmara de Criciúma para assumir como vereadora efetiva. 

Ela voltará da Tailândia, onde acompanha alunos da rede municipal de ensino que participam de uma competição internacional de matemática.

Mas deve se licenciar em seguida. Provavelmente, nem participará de uma sessão na câmara.

Moacir Dajori não é mais vereador desde ontem, quando foi publicado o ato da mesa diretora que decretou perda do seu mandato.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito