Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Decisão no MDB e as conversas entre candidatos ao governo em Nova Veneza

Por Adelor Lessa 18/06/2018 - 05:49 Atualizado em 18/06/2018 - 08:35

Os deputados estaduais e federais do MDB vão à reunião da direção estadual do partido, hoje, em Florianópolis, para cobrar uma definição rápida sobre o candidato ao governo, e por entendimento, sem realização de prévias.

Ontem à noite, o deputado Valdir Cobalchini, líder do governo na Assembléia, reuniu os deputados do partido que já estavam em Florianópolis para tratar do assunto.

Ele sustenta que o MDB corre o risco de se isolar no processo se não definir logo o candidato ao governo, porque não conseguirá avançar nas conversações sobre alianças.

Cobalchini disse que os deputados vão insistir no entendimento para definição entre Eduardo Moreira e Mauro Mariani como candidato a governador.

Se não for possível na reunião de hoje, que sejam definidos critérios e marcada a data para definição. Ele reage à proposta de previas. Considera desnecessário e diz que deixa sequelas no partido.

Nos bastidores, o prazo especulado para definição é até 8 de julho e o critério pode ser pesquisa.

Na sua passagem por Criciúma e região no fim de semana, Eduardo Moreira repetiu que vai confirmar sua candidatura na reunião de hoje e que aceitar o critério que venha a ser escolhido, mesmo que seja a disputa em previas. 

Disse estar seguro que vence entre os convencionais.

Na festa de Nova Veneza, e no sábado em Criciuma, Eduardo Moreira conversou muito com dirigentes e prefeitos do PSDB, e com o próprio senador Paulo Bauer sobre a possibilidade de aliança.

O PSDB reafirmou que tem candidato ao governo, mas não descartou a possibilidade de entendimento.


Juntos e misturados

A festa da gastronomia de Nova Veneza reuniu alguns dos principais candidatos ao governo do estado. Eduardo Moreira - MDB, Esperidião Amin - PP, Paulo Bauer - PSDB e João Paulo Kleinubing - DEM.

E mais prefeitos, deputados e dirigentes partidários. Todos ao mesmo tempo, e no mesmo ambiente.

Conversaram muito entre si.


Entre tucanos

No jantar, Eduardo Moreira sentou com Marcos Vieira, presidente estadual do PSDB, Paulo Bauer e prefeito Clesio Salvaro. No cardápio, eleição e alianças. 


No café

Eduardo Moreira e Paulo Bauer tiveram conversa reservada no sábado pela manhã, no hotel em que estavam hospedados em Criciúma.

Discutiram possibilidades para a eleição, fizeram avaliações e agenciaram novas conversas.

Eduardo também teve conversa reservada com Clesio Salvaro, prefeito de Criciuma, e deputado Marcos Vieira, presidente estadual do PSDB.


Disputa pelas parcerias

Esperidião Amin e Eduardo Moreira, inimigos políticos, disputam hoje os mesmos partidos e políticos para fechamento de alianças em torno de suas candidaturas.

Tanto um, quanto o outro, trabalham para atrair o PSDB e o DEM.

Os dois querem ter João Paulo Kleinubing, DEM, na chapa, e oferecem uma ou duas vagas ao PSDB, que podem ser para Napoleão Bernardes, Paulo Bauer ou Marcos Vieira.


Na agenda

Esperidião Amin voltará à Criciúma no sábado, quando o PP da região fará o ato de lançamento de sua candidato a governador.

Eduardo Moreira voltará à Criciúma na quinta-feira para uma reunião das mulheres do MDB da região com a primeira dama, Nicole Torret Moreira, quando será feita manifestação de apoio à sua candidatura.


Lei candidato

O ex-prefeito Lei Alexandre, de Forquilhinha, fez lançamento de sua candidatura a deputado estadual pelo PP no fim de semana. Destaque para a participação do deputado Esperidião Amin.

Os deputados do PP Valmir Comin (estadual e Jorge Boeira (federal) também participaram.


Celio candidato

O sindicalista Celio Elias, vereador em Forquilhinha, foi lançado candidato a deputado federal pelo PT da Amrec na sexta-feira à noite, com a presença do deputado federal Decio Lima, candidato do paetido a governador.

  
Luto

Foi sepultado ontem pela manhã o ex-vereador de Criciúma Amaro Alves Fernandes.

Foi vereador na década de 80 e exerceu importante influencia no partido durante pelo menos duas décadas.

Estava com problema de saúde faz algum tempo e faleceu no sábado no hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, onde estava internado.


Bolsonaro na área

O PSL, partido de Bolsonaro, foi organizado em Siderópolis, durante evento no fim de semana. Paulo Cesar Elias é o seu presidente.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito