Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

CPI da ponte, Dia D na Casan e outras da coluna

Acordo dá presidência da CPI da Ponte Hercílio Luz, na Alesc, para o PSDB
Por Adelor Lessa 28/02/2019 - 06:54

Interina: Francieli Oliveira

O deputado criciumense Jessé Lopes (PSL) não será presidente da CPI da Ponte Hercílio Luz, como vinha trabalhando. Ele recebeu três dos oito votos da comissão. Os outros cinco foram para o deputado do PSDB, Marcos Vieira, que irá presidir os trabalhos. O relator será Bruno Souza (PSB), que foi o propositor da CPI, e o vice-presidente será João Amin (PP).

A primeira reunião da CPI da Ponte Hercílio Luz com a definição dos cargos, ocorreu às 17h de ontem. Algumas horas antes, Jessé distribuiu um vídeo dizendo que um acordo entre PSDB, MDB e PP já estava fechado e que colocaria Marcos Vieira na presidência. Ainda inclui-se o PSD no acordo.

Iniciada a reunião, esse foi o único cargo com dois candidatos. Os votos em Jessé, além do dele, foram de Bruno Souza e Sargento Lima (PSL). Marcos Vieira recebeu o seu voto e de Volnei Webber MDB – que representou o colega de partido Jerry Comper –, João Amin (PP), Marlene Fengler (PSD) e Fernando Krelling (MDB).

A votação para os cargos dentro da CPI da Ponte Hercílio Luz deixou claro dois grupos. Marcos Vieira é deputado experiente de mais mandatos. Já Jessé chegou à Alesc representando a renovação. Se elegeu na primeira vez que concorreu.

Outro fato que chama atenção é a ligação de MDB, PP, PSD e PSDB que de alguma forma têm ligações fortes com os governos anteriores e que serão investigados na CPI. A acompanhar para que essa CPI não seja mais uma a acabar em pizza.

Dia D na Casan

Reunião de logo mais define o futuro da Casan em Criciúma. A presidente da empresa estatal, Roberta Maas dos Anjos, só irá falar com a imprensa de Criciúma depois desse encontro. Não quis se manifestar antes. É mais provável que a Casan ceda à pressão de Criciúma do que o contrário e ocorra o rompimento. A cidade faz diferença para a Casan, dá lucro e é uma das maiores a manter o contrato.

Bons contatos

O encontro entre o presidente da Amrec e prefeito de Sideropolis, Hélio Cesa Alemão (MDB, o secretário-executivo, Acélio Casagrande e do representante da ACIC, Edio Castanhel Filho, com a vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil China, Uta Schwietzer, foi positiva. Foram vislumbradas oportunidades de parcerias na geração de energia, visitas ao país asiático e palestra na região. A intenção é atrair para a região investimentos como aconteceu no Mato Grosso do Sul.

Jacob Westrup

O deputado Rodrigo Minotto (PDT) apresentou o projeto para dar continuidade à pavimentação da Rodovia Jacob Westrup, entre Forquilhinha e Maracajá, ao secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba. Ainda falta cerca de R$ 12 milhões para finalizar a obra que será mais uma ligação com a BR-101 e rota de escoação de produção.

Vereadores sugerem viaduto

Para os vereadores que fazem parte da Comissão de Obras apresentaram uma proposta da construção de viaduto fazendo a ligação entre os bairros São Cristóvão e Pio Corrêa. Para eles, seria uma alternativa para distribuir o trânsito que chega em Criciúma pela Via Rápida. A proposta foi apresentada para a secretária de Obras Kátia Smielevski (foto).
Posse CDL

Está marcada a posse da nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma para o biênio 2019/2020. Será no dia 7 de março, às 19h30, no Centro de Eventos Flor de Lis. A CDL será comandada pela primeira vez por uma mulher. A eleita foi Andréa Gazola Salvalággio.

Internet

A Prefeitura de Criciúma irá fazer mais uma tentativa de deixar praças, parques e prédios públicos mais conectados com a tecnologia. Em breve será liberado edital para que seja implantado sinal gratuito de internet. O modelo previsto é de uma parceria público-privada, sem ônus para o município.

Supervisão escolar

O governador Carlos Moisés designou a professora Kelly Cristina Fernandes da Rosa para exercer o cargo de supervisora de gestão escolar na Gerência de Educação de Criciúma. A nomeação já saiu no Diário Oficial.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito